Qual parte do corpo não pode tocar na bola durante o jogo de goalball

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Qual parte do corpo não pode tocar na bola durante o jogo de goalball

O goalball (também conhecido por golbol no Brasil) é um desporto coletivo com bola, praticado por atletas que possuem deficiência visual. Foi inventado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sett Reindle. O objetivo do jogo é arremessar uma bola com as mãos de modo em que a bola entre na baliza do adversário. Cada equipe deve jogar com três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos por todos os atletas.

A percepção da posição da bola é feita usando os sentidos do tato e audição. As linhas do chão são o motivo do jogo em que o tato prevalece. A bola possui guizos para uso da audição, e assim os praticantes podem saber em que direção a bola se move. É um jogo que requer muita concentração, e por isso o silêncio dos espectadores e da equipe é de extrema importância para o jogo.

Regras básicas do goalball[editar | editar código-fonte]

Bola[editar | editar código-fonte]

A circunferência da bola oficial de golbol assemelha-se muito à bola de basquetebol, mas o peso é maior. Pesa 1,250 kg e não possui enchimento "câmara de ar", fato que a mantém em maior contato com o solo.

Quadra[editar | editar código-fonte]

Qual parte do corpo não pode tocar na bola durante o jogo de goalball

As dimensões oficiais da quadra são 18m de comprimento x 9m de largura em formato retangular. Toda a marcação da quadra no solo é feita em alto relevo (barbantes sob fita adesiva) para permitir a orientação tátil dos jogadores. As metas, balizas ou gols ficam sobre as linhas de fundo da quadra e medem 9m de largura por 1,30m de altura. Cada metade da quadra é dividida em três áreas de dimensões idênticas: área neutra, área de ataque (ou de lançamento) e área de defesa.

A área neutra é o espaço que separa as áreas destinadas às atuações das equipes.

A área de ataque (ou de lançamento) limita a ação ofensiva das equipes. O primeiro contacto da bola com o solo, após o lançamento dos jogadores, deve acontecer obrigatoriamente até a linha que separa a área de ataque da respectiva área neutra da meia-quadra de cada equipe, para que os defensores tenham tempo para ouvir e perceber a trajetória da bola lançada.

A área de defesa cerceia as ações defensivas. Somente é permitido aos jogadores efetuarem a defesa das bolas lançadas pelos adversários com parte do corpo em contacto com esta área. Sendo esta área o principal ponto de referência para a orientação espacial dos jogadores, existem diferentes marcações (linhas táteis) em seu interior diferenciando-a das demais áreas. Estas são as linhas do ala esquerdo, do pivô e do ala direito.

Jogadores[editar | editar código-fonte]

Qual parte do corpo não pode tocar na bola durante o jogo de goalball

As três jogadoras titulares de um time de golbol.

Cada equipe é composta de três jogadores em quadra e até três reservas. Antigamente eram permitidas três substituições, mas com a mudança da regra que começou a valer em 2012, é permitido fazer quatro substituições, sendo que uma dessas tem que ser feita no primeiro tempo (se o técnico desejar,claro)mas caso não haja substituição no primeiro tempo, a equipe terá apenas três substituições restantes para o segundo tempo. Não se contabilizando como parte dessas três possíveis as substituições realizadas no intervalo. Ao entrarem em quadra, os atletas devem estar devidamente vendados para que não haja desigualdade de condições entre os que não enxergam e os que possuem algum resíduo visual.

Nesta modalidade os atletas deficientes visuais das classes 1, 2 e 3, competem juntos, ou seja, do atleta completamente cego até os que possuem alguma percepção, para que não haja trapaça, eles colocam uma venda nos olhos.

1 – Cego total: de nenhuma percepção luminosa e com incapacidade de reconhecer o formato de uma mão a qualquer distância ou direção.

2 – Jogadores que já têm a percepção de vultos. reconhece a forma de uma mão.

3 – Os jogadores conseguem definir imagens.

Tempo[editar | editar código-fonte]

A duração da partida é de dois tempos de doze minutos com três minutos de intervalo entre eles. É permitido o pedido de até quatro tempos técnicos por equipe, sendo que pelo menos um desses pedidos tem que ser feito no primeiro tempo se o (técnico

com duração de quarenta e cinco segundos cada um)

Infrações[editar | editar código-fonte]

As infrações invertem a posse de bola durante a partida. Elas são marcadas quando os jogadores não esperam a autorização do árbitro para lançar após qualquer interrupção da partida (premature throw – lançamento prematuro); tentam passar a bola para o companheiro e jogam-na para fora da quadra com o seu corpo o jogador não merece defendem a bola lançada pelo oponente, mas ela retorna à meia-quadra adversária ultrapassando a linha de centro (ball over – bola perdida); ou outras situações.

O jogo pode ser interrompido se, entre outros casos, um jogador quiser mexer nas vendas; se a reposição de bola em jogo demorar a acontecer; se alguma das linhas do recinto precisar de ser retocada; ou se houver demasiado ruído no pavilhão. Sobre isto, é de acrescentar, que o público apenas se pode (e deve) manifestar quando há gols; em paragens por official time (tempo oficial) ou nos descontos

Quais são as regras básicas do Goalball?

De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária.

Qual é a deficiência do Goalball?

Ao contrário de outras modalidades paralímpicas, o goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento). As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo.

Quais os sentidos corporais mais utilizado no Goalball?

A audição, o tato e a orientação espacial são as percepções mais evidenciadas pelos atletas tanto na rua como durante o goalball.

Quais são as 3 áreas do Goalball?

A quadra onde ocorre a disputa do goalball é do tamanho da de vôlei: 9 m de largura por 18 m de profundidade, dividida em 3 áreas: ataque, neutra e defesa. As áreas de ataque e defesa têm 3 m de profundidade cada. As linhas da quadra são táteis para que os jogadores possam se posicionar.