Qual o tipo de software que permite a execução de outros softwares?

Na informática, um software aplicativo é um tipo de software concebido para desempenhar tarefas práticas ao usuário para que este possa concretizar determinados trabalhos. Esta característica distingue-o de outros tipos de programas, como os sistemas operativos (que são os que fazem funcionar o computador), as linguagens de programação (que permitem criar os programas informáticos em geral) e os utilitários (que realizam tarefas de manutenção ou de uso general).

Um software aplicativo trabalha com a execução ordenada de tarefas a fim de coletar dados e fazer a organização de informações, em outras palavras, o processamento de dados.

Algumas das funções dos softwares aplicativos são realizar cálculos, organizar e executar tarefas, processar informações, entre outros.

Também conhecido como aplicativo ou aplicação, o software aplicativo pode ainda ser visto como um conjunto de informações que são lidas pelo computador.

O software é o equipamento intangível e lógico de um computador. O hardware, por sua vez, é o suporte material e físico. Diz-se que os sistemas operativos funcionam como um elo de ligação entre o software e o hardware.

Os processadores de texto, as folhas de cálculo e as bases de dados são software aplicativos, o que só vem confirmar que as aplicações informáticas possibilitam a automatização de tarefas, nomeadamente a contabilidade ou a redação de documentos.

Esses aplicativos permitem que o usuário consiga realizar tarefas específicas como, por exemplo, os processadores de textos permitem que você edite um arquivo de texto, há ainda aqueles feitos para editar imagens e trabalhar com ilustrações, para executar uma música, acessar a internet, editar um áudio ou mesmo as aplicações de ensino a distância que permitem ao usuário o acesso ao aprendizado.

Esses aplicativos permitem que o usuário consiga realizar tarefas específicas como, por exemplo, os processadores de textos permitem que você edite um arquivo de texto, há ainda aqueles feitos para editar imagens e trabalhar com ilustrações, para executar uma música, acessar a internet, editar um áudio ou mesmo as aplicações de ensino a distância que permitem ao usuário o acesso ao aprendizado.

Há tanto os softwares aplicativos voltados para computadores como também aqueles feitos para aparelhos móveis, os quais são conhecidos simplesmente como aplicativos ou, algo mais específico, aplicativos móveis. E os quais são feitos para smartphones, tablets, leitores de livros, players de música, entre outros.

Ainda, falando sobre esses softwares, existem aqueles voltados a atender as necessidades de um indivíduo e também aqueles voltados a atender uma organização, são esses os softwares aplicativos empresariais, os quais podem ser adquiridos ou licenciados por um determinado período de tempo (assinaturas).

Além do software aplicativo, existem também outros tipos de softwares (com distintas funcionalidades) que podem tanto possuir versão para computadores quanto para aparelhos móveis também.

Em certos casos, os softwares aplicativos são desenvolvidos por medida, isto é, a pedido do usuário. Por isso, o software permite resolver um problema específico. Noutros casos, trata-se de programas integrados que resolvem problemas gerais e incluem várias aplicações. Por exemplo, um programa (ou uma suite) para escritório combina aplicativos como processadores de texto e folhas de cálculo.

Em outras palavras, essa suítes de aplicativos são um conjunto de softwares aplicativos, oferecendo diversas soluções.

Convém destacar que o programa para escritório mais conhecido é o Office, uma criação da Microsoft. Esta empresa, fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, é a do ramo de software maior do mundo. A sua actividade não se resume aos softwares aplicativos, uma vez que a empresa também desenvolve o sistema operativo mais popular: o Windows.

Citação

Equipe editorial de Conceito.de. (8 de Julho de 2011). Conceito de software aplicativo. Conceito.de. https://conceito.de/software-aplicativo

Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador para executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas, dados e instruções que comandam o funcionamento de um computador, smartphone, tablet e outros dispositivos eletrônicos.

O software é o responsável por fazer a máquina compreender e executar os comandos do usuário. É classificado como a parte lógica e imaterial, cuja função é fornecer instruções para o hardware. O hardware é toda a parte física que constitui o dispositivo.

A palavra inglesa software foi usada pela primeira vez em 1958 em um artigo escrito pelo cientista americano John Wilder Tukey. Foi também ele o responsável por introduzir o termo "bit" para designar "dígito binário".

Tipos de Software

Software de Sistema

O software de sistema é um conjunto de informações processadas pelo sistema interno de um dispositivo que permite a interação entre usuário e o hardware. Também é responsável por gerenciar a eficiência de desempenho do aparelho.

O sistema operacional é o principal software de sistema de uma máquina. Mas também há outras categorias de software de sistema, como os drivers, firmwares, utilitários e tradutores de linguagem de programação.

Exemplos: Windows, MAC OS X, iOS, Android.

Software de Programação

Trata-se do conjunto de ferramentas que permitem ao desenvolvedor criar e editar outros softwares, utilizando linguagens de programação (C, Java, Javascript, Phyton, PHP, Ruby, etc.) e um ambiente visual de desenvolvimento integrado.

Software Aplicativo

Software de aplicativos são os programas utilizados nos dispositivos que permitem ao usuário executar uma série de tarefas nas mais diversas áreas de atividade.

Exemplos: Chrome, calculadora, Windows Media Player, Microsoft Word, AutoCAD, Adobe Photoshop.

Softwares de comunicação são programas que estabelecem a comunicação direta e em tempo real entre os usuários. Com a ampliação do acesso à internet e a dispositivos digitais, tornaram-se parte do cotidiano das pessoas, utilizados tanto para fins pessoais quanto comerciais.

Exemplos: WhatsApp, Gmail, Slack, Zoom, Google Meets, Messenger.

Softwares de jogos são programas utilizados geralmente para fins recreativos, mas que também podem ser utilizados para finalidades educacionais. Alguns desses softwares tornaram-se competitivos, dando origem aos chamados esportes eletrônicos (eSports), com torneios internacionais e premiações milionárias.

Exemplos: Counter Strike, League of Legends, Candy Crush, PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG).

Software Web ou Web App

São softwares hospedados em servidores online e que podem ser acessados através dos navegadores de internet, como Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Google Chrome, entre outros. Costumam ter funcionalidades semelhantes a de outros programas, porém, dispensam a necessidade de download e requerem conexão com a internet para serem usados.

Exemplos: Google Drive, Gmail, Evernote Web, Microsoft Office 365, Canva Web.

Software de Inteligência Artificial

Os softwares de inteligência artificial ou softwares IA são programas que simulam o comportamento humano, sobretudo as capacidades cognitivas (raciocínio, interpretação, entendimento, p. ex.). Por meio da combinação de dados e algorítimos, esses softwares conseguem realizar tarefas muito complexas, criando soluções para problemas com incontáveis variáveis, habilidade antes exclusiva da inteligência humana.

Exemplos: assistentes virtuais (Siri, Alexa e Google Assistente), programas de carros autônomos, chat bots (robôs usados no atendimento ao cliente e gerenciamento de grupos online).

Software livre

Existe também o conceito de software livre ou aberto, que remete para um programa que dá liberdade ao utilizador, permitindo que ele o estude, modifique e compartilhe com outras pessoas. Para isso, é preciso que o utilizador tenha acesso ao código-fonte, para mudá-lo conforme as suas necessidades.

Exemplos: OpenSolaris, Eclipse, NetBeans, OpenOffice, Linux, Mozila Firefox.

Bibliografia:

  • CARVALHO, André C. P. L. F. de; LORENA, Ana Carolina. Introdução à Computação: Hardware, Software e Dados. Coimbra, LTC (Almedina), 2016.
  • RODRIGUES, Luciene Cavalcanti; ESCOLA, João Paulo Lemos. Informática: sistemas operacionais e softwares aplicativos. São Paulo, CPS, 2010.

Veja também:

  • Significado de Hardware
  • Informática: conceitos básicos, como surgiu e para que serve

  • Windows: o que é e como funciona o sistema operacional

  • Significado de interface

  • O que é Internet

  • Diagrama de Classes UML: o que é, componentes e exemplo

  • Algoritmo: o que é, exemplos e aplicações

Compartilhar

Enviar

Qual o tipo de software que permite a execução de outros softwares?

Revisão por Taysa Coelho

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desde 2012, escreve sobre tecnologia e tenta descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos.

Quais são os 4 tipos de software?

Tipos de software e o seu objetivo?.
Software aplicativo. São aplicações projetadas para resolver problemas específicos dos usuários..
Software de programação. ... .
Software de sistema. ... .
Software livre. ... .
Software proprietário. ... .
Software freeware..

O que é software de execução?

Execução em engenharia da computação e de software é o processo pelo qual um computador ou máquina virtual lê e age sobre as instruções de um programa de computador. Cada instrução de um programa é uma descrição de uma determinada ação que deve ser executada para que um problema específico seja resolvido.

Quais os 3 principais tipos de softwares?

Um software pode se apresentar de várias formas, por isso se dividem em três categorias principais:.
Software de programação. São as ferramentas usadas pelo programador para desenvolver novos softwares e programas. ... .
Software de sistema. ... .
Software de aplicação..

Quais são os dois tipos de software?

Existem vários tipos de Softwares:.
SOFTWARE DE SISTEMA: O Software de sistema é constituído pelos sistemas operacionais(S.O). ... .
SOFTWARE APLICATIVO: Este tipo de software é, basicamente, os programas utilizados para alicaçoes dentro do S.O, que não estejam ligados com o funcionamento do mesmo..