Qual e o elemento do mapa que tem a função de indicar a orientação do espaço retratado por que esse elemento importante para a leitura do mapa?

  1. Toda Matéria
  2. Geografia

Os mapas são representações cartográficas do mundo à nossa volta. São usados para retratar o planeta como um todo (mapas-múndi) ou apenas uma parte dele, como os mapas de continentes, países, regiões, cidades ou até mesmo bairros.

Podem representar apenas as fronteiras e limites de uma área, chamados de mapas políticos. Podem também ter tema em específico, como vegetação, clima, relevo, minérios, etc.

Qualquer que seja sua função, o autor deve sempre incluir os elementos necessários para a construção de um mapa, que são: título, escala, orientação, legenda e projeção.

Qual e o elemento do mapa que tem a função de indicar a orientação do espaço retratado por que esse elemento importante para a leitura do mapa?
Título

Indica o assunto ou tema do mapa em questão. Pode carregar outras informações necessárias para sua compreensão, como um subtítulo ou período histórico retratado. É o primeiro elemento que deve ser observado pelo leitor, pois só assim será possível compreender do que se trata o mapa observado.

Escala

Para retratar o mundo real em um mapa, devemos reduzir o tamanho da realidade para que ela caiba neste mapa. Portanto, a escala é a relação entre o tamanho do mapa e o tamanho real da área representada.

Para calcularmos a escala (E), dividimos a distância no mapa (d) pelo tamanho na realidade (D), em centímetros:

Quão maior for o resultado, menor será a escala, pois apresentará menos detalhes. Quanto menor o resultado, maior a escala e mais detalhes este mapa terá. Por exemplo:

  • Um mapa de escala 1:10.000 tem escala grande, pois a realidade foi reduzida 10 mil vezes, portanto tem muitos detalhes;
  • Já um mapa de escala 1:2.000.000 possui escala pequena, pois foi reduzido 2 milhões de vezes, então possui poucos detalhes.

Orientação

Trata-se da representação dos pontos cardeais ou apenas do Norte. Normalmente, se localiza no canto do mapa, sendo representado por uma seta ou pela rosa-dos-ventos completa. Serve para que o leitor consiga se orientar e localizar adequadamente o que busca no mapa.

Legenda

Seu objetivo é auxiliar a leitura do mapa. A legenda traduz os símbolos e cores utilizados no mapa para que o leitor consiga identificar o que está representado mesmo que não tenha conhecimento prévio sobre o assunto.

Para isso, a legenda segue uma série de convenções, como o uso de âncoras para localizar portos, aviões para aeroportos, áreas vermelhas para maior temperatura em um local, entre outros exemplos.

Projeção

Costuma estar indicado próximo à escala, trata-se da forma escolhida para representar o planeta em um plano. Existem diversas técnicas para fazer isso e nenhuma delas é perfeita. Devido ao formato esférico do planeta, sempre haverá algum tipo de irregularidade no mapa (que é plano). Por isso, existem diversas projeções que buscam retratar melhor as distâncias, tamanhos, as áreas polares, equatoriais, etc.

Para saber mais:

  • Mapas Temáticos
  • Escala Cartográfica
  • O que é Cartografia?
  • Projeções Cartográficas

Qual e o elemento do mapa que tem a função de indicar a orientação do espaço retratado por que esse elemento importante para a leitura do mapa?

Professor de Geografia Licenciado pela UNESP - Rio Claro

Com os exercícios propostos a seguir, você pode avaliar seus conhecimentos sobre os elementos de um mapa, os quais ajudam na compreensão dessas representações. Publicado por: Rafaela Sousa

(UFSC) A linguagem cartográfica é essencial à Geografia. Nesse âmbito, considere as afirmações a seguir.

I. O mapa é uma reprodução idêntica da realidade.

II. São elementos que compõem os mapas: escala, projeção cartográfica, símbolo ou convenção e título.

III. A escala é a relação entre a distância ou comprimento no mapa e a distância real correspondente à área mapeada.

Considerando as três assertivas, PODE-SE AFIRMAR CORRETAMENTE que:

a) apenas I é verdadeira.

b) apenas II é verdadeira.

c) apenas III é verdadeira.

d) apenas I e III são verdadeiras.

e) apenas II e III são verdadeiras.

(UFGO) Para atingir o objetivo de ler e interpretar mapas, o leitor necessita de identificar e analisar os elementos de representação cartográfica. Entre esses, a escala cumpre um papel importante, visto que é a partir dela que se tem

a) a localização de um fenômeno na superfície terrestre.

b) a apresentação da superfície esférica no plano.

c) os diferentes fusos horários no globo.

d) a identificação dos diferentes hemisférios terrestres.

e) o nível de detalhes das informações representadas.

Relacione os elementos do mapa às suas respectivas definições:

(1) Título

(2) Escala

(3) Legenda

(4) Orientação

( ) Relação matemática entre o espaço real e a representação do espaço no mapa.

( ) Indica a direção e a localização por meio da rosa dos ventos ou de um elemento que indica o norte.

( ) Indica o tema que será retratado no mapa.

( ) Representa o significado dos símbolos que aparecem no mapa.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:

a) 2,1,4,3

b) 2,4,1,3

c) 4,2,1,3

d) 2,3,4,1

Assinale a alternativa incorreta a respeito da escala, um dos elementos de um mapa:

a) Constitui a relação entre o espaço real e a representação no mapa.

b) Aponta a quantidade de vezes que o espaço real foi reduzido para ser representado no mapa.

c) A escala gráfica apresenta-se conforme uma representação de linhas e traços. Já a escala numérica apresenta-se em números de uma divisão.

d) Quanto maior a área do terreno a ser representada, menor a redução necessária para que ele caiba em um espaço determinado.

respostas

LETRA E

O mapa não é uma reprodução idêntica da realidade, visto que nem sempre consegue apresentar detalhes e proporções iguais ao espaço real representado. Trata-se apenas de uma representação aproximada de uma determinada área e suas características.

Voltar a questão

LETRA E

A escala constitui a relação matemática entre o espaço real e a representação do espaço no mapa. A partir dela, é possível determinar o nível de detalhes das informações.

Voltar a questão

LETRA D

Quanto maior a área do terreno a ser representada, maior será a redução necessária (maior escala cartográfica) para que ele caiba em um espaço determinado.

Voltar a questão

Qual e o elemento do mapa que tem a função de indicar a orientação do espaço retratado por que esse elemento importante para a leitura do mapa?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Qual é o elemento do mapa que tem a função de indicar a orientação do espaço retratado?

A orientação representa a posição da localidade mapeada - para isso, são utilizados os pontos cardeais. O mais comum nos mapas, em geral, é o norte estar “para cima”. Para indicar este elemento, é comum ver uma rosa dos ventos ou uma north arrow, seta que indica que o norte está virado para cima.

Qual é o elemento do mapa que tem a função de indicar a orientação do espaço por que esse elemento é importante para a leitura do mapa?

​ Resposta: Rosa dos ventos. Ela é importante para te indicar as direções.

Qual elemento do mapa indica o assunto que será retratado no mapa?

Título: O título, que por vezes vem acompanhado de um subtítulo, é o indicador do tema retratado, quando se trata de um mapa temático. Em mapas históricos, o título também costuma indicar o ano ou período do espaço representado.

Quais são os elementos de um mapa e para que serve?

Os elementos que compõem um mapa, ou seja, as partes obrigatórias dos mapas, são: o título (e, às vezes, o subtítulo), as legendas, a escala, a orientação e a projeção cartográfica utilizada para a produção do referido documento.