Qual foi o impacto do Imperialismo do século XIX em África e Ásia?

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Ouça este artigo:

O Imperialismo na África determinou a repartição do continente entre as potências européias do final do século XIX e início do século XX. Durante vários séculos o continente foi explorado por colonizadores estrangeiros e até hoje sofre as consequências das intervenções de outrora.

Qual foi o impacto do Imperialismo do século XIX em África e Ásia?

Imperialismo na África. Ilustração: Edward Linley Sambourne (1844–1910) / Gutenberg.org [domínio público]

O primeiro momento de conquista do território africano na modernidade aconteceu com o avanço das grandes navegações. Inicialmente, Portugal e Espanha foram os colonizadores da África entre os séculos XV e XVII. Esta primeira fase é conhecida como Colonialismo.

Até o século XIX a intervenção européia esteve presente apenas no litoral do continente africano, com uma exploração especialmente marcada pelo trafico negreiro que acontecia no Oceano Atlântico. Mas com a ascensão de outras potências européias acirrou a corrida pelo domínio do continente e ampliou a exploração, adentrando no território.

A entrada de novos países europeus no cenário de dominação do continente africano causou uma imensa fragmentação das comunidades e das culturas nativas, a exploração passou a ser guiada pelos interesses ligados às riquezas naturais – como ouro, cobre e diamantes – e pelas estratégicas regiões localizadas próximas ao Mar Mediterrâneo visando os privilégios no comércio marítimo.

O primeiro país europeu, após Portugal e Espanha, a invadir o continente africano foi a França, que desenvolveu sua conquista imperialista entre 1830 e 1857 na Argélia. Era apenas o começo de uma nova fase de exploração intensa da África. Os franceses prosseguiram a conquista estabelecendo-se na Tunísia, na África Ocidental e na África Equatorial, sendo que o domínio se expandiu ainda até regiões como Madagascar e Marrocos.

Em seguida aos franceses vieram os ingleses, os quais promoveram a conquista imperialista no Egito e o domínio do Canal de Suez. Os alemães vieram em seguida conquistando a África Oriental e Camarões, Togo e Namíbia, estes na parte ocidental do continente. Já atrasados, chegaram os italianos promovendo o domínio na Líbia, na Eritréia e na Somália.

Os povos europeus tinham grande supremacia no processo de conquista imperialista no continente africano. A capacidade de tais países, pelo crescimento conquistado ao longo dos séculos com base na exploração, era inegável e oferecia condições de enfrentamento com grande poderio. As comunidades africanas, contudo, não deixaram de enfrentar os europeus, é bem verdade que a derrota era quase inevitável, mas o processo de dominação imperialista na África não foi tão fácil quanto se pode parecer.

Já entre os países europeus, as disputas por territórios imperialistas no continente africano, onde se pudesse explorar as riquezas e estabelecer a influência ideológica, também foram motivo de atritos. As tensões entre as novas potências européias foram crescendo gradativamente, em simultaneidade com a intensificação do processo de dominação. O ambiente se tornou tão instável que a corrida pela conquista do continente africano e também do asiático foi um dos motivos para a eclosão da Primeira Grande Guerra Mundial em 1914.

Leia também:

  • Partilha da África
  • Imperialismo na Ásia

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/imperialismo-na-africa/

Imperialismo na África: o que foi, causas e mais!

  • O que foi o Imperialismo na África?
  • História do Imperialismo na África
    • Imperialismo na Ásia
  • Ações imperialistas na África
  • Imperialismo e neocolonialismo na África
  • Consequências do Imperialismo na África
  • Exercícios sobre o Imperialismo na África e na Ásia
    • Exercício 1 (UDESC 2008)
    • Exercício 2 (PUC-Rio)

A África sempre teve uma história conturbada, mas você sabia que um dos períodos mais importantes para entender esse panorama tenso foi o Imperialismo? O Imperialismo na África foi um marco histórico.

Se você quiser tirar aquela nota no Enem, não pode deixar de conhecer todas as características e fatores que causaram este cenário. Vem com a gente!

Entre os séculos XV e XVII, as grandes navegações europeias, no caso, Portugal e Espanha, dominaram o continente africano em um período que ficou conhecido como Colonialismo. Com o passar do tempo, mais países começaram a explorar a África e aos poucos, a partir do século XIX, o modelo colonial começa a se extinguir e dar espaço ao modelo conhecido como imperialista.

Essa mudança ocorreu porque conforme os países europeus se desenvolviam e entravam na era da Revolução Industrial, cada vez mais se faziam necessárias a procura por matéria-prima e por mercados consumidores para sanar o tipo de economia que tomava forma.

Por isso, a estrutura colonial que ainda existia, que basicamente se resumia ao mercado negreiro, começou a ruir e, com esse declínio do modelo econômico vigente até então, novas possibilidades surgiram e assim a Europa decidiu aproveitar ainda mais do território africano.

Foi então que os países europeus decidiram sair da exploração costeira e invadir o interior do continente, fazendo uma divisão de terras entre si e usufruindo das riquezas naturais do país. É a partir do século XIX que se inicia o período do Imperialismo na África.

História do Imperialismo na África

Qual foi o impacto do Imperialismo do século XIX em África e Ásia?

Com as atenções voltadas para a exploração de matérias-primas como diamante, ouro e cobre o continente africano se viu ainda mais refém dos domínios de estrangeiros. E como antes, no período colonial, estava submisso principalmente a Portugal e Espanha, a partir do período do Imperialismo o continente se viu refém de mais países como a França e a Grã-Bretanha.

O primeiro desses “novos” países a correrem atrás de domínios africanos foi a França, que se estabeleceu, a princípio na Argélia no período entre 1830 e 1857, estendendo seus domínios rapidamente para outras regiões como a África Ocidental, África Equatorial e Tunísia.

Um dos principais atos do Imperialismo na África pelos britânicos foi a conquista do Egito e por consequência do Canal de Suez. O Canal de Suez era de extrema importância estratégica, pois conectava a Europa com as rotas asiáticas devido à ligação que fazia do Mar Mediterrâneo com o Mar Vermelho.

No final do período de grande exploração que foi o século XIX, entraram para a corrida exploratória Alemanha e Itália, aumentando o volume do imperialismo. Os alemães correram atrás dos territórios Ruanda-Burundi e Tanganica, formando assim a região da África Oriental Alemã.

Já em Camarões, Togo e Namíbia, o lado dominante foi o lado oriental alemão. Por parte da Itália, os domínios imperialistas foram os do litoral líbio, da Eritreia e da Somália.

Imperialismo na Ásia

No mesmo período que a Europa tornou o seu olhar ganancioso para a África, outro continente que pareceu apetitoso foi a Ásia. A mesma ideia vigorava, exploração territorial e domínio para extração de matérias-primas.

Só que um dos resultados de um dos maiores conflitos gerados pelo homem surgiu do Imperialismo na Ásia. A Primeira Guerra Mundial foi uma das consequências dos conflitos gerados pelas brigas territoriais no continente.

Tendo maior destaque para a Índia, que teve seus domínios arrendados pela Inglaterra, diversas áreas territoriais do continente se viram reféns dos colonizadores europeus e ainda de exploradores americanos. Os Estados Unidos investiram forte na busca por domínios na região.

Ações imperialistas na África

Uma das principais características da exploração africana no período imperialista era o crescimento do Eurocentrismo. E esse Eurocentrismo se definia por meio da força dos colonizadores que obrigavam os nativos a adotarem aspectos europeus, como cultura e religião características da Europa.

Esses atos forçosos só eram possíveis graças à violência utilizada durante o período de exploração do Imperialismo na África. Os europeus tinham mais poder de fogo e coagiam a população africana de diversas maneiras, seja a assumirem os mantos religiosos e culturais, assim como os ideais de consumo impostos pelos colonizadores.

Parte das ações imperialistas foi a divisão territorial. Todas as ações nunca trouxeram benefícios para os nativos do continente, pelo contrário, sempre causaram dor e guerras, já que não se respeitou nenhuma tribo durante o processo de divisão, o que fez com que tribos rivais passassem a dividir o mesmo território.

E claro, além das divisões territoriais, outro motivo para o sofrimento do povo africano foi a exploração de recursos naturais que devastaram o país.

Qual foi o impacto do Imperialismo do século XIX em África e Ásia?

Imperialismo e neocolonialismo na África

O neocolonialismo foi o princípio do Imperialismo na África. A ideia de expansão da costa africana para todo o continente foi pensada de forma estratégica, mas justificada de maneira racista.

CADASTRE-SE E GARANTA O STOODI AGORA!

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

A ideia que vigorava para explicar esse novo modelo exploratório se fundamentava na lógica de que o povo africano era incapaz de conseguir atingir o progresso por si mesmo, e por isso precisava do “auxílio” europeu.

Claro que eventualmente, usando esse fundamento, a Europa acabou explorando e dominando cada vez mais a região culminando no Imperialismo.

Consequências do Imperialismo na África

Até hoje há marcas desse período no continente africano, por causa dos conflitos causados pelas colônias europeias. A imposição de cultura e crenças e a dominação do homem branco sobre o negro deixaram cicatrizes no tecido africano.

Tensões raciais até hoje são comuns, brigas armadas e tráfico humano continuam a ocorrer. O continente é extremamente heterogêneo, com países vizinhos que sequer falam a mesma língua.

A pobreza é extensa e por ter sido um país explorado por tanto tempo e de forma tão violenta até hoje se encontra no patamar do subdesenvolvimento. Não há riquezas sociais, doenças se espalham facilmente, violência é comum e as pessoas em sua maioria não são educadas.

O Imperialismo na África é o retrato de um sistema cruel e indiferente.

Exercícios sobre o Imperialismo na África e na Ásia

Exercício 1 (UDESC 2008)

No decorrer do século XIX, as grandes potências europeias lançaram-se à conquista colonial da África e da Ásia. Sobre a ocupação da África e suas conseqüências, é incorreto afirmar:

a) A violência em que se deu a colonização provocou grandes distorções nas estruturas econômicas, sociais e culturais dos territórios dominados. Intrigas entre etnias foram estimuladas e antigos reinos destruídos, vencidos pela superioridade militar dos colonizadores.

b) Os europeus demarcaram fronteiras, confiscaram terras, forçaram grupos nômades a fixar-se em territórios específicos. Em conseqüência disso, os Estados africanos atuais, na sua maioria, não têm a mesma unidade cultural, linguística e social.

c) A ocupação do território africano destruiu estruturas tradicionais; a economia comunitária ou de subsistência foi totalmente desorganizada pela introdução de cultivos e outras atividades destinadas a atender exclusivamente às necessidades das metrópoles.

d) A ocupação europeia beneficiou o continente africano, pois possibilitou a inserção da África na economia capitalista mundial. Antes da colonização europeia, a economia africana restringia-se a suprir as necessidades básicas de sua população; assim, os africanos viviam sob condições de vida bastante atrasadas.

e) A ocupação das colônias criou sérios problemas (muitos ainda não resolvidos, mesmo na atualidade). Pode-se dizer que muitos dos conflitos étnicos que existem hoje na região são conseqüências da dominação colonial da África.

A questão D é claramente a incorreta, pois foca em uma inverdade clara, a de que o Imperialismo na África beneficiou o continente. Pelo contrário, só o que trouxe foram problemas, pobreza, conflitos e em nenhum momento a colonização foi benéfica para o país, o utilizando como simples base de exploração.

Exercício 2 (PUC-Rio)

Assinale a alternativa correta a respeito da expansão imperialista na Ásia e na África, na segunda metade do século XIX.

a) Ela derivou da necessidade de substituir os mercados dos novos países americanos, uma vez que a constituição de Estados nacionais foi acompanhada de políticas protecionistas.

b) Ela foi motivada pela busca de novas fontes de matérias-primas e de novos mercados consumidores, fundamentais para a expansão capitalista dos países europeus.

c) Ela foi consequência direta da formação do Segundo Império alemão e da ampliação de suas rivalidades em relação ao governo da França.

d) Ela atendeu, primordialmente, às necessidades da expansão demográfica em diversos países europeus, decorrente de políticas médicas preventivas e programas de saneamento básico.

e) Ela viabilizou a integração econômica mundial, favorecendo a circulação de riquezas, tecnologia e conhecimentos entre povos e regiões envolvidos.

A alternativa correta é a letra B, pois chama atenção para o fato de que o principal objetivo da partilha da África foi a exploração de suas matérias-primas que ajudaram na expansão dos países na corrida para a revolução industrial.

Gostou do que aprendeu sobre Imperialismo na África e quer explorar mais a história? Pois o Stoodi tem um banco de videoaulas extenso e completo que vai enriquecer o seu conhecimento e te deixar cada vez mais perto de conquistar aquela vaga no Enem. E que tal conhecer nosso plano de estudos para ajudar na organização dessas aulas?

Qual foi o impacto do Imperialismo do século XIX em África e Ásia?

Quais foram os impactos do Imperialismo na África e Ásia?

O imperialismo aplicado pelos europeus na África na segunda metade do século XIX deixou feridas no continente até os dias de hoje. Além de explorar os recursos naturais, o imperialismo provocou graves conflitos étnicos na África. A cultura africana também foi muito prejudicada neste processo.

Quais foram os impactos do Imperialismo na Ásia?

O Imperialismo na Ásia levou a repartição do continente entre as várias potências européias no final do século XIX e início do século XX. As instabilidades geradas pela corrida em busca de domínio de territórios no continente foi uma das causas da Primeira Grande Guerra Mundial.

O que foi o Imperialismo na África e na Ásia resumo?

O Imperialismo ou Neocolonialismo surgiu no século XIX quando nações desenvolvidas iniciaram um processo de expansão territorial sobre outros locais na África, Ásia e Oceania.