Qual o personagem do folclore brasileiro busca atrair suas vítimas?

Atividade sobre o Folclore para o 6º ano, 7º ano, 8º ano ou 9º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: O FOLCLORE BRASILEIRO

 

Qual o personagem do folclore brasileiro busca atrair suas vítimas?


O vocábulo “folclore” é constituído por duas palavras de origem inglesa. É formado pelo termo “folk” (povo) e “lore” (sabedoria ou conhecimento). Significa, então, sabedoria popular. O folclore é definido como um conjunto de conhecimentos transmitidos pelo povo de um determinado lugar, contados de pai para filho, ao longo de muitas gerações. O dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore, data muito lembrada nas escolas, pois é a ocasião perfeita para celebrar a nossa identidade social e valorizar aquilo que a nossa cultura tem de melhor. O folclore brasileiro é bem diversificado e conta com contribuições das culturas portuguesa, africana e indígena.

ESCRITORES FOLCLORISTAS

Os folcloristas são os estudiosos das manifestações folclóricas e responsáveis por muitas delas não serem esquecidas. Os cinco principais folcloristas brasileiros são Mário de Andrade, Florestan Fernandes, Câmara Cascudo, Pedro Teixeira e Inezita Barroso. Suas mais variadas obras partem de uma pesquisa profunda do folclore nacional e procuram integrar o brasileiro à sua terra, instigando a curiosidade. Luís da Câmara Cascudo foi provavelmente o maior pesquisador da cultura brasileira, era tão fascinado pela nossa tradição que em 1941 fundou a Sociedade Brasileira de Folclore. 

ATIVIDADES DO FOLCLORE

São exemplos de atividades do folclore brasileiro: mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas, dentre outros. Elas são transmitidas de geração para geração. Apesar dessa riqueza, o folclore só começa a figurar nas narrativas oficiais a partir do século XIX. 

PRINCIPAIS LENDAS FOLCLÓRICAS

Curupira

Qual o personagem do folclore brasileiro busca atrair suas vítimas?

O Curupira é um protetor implacável da fauna e da flora que persegue e mata todos que a agridem. Surge na forma de um menino de cabelo vermelho e com os pés virados para trás.

Saci-pererê

Qual o personagem do folclore brasileiro busca atrair suas vítimas?

O saci-pererê é um ser mítico que habita as florestas e tem como grande característica o fato de ser travesso e pregar peças nas pessoas. Ele é um ser baixinho, negro e possui apenas uma perna, por isso, se locomove pulando rapidamente pela floresta.

Lobisomem

Qual o personagem do folclore brasileiro busca atrair suas vítimas?

O Lobisomem é um homem que após ter sido mordido por um lobo se transforma nesse animal a cada noite de lua cheia.

Iara

Qual o personagem do folclore brasileiro busca atrair suas vítimas?

Iara, também conhecida como Mãe D'Água, é uma sereia, ou seja, possui o torso de mulher e cauda de peixe. Tal qual em outras lendas de sereias, é muito bela e seu canto atrai os homens a fim de assassiná-los.

Mula sem cabeça

Qual o personagem do folclore brasileiro busca atrair suas vítimas?

A mula sem cabeça é uma mulher que foi amaldiçoada após ter um romance com um padre. Como consequência, foi transformada num quadrúpede acéfalo que galopa soltando fogo.

BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS

A brincadeira folclórica muito popular no Brasil é soltar pipa. Produzidas de varetas de bambu e papel de seda colorida, as pipas podem ser direcionadas para fazer manobras acrobáticas no céu. Outro divertimento é o estilingue (também conhecido como baladeira). Feitos de galhos em forquilha e tiras de borracha que disparam pedras, ou qualquer objeto pequeno. 

OUTROS EVENTOS FOLCLÓRICOS

As danças folclóricas brasileiras estão ligadas a aspectos sacros, lendas, fatos históricos, festas típicas e brincadeiras, curtidas ao som de músicas animadas. São exemplos de festas do folclore o carnaval, o samba de roda, o congado e as quadrilhas.

CONCLUSÃO

Portanto, o Folclore é o conjunto de manifestações culturais que são típicas de um determinado povo, podendo realizar-se nas danças, contos, ritmos, brincadeiras, etc. O folclore é reproduzido tanto individualmente quanto coletivamente, bem como é transmitido de geração para geração. Por isso, é muito importante conhecer e comemorar o folclore, pois ele representa o berço da nossa história.

Fontes:

www.significados.com.br / www.todamateria.com.br

www.ebiografia.com / www.brasilescola.uol.com.br

(Texto adaptado por Tudo Sala de Aula)

ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Estão relacionadas com a origem do nome Folclore as palavras:

a) nação e entendimento.

b) união e amizade.

c) povoado e animação.

d) esquecimento e lembrança.

2. Quando é comemorado no Brasil o Dia do Folclore?

__________________________________

3. A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos e valores. Quais povos foram importantes para a formação da cultura folclórica no Brasil?

__________________________________

4. Sobre o folclore, assinale a alternativa FALSA:

a) São manifestações da cultura popular e caracterizam a identidade social de um povo.

b) É um conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional.

c) É o conjunto das criações de uma comunidade cultural, baseadas nas tradições de um grupo ou de indivíduos.

d) É uma representação cultural que deve ser lembrada apenas em agosto, pois é importante valorizar aquilo que o Brasil tem de melhor.

5. Escreva os nomes de pelo menos três escritores que influenciaram o folclore brasileiro. 

__________________________________

6. Cite exemplos de atividades do folclore.

__________________________________

7. Qual personagem do folclore brasileiro busca atrair suas vítimas para a morte?

a) Mula sem cabeça.

b) Iara.

c) Lobisomem.

d) Curupira.

8. Qual personagem folclórico é conhecido como o protetor das florestas brasileiras?

___________________________________

9. Não é uma atividade cultural do folclore brasileiro:

a) a quadrilha.

b) a lenda.

c) o bumba meu boi.

d) a capoeira.

10. De que forma a cultura folclórica chegou até a nossa geração?

___________________________________

11. Associe as características abaixo às atividades do folclore brasileiro:

(A) Mulher anátema.  (   ) Iara.

(B) Lua cheia.          (   ) Saci Pererê.

(C) Vareta e papel.          (   ) Lobisomem.

(D) Travessura.          (   ) Mula sem cabeça.

(E) Peixe.           (   ) Pipa.

12. No trecho: “O saci-pererê é um ser mítico...”, a palavra grifada significa:

a) mentiroso.

b) fantástico.

c) esperto.

d) zangado.

Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.

(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

1A / 2. Dia 22 de agosto. / 3.Os portugueses, os africanos e os índios. / 4D / 5. Mário de Andrade, Florestan Fernandes e Câmara Cascudo (Professor, aceite outras respostas). / 6. Os mitos, as lendas, as brincadeiras, as danças, as festas e as comidas típicas. / 7B / 8. O Curupira. / 9D / 10. Através da comunicação oral de geração para geração. / 11. E - D - B - A - C / 12B

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Qual personagem do folclore brasileiro busca atrair suas vítimas?

A lenda da Caipora Ainda hoje, a lenda é bastante viva em alguns desses lugares. Geralmente, a Caipora aparece na mata em cima de um porco com uma lança bastante afiada nas mãos. Para atrair as pessoas, ela produz alguns barulhos, como gritos e uivos, na tentativa de confundir eles.

O que é o Curupira faz para atrair suas vítimas?

Para atrair suas vítimas, o Curupira, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. As histórias do Curupira são contadas em todo o Brasil. Em algumas regiões, ele tem o nome de Caipora ou Caapora, e aparece, frequentemente , montado em um porco-do-mato.

Qual personagem folclórico é conhecido como o protetor?

Curupira.... é um anão forte de cabelos vermelhos que protege as florestas, matas e animais das agressões do homem. Diz a lenda que ele tem os pés virados para trás para enganar os caçadores. Esse personagem importante do nosso folclore inspirou a criação do Dia do Protetor das Florestas comemorado hoje.

O que a Caipora gosta?

A Caipora aprecia o fumo. Assim, reza o costume que, antes de sair numa noite de quinta-feira para caçar no mato, deve-se deixar fumo de corda no tronco de uma árvore e dizer: "Toma, Caipora, deixa eu ir embora". A boa sorte de um caçador é atribuída também aos presentes que ele oferece.