Qual o melhor tipo de bombeiro?

Conhecer a diferença entre bombeiro civil e militar pode ser muito importante para uma série de questões. Mas especialmente para a manutenção do seu negócio.

A questão é que a maior parte das pessoas desconhecem esse tipo de informação, mas vale a pena analisar as nossas orientações, que podem te ajudar a ter uma maior compreensão sobre esse tema.

Sendo assim, veja a seguir a diferença entre bombeiro civil e militar, que é bem mais compreensível a partir das perspectivas que vamos exaltar abaixo. Confira as nossas dicas e aprenda mais!

Descubra de uma vez por todas a diferença entre bombeiro civil e militar

É importante dizer que para além da diferença entre bombeiro civil e militar todos esses profissionais são importantes no nosso contexto social. Uma vez que tem sempre a função de proteger a população, não importa de que maneira.

Obviamente, no entanto, existe distinções entre as suas formações e na maneira por eles desenvolvida para atuar em diferentes cenários. Além disso, as suas atribuições também são diferenciadas, e isso não significa que haja mais importância em um trabalhador ou em outro, mas que suas formas de agir e de atuar não podem ser necessariamente igualadas.

Abaixo nós vamos explicar de maneira mais direta e funcional a diferença entre bombeiro civil e militar, então fique de olho às nossas explicações:

  • Como atua o bombeiro civil? – Ele é treinado para cuidar de ocorrências relacionadas aos resgates e aos salvamentos. Sendo assim, ele costuma trabalhar principalmente dentro de empresas e de locais privados, como hospitais, estádios, condomínios, shoppings, clubes e outros.
  • Ele tem formação de primeiros socorros, então tem a capacidade de ajudar a manter o bem-estar das pessoas nesse tipo de ambiente que citamos previamente
  • Como atua o bombeiro militar? – O bombeiro militar tem uma atuação bem mais ampla do que o bombeiro civil, inegavelmente. É possível entender, portanto, que o bombeiro militar trabalha como qualquer outro militar, que tem a função de proteger e resguardar o povo seja em local público ou privado, lidando com emergências e com perigos, inclusive em áreas consideradas como de risco.

Você não pode contratar um bombeiro militar

Na prática, isso quer dizer que a principal diferença entre bombeiro civil e militar é que o primeiro é apto para trabalhar em locais privados e para atuações mais relacionadas à segurança e a resolução de algumas emergências, mas ocorrências maiores, que envolvam risco de vida mais iminente e afins precisam do apoio e da guarida dos militares.

É importante dizer, inclusive, que não é possível contratar um bombeiro militar para ajudar em locais privados. Ele pode e deve formalizar atendimento se há algum problema em locais inclusive privados, mas não deve permanecer ali em seu turno de trabalho. Isso seria completamente ilegal e equivocado, é importante que se diga.

Muitas empresas ganham mais segurança e mais tranquilidade quando contratam esses profissionais, é importante que se diga. É claro que normalmente a gente acaba achando que não é tão necessário assim, já que pode contar com um profissional militar se houver de fato necessidade, mas para resolver emergências de cunho menor ele é muito útil.

7 dicas de segurança em eventos

O Grupo Company pode te ajudar!

Agora que você já entendeu a diferença entre bombeiro civil e militar vale a pena contratá-los, você pode clicar nesse link e encontrar os melhores bombeiros civis a seu dispor!

Os bombeiros fazem parte de um grupo profissional respeitado pela população pelo seu bravo papel no resgate e auxílio às pessoas em situações de insegurança, como incêndios, afogamentos, que sofreram acidentes ou estão presas em escombros.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

A profissão já foi tema de muitos filmes e seriados, além de estar sempre presente nos noticiários com histórias emocionantes, como no salvamento de grávidas em trabalho de parto ou auxílio aos pais com bebês engasgados. Além disso, ela faz parte do imaginário social da maior parte das pessoas, como salvadores e heróis. 

Isso ajuda a inspirar jovens a ingressar nessa carreira tão respeitada e admirada. Afinal, muitas pessoas estão terminando a escola, e não querem ingressar em uma faculdade, ou mesmo seguir uma carreira que necessita de mais estudos. Pelo contrário, querem adotar esse papel de proteger e socorrer pessoas em perigo. Se você é um desses interessados em se tornar um bombeiro, este conteúdo é para você.

+ Leia mais: Profissões que não precisam de faculdade

Vamos explicar, a seguir, as principais características, requisitos e habilidades para se tornar um bombeiro. Também é importante conhecer as diferenças entre um bombeiro civil e um bombeiro militar para saber em qual área ingressar. 

Características para quem quer se tornar um bombeiro

Se tornar um bombeiro exige uma série de qualidades pessoais para que o serviço seja prestado de forma efetiva. Afinal, quando falamos em situações de vida ou morte, o nível de exigência é elevado.

Alguns dos principais atributos que um bombeiro possui são:

  • Coragem
  • Agilidade
  • Força
  • Versatilidade
  • Persistência
  • Boa comunicação
  • Resistência
  • Saber trabalhar em equipe
  • Paciência
  • Ser observador
  • Idoneidade
  • Conhecimento técnico

Estes traços estão presentes no cotidiano de um bombeiro e serão postos à prova desde o momento da seleção para o trabalho. Por isso, se seu sonho é se tornar um bombeiro, é preciso começar a pensar se você se encaixa no perfil da profissão. 

Diferença entre bombeiro civil ou bombeiro militar

Aqui no Brasil, é comum encontrar dois tipos de bombeiros em atuação nos locais: os bombeiros civis e os bombeiros militares. Há uma separação muito importante entre eles, pois atuam em setores diferentes e possuem formas distintas de contratação.

Apesar das diferenças, as profissões são igualmente importantes para a sociedade. Assim como existem os seguranças particulares e os policiais militares, ambos cumprem seus papéis no bem-estar da população. 

O que faz um bombeiro militar?

O bombeiro militar é o profissional contratado pelo Estado para fazer parte de uma Brigada ou Corpo de Bombeiros. Em alguns locais, o Corpo de Bombeiros faz parte da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública.

Ele está à disposição da população em geral para resgates em acidentes automobilísticos, combates aos incêndios em casas e prédios, afogamentos em rios, lagos e no mar, explosões, vazamentos de materiais químicos, entre outros problemas que coloquem em risco a vida das pessoas na cidade e no campo.

Os bombeiros militares também atuam na educação da população, com campanhas de primeiros-socorros e segurança em casa e nos locais de trabalho.

Na maioria dos lugares, o número para pedir auxílio aos bombeiros é o 193.

Locais de atuação de um bombeiro militar:

  • Acidentes nas ruas e estradas
  • Combate aos incêndios nas cidades e áreas públicas
  • Salvamento de animais
  • Guarda-vidas nas praias

Leia também:

+ Descubra quanto ganha um policial civil

+ Descubra quanto ganha um policial militar 

Como se tornar um bombeiro militar?

A profissão de bombeiro militar é regulamentada de forma diferente em cada um dos estados brasileiros. Em comum, está o fato de que é necessário passar em um concurso público para atuar na função.

A prova envolve conhecimentos gerais, como português, matemática e atualidades, e pode ter questões específicas e uma redação. A segunda fase do exame normalmente é um teste de aptidão física e mental. A terceira etapa pode envolver uma investigação de antecedentes criminais e idoneidade.

Em geral, os requisitos básicos para ser um bombeiro militar no Brasil são: 

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ser do sexo masculino, e estar em dia com o serviço militar;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Não ter antecedentes criminais;
  • Estar em condições físicas compatíveis com a profissão;
  • Ter mais de 18 anos e no máximo 30.

Os selecionados irão passar por um período de treinamento de aproximadamente dois anos, normalmente remunerado e em período integral, onde aprenderão tudo sobre as funções de um bombeiro militar e as questões de hierarquia características de uma profissão militar.

Veja também: Polícia Federal: saiba tudo sobre o curso e o mercado

O que faz um bombeiro civil?

Já o bombeiro civil é um profissional contratado ou voluntário que também atua no salvamento, pois possui treinamento regulamentado para tal ação. O local de trabalho de um bombeiro civil normalmente é em ambientes privados.

Ele deve estar à disposição para atendimento e controle do público nos casos de acidentes e estar em constante observação das situações de perigo para orientar e evitar que problemas ocorram.

Locais de atuação de um bombeiro civil:

  • Indústrias
  • Shoppings
  • Grandes eventos (shows, jogos de futebol, conferências, feiras)
  • Festas
  • Escolas e universidades
  • Lojas e hipermercados
  • Locais particulares em geral com grande circulação de pessoas

Como se tornar um bombeiro civil?

Quem deseja se tornar um bombeiro civil deve, obrigatoriamente, realizar um curso preparatório em uma instituição que seja certificada pelas autoridades estaduais ou nacionais para formar estes profissionais adequadamente.

Um curso preparatório para bombeiro civil normalmente conta com mais de 200 horas de aulas teóricas e práticas. São ensinadas técnicas de primeiros socorros e combate aos incêndios, entre outras atividades cotidianas dos bombeiros civis.

As escolas preparatórias para bombeiros civis são particulares e normalmente exigem que os candidatos possuam:

  • Ensino Fundamental completo;
  • 18 anos ou mais;
  • Condições físicas compatíveis com a profissão (aprovação em exame médico)

A profissão de bombeiro civil é regulamentada pela Lei Federal nº11.901/2009 e divide a profissão em três categorias:

  • * Bombeiro Civil, nível básico, combatente direto ou não do fogo; 
  • * Bombeiro Civil Líder, o formado como técnico em prevenção e combate a incêndio, em nível de ensino médio, comandante de guarnição em seu horário de trabalho; 
  • * Bombeiro Civil Mestre, formado em engenharia com especialização em prevenção e combate a incêndio, responsável pelo Departamento de Prevenção e Combate a Incêndio. 

A jornada do Bombeiro Civil é de doze horas de trabalho por trinta e seis horas de descanso, com jornada semanal máxima de trinta e seis horas semanais. Além disso, os profissionais contratados têm direito a um seguro de vida e adicional de periculosidade. 

Existe diferença no processo seletivo para se tornar bombeira?

Muitas profissões ainda são, mesmo hoje em dia, estereótipos masculinos. É sempre a figura de um homem que aparece nos filmes quando se chama o Corpo de Bombeiros, e é possível criar na nossa mente a ideia de que esse não é um espaço para mulheres. Mas na verdade sim, existem mulheres bombeiras, e você pode se tornar uma!

Com os avanços das conquistas de direitos pelas mulheres, são reservadas vagas para candidatas do sexo feminino na maioria dos concursos para bombeiros e para a Polícia Militar. Essa cota costuma ser de 10%, e depende do estado em que o concurso está sendo oferecido.

Apesar de as mulheres representarem mais de 50% da população brasileira, a reserva de 10% das vagas já é um avanço em relação a antigamente, quando ser bombeiro era uma coisa exclusiva de homens.

Em relação ao processo de seleção, ele obedece os mesmos critérios que para os homens, exigindo altura mínima e condicionamento físico. No entanto, a depender do edital, a altura mínima necessária, por exemplo, pode diferir da exigida para os homens.

Qual o salário de um bombeiro?

Se está dentro dos seus planos investir na carreira de bombeiro, uma das preocupações que podem surgir é sobre a remuneração dessa profissão. Pode até mesmo ser um mistério quanto ganha um bombeiro, já que esses profissionais geralmente são raros e possuem uma imagem a parte da sociedade. 

Mas não se preocupe, todos nós podemos saber quanto ganha um bombeiro, e essa não costuma ser uma profissão mal remunerada, a depender do cargo. 

É preciso considerar, primeiro, que a remuneração dos bombeiros civis e militares é diferente. Entre os bombeiros civis, eles são contratados por empresas privadas, e seus salários são acordados caso a caso. Já os bombeiros militares possuem salário padronizado, e varia de acordo com o cargo militar ocupado pelo oficial.

A média salarial de um bombeiro civil costuma ser entre 1,8 mil e 3,7 mil reais, e isso pode variar de acordo com os níveis já expostos. Já a média salarial do bombeiro militar varia de acordo com o estado e com o cargo. A posição mais baixa, de aluno oficial, oferece uma remuneração média de 2,4 mil reais. Já a remuneração mais alta, para o cargo de comandante geral do Corpo de Bombeiros, pode chegar a até 13,8 mil reais. O estado que melhor paga os bombeiros é o Rio Grande do Sul, e o que paga menos é Goiás. 

Onde estudar para se tornar bombeiro?

Como você viu anteriormente, não é necessário concluir nenhuma faculdade para poder ser um bombeiro no nível básico, seja civil ou militar. 

Entretanto, para quem busca uma formação superior para aprofundar seus conhecimentos e alcançar novas posições no mercado de trabalho, há faculdades muito interessantes, que podem colaborar para a formação completa e preparação do profissional que pretende se tornar bombeiro. 

Algumas áreas de estudos que podem chamar a atenção de pessoas que também desejam ser bombeiros são:

  • Engenharia Civil
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia de Segurança
  • Educação Física
  • Segurança no Trabalho

Se você é uma dessas pessoas que busca mais conhecimento e novas oportunidades em um curso de graduação superior, nós podemos te ajudar com algumas indicações muito boas!

Leia mais:

+ Tecnólogo em Segurança Pública

Na lista a seguir estão presentes algumas faculdades que são reconhecidas pelo MEC que possuem os cursos que citamos acima e vários outros em todas as áreas do conhecimento. Uma vantagem extra delas é poder contar com programas exclusivos de bolsas de estudo e financiamento estudantil, além de poder ingressar com a sua nota no Enem. Confira as universidades abaixo:

  • Anhanguera
  • Unopar
  • Estácio
  • Centro Universitário FAM
  • Unicsul – Cruzeiro do Sul

Leia também: Descubra quanto ganha um bombeiro

Você pretende se tornar um bombeiro? O que te motivou a querer entrar nessa profissão? Conte pra gente nos comentários!

Qual o melhor curso de bombeiro?

O Curso da Consult Fire A Consult Fire possui a melhor grade curricular, além de uma infraestrutura diferenciada do mercado, sempre buscando proporcionar aos seus alunos uma capacitação adequada sob excelentes condições.

Qual o maior cargo do bombeiro?

Coronel: O mais alto posto de Oficial Superior, tradicionalmente exerce função de Diretor.

Quais tipos de bombeiros existem no Brasil?

O bombeiro militar é o profissional contratado pelo órgão de segurança do Estado e à disposição da população em geral para atendimento. Já o bombeiro civil é o profissional particular ou voluntário, que trabalha na segurança de locais como shoppings, indústrias, escolas e eventos.