Qual é o termo que caracteriza um indivíduo originado pela união de gametas portadores de alelos diferentes de um gene?

Na genética, os seres homozigotos possuem pares de genes alelos idênticos, enquanto os heterozigotos caracterizam os indivíduos que possuem dois genes alelos distintos.

Genes Alelos

É importante frisar os conceitos de genes e cromossomos, uma vez que os genes são diminutos segmentos de DNA e os cromossomos são segmentos de genes, os quais ocupam uma posição específica denominada “lócus”.

Os genes alelos, responsáveis por determinarem as características biológicas dos seres, são segmentos de DNA (ácido desoxirribonucleico) que se encontram no mesmo lócus nos cromossomos homólogos.

Eles são constituídos de pares adquiridos dos progenitores, sendo um deles proveniente da mãe (óvulo) e outro, do pai (espermatozoide).

Dessa maneira, quando os genes alelos são iguais denomina-se "homozigotos" e quando diferentes, "heterozigotos". São classificados em:

  • genes alelos recessivos, representados por letras minúsculas (aa, bb, vv)
  • genes alelos dominantes, representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV)

Homozigoto

Os indivíduos homozigotos são chamados de “puros”, visto que são caracterizados por pares de genes alelos idênticos.

Ou seja, os alelos análogos produzirão apenas um tipo de gameta representado pelas letras iguais (AA, aa, BB, bb, VV, vv), sendo que as maiúsculas são chamadas de dominantes, enquanto as minúsculas são as possuidoras do caráter recessivo.

Em outras palavras, os homozigotos são compostos de alelos iguais, porém, podem ser recessivos ou dominantes, como é o caso das evidências resultantes das Leis de Mendel.

A partir do cruzamento de ervilhas, as ervilhas verdes eram recessivas de genótipo v v e, por outro lado, as ervilhas amarelas eram consideradas as ervilhas homozigotos de caráter dominante, indicada pelos alelos V V.

Heterozigoto

Os chamados heterozigotos ou "híbridos", correspondem aos indivíduos que possuem pares de alelos distintos que determinam tal característica.

Na medida que nos heterozigotos os pares de alelos são diferentes, eles são representados pela união das letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo, Aa, Bb, Vv.

Note que nas experiências de Mendel (1822-1884), o botânico identificou que todos os indivíduos da primeira geração (F1) do cruzamento de ervilhas, eram heterozigóticas (característica da ervilha amarela) e, portanto, os genes de alelos eram diferentes.

Qual é o termo que caracteriza um indivíduo originado pela união de gametas portadores de alelos diferentes de um gene?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Questão 2

Ao analisar os gametas de um indivíduo, percebeu-se que eles eram distintos nos alelos para uma determinada característica. Em um gameta, o indivíduo apresentava um alelo dominante e, em outro, um alelo recessivo. Com isso, pode-se concluir que, para aquela característica, o organismo era:

a) epistático.

b) recessivo.

c) homozigoto.

d) letal.

e) heterozigoto.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. Organismos que apresentam, para uma mesma característica, alelos iguais são chamados de homozigotos.

Resposta Questão 2

Alternativa “e”. Organismos heterozigotos produzem gametas distintos para uma determinada característica.

Resposta Questão 3

Alternativa “e”. Como o indivíduo é homozigoto, ele apresenta dois alelos iguais. Além disso, por ser recessivo, esse indivíduo é representado por letras minúsculas.

Resposta Questão 4

Alternativa “c”. A representação correta é Aa, pois essa é a representação de um indivíduo com alelos diferentes para a mesma característica.

Questão 1

Em Genética, o entendimento do significado de seus vários conceitos é essencial. Quando dizemos que um alelo é recessivo, por exemplo, estamos referindo-nos a um alelo que

a) somente se expressa em heterozigose.

b) somente se expressa em homozigose.

c) que se expressa em homozigose e heterozigose.

d) que não se expressa.

e) que inibe a expressão de outros alelos.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “b”. O alelo recessivo deve estar aos pares para expressar-se, não apresentando efeito fenotípico quando em heterozigose.

Resposta Questão 2

Alternativa “c”. Fenótipo é o termo usado para indicar as características físicas e fisiológicas de um indivíduo que são resultado da expressão do genótipo e da interferência do meio ambiente. Exemplo: a cor da pele.

Resposta Questão 3

Alternativa “e”. Indivíduos heterozigotos apresentam dois alelos diferentes de um mesmo gene, e os homozigotos apresentam dois alelos iguais de um mesmo gene.

Resposta Questão 4

Alternativa “c”. Lócus é a posição específica que um gene ocupa em um cromossomo.

Resposta Questão 5

Alternativa “c”. O heredograma é uma representação que mostra as relações de parentesco entre os indivíduos e permite visualizar como uma característica se comporta em uma família.

Qual o termo que caracteriza um indivíduo originado pela união de gametas portadores de alelos diferentes de um gene?

Quando falamos que um indivíduo é heterozigoto, estamos dizendo que os alelos para determinada característica são diferentes.

Como se chama o indivíduo originado de gametas com alelos diferentes?

Denomina-se de heterozigoto, ou híbrido, o indivíduo que possui uma determinada característica condicionada por dois alelos diferentes. Assim sendo, para o gene A, um indivíduo heterozigoto pode ser representado por Aa.

Qual é o nome que se dá ao indivíduo que forma apenas um tipo de gameta?

c) Se o indivíduo é puro (homozigoto) ele produzirá apenas um tipo de gameta.

Quando o indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene?

⇒ Heterozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene (Aa).