Qual o modelo político da Idade Moderna?

Qual o modelo político da Idade Moderna?

A Idade Moderna construiu as bases para a vida contemporânea. Ela foi um momento importante para a história, no qual floresceram o Estado como conhecemos hoje e muitas nações, inclusive o Brasil. Descubra como foi a Idade Moderna e se prepare para as provas de vestibular e do Enem, em que ela está sempre presente.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

  • Como a história é dividida? E por quê?
  • Conceito de Idade Moderna
  • Quais são as características da Idade Moderna?
  • Política da Idade Moderna
  • Economia da Idade Moderna

Problemas para descobrir a profissão ideal para você? Conheça o Raio-X do Beduka! Ele é um teste vocacional que te ajuda a nortear a escolha da sua carreira!

Como a história é dividida? E por quê?

O ensino da história nas escolas brasileiras é feito a partir de recortes em longos períodos. Por isso se fala em Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna etc.

Essa divisão segue a periodização estabelecida pela historiografia ocidental. O intuito por trás dela é o de organizar o tempo, facilitando o estudo sobre a vida humana e as sociedades.

Deste modo, facilita percebermos as mudanças que ocorreram de um período para o outro. Além disso, podemos saber qual foi o momento marcante que acarretou nas transformações descritas.

O modelo que temos atualmente é uma forma clássica de divisão que se consolidou quando a História se tornou uma disciplina escolar e universitária, na passagem do século XVIII para o XIX. Neste momento, entendia-se que a história poderia ser recortada em: Antiga, Medieval e Moderna.

Os períodos atualmente estudados no Brasil são:

  • Pré-história;
  • Idade Antiga ou Antiguidade;
  • Idade Média ou Medievo;
  • Idade Moderna;
  • Idade Contemporânea.

Conceito de Idade Moderna

A ideia de Idade Moderna já existia no século XVI. Alguns intelectuais deste século sentiram a necessidade de diferenciar a sua época da Idade Média.

Apesar disso, somente no século XIX os marcos temporais que definem a Idade Moderna seriam estabelecidos. No caso, ela teria início em 1453, ano da queda do Império Bizantino e o fim em 1789, quando a Revolução Francesa começou.

O marco inicial da Idade Moderna foi estabelecido pela primeira vez por Christopher Keller. Ele publicou seu livro História Universal em 1688, onde pôs como limites da Idade Média o reinado de Constantino e a tomada de Constantinopla pelos otomanos, em 1453. A partir deste ano haveria uma nova época, portanto: a moderna.

É preciso entender que as transições pelos períodos não marcam uma ruptura total entre duas formas de organização social, política e econômica. Ao contrário, há muitas permanências também. Segundo o historiador Jacques Le Goff, aspectos medievais permaneceram na França até o século XIX.

Um outro apontamento é que os marcos foram estabelecidos pelo ponto de vista europeu. Ou seja, levam em consideração apenas eventos que afetaram diretamente o velho continente, ignorando acontecimentos em outras partes do mundo.

Quais são as características da Idade Moderna?

Assim como o conceito de Idade Moderna se refere a eventos europeus, é preciso entender que cada nação viveu esta época à sua maneira. O que não impede de podermos fazer classificações gerais levando em consideração algumas características comuns ao período.

De maneira geral, a descentralização política que foi a norma na Europa medieval e fortaleceu a nobreza foi revertida para uma centralização política cada vez maior. Isso deu origem ao Estado Moderno e ao Antigo Regime.

A Idade Moderna colheu os frutos do Renascimento que foi seu movimento cultural característico. Ele estabeleceu uma compreensão humanista da realidade, que transformou a forma como se via a vida.

Nas questões intelectuais, foi durante a Idade Moderna que surgiu a Filosofia Iluminista, as discussões sobre a natureza dos conhecimentos, vistas nas disputas entre racionalistas e empiristas e a invenção da imprensa.

Qual o modelo político da Idade Moderna?

É neste momento que a sociedade passa a ser mais antropocêntrica e menos teocêntrica. Isso será a base para a secularização dos Estados.

Com as Grandes Navegações que aconteceram ao longo desse período, o contato entre diversos povos também influenciou em novas formas de compreender o homem e seu lugar no mundo.

Foi durante este período também que aconteceram revoluções políticas, como a Revolução Puritana na Inglaterra e a Revolução Americana. Esta última terminou com a independência dos Estados Unidos da América.

As características principais da Idade Moderna são:

  • Renascimento cultural: foi um movimento artístico e intelectual que esteve em vigor durante os séculos XIV e XVI, tendo como origem a Itália. Seus principais aspectos são: o humanismo, o racionalismo e a valorização da antiguidade.
  • Renascimento comercial: durante a Idade Média o comércio ficou retraído, pois a base da economia era o feudo e ela não era monetarizada. Com o crescimento das cidades, houve a expansão do comércio e o surgimento da classe burguesa.
  • Centralização do poder político: O poder do rei cresceu no final do século XIV, principalmente com o crescimento das guerras na Europa, como a Guerra dos Cem anos.
  • Reformas Religiosas: A Idade Moderna foi palco da quebra da unidade religiosa que havia na Idade Média. Várias denominações religiosas surgiram após críticas à Igreja Católica e com a ajuda de reis que desejavam menos controle da religião nos assuntos políticos.
  • Expansão marítima: Com a centralização do poder político, os reis passaram a financiar expedições comerciais para outros continentes, como África e Ásia.
  • Colonialismo: As expedições comerciais levaram a lugares desconhecidos, que foram tomados pelos europeus, onde eles estabeleceram colônias.

Política da Idade Moderna

A Idade Moderna foi o período de florescimento da consolidação dos Estado Nacionais e do absolutismo monárquico. Essa transformação foi a mais profunda com relação ao período medieval.

A Europa era dividida em feudos, onde se estabeleciam as relações de vassalagem. Deste modo, o poder do senhor feudal atingia diretamente aqueles que lhe prestavam fidelidade, mas não obrigava o vassalo a obediência a outra pessoa, mesmo o rei.

Mas isso se inverte e o poder político passa a ser centralizado até mesmo sob o argumento religioso de que havia um direito divino dos reis. Os autores mais conhecidos desta doutrina foram Jean Bodin e Jaime I.

Outras causas para a formação do absolutismo foram:

  • O renascimento do Direito Romano;
  • a criação de exércitos permanentes pelos reis, que proibiam a guerra entre vassalos;
  • o apoio da burguesia ao rei;
  • decadência da cavalaria;
  • ampliação do domínio dos reis feita pelo casamento ou por conquistas.

Economia da Idade Moderna

A Idade Moderna é tida como o momento de transição entre o modo de produção feudal e o modo capitalista. Isso se deu pelas práticas mercantilistas, que são características do período.

O mercantilismo surgiu após o progresso comercial iniciado nos fins da Idade Média e do avanço da manufatura. Ele foi a principal política econômica dos reis absolutistas modernos.

As características principais do mercantilismo são:

  • Metalismo: a riqueza das nações é avaliada na quantidade de metais preciosos (ouro e prata) que elas detêm.
  • Balança comercial favorável: com esse princípio buscava-se ter mais exportações que importações, mantendo assim a economia em superávit. Isto é, ganhando mais do que gastando.
  • Incentivo às manufaturas: os mercantilistas apoiavam as manufaturas pois os produtos delas eram mais caros do que as matérias-primas e por isso geravam mais lucros.
  • Protecionismo alfandegário: tinha-se como prática a manutenção de altos impostos sobre produtos importados para proteger os Estados, estimular a indústria nacional e a manter a riqueza no país.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou do nosso artigo sobre a Idade Moderna? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender.Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais

Qual o modelo político da Idade Moderna?

Quais as principais características políticas da Idade Moderna?

início da expansão marítima e política de fortes incentivos à navegação; política embasada no Absolutismo, com a presença de monarcas nos principais países da Europa; início da exploração de colônias fora da Europa, principalmente na América e África.

Qual era a política da Idade Média?

Política. A principal característica política do feudalismo era a descentralização do poder. O rei tinha pouca ou nenhuma autoridade e, em troca de ajuda militar, era comum que cedesse grandes porções de terra (os feudos) a membros da nobreza.

Qual era o nome do movimento cultural político e econômico que caracterizou a Idade Moderna?

Além disso, no campo das ideias, além da Reforma Protestante, mais à frente, no século XVIII, houve o fenômeno do Iluminismo, um movimento intelectual complexo que teve vários seguimentos, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos da América, mas que se tornou emblemático em sua versão francesa por infundir várias ...

Qual a principal característica da Idade Moderna?

As características principais da Idade Moderna são: Renascimento cultural: foi um movimento artístico e intelectual que esteve em vigor durante os séculos XIV e XVI, tendo como origem a Itália. Seus principais aspectos são: o humanismo, o racionalismo e a valorização da antiguidade.