Qual o nível de organização corresponde ao conjunto de seres vivos que habitam a mesma região geográfica?

Com estes exercícios sobre os níveis de organização em Ecologia, você pode avaliar seus conhecimentos a respeito de população, comunidade, ecossistema e biosfera. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Em uma região do Cerrado, foram observados quatro grupos de indivíduos de espécies diferentes. Esses quatro grupos constituem quantas comunidades?

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

Observe as alternativas abaixo e marque aquela que apresenta a ordem correta dos níveis de organização em Ecologia, do grupo mais restrito para o mais amplo:

a) população → ecossistema → biosfera → comunidade.

b) população → comunidade → ecossistema → biosfera.

c) comunidade → população → ecossistema → biosfera.

d) comunidade → ecossistema → biosfera → população.

e) biosfera → ecossistema → comunidade → população.

Ao conjunto de várias populações de uma determinada área, em um determinado período de tempo, dá-se o nome de:

a) Espécie.

b) Comunidade.

c) Ecossistema.

d) Biosfera.

e) Biótopo.

(Unioeste) Relativo à ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem, é correto afirmar que:

01. A biosfera pode ser definida como o conjunto dos ecossistemas do nosso planeta.

02. Nicho ecológico pode ser definido como o habitat de uma espécie.

04. A instalação de líquens nas rochas nuas de um ambiente sem vida é um exemplo de comunidade clímax.

08. O desenvolvimento de uma comunidade em uma área anteriormente ocupada por outras comunidades bem estabelecidas é denominado sucessão ecológica secundária.

16. A densidade de uma população é afetada somente pelas taxas de natalidade e mortalidade.

32. A produtividade secundária de um ecossistema é a quantidade de matéria orgânica incorporada pelos consumidores.

(UENP) Ecólogos, ao estudarem populações de plantas, encontram organismos aderentes em diferentes condições ambientais. Como decidir se esses organismos pertencem a uma só população ou a mais de uma?

a) Verificando a possibilidade de intercâmbio de informações genéticas entre os indivíduos.

b) Verificando os fatores dependentes e independentes da densidade populacional.

c) Verificando o tamanho dos organismos, considerando a biomassa, a altura, a morfologia e a condição fisiológica.

d) Verificando as condições de sobrevivência, rendimento reprodutivo e crescimento dos organismos.

e) Estimando as taxas vitais das plantas e, através destas taxas, separando os organismos.

respostas

Alternativa “a”. A comunidade é o conjunto de populações que vivem em uma determinada área, em determinado período de tempo. Nessa área, são encontradas quatro populações que constituem uma comunidade.

Voltar a questão

Alternativa “b”. A ordem correta é: população → comunidade → ecossistema → biosfera. A população é um grupo de indivíduos da mesma espécie (nível mais restrito), e a biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra (grupo mais amplo).

Voltar a questão

Alternativa “b”. Ao conjunto de várias populações de uma determinada área, em um determinado período de tempo, dá-se o nome comunidade.

Voltar a questão

As afirmativas 01, 08 e 32 estão corretas, totalizando a somatória de 41. A alternativa 02 está incorreta, pois nicho refere-se ao papel do organismo na comunidade, e habitat diz respeito ao local onde o organismo vive. A alternativa 04 está errada porque a comunidade clímax é aquela em que se tem um estágio bem desenvolvido das comunidades ecológicas. A 16 está incorreta, pois as migrações também influenciam em uma população.

Voltar a questão

Alternativa “a”. Organismos de uma mesma população pertencem à mesma espécie, sendo assim, devem ser capazes de reproduzir-se e produzir descendentes férteis no ambiente natural.

Voltar a questão

Qual o nível de organização corresponde ao conjunto de seres vivos que habitam a mesma região geográfica?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Índice

Introdução

Entende-se por Biologia a ciência que "estuda a vida", desde a composição dos seres vivos até sua interação com outros organismos e seu impacto em um determinado ambiente.

Dessa forma, sabendo que a Biologia engloba temas muito amplos e complexos, é necessário classificar os objetos de estudo em níveis de organização, onde cada um se torna um campo a ser estudado dentro dessa ciência.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚 

Como os seres vivos estão organizados?

Os níveis de organização dentro da Biologia podem ser ordenados em uma escala do menor componente para o maior. É possível, ainda, dividi-los em duas escalas, conforme observado abaixo:

  • Composição do indivíduo (organização dos seres vivos);

organização dos seres vivos

  • Composição da biosfera ou de interação entre indivíduos (organização entre indivíduos).

Qual o nível de organização corresponde ao conjunto de seres vivos que habitam a mesma região geográfica?
organização entre indivíduos

Compreende-se aqui toda a escala, desde o átomo como menor elemento até os sistemas, que compõem um único indivíduo. Essa é a forma hierárquica das estruturas biológicas. Nessa forma de organização, entendemos que existe uma estrutura base no nível mais baixo (átomo) que segue se organizando até o nível mais elevado (biosfera).

Ao longo de cada um desses níveis observamos as unidades do nível anterior, acrescidas em complexidade organizacional. A interação aumenta de acordo com o nível. Por conta disso, podemos observar a existência de diversos campos de estudo na biologia. Algumas das áreas responsáveis por esses campos de estudo são:

  • Fisiologia (estudo dos sistemas fisiológicos);
  • Histologia (estudo dos Tecidos);
  • Citologia (estudo da Célula);
  • Anatomia;
  • Microbiologia;
  • Bioquímica.

Níveis de organização do indivíduo

Para fins didáticos, usaremos o ser humano como modelo.

  • Átomo: partícula que forma toda a matéria existente. Composto por prótons, elétrons e nêutrons. No corpo humano, temos átomos de Carbono, Oxigênio, Hidrogênio, Fósforo etc.
  • Molécula: formada a partir da junção dos átomos por ligações químicas, garantindo suas características químicas e formando substâncias constituintes do corpo humano, como água (H2O), Fosfato (PO43-), Metano (CH4), ProteínasCarboidratos, etc.
  • Organóide ou Organela Celularestruturas que desempenham funções específicas no interior celular, principalmente eucariontes. Formam compartimentos que garantem uma maior organização intracelular. São formadas pela união de várias moléculas. Exemplos: ribossomos, presentes em seres eucariontes e procariontes e que é responsável pela síntese protéica; mitocôndrias, presentes em eucariontes e que realizam a respiração celular.
  • Célula: é a menor unidade funcional de um organismo. É composta por moléculas e organelas (no caso dos eucariontes) diferentes. Há indivíduos inteiros compostos por uma única célula e indivíduos compostos por várias células. Neste último caso, cada célula desempenha funções diferentes. Existem os mais variados tipos celulares no organismo humano. Cada um com sua especificidade, como os neurônios (células nervosas), células beta-pancreáticas (presente no pâncreas responsável pela síntese a insulina), hemácias (células que transportam oxigênio na corrente sanguínea) etc.
  • Tecido: várias células semelhantes interagem entre si, formando os tecidos que desempenham uma função específica no organismo. Os tecidos são visíveis e presentes em organismos vegetais e animais, como a epiderme (camada da pele), por exemplo.
  • Órgão: constituído por tecidos, os órgãos realizam funções específicas que garantem o funcionamento do organismo, como o estômago, que auxilia na digestão e o coração, que bombeia sangue pelo corpo.
  • Sistema: conjunto de órgãos que, ligados entre si, exercem uma função vital específica, garantindo o equilíbrio do organismo e a manutenção da vida. Exemplos de sistemas são o Sistema Respiratório, que garante as trocas gasosas e a obtenção de oxigênio, e o Sistema Nervoso, que é responsável por analisar e estabelecer uma rede de comunicação dentro do organismo através de estímulos.
  • Organismo ou Indivíduo: conjunto de sistemas que permite a formação de um indivíduo. Por exemplo, um ser humano.

O esquema a seguir ilustra esses níveis de organização.
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯

organização dos seres vivos

Níveis de organização entre indivíduos

O modo como os indivíduos, iguais ou não, interagem e causam impacto em determinado ecossistema é o campo de estudo principal que utiliza essa escala.

Ecologia é responsável pelo estudo envolvendo esse tipo de organização.

  • Espécie: grupo de organismos biologicamente semelhantes entre si que, em condições naturais, conseguem se reproduzir e gerar descendentes férteis.
  • População: é o conjunto de organismos da mesma espécie que habitam, ao mesmo tempo, um mesmo local do Globo, de forma que interajam entre si. Exemplo: um grupo de nativos indígenas que habitam uma mesma aldeia na Floresta Amazônica.
  • Comunidade: conjunto de populações diferentes (espécies diferentes) que habitam uma mesma região (habitat) ao mesmo tempo, podendo existir uma interação entre essas populações. Também é chamada de fatores bióticos de uma região ou cenobiose. Exemplo: Os nativos indígenas vivem na Floresta Amazônica, que é um local com várias árvores e vários animais, como antas, onças etc. São diferentes populações que dividem o mesmo espaço.
  • Ecossistema: conjunto de comunidades (fatores bióticos) presentes em um local específico, além dos fatores abióticos desse local (como luz, temperaturaágua, nutrientes do solo e outros). Exemplo: a Floresta Amazônica, com todas as suas comunidades de nativos, animais, vegetais e fatores abióticos como a temperatura, incidência de chuva, água etc.
  • Biosfera: conjunto dos ecossistemas presentes no Planeta Terra, onde se encontra e se abriga formas de vida. A Biosfera não é o planeta Terra, mas uma parte dele.Plano de estudo gratuito para o EnemA preparação para o Enem exige muito do estudante. Afinal, a prova cobra conteúdos vistos ao longo de todo o ensino médio. Por isso, vale a pena ter uma ajudinha extra nos estudos. Pensando nisso, a Quero Bolsa está oferecendo gratuitamente o Plano de Estudos Enem de Boa. O material é composto por indicações diárias de temas para estudar, juntamente com textos, vídeo-aulas e exercícios de grandes vestibulares com resolução. Para baixar sem pagar nada, basta clicar aqui.
    🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Exercício de fixação

PUC-RIO/2016

Em relação aos níveis de organização em ecologia, assinale a alternativa correta:

A POPULAÇÃO inclui todos os indivíduos de uma espécie, que estão presentes em determinada região.

B POPULAÇÃO é o conjunto de indivíduos de diferentes espécies.

C ECOSSISTEMA é a porção da terra biologicamente habitada.

D BIOSFERA é o conjunto formado pela comunidade de indivíduos vivos e o ambiente.

E COMUNIDADE é o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie.

Qual é o nível de organização dos seres vivos?

Níveis de organização em biologia são: átomo, molécula, organela, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera. Níveis de organização em biologia constituem uma hierarquia que facilita a forma de estudar a vida.

Qual o nível de organização formado por vários organismos da mesma espécie?

População: é o conjunto de organismos da mesma espécie que habitam, ao mesmo tempo, um mesmo local do Globo, de forma que interajam entre si.

Como se chama o conjunto de seres da mesma espécie que vivem em um mesmo lugar?

Uma população, em Ecologia, pode ser definida como um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive em uma determinada área em um dado período de tempo.

Que nome recebe o conjunto formado pelos seres vivos de determinada região e pelo ambiente em interação?

Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.