Quando a moto está saindo fumaça branca?

Índice:

  1. O que significa fumaça branca no motor diesel?
  2. O que faz o motor a diesel fumaça preta?
  3. O que diminui a fumaça no motor a diesel?
  4. O que significa fumaça preta no escapamento?
  5. É normal motor a diesel fumaçar?
  6. Como o motor diesel não elimina a fumaça?
  7. Por que a fumaça está saindo do motor?
  8. Qual a causa da fumaça branca em carros aquecidos?
  9. Qual a cor da fumaça do automóvel?

O que significa fumaça branca no motor diesel?

A fumaça branca, indica que o líquido de arrefecimento (do radiador) está sendo queimado na câmara de combustão. O bloco do motor e o cabeçote tem diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Geralmente isto acontece quando alguma junta do motor está danificada, queimada ou rompida.

O que faz o motor a diesel fumaça preta?

A cor preta e cheiro forte dessa fumaça indicam carbono pulverizado, ou seja, alta temperatura do combustível e ausência de ar para realizar a combustão, trazendo falhas na queima. Com isso, o motor consome mais combustível do que o comum, pois o aquecimento queima o diesel em maior quantidade.

O que diminui a fumaça no motor a diesel?

A EGR é uma técnica relativamente antiga e sua utilização veicular teve início na década de 1970. Squaiella explica que ela foi abandonada para aplicações em motores a diesel durante muitos anos justamente porque os combustíveis antigos continham altos teores de enxofre.

O que significa fumaça preta no escapamento?

Fumaça preta: alto consumo de combustível Isso ocorre porque a chamada mistura rica ou excesso de combustível acaba sendo queimado com o aquecimento do escape.

É normal motor a diesel fumaçar?

Fumaça preta saindo do escapamento não é um bom sinal. Normalmente associada a veículos movidos a diesel, ela indica que há algo errado com o caminhão, mais precisamente que o óleo não está sendo queimado de maneira correta e equilibrada.

Como o motor diesel não elimina a fumaça?

  • A geração mais nova de motores a diesel ainda não eliminou a fumaça e ela em excesso continua sendo um sinal do mal funcionamento do motor. Motores a diesel são movidos a combustível, o que significa que o número de rotações é controlado exclusivamente pela quantidade de combustível que entra no motor.

Por que a fumaça está saindo do motor?

  • Mesmo após o breve período onde geralmente ocorre uma condensação, o escape do veículo continuar a emitir fumaça branca, o fato precisa ser encarado com seriedade, pois um problema grave está acontecendo com o motor. O motivo principal para que essa cor de fumaça esteja saindo pelo cano de descarga é o líquido de arrefecimento.

Qual a causa da fumaça branca em carros aquecidos?

  • A fumaça branca encontrada em carros com motor aquecido, pode ser resultado da presença de liquido do radiador. Esse sintoma geralmente é provocado pela passagem de água através da junta do cabeçote defeituosa, que acaba atingindo a câmara de combustão e finalmente sai pelo escape.

Qual a cor da fumaça do automóvel?

  • Fique alerta, pois as cores da fumaça podem indicar alguns problemas no motor. Anormalidades no motor do automóvel podem ser reveladas pela cor da fumaça do escapamento. Como assim?

Um motor que esteja funcionando corretamente não deve expelir nenhuma fumaça visível pelo escapamento. Logo, alguns problemas no motor podem ser facilmente detectados, apenas observando-se a fumaça que sai pela tubulação. Exceto pela fumaça branca, que se dissolve rapidamente no ar, geralmente em dias frios e quando a temperatura do motor ainda está baixa, um motor expelindo fumaça tem problemas. Em São Paulo, se o seu carro estiver apresentando um desses problemas você não conseguirá sequer licenciá-lo. Vamos, então, dar alguns exemplos que podem ser aplicados em motores à alcool, gasolina e/ou GNV.


FUMAÇA BRANCA:

A fumaça branca, indica que o líquido de arrefecimento (do radiador) está sendo queimado na câmara de combustão. O bloco do motor e o cabeçote tem diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Geralmente isto acontece quando alguma junta do motor está danificada, queimada ou rompida.

Outro sintoma: o nível do líquido de arrefecimento baixa rapidamente.

Falsa Fumaça Branca: em dias  frios, ao ligar o motor, um vapor denso e branco pode ser produzida, mas em seguida pára, assim que o motor esquentar. Isto é apenas efeito do ar frio sendo condensado é não deve ser considerado um problema.


FUMAÇA AZULADA:

Esta é a mais grave. Quando é azul, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão, o que poderá danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados. Em resumo, esta fumaça azulada indica que o seu motor precisa urgentemente de reparo e dificilmente escapará de ir para a retífica.

Outro sintoma: nível do óleo baixando rapidamente.

Mas cuidado, a cor é levemente azulada e pode ser confundida com a de cor branca.


FUMAÇA PRETA:

Ocorre quando a mistura ar-combustível está muito rica, ou seja, o carburador – ou a injeção eletrônica – está desregulado e injetando mais combustível do que deveria. Isto faz com que este combustível em excesso entre no escapamento ainda em combustão, formando esta fumaça preta. Porém, encontrar um pouco de fuligem na parte interna do tubo, deixando-o com uma sujeira preta, é normal. Mesmo assim, você deverá procurar um mecânico de confiança para realizar a limpeza, verificação das velas de ignição e regulagem do sistema de alimentação do seu carro.

Outro sintoma: consumo de combustível mais alto que o normal.


Qualquer situação como estas indica que há problemas no motor. Percebendo fumaça no escapamento, quanto mais rápido você levar o seu carro para uma revisão, menor poderá ser o gasto com o reparo.

A fuligem causada pelo excesso de fumaça saindo pelo escapamento, pode danificar o catalisador do seu veículo.

Tão importante quanto preservar o seu bolso fazendo a correta manutenção do seu carro é contribuir para um ar mais saudável, principalmente em grandes centros urbanos. Em São Paulo, a inspeção veicular já é obrigatória para vários veículos. Então fique atento: se o seu carro está apresentando um destes sintomas mencionados, leve-o ao seu mecânico antes de agendar a vistoria.

O piloto Oswaldo Negri explica estes problemas deforma mais simplifica neste vídeo feito para o site bemsimples.com

O que significa fumaça branca na moto?

Filtro de ar lambuzado de óleo Neste caso, a fumaça branca pode acontecer quando o filtro fica lambuzado de óleo devido a queda ou se o seu proprietário deixa a moto deitada. O ideal é indagar logo do cliente se ele deixou a moto deitada ou se houve uma queda. Como se prevenir: fazer a troca da peça em caso de queda.

Quando acelero muito Sai fumaça branca?

Fumaça branca: problema no radiador Se ela surgir quando o motor estiver aquecido, pode indicar que há líquido no radiador. Isso ocorre quando a água que passa pela junta do cabeçote com defeito atinge a câmara de combustão. Assim, ela acaba saindo pelo escapamento em forma de fumaça.

Como saber se a moto está queimando óleo?

Fumaça Azul NO ESCAPAMENTO A fumaça azulada é provavelmente a mais preocupante dessa lista e indica a queima de óleo lubrificante no motor. A lista de motivos pode variar, indo de desgaste em anéis e retentores de válvulas à obstrução da ventilação do motor (válvula PCV) e outros motivos.