Qual o nome do sistema que faz a defesa do nosso corpo contra organismos invasores?

O sistema imunológico desempenha importante papel no mecanismo de defesa do corpo contra as células tumorais

Publicado em 04/06/2022 01h38 Atualizado em 21/06/2022 14h47

No organismo, existem mecanismos de defesa naturais que o protegem das agressões impostas por diferentes agentes que entram em contato com suas diferentes estruturas. Ao longo da vida, são produzidas células alteradas, mas esses mecanismos de defesa possibilitam a interrupção desse processo, resultando em sua eliminação. A integridade do sistema imunológico, a capacidade de reparo do DNA danificado por agentes cancerígenos e a ação de enzimas responsáveis pela transformação e eliminação de substâncias cancerígenas introduzidas no corpo são exemplos de mecanismos de defesa.

Esses mecanismos, próprios do organismo, são na maioria das vezes geneticamente predeterminados, e variam de um indivíduo para outro. Esse fato explica a existência de vários casos de câncer numa mesma família, bem como o porquê de nem todo fumante desenvolver câncer de pulmão.

O sistema imunológico desempenha um importante papel nesse mecanismo de defesa. Ele é constituído por um sistema de células distribuídas numa rede complexa de órgãos, como o fígado, o baço, os gânglios linfáticos, o timo e a medula óssea, e também circulando na corrente sanguínea. Esses órgãos são denominados órgãos linfoides e estão relacionados com o crescimento, o desenvolvimento e a distribuição das células especializadas na defesa do corpo contra os ataques de "invasores estranhos". Dentre essas células, os linfócitos desempenham um papel muito importante nas atividades do sistema imune, relacionadas às defesas no processo de carcinogênese.

Cabe aos linfócitos a atividade de atacar as células do corpo infectadas por vírus oncogênicos (capazes de causar câncer) ou as células em transformação maligna, bem como de secretar substâncias chamadas de linfocinas. As linfocinas regulam o crescimento e o amadurecimento de outras células e do próprio sistema imune. Acredita-se que distúrbios em sua produção ou em suas estruturas sejam causas de doenças, principalmente do câncer.

A compreensão dos exatos mecanismos de ação do sistema imunológico contribuirá para a elucidação de diversos pontos importantes para o entendimento da carcinogênese e, portanto, para novas estratégias de tratamento e de prevenção do câncer.

Com estes exercícios sobre memória imunológica, você pode testar seu aprendizado acerca de conceitos relacionados a essa capacidade do nosso corpo de combater infecções.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Exercícios de Biologia

Questão 1

A defesa do nosso corpo contra organismos invasores é garantida graças a uma série de órgãos, células e moléculas que constituem nosso sistema:

a) nervoso.

b) digestório.

c) imunológico.

d) cardiovascular.

e) locomotor.

ver resposta


Questão 2

No sistema imune, algumas células de defesa, ao terem contato com o antígeno, diferenciam-se em células de memória. Isso faz com que:

a) uma pessoa torne-se imune a qualquer doença para sempre.

b) a resposta imunológica primária seja efetiva.

c) a resposta secundária seja mais rápida.

d) nos curemos de qualquer doença.

e) nosso corpo produza anticorpos que serão estocados para uma nova infecção.

ver resposta


Questão 3

As células de memória são produzidas no nosso corpo em uma resposta imunitária conhecida como:

a) primária.

b) secundária.

c) terciária.

d) quartenária.

e) quinzenária.

ver resposta


Questão 4

Os seres humanos são capazes de estimular a produção de células de memória no corpo e, assim, prevenir-se contra algumas doenças. Os agentes utilizados para a produção de células de memória são:

a) antitérmicos.

b) vacinas.

c) soros.

d) anti-inflamatórios.

e) antibióticos.

ver resposta


Questão 5

Quando entramos em contato com um antígeno pela primeira vez, desencadeamos uma resposta primária que leva à ativação dos linfócitos B e a diferenciação dessas células em:

a) plasmídeos e linfócitos T.

b) plasmídeos e macrófagos.

c) plasmócitos e células de memória.

d) plasmócitos e linfócitos T.

e) células de memória e plasmídeos.

ver resposta


Questão 6

(MACKENZIE) A busca por recursos que sejam eficientes na prevenção de doenças tem sido alvo de grandes investimentos, tanto científicos como industriais. A esse respeito são feitas as seguintes afirmações:

I. A eficiência das vacinas é devida a produção de células de memória que permanecem no organismo, podendo combater o agente causador de uma doença imediatamente.

II. Existem diferentes tipos de células no sistema imunitário, sendo que os macrófagos são capazes de fagocitar partículas estranhas e os linfócitos podem produzir anticorpos.

III. Anticorpos são células cuja função é identificar e destruir partículas estranhas.

Assinale:

a) se somente a afirmativa I for correta.

b) se somente as afirmativas I e III forem corretas.

c) se todas as afirmativas forem corretas.

d) se somente as afirmativas I e II forem corretas.

e) se somente as afirmativas II e III forem corretas.

ver resposta


Questão 7

As células de memória são produzidas após:

a) o organismo ter o primeiro contato com o antígeno.

b) o organismo ter o segundo contato com o antígeno.

c) o organismo ter se curado de uma infecção.

d) uma reinfecção pelo mesmo vírus.

e) todas as defesas do corpo terem se esgotado.

ver resposta


Questão 8

As células de memórias são formadas a partir da diferenciação de:

a) eosinófilos.

b) basófilos.

c) macrófagos.

d) monócitos.

e) linfócitos.

ver resposta


Questão 9

(Enem) A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações.

Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento

a) antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose.

b) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.

c) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.

d) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.

e) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.

ver resposta


Questão 10

A vacinação promove a indução de uma resposta imune ____________, levando à formação de ______________ e células de _____________, garantindo, desse modo, uma resposta rápida e intensa, caso o corpo seja exposto novamente a esse antígeno. Marque a alternativa que apresenta os termos que completam, respectivamente, os espaços:

a) primária, anticorpos e memória.

b) primária, linfócitos T e defesa.

c) secundária, anticorpos e memória.

d) secundária, linfócitos T e defesa.

e) secundária, macrófagos e memória.

ver resposta


Questão 11

(Enem) O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) causa o aparecimento de verrugas e infecção persistente, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaça, embora em alguns casos a defesa natural do organismo não seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 12 jun. 2011.

O benefício da utilização dessa vacina é que pessoas vacinadas, em comparação com as não vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vírus HPV em decorrência da:

a) alta concentração de macrófagos.

b) elevada taxa de anticorpos específicos anti-HPV circulantes.

c) aumento na produção de hemácias após a infecção por vírus HPV.

d) rapidez na produção de altas concentrações de linfócitos matadores.

e) presença de células de memória que atuam na resposta secundária.

ver resposta


Questão 12

(IFMT) Estudo Defende Vacinar Meninos Contra HPV

Um tipo específico de câncer tem aumentado: o câncer de garganta relacionado ao Papiloma Vírus Humano (HPV), transmitido pelo sexo oral. Por isso, cientistas defenderam, em artigo no British Medical Journal, a inclusão dos meninos nos programas de vacinação. Os países que já adotaram políticas de imunização contra o HPV priorizaram a vacinação de meninas para evitar o câncer de colo de útero, o segundo mais frequente entre mulheres.

(Estudo Defende Vacinar Meninos Contra HPV. O Estado de São Paulo. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/busca/ESTUDO%20DEFENDE%20VACINAR%20MENINOS%20CONTRA%20HP V>. Acesso em: 23 mar. 2010.)

Com relação às vacinas, marque a alternativa correta.

a) É um tipo de imunização passiva nos meninos e ativa nas meninas.

b) A resposta imune ao uso de vacinas depende direta e exclusivamente dos macrófagos.

c) Tem sua melhor indicação em pacientes que já manifestam os sintomas da doença. No caso do texto, das meninas com câncer de colo de útero e dos meninos com câncer de garganta.

d) Nos meninos, a vacinação é indicada, pois confere imunidade permanente em todos os casos de câncer.

e) São sintetizadas com fragmento do agente causador (antígenos), com a finalidade de induzir no receptor a produção de anticorpos.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. O sistema imunológico, também denominado de sistema imunitário, corresponde a uma série de elementos que interagem de modo a garantir a defesa do nosso corpo.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “c”. Ao produzir células de memória, o organismo é capaz de responder mais eficientemente no caso de um novo contato com o antígeno. Isso se deve à ativação de células de memória que promovem uma maior produção de anticorpos.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “a”. No primeiro contato com o antígeno, nosso corpo já produz células de memória e também anticorpos contra ele. Essa primeira reação é conhecida como resposta primária.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “b”. As vacinas são capazes de estimular nosso corpo a produzir anticorpos e células de defesa, uma vez que são formadas por antígenos mortos ou atenuados.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “c”. Os linfócitos B diferenciam-se em plasmócitos, que são responsáveis pela produção de anticorpos e células de memória, as quais promovem uma resposta mais eficiente quando o corpo for exposto novamente àquele antígeno.

voltar a questão


Resposta Questão 6

Alternativa “d”. A afirmativa III está incorreta, pois anticorpos não são células, mas  proteínas relacionadas com a defesa do nosso organismo.

voltar a questão


Resposta Questão 7

Alternativa “a”. As células de memória são formadas após o primeiro contato com um antígeno (resposta primária).

voltar a questão


Resposta Questão 8

Alternativa “e”. Após a exposição ao antígeno, os linfócitos B diferenciam-se em plasmócitos e células de memória.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Alternativa “b”. A febre amarela é uma doença que apresenta vacina, sendo essa uma importante forma de prevenção. Soros podem ser usados no tratamento após a picada de uma cobra. Já os antibióticos são usados no tratamento de doenças bacterianas.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Alternativa “a”. A vacinação promove a indução de uma resposta imune primária, levando à formação de anticorpos e células de memória, garantindo, desse modo, uma resposta rápida e intensa, caso o corpo seja exposto novamente a esse antígeno.

voltar a questão


Resposta Questão 11

Alternativa “e”. Quando utilizamos uma vacina, somos expostos ao antígeno, o que desencadeia uma resposta do sistema imunológico. Células de memória são formadas e, quando formos expostos novamente ao mesmo antígeno, rapidamente nosso corpo responde à ameaça.

voltar a questão


Resposta Questão 12

Alternativa “e”. As vacinas são responsáveis por estimular o sistema imune por meio da utilização de antígenos, os quais induzem uma resposta imune primária e memória imunológica.

voltar a questão


Qual o nome do sistema que faz a defesa do nosso corpo contra organismos invasores?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Qual a defesa do nosso corpo contra organismos invasores?

O sistema imunológico, também denominado de sistema imunitário, corresponde a uma série de elementos que interagem de modo a garantir a defesa do nosso corpo. No sistema imune, algumas células de defesa, ao terem contato com o antígeno, diferenciam-se em células de memória.

Qual é o nome do sistema de defesa do corpo humano?

O sistema imunológico desempenha um importante papel nesse mecanismo de defesa. Ele é constituído por um sistema de células distribuídas numa rede complexa de órgãos, como o fígado, o baço, os gânglios linfáticos, o timo e a medula óssea, e também circulando na corrente sanguínea.

Que nome recebe o processo de defesa do corpo através do sistema imunológico?

O processo de defesa do corpo através do sistema imunológico é chamado de resposta imune. Existem dois tipos de respostas imunes: a inata, natural ou não específica e a adquirida, adaptativa ou específica.

Como funciona o sistema de defesa do nosso corpo?

O sistema imune é responsável por proteger o organismo contra qualquer tipo de infecção. Dessa forma, quando um microrganismo invade o organismo, o sistema imunológico é capaz de identificar esse patógeno e ativar mecanismos de defesa com o objetivo de combater a infecção.