Qual o objetivo da luta de combate?

Já faz algum tempo que lutar deixou de ser uma atividade restrita a um grupo seleto de pessoas. Existe uma grande variedade de aula de lutas, o que torna essa prática uma atividade física inclusiva, dinâmica e divertida. Apesar de ainda existir uma ideia de que as Artes Marciais são restritas aos homens, cada vez mais mulheres estão aderindo a essas modalidades, mostrando que a máxima #lutecomoumagarota nunca foi tão verídica!

As lutas oferecem benefícios que vão desde queimar calorias e tonificar o corpo até ganhar disciplina e melhorar a autoestima. A prática pode ser facilmente inserida na rotina com aulas curtas e representa um enorme ganho de saúde e qualidade de vida. Vamos falar sobre algumas das principais modalidades de luta oferecidas em academias e por que você deve começar a praticar agora mesmo!

Por que fazer lutas na academia?

Existem diversos estúdios focados em lutas, mas as Artes Marciais vêm ganhando espaço também nas academias de todo o Brasil. Assim, as academias oferecem mais variedade de aula de lutas, não se restringindo a poucos estilos, o que permite que você possa experimentar diversas modalidades.

Ao fazer aula de lutas na academia não é preciso abrir mão de outros treinos que já fazem parte da rotina, como a musculação, e ainda é possível fazer tudo em um mesmo lugar. Também não é necessário gastar dinheiro com a mensalidade de um estúdio especializado em lutas ou perder tempo se deslocando para lugares fora da sua rota de costume.

Quais são as vantagens da aula de lutas?

Quem busca uma vida equilibrada e saudável precisa ter um tempo reservado para praticar atividades físicas. Entenda algumas das principais vantagens de optar pela aula de lutas:

Qual o objetivo da luta de combate?

Aumenta o condicionamento físico

O condicionamento envolve força, equilíbrio, coordenação, velocidade, resistência, entre outros fatores, e uma aula de lutas ajuda a trabalhar todas essas características de forma eficiente em um curto espaço de tempo. Os golpes auxiliam a melhorar a flexibilidade e a coordenação e promovem o ganho de força. Os movimentos rápidos treinam os reflexos e a velocidade. Por fim, a rotina de treinos ajuda a ganhar equilíbrio físico e mental e resistência.

Reduz o estresse

Uma aula de lutas estimula a produção dos famosos hormônios do prazer, como a ocitocina, dopamina, serotonina e endorfina. Esses hormônios promovem uma sensação de bem-estar no corpo, que se mantém horas depois do exercício. Além disso, devido ao combate corpo a corpo, as lutas ajudam a extravasar raivas e angústias, representando poderosos exercícios para detonar o estresse e auxiliar a mente a se acalmar após a descarga de adrenalina.

Fortalece o corpo

Com exercícios intensos que, muitas vezes, exigem força muscular para desferir golpes e se manter ativo, as lutas são extremamente eficazes no fortalecimento do corpo como um todo, principalmente as coxas, os antebraços e os músculos abdominais. A prática tonifica os músculos e trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo. Não à toa, um dos maiores benefícios da aula de lutas é um corpo mais sarado e em forma.

Desenvolve a disciplina

Quem opta por se dedicar a uma modalidade de luta aprende logo cedo que é preciso esforço para evoluir e para entender a fundo os princípios da prática. A evolução dentro da modalidade, por meio da troca de faixas, exige que o praticante se dedique aos treinos, o que desenvolve a disciplina e o foco.

Melhora a autoestima

A autoestima está relacionada não apenas ao físico, mas também ao comportamento da pessoa e à imagem que ela tem de si. Saber se defender é um benefício da prática de lutas e uma das principais formas de se sentir bem consigo mesmo. Por isso, lutar faz com que você ganhe mais confiança e bem-estar.

Qualquer pessoa pode fazer uma aula de luta?

A princípio, as lutas podem parecer intensas demais para quem não tem o hábito de se exercitar. Entretanto, são atividades físicas extremamente inclusivas e democráticas, que possibilitam que qualquer pessoa seja capaz de praticá-las, independentemente de idade ou gênero.

Todas as modalidades oferecem turmas para mulheres e algumas lutas, inclusive, estão sendo adaptadas exclusivamente para atender a esse público — o Muay Thai feminino é um exemplo. Também existem opções para crianças e idosos, com exercícios próprios para essas idades e com filosofias que se aplicam a esses públicos. Como muitas modalidades trabalham com evolução de faixa dentro da luta, é possível também começar de baixo e evoluir no seu próprio tempo, dentro dos limites do seu corpo.

A oferta de aula de lutas em academias é um padrão que vem se estabelecendo, o que faz com que muitos profissionais estejam preparados para lidar com alunos sem experiência nessas modalidades, mas que querem começar a praticar. Vale ressaltar que, embora qualquer um possa fazer aula de lutas, é aconselhável que seja feita uma avaliação por um profissional a fim de evitar lesões e definir quais aspectos precisam de mais atenção.

Quais são as principais modalidades de luta que vou encontrar?

Existem diversos tipos de aula de lutas que atendem a objetivos específicos, fazendo com que todos possam encontrar uma modalidade divertida e eficiente. Conheça as principais:

Aero Kick Boxing

O Aero Kick Boxing é uma modalidade recente, que foi adaptada do Kick Boxing. A prática é feita com base nos movimentos aeróbicos e nas técnicas do Kick Boxing, e é mesclada com música, o que torna o treino divertido e inusitado, uma vez que os movimentos são sincronizados com os ritmos. Essa é uma modalidade bem intensa, principalmente porque tem poucos intervalos, o que faz com que o praticante esteja sempre em movimento.

É ótima para queimar calorias e emagrecer, além de ajudar a definir os músculos. Academias que oferecem a modalidade podem adequar os movimentos de acordo com o condicionamento físico dos praticantes, o que torna o Aero Kick Boxing adaptável para diversos públicos.

Artes Marciais

As Artes Marciais são um conjunto de modalidades de luta que envolvem movimentos do corpo, técnicas de concentração e filosofias próprias. Existem dezenas de tipos, mas as mais conhecidas são: Judô, Taekwondo, Karatê, Krav Maga, Jiu-jitsu, Muay Thai e Kung Fu. Elas surgiram como técnicas de defesa orientais voltadas para a luta individual e se espalharam pelo mundo como atividades físicas eficientes e modalidades esportivas.

Diversas academias oferecem aula de lutas baseadas nas Artes Marciais mais conhecidas, trazendo benefícios físicos, emocionais e mentais para quem pratica. Devido à variedade de Artes Marciais existentes, é possível encontrar diversas vertentes, cada uma voltada para objetivos específicos. Além disso, a mudança de faixa é uma característica dessa modalidade, que preza pela evolução contínua dos lutadores e cujos significados estão relacionados à hierarquia, ao conhecimento, ao respeito e à disciplina.

Body Combat

O Body Combat é um tipo de ginástica que mescla diversas Artes Marciais com o objetivo de trabalhar todos os membros do corpo, buscando força, resistência e velocidade. Ao adaptar socos do Boxe, chutes do Karatê e movimentos da Capoeira, por exemplo, o praticante pode tonificar músculos do corpo todo. O Body Combat é um excelente exercício aeróbico, podendo ser uma alternativa aos treinos mais comuns, como corrida na esteira.

É uma modalidade que oferece treinos de alta intensidade e variações nos movimentos para englobar todas as idades e gêneros, o que a torna uma atividade física muito inclusiva. Entretanto, devido à intensidade das aulas é importante respeitar os limites do seu corpo e deixar o professor ciente das suas percepções sobre a aula.

Boxe

Qual o objetivo da luta de combate?

O Boxe é um tipo de luta que consiste em variações de socos para derrotar o oponente, sendo os membros superiores as únicas partes do corpo permitidas, ou seja, chutes são proibidos. Como braços, ombros, abdômen e costas são as armas de combate dessa modalidade, correções de postura e fortalecimento da região lombar são alguns dos principais benefícios.

O Boxe é conhecido como uma das lutas mais eficientes para tonificar os músculos e ganhar massa magra, não é à toa que praticantes dessa luta costumam ter corpos sarados. Além disso, essa é uma das atividades físicas mais eficientes em relação à queima calórica — estima-se que a perda calórica de uma hora de aula varie de 600 a 1200 calorias. Qualquer pessoa pode lutar Boxe, mas é preciso passar por uma avaliação física e usar protetores bucais e luvas. Existem, até mesmo, alguns treinos funcionais que mesclam a intensidade dessa luta com mais repetições e variações de exercícios.

Capoeira

A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que surgiu como uma forma de resistência dos escravos africanos. Ela se popularizou devido aos seus movimentos bem característicos, que mesclam harmonia e precisão. Muito parecida com uma dança, a Capoeira faz uso de ritmos musicais e seus praticantes jogam em rodas, fazendo mais uso dos pés e das pernas do que das mãos, o que faz com que a prática trabalhe bem os membros inferiores, fortalecendo-os.

Os movimentos são simulações de ataque e defesa, o que ajuda a trabalhar os reflexos do corpo, assim como o equilíbrio e a concentração.

Combat

O Combat é uma modalidade similar ao Body Combat, mencionado anteriormente, e é uma ótima alternativa para quem procura atividades físicas fora da esteira e dos tradicionais treinos aeróbicos. Essa luta mescla diversas Artes Marciais com o objetivo de queimar calorias e melhorar o condicionamento físico.

Características das Artes Marciais, como posições de defesa e ataque, movimentos ágeis e golpes certeiros, são mescladas para trabalhar todo o corpo e fortalecer os grupos musculares com eficiência. Essa modalidade não exige nenhum acessório e é recomendada tanto para pessoas que ainda não têm o hábito de se exercitar quanto para quem busca uma atividade física divertida para incrementar a rotina de treinos.

Defesa Pessoal

A grande maioria das lutas foi criada com o objetivo de servir como autodefesa contra inimigos ou simplesmente para estar preparado caso aconteça alguma situação de risco. A Defesa Pessoal não é diferente e consiste em um conjunto de técnicas que buscam neutralizar um ataque ou minimizar seus efeitos. Vários tipos de luta têm a Defesa Pessoal como principal objetivo, como é o caso do Krav Maga.

Entretanto, é possível encontrar aulas voltadas exclusivamente para aprender movimentos e técnicas extremamente importantes para se defender. A busca por aulas de Defesa Pessoal tem crescido principalmente entre as mulheres, que se sentem mais seguras sabendo se defender em situações inesperadas.

Fight

O Fight é um tipo de Treino Funcional que ganhou espaço por cair nas graças dos famosos, como a modelo Izabel Goulart. Essa modalidade ajuda a melhorar a postura, tonificar os músculos e fortalecer o corpo por meio de chutes e socos. Os golpes são deferidos com tempo mínimo de descanso para potencializar a queima calórica, o que garante um treino aeróbico intenso e eficiente.

É uma modalidade para quem busca definir o corpo sem inchar os músculos, o que acontece na musculação, por exemplo, e é excelente para quem ainda não tem experiência com as Artes Marciais. Os chutes ajudam a tonificar as penas e os glúteos e os socos fortalecem os braços e promovem um abdômen mais sarado. Como os movimentos são rápidos e intensos, é preciso estar acompanhado de um profissional qualificado para ensinar a execução dos golpes e para ajudar a definir os exercícios mais adequados para cada tipo de corpo.

Jiu-jitsu

O Jiu-jitsu é uma Arte Marcial japonesa que tem como objetivo dominar e derrubar o oponente por meio de golpes de torções e alavancas. Assim como o Judô, essa modalidade tem como objetivo a imobilização do oponente. Uma das principais características dessa luta é o uso de técnicas específicas e não da força, o que a torna uma ótima ferramenta de defesa pessoal, principalmente para mulheres. Além disso, o Jiu-jitsu ajuda a melhorar os reflexos e a definir os músculos do corpo, sendo uma atividade física eficiente e desafiadora.

Judô

O Judô é uma das lutas mais conhecidas e que se popularizou muito no Ocidente. Essa Arte Marcial esportiva foi criada no Japão e tem a autodefesa como pilar, o que pode ser percebido nos movimentos realizados, que são voltados para a defesa, e no fato de que os golpes no rosto são proibidos.

A sustentação do corpo é essencial, visto que os golpes têm como objetivo derrubar o adversário e conquistar o ippon (ponto completo). As graduações também existem no Judô, tendo a faixa branca como iniciante e a vermelha como final. O Judô pode ser praticado em qualquer idade, e não é à toa que existem diferentes categorias, que vão desde campeonatos femininos e masculinos até divisões por peso — peso meio-pesado, acima de 100 kg etc.

Karatê

O Karatê é uma luta japonesa baseada em Artes Marciais indígenas e chinesas. Seus principais golpes envolvem mãos abertas, socos, pontapés e golpes de joelho. Um dos principais benefícios do Karatê é o desenvolvimento da capacidade cardiovascular, porque os exercícios de respiração são elementos fundamentais da prática, o que proporciona mais transporte de oxigênio no corpo.

Além disso, é uma luta que ajuda no controle emocional e a reduzir o estresse. Apesar de ser uma atividade física recomendada para todos, o Karatê é considerado um esporte muito importante para a formação das crianças, pois ajuda a enfrentar desafios, melhora a concentração e desenvolve o respeito pelo outro.

Esgrima

A Esgrima é um tipo de luta esportiva que utiliza armas brancas para o combate, tendo o florete como a mais conhecida. Ele é semelhante a uma espada, mas tem a lâmina flexível. Os esgrimistas precisam usar roupas apropriadas e coletes que marcam os pontos cada vez que a arma atinge o oponente.

Essa luta não tem como objetivo ferir o adversário ou causar danos ao seu corpo, é uma modalidade que preza pelo raciocínio rápido, velocidade de ataque e movimentos precisos. Além disso, a prática ajuda a desenvolver a coordenação motora e promove o aumento da concentração. A Esgrima também é uma modalidade que pode ser praticada por qualquer pessoa, sendo uma boa alternativa para quem não gosta de esportes de contato, mas, ainda assim, tem interesse em lutar.

Luta Livre

A Luta Livre é um sistema de combate que mescla a Luta Olímpica e o Judô, tendo os combates no chão e a imobilização do oponente como principais características. Além disso, existem algumas variações dessa modalidade, como a Luta Livre Esportiva e a Luta Livre Vale-tudo. Enquanto a primeira se baseia na luta corpo a corpo, a Vale-tudo permite golpes, como chutes e socos, para subjugar o oponente.

O fortalecimento do corpo é um dos principais benefícios dessa prática, uma vez que é preciso combinar técnicas e força para vencer. A Luta Livre é recomendada para pessoas interessadas no combate direto, e é preciso usar vestimentas apropriadas para lutar: roupas elásticas, joelheiras e protetores de orelha.

MMA

Nomes como Anderson Silva e Amanda Nunes foram alguns dos responsáveis por popularizar o MMA no Brasil e fazer com que essa modalidade se tornasse cada vez mais procurada. O MMA é uma sigla que significa Mixed Martial Arts, ou Artes Marciais Mistas, em português. Ou seja, contempla combates de pé e lutas no chão, mesclando as principais características de modalidades como Judô, Muay Thai, Taekwondo e Jiu-jitsu.

Por ser uma luta intensa e violenta, o MMA não é recomendado para todas as pessoas, por isso é importante procurar a ajuda de um profissional capacitado para adaptar os exercícios e as aulas a fim de atender a todos os públicos sem causar lesões.

Muay Thai

Qual o objetivo da luta de combate?

O Muay Thai é uma Arte Marcial tailandesa que vem ganhando espaço entre todos os públicos, existem, inclusive, turmas voltadas para a prática do Muay Thai feminino e, até mesmo, kids. O Muay Thai foi criado na Tailândia e tem o combate em pé como principal característica. Ele é conhecido como uma Arte Marcial de oito membros, porque faz uso dos pés, das pernas, dos cotovelos e das mãos para desferir os golpes e atacar o oponente. Alongamentos são feitos no começo da aula para preparar o corpo para os chutes e os movimentos rápidos.

Essa modalidade pode queimar, em média, de 1.000 a 1.500 calorias por aula, sendo uma das principais lutas para quem quer emagrecer de forma saudável. Os exercícios ajudam a desenvolver diversos músculos, principalmente o abdômen e os glúteos.

Taekwondo

No Taekwondo as pernas são as principais armas de combate, o que torna essa modalidade muito indicada para quem busca fortalecer os membros inferiores. Esses membros são usados tanto para desferir o golpe e canalizar a força do ataque quanto para sustentar o peso do corpo e equilibrá-lo quando se luta sem os dois apoios.

Essa modalidade garante pernas e glúteos mais fortes, além de promover um ganho significativo de flexibilidade para quem a pratica. Devido aos chutes altos típicos dessa Arte Marcial, o corpo ganha mais amplitude de movimentos. Existem aulas de Taekwondo para iniciantes, o que garante que qualquer pessoa possa experimentar essa modalidade e colher os benefícios da prática.

Krav Maga

O Krav Maga surgiu como uma atividade física de origem militar e israelense, cujo foco é a defesa pessoal. Além de ser um instrumento de defesa, essa luta traz diversos benefícios para o corpo, que vão desde o emagrecimento e a melhora do condicionamento, até o aumento da autoestima e o ganho de resistência física.

Ao contrário de muitas lutas, o Krav Maga se baseia em situações reais de perigo, e não em golpes regulados por regras de combate. É uma atividade física que vem ganhando importância entre as mulheres devido ao seu foco na autodefesa. As técnicas ensinadas visam neutralizar ataques, ferir seriamente o adversário e fornecer a chance de escapar do perigo da forma mais rápida possível.

As aulas de Krav Maga são intensas, porque trabalham os reflexos do corpo, a capacidade de coordenar movimentos de todos os membros e a concentração. A evolução por meio da mudança de faixa permite que todas as pessoas possam praticar essa luta de acordo com seu nível, evoluindo de forma constante.

Existe personal trainer para lutas e Artes Marciais?

O personal trainer para Artes Marciais tem um papel fundamental nos treinos, podendo ser encontrado em academias que oferecem aulas de luta. Ele ajuda a montar treinos personalizados, que mesclam modalidades de luta, bem como oferece aulas com variações de tempo para se adequar melhor às rotinas mais corridas. Por dar mais atenção ao praticante do que um professor de uma turma, o personal ajuda a agilizar o desenvolvimento do aluno dentro da modalidade e o aprimoramento das técnicas.

O que você precisa para começar?

Demonstrando interesse em começar a lutar, é preciso levar em conta os seguintes aspectos:

Escolha a melhor academia

Escolher a melhor academia é essencial para garantir que se exercitar seja um momento de lazer, e não mais uma preocupação. Localização, custo e variedade de serviços são alguns fatores importantes nessa decisão e que precisam ser levados em conta. Opte por uma academia perto de casa ou do trabalho para que você não perca tempo percorrendo longos trajetos, escolha um local cujo preço caiba no seu orçamento e defina se os serviços ofertados correspondem às suas expectativas.

Tenha roupas apropriadas

Existem lutas, como o Boxe e o MMA, que não exigem roupas específicas para lutar, apenas alguns acessórios, como luvas e calções, por exemplo. Outras modalidades, como o Judô e o Taekwondo, fazem uso do quimono durante as aulas. Veja se a academia que oferece a aula exige algum tipo de roupa apropriada e procure saber qual é a melhor roupa para exercícios de luta.

Defina uma rotina de treinos

Planejamento também é importante para conseguir manter uma vida ativa. Ao estabelecer uma rotina de treinos é mais fácil organizar o tempo, definir prioridades e alcançar resultados com mais rapidez. Entenda quantas aulas você gostaria de fazer e programe os horários com base na sua rotina. Reserve um tempo semanal para se exercitar e se programe para cumpri-lo sem sacrifícios. Não abandonar sua rotina de treinos é um importante passo para uma vida mais saudável.

Faça aulas experimentais

Por mais que você tenha uma luta em mente, é importante fazer alguns testes para entender qual modalidade se encaixa melhor no seu perfil e corresponde aos seus objetivos. Como visto neste post, existe uma diversidade muito grande de aula de lutas, e é aconselhável conhecer algumas delas para começar a se exercitar. O Gympass oferece a oportunidade de fazer aulas experimentais em milhares de academias diferentes em todo o Brasil, o que garante que você vai encontrar uma modalidade por perto.

As aulas de lutas são algumas das principais tendências fitness do momento, porque são atividades físicas extremamente benéficas para o corpo. Além de aumentarem o condicionamento físico, elas ajudam a reduzir o estresse, fortalecem o corpo, promovem a socialização, desenvolvem a disciplina e melhoram a autoestima.

Devido à oferta de aula de lutas em academias é possível encontrar tipos de treino para cada tipo de corpo e personal trainers capacitados para dar aulas particulares tão eficientes quanto uma aula em grupo. O amplo leque de modalidades permite que seja possível praticar mais de uma luta até encontrar o estilo que corresponda aos seus objetivos, sejam eles físicos, mentais ou emocionais.

Então, é preciso escolher a melhor academia, entender qual é a roupa apropriada para se exercitar, definir uma rotina de treinos e buscar aulas experimentais para conhecer mais a fundo os tipos de luta que existem. Agora que você já sabe quais são as principais modalidades de aula de lutas, conheça os planos do Gympass para começar a lutar quando e onde quiser. São mais de 600 modalidades diferentes, incluindo todos os tipos de luta explicitados acima.

Você pode treinar na academia que já conhece ou descobrir outros lugares em todo o Brasil.
Vamos para o combate?

Qual é o objetivo da luta corpo a corpo?

A expressão "corpo a corpo" indica combate desarmado, mas muitas vezes abrange a utilização de algumas armas como facas e baionetas, ferramentas de trincheira (como pás e picaretas) ou técnicas de artes marciais.

Qual o objetivo das lutas brasileiras?

Inicialmente essa luta era praticada pelos índios e pessoas escravizadas como forma de lazer. Hoje, a luta faz parte da vida dos marajoaras desde à infância, seja para entretenimento, saúde, defesa pessoal ou profissão.

Qual o principal objetivo da origem das lutas?

Lutar é uma das atividades esportivas mais antigas. Muito antes de ser considerada como um esporte, a luta tinha o conceito básico de defesa e de ataque, no sentido de demonstrar superioridade em um confronto.

Quais são as características da luta de combate?

Exigem capacidades diversas dos lutadores, como: habilidade, agilidade, força, concentração, estratégia e condicionamento físico-mental; Baseiam-se em técnicas de golpeamento (toques, contusões, desequilíbrios, agarres, torções imobilizações e manejo de armas) e/ou de exclusão da área de combate.