Qual foi o papel do Duque de Caxias na Guerra do Paraguai?

O Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, nasceu em 25 de agosto de 1803, em Porto Estrela, no Rio de Janeiro e faleceu em 7 de maio de 1880, em Valença (RJ).

Militar de carreira, atuou em praticamente todos os conflitos que aconteceram no Brasil no século XIX. Participou das guerras da independência, na Bahia, tomou parte nos combates às revoltas durante o período regencial, no Rio Grande do Sul e no Maranhão, e atuou na Guerra da Cisplatina.

Finalmente, comandou o exército brasileiro no Paraguai. Além disso, foi senador do Império, Ministro da Guerra e e Presidente do Conselho de Ministros.

Em 1923, foi instituída a comemoração do Dia do Soldado, em 25 de agosto, dia do nascimento de Caxias. Posteriormente, ele seria escolhido como patrono do Exército brasileiro em 1962.

Qual foi o papel do Duque de Caxias na Guerra do Paraguai?
Duque de Caxias com suas decorações militares

Biografia de Duque de Caxias

Luís Alves de Lima e Silva nasceu no meio de uma ilustre família de militares, pois seu pai, o tio e o avô pertenciam ao exército.

O pai também se destacaria como político integrando a primeira Regência Trina Provisória e seria senador do Império.

Nascido em Porto Estrela, atual distrito de Taquara, no Rio de Janeiro, Caxias aos cinco anos já era cadete. Esta prática era comum na época, sobretudo com filhos de oficiais.

Ingressou na Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho e ali se graduou como tenente, em 1820. Dois anos depois, Dom Pedro proclama a independência do Brasil em relação a Portugal. Com isso, tropas portugueses estacionadas na Bahia cercam a capital, Salvador.

Para combatê-las, Dom Pedro I decide criar o "Batalhão do Imperador" que seria formado por oficiais escolhidos pessoalmente por ele. Caxias ingressa neste batalhão e participa de três ataques durante os combates.

Ao voltar da Bahia, recebe o título de que mais se orgulharia em toda sua vida: "Veterano da Independência".

Posteriormente, participaria da Guerra da Cisplatina (1825-1828), onde o Brasil e Argentina disputaram o território onde hoje corresponde ao Uruguai.

Quando Dom Pedro I se vê dividido entre ocupar o trono brasileiro ou português, Caxias lhe jura lealdade. No entanto, o Imperador abdica em favor de seu filho, então com cinco anos. Posteriormente, comandaria o Batalhão Sagrado, que daria origem a Guarda Nacional.

Durante o período regencial, Caxias participou de várias guerras como a Balaiada (1838-1841) e a Farroupilha (1835-1845).

Por seu papel na Balaiada foi promovido a brigadeiro em 18 de julho de 1841. Em seguida, foi agraciado com o título de barão. Ele foi o único brasileiro a poder escolher o nome do lugar que desejaria ostentar e optou por "Caxias", cidade do Maranhão onde ocorreu a última batalha da Balaiada.

Caxias e a Guerra do Paraguai

Em 1866, Caxias assume o comando das tropas aliadas que lutavam na Guerra do Paraguai (1864-1870).

Na Batalha do Itororó, as tropas brasileiras precisavam cruzar uma ponte a fim de avançar sobre o terreno. No meio do confronto, Caxias gritou aos seus homens “sigam-me os que forem brasileiros” para encorajá-los a cumprir sua missão. O fato é que o exército aliado pôde avançar e os paraguaios deixaram a posição.

Caxias conseguiria levar o exército até Assunção, capital do Paraguai, garantindo a vitória aliada.

Por conta de sua participação na guerra do Paraguai, Luís Alves Lima e Silva seria agraciado com o título de duque. Trata-se do único brasileiro que possuiu este grau de nobreza durante o Segundo Reinado brasileiro.

Temos mais textos sobre o assunto para você:

  • Guarda Nacional
  • Dom Pedro I
  • Guerra da Cisplatina

Qual foi o papel do Duque de Caxias na Guerra do Paraguai?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

  • Luiz Jeha Pecci de Oliveira Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
  • Maria Augusta de Castilho Centro Universitário Mário Pontes Jucá UMJ https://orcid.org/0000-0001-5235-3164

Palavras-chave: Biografia. Teoria do Grande Homem. Guerra do Paraguai. Duque de Caxias.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar a aplicabilidade da Teoria do Grande Homem para compreender a história. Este artigo mostrará como se pode entender a caminhada humana a partir dos atos dos grandes personagens sobre ela, expondo como as suas personalidades, pela própria escala, podem alterar o curso dos acontecimentos. Para isso, será apresentada a trajetória do militar brasileiro Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias (1803-1880), na Guerra do Paraguai (1864-1870), mostrando como ele foi determinante para o progresso do conflito, terminando com um resultado favorável à Tríplice Aliança que se opunha ao governo do Paraguai. Para construir essa tese, o artigo trará também a importância da biografia como elemento de estudo historiográfico, sem negligenciar as vulnerabilidades dessa abordagem. A partir daí, será apresentada a Teoria do Grande Homem, tal como concebida por Thomas Carlyle (1795-1881), explicando o pensamento com seus fundamentos, críticas e defesas. Então, far-se-á uma síntese sobre a Guerra do Paraguai, mostrando suas principais características, e situando Duque de Caxias e seu papel no andamento do conflito. Utilizou-se no estudo, o método dedutivo, que parte das ideias gerais sobre a importância da biografia no estudo da história e da Teoria do Grande Homem, até sua demonstração no plano concreto, ao versar sobre a qualificação de Caxias como um personagem dessa categoria por seus atos na Guerra do Paraguai. Quanto ao procedimento adotado no trabalho foi o histórico, com pesquisas em fontes diversas e especializadas sobre a temática proposta. O resultado final apresentado é o de que a Teoria do Grande Homem é uma ideia plenamente válida para a explicação da história, e a apresentação do papel de Caxias no contexto da Guerra do Paraguai.

Qual foi o papel do Duque de Caxias na Guerra do Paraguai?

  • PDF

Qual foi o papel do Duque de Caxias na Guerra do Paraguai?

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.

Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.

O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.

Qual foi a importância de Duque de Caxias?

Duque de Caxias (Luís Alves de Lima e Silva) (1803-1880) foi um militar brasileiro. É o Patrono do Exército. Foi um dos maiores vultos da nossa história. Foi chamado de “O Pacificador.” No dia 25 de agosto, dia do seu nascimento, é comemorado o dia do soldado.

Qual o papel de Duque de Caxias e do Conde D'Eu no desfecho da Guerra?

Depois de conquistar Assunção, em janeiro de 1869, Caxias deixou o comando da guerra para o genro de D. Pedro II, o príncipe Luís Gastão, conde d'Eu. O novo comandante tinha ordens expressas do imperador para capturar Solano López vivo ou morto.

Por que Caxias saiu da Guerra do Paraguai?

No início de 1869, as tropas do Império entraram em Assunção sem encontrar resistência. Caxias deu a guerra por encerrada, embora não tivesse conseguido capturar ou matar López. Apesar de não ser o desejo do imperador, retirou-se do comando.

Quem foi o traidor da Pátria na Guerra do Paraguai?

Depois da conquista de Assunção, a guerra transformou-se em uma caçada a Solano López — que foi considerado traidor da pátria pelo governo provisório paraguaio a partir de 1869. Nesse período (1868-1869), os exércitos brasileiros foram liderados por Caxias, o maior nome do exército brasileiro.