Qual o significado de IPCC e sua importância no cenário político e econômico mundial?

O IPCC é a sigla para Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Intergovernmental Panel on Climate Change, em inglês), da Organização das Nações Unidas (ONU). O órgão foi criado em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O IPCC tem o objetivo de providenciar informações científicas sobre o tema aos governos para que sejam desenvolvidas políticas climáticas. De forma voluntária, pesquisadores vinculados ao IPCC analisam centenas de estudos científicos publicados a cada ano para elaborar um documento com as informações disponíveis sobre o que estimula as mudanças climáticas, os efeitos das alterações no clima e riscos futuros, além de identificar como medidas de adaptação e mitigação podem reduzir esses riscos.

O órgão da ONU não produz pesquisas científicas por conta própria, os relatórios são baseados num balanço dos estudos feitos por especialistas ao redor do mundo. Com uma avaliação plural e abrangente, o órgão identifica os pontos de convergência em diferentes áreas e indica os caminhos para aprofundar a pesquisa científica. Atualmente, o IPCC tem 196 países membros.

De acordo com a matemática e vice-presidente do IPCC, Thelma Krug, o órgão tem sido importante por prover aos formuladores de políticas públicas as informações mais refinadas sobre o conhecimento científico da mudança do clima por meio da avaliação da literatura produzida em todo o mundo.

“Com trajetórias de emissões projetadas até o final deste século, os governos podem avaliar se, conjuntamente, estão realizando esforços consistentes com estes cenários”, explicou. A referência para as emissões é a projeção do aquecimento global de 1,5ºC até 2100, no âmbito do Acordo de Paris, assinado em 2015 durante a COP21.

Krug explica que, caso o Acordo de Paris seja, de fato, implementado pelos governos-membros, o aumento da temperatura média global será mantido bem abaixo de 2ºC e com o objetivo de limitar o aquecimento a 1,5ºC, em comparação aos níveis pré-industriais. O IPCC estima que as atividades humanas tenham causado cerca de 1ºC de aquecimento global acima dos níveis pré-industriais, uma média de acréscimo de 0,2ºC por década.

O aquecimento causado por emissões antrópicas desde o período pré-industrial até o presente persistirá por séculos e milênios, e continuará causando mudanças a longo prazo, como o aumento do nível do oceano, extremos climáticos, perda de neve e gelo"

— Thelma Krug, vice-presidente do IPCC.

Acordo de Paris

O principal objetivo do Acordo de Paris é frear o aquecimento global e aumentar os esforços mundiais para limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC e evitar que ultrapasse 2ºC até o final do século, com base no período pré-industrial. O Acordo é voluntário e cada país define a sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês) com as metas domésticas que irá seguir para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e as estratégias para atingir isso.

Atingir as metas do Acordo de Paris minimizará os riscos de impactos nos sistemas humanos e naturais, mas não evitará que eles aconteçam. Cada região do globo será atingida de forma diferente. Krug destaca que as NDCs propostas por cada país para atingir as metas do Acordo de Paris indicam que os compromissos de redução de emissões são consistentes com um aquecimento de 3ºC. Dessa forma, os países precisam de metas mais ambiciosas.

As projeções do IPCC consideram variações de riscos de impactos de acordo com os diferentes níveis de aquecimento. Por isso, as publicações do IPCC têm permitido que os governos tomem decisões com informações científicas e conscientes sobre quais serão as consequências de suas decisões. Em dezembro de 2020, o Brasil enviou a sua NDC revisada ao Acordo de Paris, representando o novo compromisso do país com o combate às mudanças climáticas, após a primeira versão apresentada depois da aprovação do tratado internacional, em 2015.

Com base no ano de 2005, a NDC reafirmou o compromisso de redução das emissões líquidas totais de gases de efeito estufa em 37% em 2025, e assumiu o compromisso de reduzir em 43% as emissões brasileiras até 2030. No entanto, dados recentes sobre o aumento do desmatamento ilegal no país colocam em risco a capacidade que o país terá para cumprir com a sua proposta. No mercado internacional, as metas do Acordo de Paris são critérios para estabelecer novos parceiros comerciais e para fazer pressão política para que países menos ambiciosos cumpram com a sua parte para mitigar as mudanças climáticas.

Mas o Brasil não é o único que deixou a desejar. Segundo a ONU, os últimos compromissos climáticos dos países signatários do Acordo de Paris estão “muito longe” dos objetivos de conter o aquecimento global. A ciência é clara, para limitar o aumento das temperaturas a 1,5ºC até o final deste século devemos reduzir as emissões em 45% até 2030 em relação a 2010.

Porém, segundo a, embora a maioria das nações tenha aumentado seus objetivos, o impacto conjunto apenas só deve reduzir em 1% as emissões até 2030, em comparação aos níveis de 2010. Para a ONU, a retomada pós-Covid-19 “oferece a oportunidade para uma recuperação mais verde e mais limpa”. Nesse contexto, os compromissos de longo prazo devem ser combinados com ações imediatas para “lançar a década de transformação que as pessoas e o planeta precisam tão desesperadamente”. Já passou da hora de agirmos.

Qual é o significado da sigla IPCC e sua importância no cenário político e econômico mundial?

Essas quatro letras, IPCC, correspondem às iniciais de Intergovernmental Panel on Climate Change, que quer dizer Painel Intergovernamental para a Mudança de Clima. Esse é o nome de uma entidade criada em 1988, pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

O que é o IPCC e qual a sua importância?

O IPCC elabora Relatórios de Avaliação abrangentes sobre o estado da arte científico, técnico e socioeconômico da mudança do clima, seus impactos e riscos futuros e das opções para reduzir a taxa na qual as mudanças climáticas estão ocorrendo.

O que é o IPCC Brainly?

Resposta: Significa Intergovernmental Panel on Climate Change ou Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

O que é o IPCC da ONU?

Sobre o IPCC - O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) é o órgão da ONU para avaliar a ciência relacionada às mudanças climáticas.