Quantas calorias para perder 1kg por semana

Perder 1kg por semana é saudável?

As pessoas costumam a se animar e exagerar muito no início de dietas e actividades físicas, procurando a perda de peso rápida.

Mas, qual é a quantidade saudável de gordura corporal que podemos perder por semana? Será que é saudável perder 1kg de gordura corporal por semana? Leia até o final para saberes as respostas destas perguntas!

Quando um indivíduo inicia qualquer programa de atividade física e reeducação alimentar, nas primeiras semanas ele conseguirá perder 2 e às vezes até três quilos em uma semana, pois é muito mais fácil aumentar o seu gasto calórico.

Segundo os profissionais de saúde, perder 1 quilograma por semana é uma maneira saudável e sustentável de perda de gordura corporal.

A perda de 1kg por semana contribui para a saúde do indivíduo em geral e ajuda a reduzir os riscos de desenvolver doenças do coração e outras patologias crônicas.

Uma coisa que precisa ficar bem claro é que quando uma pessoa perde 1kg por semana, esse peso que a pessoa perde não é exclusivamente gordura corporal, o indivíduo perde também água.

O que constitui um risco para a saúde e uma prática insustentável é a perda de gordura corporal superior a 1k, pois, ao invés de gordura, o indivíduo estaria a perder massa muscular.

Quantas calorias devo ingerir para perder 1k por semana?

Estima-se que é necessário queimar cerca de 3500 calorias para perder um quilograma. 3500 calorias equivalem a cerca de 0,45 quilograma de gordura.

Por isso, em geral, se cortar cerca de 500 a 1000 calorias por dia da sua dieta normal perderia cerca de um a dois quilogramas por semana.

Os homens não devem comer menos de 600 calorias por dia e as mulheres não devem comer menos de 1200 sem supervisão médica.

A taxa ideal de perda de peso não deve ser mais de 0,9 a 1 quilograma por semana.

Leia também:

  • Alimentação saudável para emagrecer 
  • Receitas de batidos para perder peso
  • 10 Alimentos ricos em proteínas 
  • Como fazer jejum intermitente 
  • Carne de porco é saudável?

A dieta de 1000 calorias por dia é uma estratégia de emagrecimentoindicada para quem quer perder peso. Basicamente, o plano consiste em consumir alimentos de baixa calorias, e de preferência  com fonte de fibras para dar saciedade ao corpo. Por ser uma alimentação extremamente baixa, é indicado que o programa alimentar seja acompanhado por um nutricionista Veja como perder 1 kg por semana e quais os riscos de uma dieta restritiva: 

VEJA MAIS

Quantos quilos emagrece com uma dieta de 1000 calorias?

Uma dieta restritiva como a de 1000 calorias por dia pode fazer com que a pessoa consiga perder até 1 kg por semana, porém, os resultados podem variar de acordo com cada organismo. 

O que comer em uma dieta de 1000 calorias por dia?

O nutricionista pós graduado em nutrição esportiva e estética, André Luís Bittencourt, ressalta que não é adequado indicar o que comer para perder peso, porque pode induzir as pessoas a seguirem a dieta sem consultar um profissional. Mas, caso haja a liberação de um nutricionista, deve optar por comer alimentos de baixo teor calórico e com fonte de fibras.

Saiba quais são os alimentos indicados:

  • Brócolis;
  • Couve-flor;
  • Espinafre;
  • Morango;
  • Chuchu;
  • Repolho;
  • Abobrinha;
  • Feijão;
  • Milho;
  • Alface.

Como dividir a ingestão calórica ao longo do dia?

André Luís explica que a divisão calórica, entre as refeições, depende dos hábitos e necessidades do paciente. Por exemplo, quem treina, deve priorizar a alimentação após a atividade física para recuperar os estoques de energia que foram gastos. 

Passo a passo: como fazer a dieta de 1000 calorias?

A dietavoltada para quem quer emagrecer pode variar de pessoa para pessoa e é influenciada pela idade, peso e altura. Exatamente por conta disso o planejamento deve ser indicado por um nutricionista a partir de uma avaliação do paciente. Entretanto, de modo geral, é necessário acrescentar na dieta alimentos de baixo teor calórico, como o morango, o brócolis, além de alimentos ricos em fibras, como o feijão

Veja um exemplo de cardápio para perder 1 kg por semana:

Café da manhã: 2 fatias de pão de forma integral recheadas com 1 banana pequena; 150 ml de suco natural de laranja;

Lanche da manhã: 170 g de iogurte zero gorduras com ½ colher de chá de linhaça.

Almoço: 1 pão francês integral recheado com 70 g de atum e 10 g de maionese light; Salada com 50 g de alface, 10 g de cebola e 50 g de pimentão vermelho; 1 copo de água.

Lanche da tarde: 1 maçã média.

Jantar: 70 g de peito de frango grelhado sem pele; 50 g de brócolis cozidos; 50 g de cenouras; 100 g de batata-doce com casca assada;

Lanche da noite: 1 mini pão francês integral com 1 colher de sopa de queijo cottage; 1 copo de água.

Quantas calorias para perder 1kg por semana
Nutricionista pós graduado em nutrição esportiva e estética André Luís Bittencourt (Reprodução/ Arquivo pessoal)

É possível emagrecer 1 kg por semana?

De acordo com o nutricionista André Luís, é possível, sim, emagrecer 1 kg por semana seguindo a dieta de 1000 calorias diárias, mas o plano alimentar não é considerado saudável. Isso porque, o corpo tem a falsa ilusão de perder gordura quando,  na verdade, apenas desincha. 

Por quê não seguir a dieta?

O nutricionista alerta que quem decidir seguir a dieta de 1000 calorias diárias está sujeita a desenvolver compulsão alimentar, perder massa magra, além de reduzir o metabolismo corporal, tornando-o mais lento, provocando o ganho em dobro de peso

Como perder peso de forma saudável?

Para quem quer de fato emagrecer, precisa começar a praticar atividades físicasdiariamente, comer bem, mas de forma saudável, ter uma boa noite de sono e uma rotina de treinos e dieta equilibrada

* Atenção: Toda a dieta precisa ser prescrita por um profissional de nutrição. A falta de orientação adequada pode representar riscos graves à saúde. Procure orientação especializada para saber qual modelo funciona melhor para o seu organismo.

(*Estagiária Amanda Martins, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

É possível perder 1 kg por semana?

A recomendação para redução de peso são de 0,5kg a 1kg por semana, desta forma poupamos a perda de massa magra e o efeito rebote de reganho de peso. Em 1 kg de gordura há 7.700 kcal.

Quantas calorias consumir para perder 1 kg por semana?

Caso ela queira perder cerca de 0,5 kg por semana, ela precisa ingerir diariamente 500 calorias a menos que o seu gasto energético basal, o que significa uma ingestão de cerca de 1557,58 kcal por dia. Para perder 1 quilo por semana, o consumo de calorias deveria ser restrito a 1057,58 kcal por dia.

Quantas calorias preciso por dia para perder 1kg?

Em média, uma pessoa precisa deixar de consumir 7 mil calorias para eliminar 1 kg — mas isso varia e há outros fatores a serem levados em conta.

O que fazer para perder 1 kg por semana?

Algumas dicas para emagrecer 1 kg por semana são:.
Tomar chá termogênico. ... .
Evitar líquidos durante as refeições. ... .
Evitar molhos nas refeições. ... .
Mastigar bem os alimentos. ... .
Dormir 8 horas por noite. ... .
Evitar alimentos industrializados. ... .
Tomar suco detox..