Qual foi o navegador português que em 1488 atingiu o extremo sul da África o Cabo da Boa Esperança?

Bartolomeu Dias foi um navegador português do século XV.


Qual foi o navegador português que em 1488 atingiu o extremo sul da África o Cabo da Boa Esperança?

Bartolomeu Dias: importante navegador português do século XV.

Nome Completo 

Bartolomeu Dias

Quem foi

Bartolomeu Dias foi um importante navegador português do século XV. Foi o primeiro navegador europeu a passar pelo Cabo da Boa Esperança (extremo sul da África), navegando a partir do Oceano Atlântico. Seu feito foi de extrema importância no contexto das Grandes Navegações e Descobrimento Marítimos dos séculos XV e XVI.

Nascimento

Bartolomeu Dias nasceu em Portugal no ano de 1450.

Morte

Bartolomeu Dias morreu em 29 de maio de 1500, no litoral sul da África (região do cabo da Boa Esperança).

Principais realizações - biografia resumida

Comandou a esquadra que, em busca de um novo caminho para as Índias, atingiu o Oceano Índico. Após navegar pelas margens da costa africana, Bartolomeu Dias passou pelo Cabo da Boa Esperança em 1488.

- Participou da esquadra de Cabral que chegou ao Brasil em 1500.

Qual foi o navegador português que em 1488 atingiu o extremo sul da África o Cabo da Boa Esperança?

Estátua de Bartolomeu Dias



Última revisão: 27/11/2020


Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:

Bartolomeu Dias Temas Relacionados
  • • As Grandes Navegações e os Descobrimentos Marítimos
Bibliografia Indicada

.

Biblioteconomista e professora

Bartolomeu Dias (1450-1500) foi um navegador portugu�s que no s�culo XV descobriu a passagem do oceano Atl�ntico para o oceano �ndico contornando o Cabo das Tormentas no extremo sul da �frica.

Bartolomeu Dias nasceu em Portugal, por volta de 1450. Descendente de uma fam�lia de navegadores adquiriu conhecimentos de matem�tica e astronomia.

O navegador viveu em uma �poca em que Portugal constitu�a a vanguarda da expans�o da Europa que teve in�cio em 1415 com a tomada de Ceuta no Norte da �frica.

Contexto Hist�rico

Na Europa do s�culo XV, todo o com�rcio estava ligado ao Mediterr�neo que era uma via de comunica��o com o Oriente, de onde os europeus traziam as famosas especiarias.

Elas chegavam ao Mediterr�neo atrav�s de tr�s caminhos: o caminho do Mar Vermelho, o do Golfo P�rsico e o da Mesopot�mia, ou ainda seguiam pela �sia Central. Os grandes portos eram Constantinopla e Alexandria.

Com o aperfei�oamento da arte da navega��o durante o reinado de D. Jo�o I, seu filho, o infante D. Henrique, estabeleceu-se na ponta de Sagres, no Algarve, local em que reunia cart�grafos, matem�ticos e peritos na arte da navega��o.

Recebia o apoio da burguesia mercantil interessada no descobrimento de novos caminhos mar�timos, possibilitando, a partir de 1415, um grande n�mero de viagens e descobertas na costa atl�ntica da �frica.

Em 1453, com a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos, o com�rcio ib�rico com o Oriente foi interrompido e, com as dificuldades do com�rcio em Alexandria, as viagens de explora��o de novas terras tomaram um grande impulso.

Descoberta do Cabo das Tormentas (Cabo da Boa Esperan�a)

Em 1487, durante o reinado de D. Jo�o II, Bartolomeu Dias assumiu�o comando de uma expedi��o composta por tr�s caravelas que partiram�de Lisboa em busca de um novo caminho mar�timo para a �ndia.

No ano a seguir, o navegador foi efetivamente o primeiro europeu a cruzar o Cabo das Tormentas (que mais tarde veio a ser rebatizado pelo rei D.Jo�o II de Cabo da Boa Esperan�a).

A expedi��o levava v�rios nativos recolhidos na costa da �frica que serviriam de int�rpretes em suas paradas.

O objetivo da viagem era restabelecer boas rela��es comerciais com o rei africano crist�o Preste�Jo�o e descobrir novos caminhos para as �ndias.

Note que n�o existe nenhum registro propriamente t�cnico da viagem de Bartolomeu Dias.�Assim, at� os dias de hoje, nenhum di�rio de bordo ou mapa da viagem sobreviveu. Tudo o que sabemos sobre a empreitada chegou at� n�s atrav�s da Cr�nica de Jo�o de Barros.

O regresso � Portugal

De volta � Lisboa, Bartolomeu Dias continuou ligado �s explora��es navais. Em 1494, se encarregou de preparar a frota que levaria Vasco da Gama a chegar � �ndia.

Em 1500, se uniu � expedi��o de Pedro �lvares Cabral, como capit�o de uma das caravelas, com destino � �ndia. Os ventos fortes desviaram a frota que acabou chegando a uma costa que foi denominada�Ilha de Vera Cruz e�posteriormente�Brasil.

Um m�s depois, a frota partiu rumo ao cabo da Boa Esperan�a. De repente, estava envolvida por uma tempestade que afundou v�rias caravelas, entre elas a do navegador.

Morte

Bartolomeu Dias morreu em alto mar, pr�ximo ao cabo da Tormenta, �frica, no�dia 29�de maio de 1500.

Quem foi o navegador que contornou o Cabo da Boa Esperança em 1488?

Em 1488, Bartolomeu Dias foi o primeiro europeu a dobrar o Cabo das Tormentas. Na esperança de abrir novos caminhos às descobertas portuguesas o cabo foi rebatizado como sendo da Boa Esperança. No final do século XV, a marinha portuguesa já tinha explorado a maior parte da costa africana virada ao Atlântico.

Qual navegador contornou o sul do continente africano em 1488?

Em 3 de fevereiro de 1488, o navegador português Bartolomeu Dias depois de treze dias navegando em direção sudoeste, virou para o norte e conduziu a frota para leste conseguindo a façanha que parecia impossível: transpôs o Cabo das Tormentas, o ponto mais extremo do continente africano e entrou no Oceano Índico.

Qual foi o primeiro navegador português a passar pelo Cabo da Boa Esperança?

Bartolomeu Dias foi um navegador português do século XV e o primeiro europeu a cruzar o cabo da Boa Esperança, no sul da África. Por apresentar grande importância para a história de Portugal, ele é citado nas obras de dois poetas portugueses: Luiz de Camões e Fernando Pessoa.

Qual navegador europeu foi o primeiro a dobrar o Cabo das Tormentas em 1488 *?

Lisboa, Portugal. O navegador português Bartolomeu Dias, ao dobrar o Cabo das Tormentas, em 1488, que passou então a ser designado por Cabo da Boa Esperança, abriu o caminho à Europa para o Oriente. 55 anos antes, os navios do almirante chinês Zheng He, em 1433, estavam em terras da atual Tanzânia.