Quando o bebê está do lado esquerdo da barriga é menino ou menina?

Olá mamães!

No post de hoje vamos falar sobre como descobrir o sexo do bebê usando o Método Ramzi.

Essa semana eu vi essa imagem compartilhada no facebook através do site Just Reals Moms e lembrei que eu já havia testado esse método ramzi. Na gravidez do Francisco, nós cogitamos a possibilidade de fazer o teste de sexagem fetal (e depois desistimos) para descobrir o sexo do bebê mais cedo (aproximadamente na 8ª semana de gravidez). Por acaso, acabamos encontrando esse método Ramzi em um artigo (em espanhol) e resolvemos fazer o teste.

O método Ramzi consiste na possibilidade de descobrir o sexo do bebê precocemente desde o primeiro exame (geralmente realizado na sexta semana de gestação) através de uma imagem de ultrassonografia.
Basicamente, você só precisa descobrir e analisar qual o lado que o saco gestacional foi implantado no seu útero. Se ele foi implantado no lado ESQUERDO, existe uma maior probabilidade do bebê ser UMA MENINA. Se ele estiver implantado no lado DIREITO, há maior probabilidade de ser um MENINO (Esquerdo= Menina | Direito= Menino).
Quem descobriu esse método foi o médico Saad Ramzi Ismail. Ele analisou mais de 5.000 ecografias durante 10 anos. Segundo os resultados das suas pesquisas, esse método de análise teria mais de 90% de chances de acerto.

Nossa experiência:

Quando estávamos completando 8 semanas de gestação eu perguntei a um dos médicos que fazia as nossas ecografias em que lado do útero o meu bebê estava implantado (e não falei para ele o motivo da pergunta achando que ia rir de mim) e ele me disse: do lado direito (eu não cheguei a analisar o ultrassom).
Confesso que naquele momento eu não acreditei muito e continuei na dúvida, até esqueci esse assunto, pois eu estava tentando manter a calma e ficar super tranquila, sem pensar em nada até 12ª semana de gravidez (onde os riscos diminuem). E independente do sexo eu estaria realizada. Mesmo assim, eu também acabei analisando a lua, a idade e o ano para descobrir o sexo e também aparecia menino hehe…

Então, fica a sugestão, peça para o seu médico lhe informar a localização exata do saco gestacional, aonde ele foi implantado, pois o ultrassom dependendo do aparelho pode alterar a imagem e a localização.

Conclusão: Se o método ramzi funciona mesmo eu, sinceramente, não sei. Mas, no meu caso, deu certo e segundo a pesquisa que eu li as probabilidades de acerto são realmente grandes. Então, não custa tentar, não é?

Meninas, mais alguém testou, funcionou ou não?

Beijinhos!

Saber as posições do bebê na barriga é uma “arte” que evolui junto com a gestação: à medida que o bebê cresce, e a mãe passa a perceber melhor sua movimentação, fica mais fácil entender, por exemplo, onde estão os pés e a cabeça.

“Não há limites para a posição do bebê durante a gestação, eles se adaptam bem ao útero durante o seu crescimento, e se desenvolvem perfeitamente, independentemente da posição que estejam. Por isso afirmamos que um bebê está em constante movimentação, mesmo quando a mãe não consegue perceber nada”, detalha a Ginecologista Ana Cristina Fernandes.

Sabendo da importância do tema, separamos neste artigo informações sobre as principais posições do bebê na barriga e como elas influenciam no momento do parto.

Confira na sequência os principais esclarecimentos sobre o assunto com o auxílio de mais algumas explicações da Ginecologista Ana Cristina Fernandes.

A importância da movimentação do bebê na gestação

À medida que a gravidez evolui e o bebê cresce, a movimentação se torna cada vez mais importante para avaliar a vitalidade fetal, já que o bebê deve se mexer com frequência – principalmente depois que a mãe se alimenta.

Se a gestante não perceber essa movimentação, ou notar uma menor mobilidade durante algum período, é importante que ela procure um médico o quanto antes.

Quais são as principais posições do bebê na barriga?

Dependendo do tempo de gestação ou do período do dia, as posições podem variar bastante, mas podemos dizer que as principais posições do bebê na barriga são a cefálica (de cabeça para baixo), pélvica (o bebê fica sentado) e córmica (na transversal).

Confira mais detalhes abaixo:

– cefálica: a mais comum na gestação, quando a cabeça do bebê está para baixo e os pés ficam próximos do estômago;

– pélvica: que ocorre em torno de 4% a 5% das gestações, quando o bebê está sentado na pelve da mãe;

– transversal (ou córmica): a mais rara estatisticamente falando (cerca de 1% dos casos), quando o bebê está atravessado no útero da mãe.

Como a posição do bebê influencia o parto?

Desejado por muitas mulheres, o parto vaginal pode ser diretamente influenciado pela posição do bebê na barriga: se ao final da gestação o bebê não virar para a posição cefálica, o parto vaginal pode se tornar muito difícil ou impossível de ser realizado.

“Para o parto vaginal, a posição mais comum é a cefálica, quando a cabeça é a primeira parte do bebê a nascer. O parto com o bebê pélvico não é tão comum, mas pode acontecer. No entanto, ele está associado a maiores riscos para o bebê e para a mamãe. Por isso, só deve ser feito por uma equipe obstétrica com experiência nesse tipo de procedimento e em ambiente hospitalar”, destaca a Dra. Ana Cristina.

Uma manobra feita pelos médicos para ajudar a gestante que deseja o parto normal é a Versão Cefálica Externa, uma técnica que permite virar o bebê dentro do útero.

Conhecida como VCE, ela é um procedimento não invasivo, seguro e com razoáveis taxas de sucesso. Por meio de “massagens” na barriga da mãe, o médico direciona o bebê a dar “uma cambalhota retrógrada”, ou um giro à la Daiane dos Santos.

“A VCE também possui requisitos necessários para sua execução e deve ser feita sempre por um profissional experiente na sua aplicação”, aponta a Dra. Ana Cristina. “Caso não seja possível, a melhor saída é o parto cesariana”, finaliza.

As suas dúvidas sobre a posição do bebê na barriga durante a gestação foram esclarecidas? Compartilhe o conteúdo para que mais gestantes possam conhecer essas informações! Caso tenham mais perguntas, fiquem à vontade para mandar para a gente!

Para conhecer outros assuntos relativos à gestação, consulte os artigos presentes em nosso site.