Quando alguém americano morre eles colocam RIP no túmulo daquela pessoa o que significa esta sigla?

Esta dissertação versa sobre as maneiras com que a morte vem sendo tratada na virtualidade através de comunidades virtuais de Redes Sociais que catalogam perfis de pessoas que já morreram e em sites de empresas funerárias que viabilizam a transmissão de Velórios Virtuais. Nestes espaços, trata do corpo morto no ambiente virtual como vetor de significações e representações da vida e da morte: primeiramente, o perfil na rede social Orkut como representação do indivíduo e de sua corporeidade; por último, do corpo morto no momento do velório, transmitido para a virtualidade através dos Velórios Virtuais. Comporta, também, uma netnografia, ou seja, uma netnografia virtual das comunidades "Perfil de Gente Morta" e "Velórios Virtuais" do Orkut, analisando a forma com que a virtualidade tem abarcado o tratamento do fim da vida e a discussão da morte, através de uma antropologia da morte. Palavras-chave: morte, virtualidade, corpo, antropologia da morte. This dissertation deals with the ways in which death is being treated in virtuality through virtual communities of Social Networks that have been cataloging profiles of people who have died and in websites of funerary companies that enable the transmission of the Virtual Wakes. In these spaces, deals with the dead body in the virtual environment as a vector of meanings and representations of life and death: first, the profile on the Orkut social network as a representation of the individual and his body; finally, the dead body at the time of the funeral, streamed to virtuality through Virtual Wakes. Also holds a netnography, i.e. a virtual ethnography of communities "Dead People Profiles" and "Virtual Wakes" on Orkut, analyzing the way that virtuality has covered the treatment of end of life discussion and death through the anthropology of death. Keywords: death, virtuality, body, anthropology of death.

Curiosidades

Originalmente, RIP vem do latim utilizado pelos primeiros cristãos, mas a sigla também significa coisas diferentes em outros contextos.

Quando alguém americano morre eles colocam RIP no túmulo daquela pessoa o que significa esta sigla?
Needpix

A sigla RIP – por vezes escrita como R.I.P. – tem origem no latim requiescat in pace e significa descanse em paz, em português. Por causa do sentido, inclusive, é extremamente popular em túmulos, cemitérios e epitáfios.

Apesar do significado em latim, a popularidade vem do uso em inglês – rest in peace -, com o mesmo significado. A influência de produtos norte-americanos como filmes, séries de TV e quadrinhos, por exemplo, acabou por popularizar a sigla utilizada em situações de luto.

Além dos sentidos em latim e inglês, a sigla também é muito comum no italiano. O sentido ainda é o mesmo, mas RIP nesse caso é traduzido como riposi en pace (de repouse em paz).

História da sigla RIP

Quando alguém americano morre eles colocam RIP no túmulo daquela pessoa o que significa esta sigla?
shutterstock

Antes da popularização do uso de RIP, a frase mais comum nos túmulos dos primeiros cristãos era dormit in pace, traduzido como dorme em paz. Num sentido mais amplo, a ideia era dizer que a pessoa em questão morrera na paz da Igreja e agora estava unida com Cristo.

A sigla RIP começou a aparecer com maior frequência em lápides de meados do século V, mas foi só no século XVIII que explodiu em popularidade. Cristãos de vertentes anglicanas e metodistas, bem como católicos romanos, utilizavam a mensagem como esperança de oferecer paz a uma alma após a morte.

Outras variações da sigla incluem textos mais amplos, como “Requiescat in pace et in amore” ou “In pace requiescat et in amore”. Em latim, a frase completa quer dizer “que ele/ela descanse em paz e amor”.

RIP no mundo digital

Quando alguém americano morre eles colocam RIP no túmulo daquela pessoa o que significa esta sigla?
Pro Crack Box

No mundo da tecnologia, a palavra rip (do inglês para cortar) significa realizar cópia de arquivos de outras mídias. Originalmente, ela surgiu para nomear o processo de retirar músicas de antigos cartuchos de vídeo-games.

Com o tempo, o sentido foi ampliado para a remoção de áudios em WAV ou MP3 de CDs, até que ganhou novas variações na pirataria. Quando o conteúdo de um DVD ou blu-ray é copiado, por exemplo, é comum dizer que ele foi ripado. O mesmo pode-se dizer de jogos distribuídos como cópias alternativas.

Na maioria das vezes, o processo de “rippar”, ou copiar, arquivos de uma mídia original não implica em perda de conteúdo o qualidade. No caso de games, no entanto, alguns copiadores podem escolher remover partes dos arquivos no processo, a fim de diminuir o tamanho de arquivos de download.

Apesar de rip originalmente significar cortar ou rasgar, em inglês, as mídias e os dados não sofrem danos no processo de cópia.

Outros usos

Quando alguém americano morre eles colocam RIP no túmulo daquela pessoa o que significa esta sigla?
Meio Bit

Além do uso em lápides e na tecnologia, a sigla RIP também pode ser encontrada em vários outros usos. No Brasil, por exemplo, a Marinha tem o Registro Imobiliário Patrimonial, ou RIP.

Enfim, a sigla diz respeito a um número de Serviço Patrimonial da União que serve para fiscalizar e definir territórios pertencentes à organização.

Além disso, na internet a faz referência ao Routing Information Protocol. O protocolo é importante para garantir a padronização de troca de informações e dados entre conexões de internet no mundo todo.

Fontes: Tecla SAP, Significados, Significados BR

Imagens: Needpix, shutterstock, Pro Crack Box, Meio Bit

O que significa RIP morto?

rip rip. Usa-se para desejar paz depois da morte ou para indicar que algo ou alguém faleceu.

O que significa RIP rainha?

Agora, sua morte inspira a criação de mais de 18 criptomoedas com nomes como “RIP Elizabeth” e “God Save the Queen”, que significam “descanse em paz Elizabeth” e “Deus Salve a Rainha” em português.

Como surgiu o RIP?

Origem do RIP A sigla RIP se originou de uma palavra latina, requiescat in pace. Nos países que utilizam a língua inglesa, acabou que apenas uma parte da frase se tornou comum para fazer a assimilação, dando a criação da frase rest in peace.

Quando surgiu RIP?

Basicamente, ele trata da implementação direta do algoritmo de vetor distância. A RFC do RIP, saiu em 1988 (RFC 1058).