Qual é o papel do Estado na industrialização brasileira entre os anos 1930 e 1960?

Índice

Introdução

O processo de industrialização brasileira - ou seja, o fortalecimento dos investimentos no setor fabril e a expansão e crescimento econômico das indústrias - é considerado tardio, uma vez que, enquanto as potências europeias já experienciaram suas revoluções industriais desde os primeiros anos do século XIX, o Brasil ainda vivia sob o regime de economia colonial.

Foi só a partir de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, que o Brasil passou a investir no segundo setor - ou setor industrial - e passou por profundas mudanças econômicas, políticas e sociais.

Mais tarde, durante o governo de Juscelino Kubitschek, o país viu seu ramo industrial crescer exponencialmente, diante do slogan “50 anos em 5” do então presidente.

Veremos, aqui, os fatores centrais da industrialização brasileira durante esses períodos. 

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Antecedentes

Enquanto o Brasil teve Portugal como metrópole (1500-1808), a implantação de indústrias foi proibida na colônia, a fim de se evitar a concorrência comercial dos produtos e, principalmente, que o país conquistasse autonomia financeira suficiente para uma possível independência.

Por isso, durante mais de 300 anos, a produção no Brasil foi exclusivamente artesanal, salvo o caso dos engenhos de açúcar

Em 1808, com a chegada da família real portuguesa no Brasil, o cenário começou a mudar: a implantação de indústrias foi permitida e a importação de matéria-prima para abastecimento das fábricas também.

Entretanto, alguns requisitos deveriam ser cumpridos, como o pagamento de taxas de importação de 15%.

As primeiras indústrias surgidas no Brasil dedicavam-se à produção de tecidos, sabão, alimentos e outros produtos que não demandavam alto grau de tecnologia.

Apesar do surgimento dessas indústrias neste período, até os últimos anos da década de 1920 o maior interesse e investimento econômico no país era direcionado para a ampliação e exportação do café

A partir de 1929, o Brasil viveu uma grave crise do modelo agrário-exportador, com a intensa queda do rendimento de lucro das plantações de café.

Crise do Café fez com que os investimentos passassem a ser direcionados para atividades urbanas como as indústrias e, devido à redução das importações, tornou-se necessária a produção de bens de consumo, o que também impulsionou as indústrias. 

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

A Industrialização Brasileira começa

Entre 1930 e 1955, o setor industrial recebeu muitos investimentos dos ex-cafeicultores que haviam acumulado lucros. Com a crise do café, não investiriam mais no setor agrário.

Além disso, outros fatores foram importantes para possibilitar o crescimento da indústria no Brasil:

  • a chegada dos imigrantes estrangeiros e suas técnicas industriais;
  • a dificuldade de importação de produtos em decorrência da Primeira Guerra Mundial;
  • o começo da formação da classe média urbana consumidora.

Governo Getúlio Vargas

A industrialização brasileira teve como consequência a transformação do espaço geográfico e mudanças em diversos aspectos sociais e econômicos, impulsionados pelo Governo Getúlio Vargas.

Dentre elas podemos citar:

  • melhoria dos meios de transporte (malha ferroviária e malha rodoviária, principalmente) para facilitar a distribuição dos produtos;
  • criação da Companhia Siderúrgica Nacional (1942-1947) em Volta Redonda, responsável pela produção de metais - principalmente aço - fornecidos como matéria-prima para outras fábricas;
  • criação da Companhia Vale do Rio Doce, empresa de exploração de mineração;
  • criação da Petrobrás, empresa estatal produtora de energia;
  • criação das Leis Trabalhistas pelo governo de Getúlio.

Qual é o papel do Estado na industrialização brasileira entre os anos 1930 e 1960?
Construção da Companhia Siderúrgica Nacional

É importante pontuar que a maior parte das indústrias neste período encontravam-se no eixo Rio de Janeiro-São Paulo. A concentração de infraestrutura, mercado consumidor e mão de obra qualificada tornaram a Região Sudeste pioneira na industrialização do país.

Entre 1930 e 1955, as indústrias produziram tanto bens de consumo duráveis - como automóveis - quanto bens de consumo não duráveis - desde calçados e roupas até alimentos.

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯

Industrialização no Governo JK

O processo de industrialização brasileiro adquiriu novos rumos a partir do governo do presidente Juscelino Kubitschek, entre 1956 e 1960. 

Governo JK é considerado nacional-desenvolvimentista, uma vez que o Estado é o grande responsável pelo desenvolvimento econômico e industrial nacional, ao mesmo tempo em que existe certa abertura para o capital estrangeiro. É por conta dessa política que JK acabou por aumentar muito a dívida externa brasileira

Foi durante esse período que houve um grande crescimento industrial e o consequente aumento do padrão de vida, além da possibilidade de consumo de uma parcela da população: a classe média.

Entretanto, houve também o grande aumento da desigualdade social.  

Algumas das características centrais das políticas para a indústria nesse período foram:

  • internacionalização da economia: ou seja, abertura para o capital internacional, o que levou a entrada de grandes indústrias multinacionais no país - principalmente automobilísticas - como a Ford, General Motors etc;
  • economia baseada em três pilares:
  • o Estado e seu capital investindo nas indústrias de base e infraestrutura;
  • o capital privado nacional direcionado às indústrias de bens de consumo não duráveis;
  • o capital internacional, com investimentos na produção de bens duráveis;
  • grande desenvolvimento das áreas urbanas: enquanto foram escassos os investimentos nas áreas rurais.

Inauguração da fábrica da GM pelo presidente JK 

E os últimos anos?

As premissas básicas das políticas industriais de JK, apesar de adaptadas, permanecem no país até hoje.

Durante a Ditadura Militar, por exemplo, foi intensificada a entrada de empresas e capital estrangeiro, o que veio a comprometer a autonomia do crescimento econômico do país.

Além disso, a modernização econômica que deu origem ao chamado “Milagre Econômico”, entre 1968 e 1973, que aconteceu diante do aprofundamento da dívida externa.

O desgaste causado pelas políticas dos militares foi sentido na década de 1980, quando Brasil teve sua atividade industrial reduzida e altas taxas de inflação

Desde a década de 1990, as políticas industriais têm sido marcadas pela perspectiva neoliberal, com privatizações de empresas estatais, flexibilização das leis trabalhistas, redução de investimentos em âmbitos sociais etc. 

Exercício de fixação

ENEM/2013

Observe a charge abaixo:

Qual é o papel do Estado na industrialização brasileira entre os anos 1930 e 1960?

Meta de Faminto

JK   —  Você agora tem automóvel brasileiro, para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com gazolina brasileira. Que mais quer?

JECA — Um prato de feijão brasileiro, seu doutô!

(THÉO. In; LEMOS, R. (Org ). Uma história do Brasil através da caricatura (1840-2001) Rio de Janeiro: Bom Texto; Letras & Expressões, 2001)

A charge ironiza a política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek, ao:

A evidenciar que o incremento da malha viária diminuiu as desigualdades regionais do país.

B destacar que a modernização das indústrias dinamizou a produção de alimentos para o mercado interno.

C enfatizar que o crescimento econômico implicou aumento das contradições socioespaciais.

D ressaltar que o investimento no setor de bens duráveis incrementou os salários de trabalhadores.

E mostrar que a ocupação de regiões interioranas abriu frentes de trabalho para a população local.

Qual era o papel do Estado no processo de industrialização do país no período de 1930 a 1964?

O primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945) foi decisivo para a industrialização brasileira. Com o governo Vargas, o Estado passa a investir e abrir empresas públicas. Ele privilegia a indústria pesada, ou seja, aquela que transforma a matéria-prima e fabrica bens de grande porte.

Qual foi o papel do Estado no processo de industrialização brasileira?

Pelo contrário, o Estado foi o responsável pela oferta de incentivos fiscais para as novas indústrias, além de criar a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da produção e circulação dos bens e mercadorias.

O que aconteceu no Brasil entre os anos 1930 e 1960?

No Brasil, entre 1930 a 1960 acontece um avanço na industrialização e urbanização, desenvolvimento esse que ocasiona uma pressão para uma maior escolarização, enquanto demanda política e social, exigindo uma nova condição em termos de investimentos.

O que aconteceu com a industrialização brasileira durante a década de 1930?

Foi com a entrada de Getúlio Vargas em 1930 que o processo de industrialização tornou-se o eixo norteador das discussões e medidas políticas. Foi também na Era Vargas que importantes medidas aconteceram para o desenvolvimento industrial brasileiro.