Quantas calorias queimar por dia para emagrecer

Quando uma pessoa está prestes a iniciar uma dieta, começa a surgir diversos questionamentos, e o principal deles é: quantas calorias comer por dia? No momento em que você quer emagrecer ou até mesmo manter uma alimentação mais saudável, comer a quantidade certa é algo fundamental para ajudar nessa sua nova jornada de vida. Assim, o primeiro passo para saber a média calórica diária é calcular o Índice de Massa Corpórea — o IMC.

Compreenda um pouco mais sobre as calorias

Assim como o metro (m), as calorias são uma unidade de medida que servem para controlar o que é ingerido durante o dia a dia, ou quando se entra em uma dieta. Dessa forma, a coloria irá dizer qual o valor energético presente em todos os alimentos que são consumidos durante o período de 24 horas. Quando a meta é a perda de peso, se faz necessário diminuir os alimentos mais calóricos e dar preferência para os mais leves.

No geral, a quantidade de calorias consumidas é diferente de uma pessoa para outro. Tudo irá depender de qual será a meta quanto a perda de peso. Por exemplo, se um indivíduo quer perder 10 quilos, ele terá que consumir menos calorias que uma pessoa que tem como meta, emagrecer somente 5 quilos.

Então, tudo é uma questão de perspectiva e que deve ter muita cautela e ajuda profissional no momento em que se está calculando esse número de calorias a serem consumidas. Em média, uma pessoa do sexo feminino precisa ingerir cerca de 2 mil calorias diariamente, quando quer ter seu peso mantido. Se ela decide perder 1 quilo por semana, o ideal é a ingestão de 1.500 calorias por dia.

Mas, não são apenas as mulheres que se questionam sobre quantas calorias comer por dia. Muito pelo contrário! Os homens também se preocupam com a sua aparência e devem comer, em média, um total de 2.500 calorias para deixar seu peso como está. Além de 2 mil calorias quando deseja emagrecer.

Quantas calorias comer por dia, sem passar fome?

Para encontrar uma dieta perfeita para manter ou perder o seu peso ideal, deve-se procurar a ajuda de um profissional, para que ele venha a fazer as orientações corretas, de acordo com as suas necessidades. Vale ressaltar que o corpo de uma pessoa não segue um padrão, ou seja, aquelas dietas milagrosas da internet podem não ter o efeito desejado para o que você está buscando.

Coma pouco carboidratos

Em estudos publicados na Pubmed e Wiley Online Library, os pesquisadores revelaram a importância da ingestão de carboidratos em uma dieta. Essa fonte de nutriente serve para promover energia necessária durante o dia. E, em casos onde ele é retirado, completamente, as pessoas terão déficit de nutrientes e falta de disposição. A ingestão deve ser feita, mas em pequenas quantidades quando o objetivo é emagrecer.

Tome muita água

Uma pesquisa realizada em 2008 revelou que pessoas que consumiam água antes das refeições ficavam mais saciados e, consequentemente, comiam uma quantidade menor.

Os benefícios da proteína

Com esse nutriente presente em sua alimentação, ocorrerá um aumento na taxa metabólica e uma redução na fome, diz estudo. Em outro estudo realizado dentro dessa temática, evidenciou que a queima de calorias, ao ser inserido mais proteínas no cardápio, aumenta para 100 calorias diárias.

As proteínas são um tipo de nutriente essencial para o organismo, e quando consumido em altas concentrações, libera um hormônio chamado Polipeptídico YY (PYY), que inibe a sensação de fome, fazendo com que a pessoa se sinta saciada durante algumas horas. Além disso, o consumo de proteína aumenta a taxa metabólica ao mesmo tempo que ajuda a manter a massa muscular durante a perda de peso.

Um estudo publicado na revista Nutrition & Metabolism em 2012 mostrou que pessoas que consomem mais alimentos ricos em proteínas tendem a ter uma taxa menor de gordura abdominal.

Um dos primeiros passos em rumo ao emagrecimento é a redução de alguns nutrientes em excesso. É essencial consultar um especialista em nutrição para encontrar a dieta ideal para fornecer os nutrientes necessários ao seu corpo e emagrecer de forma saudável.

As calorias – uma medida da energia consumida e gasta

Inicialmente, a caloria é uma unidade de medição da energia, na Física . 1 caloria corresponde à energia necessária para fazer passar 1 grama de água de 14,5 °C para 15,5 °C à pressão atmosférica normal.

Abandonada atualmente na Física em prol do Joule, a caloria manteve-se, no entanto, no domínio da dietética para medir a quantidade de energia fornecida pelos alimentos ao organismo, bem como a quantidade de energia gasta pelo organismo (1).

Atenção: na realidade, em dietética e em nutrição, fala-se de quilocalorias e não de calorias. A título de exemplo,

  • 1 grama de lípidos fornece 9 kcal;
  • 1 grama de proteínas fornece 4 kcal;
  • 1 grama de glúcidos fornece 4 kcal;

O metabolismo basal – o ponto de partida

O metabolismo basal permite medir a quantidade de energia gasta pelo organismo em repouso. De facto, para fazer funcionar os seus órgãos (sistema digestivo, cérebro, coração, pulmões, músculos, etc.), o seu corpo gasta energia (2).

Por isso, mesmo que fique sentado(a) à secretária todo o dia, gasta energia. Todavia, a quantidade de energia gasta pelo seu organismo dependerá principalmente da sua composição corporal, a saber, em particular do seu índice de massa gorda e do seu índice de massa muscular; quanto mais elevado for o seu índice de massa muscular, mais energia gastará em repouso.

Assim, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): (3-4)

  • um homem jovem de 25 anos que pese 65 quilos, durma 8 horas por dia, trabalhe 8 horas por dia num escritório e dedique 8 horas por dia a várias atividades não profissionais, como atividade física, tem uma necessidade energética diária de 2500 kcal;
  • uma mulher jovem de 25 anos que pese 55 quilos, durma 8 horas por dia, trabalhe 8 horas por dia num escritório e dedique 8 horas por dia a várias atividades não profissionais, como atividade física, tem uma necessidade energética diária de 2000 kcal.

O metabolismo basal para um homem

No caso dos homens, o cálculo do metabolismo basal faz-se aplicando a equação seguinte: (10,0 x peso em quilogramas) + (6,25 x altura em centímetros) – (5,00 x idade em anos) + 5. Por exemplo, para um homem de 50 anos, que mede 1,78 metros e pesa 65 quilos, o metabolismo basal seria de 10 x 65 + 6,25 x 178 – 5 x 50 + 5; ou seja, cerca de 1500 kcal (5).

O metabolismo basal para uma mulher

No caso das mulheres, o cálculo do metabolismo basal faz-se aplicando a equação seguinte: (10,0 x peso em quilogramas) + (6,25 x altura em centímetros) – (5,00 x idade em anos) – 161. Por exemplo, para uma mulher de 50 anos, que mede 1,62 metros e pesa 50 quilos, o metabolismo basal seria de 10 x 50 + 6,25 x 162 – 5 x 50 – 161; ou seja, cerca de 1100 kcal.

As alterações ligadas à atividade física

Depois de calcular o seu metabolismo basal, deve aplicar-lhe um coeficiente em função do seu nível de atividade física:

  • 1,1 para uma vida sedentária;
  • 1,2 se pratica uma atividade física ligeira 2 vezes por semana;
  • 1,3 se pratica uma atividade física ligeira 3 a 4 vezes por semana;
  • 1,4 se pratica uma atividade física moderada diariamente;
  • 1,5 se pratica uma atividade física intensa 6 a 7 vezes por semana.

Como é preciso queimar calorias para perder peso?

No papel, perder peso é uma operação simples: basta que o seu organismo gaste mais energia do que a que consome. Só nesta circunstância é que o seu corpo recorre às suas reservas para compensar este diferencial; e você perde peso.

No entanto, se não praticar qualquer atividade física, vai com certeza perder massa gorda, mas o seu corpo recorrerá também à massa muscular não utilizada, a fim de conservar uma reserva de calorias no tecido adiposo.

A melhor solução para perder peso consiste, portanto, em aumentar a sua atividade física, sem aumentar o seu aporte calórico; desta forma gasta mecanicamente mais do que aquilo que absorve. Perde peso limitando a perda de músculo.

Pode igualmente ser interessante completar uma dieta de emagrecimento e a atividade física com o consumo de suplementos alimentares que contribuam para diminuir o armazenamento das gorduras, precisamente para contrariar esta tendência natural do organismo (como Garcinia cambogia). (7)

Na realidade, para garantir a sua perda de peso sem correr o risco de efeito “iô-iô” recomenda-se limitar-se a um défice calórico de 10% a 20%. Concretamente, isso significa que, se as suas necessidades calóricas, incluindo a atividade física, são de 2000 kcal, deve consumir entre 1600 kcal e 1800 kcal por dia para perder peso (8).

As calorias não são todas equivalentes!

A qualidade nutricional é o mais importante!

Mas atenção: as calorias não são todas equivalentes. A qualidade nutricional dos alimentos é muito mais importante do que o respetivo aporte calórico.

Assim, 10 gramas de chocolate de leite fornecem tantas calorias como 300 gramas de curgete. Contudo, o chocolate vai fornecer mais glúcidos maus e lípidos maus.

A título de exemplo, consideramos que o aporte calórico de um indivíduo deve ter a composição seguinte: (9)

  • 20% de proteínas;
  • 45 a 50% de glúcidos;
  • 30% de lípidos (de qualidade, ou seja, insaturados).

A saciedade – inimiga ou aliada das dietas?

A principal dificuldade das dietas é a gestão da fome, diretamente ligada ao défice calórico. É por essa razão que se recomenda escolher alimentos que propiciam a saciedade sem fornecer muitas calorias (10).

Acabamos de dar o exemplo da curgete, mas existem inúmeros outros alimentos excelentes para cumprir esta função. Por exemplo, em caso de vontade de petiscar, comer uma maçã ou beber um grande copo de água permite encher o estômago e cortar o apetite, pelo menos por uma ou duas horas.

O fracionamento das refeições pode, por conseguinte, revelar-se uma boa opção; em vez de fazer 3 refeições grandes por dia, tome um pequeno-almoço ligeiro, depois faça um lanchinho às 10:00h, um almoço ligeiro, uma merenda saudável às 16:00h e uma refeição ligeira à noite.

Pode também utilizar suplementos alimentares que propiciam a sensação de saciedade:

  • as fibras das sementes de alfarroba, por exemplo, retardam o esvaziamento do estômago e permitem, por essa via, atrasar a sensação de fome (pode encontrá-las no suplemento CSAT®) (11);
  • ensaios clínicos realizados demonstraram também que o consumo de um extrato específico de açafrão, o Satiereal®, proporciona uma sensação acrescida de saciedade (pode encontrá-lo no suplemento Weight Loss Booster) (12).

Desde há vários anos que alguns superalimentos são igualmente privilegiados pelas pessoas que pretendem perder peso, tais como a pitaia, rica em antocianinas – antioxidantes reconhecidos por reduzir a absorção dos glúcidos e potenciar a sensibilidade das células à insulina (13).

Em sinergia com enzimas envolvidas na secreção de uma hormona da saciedade, a pitaia é portanto também um produto interessante (consulte o suplemento TropiSlim).

Perder gordura, perder músculo – como gerir as calorias?

Em teoria não é possível perder músculo e perder gordura em simultâneo. De facto, para fabricar músculo, o organismo precisa de um excedente calórico. Para perder gordura, o corpo precisa de um défice calórico. Os dois objetivos parecem, portanto – à primeira vista – relativamente inconciliáveis.

A recomposição corporal

Todavia, se tiver um índice elevado de massa gorda (mais de 15%), então, ao reduzir ligeiramente os seus aportes calóricos e ao praticar uma atividade física moderada (em particular treinos ditos “de resistência”, por conseguinte musculação, pelo menos 3 vezes por semana), pode operar até certo ponto uma recomposição corporal (14).

Contudo, para tal, deve imperativamente aumentar os seus aportes de proteínas, o principal constituinte dos músculos. Regra geral, estima-se que é preciso atingir entre 1 grama e 2 gramas de proteínas por dia e por quilo de peso do corpo. Por exemplo, para um homem de 70 kg, isso representa entre 70 grama e 140 gramas de proteínas por dia (15).

Para atingir este objetivo significativo, é preciso portanto comer muito e, nomeadamente, muita carne branca magra (como peru) ou clara de ovo. Em média, para o nosso exemplo, serão necessários entre 300 gramas e 500 gramas de carne magra de peru por dia!

É por essa razão que a maioria dos praticantes de musculação optam por utilizar proteína soro de leite em pó (como o suplemento Undenatured Whey Protein Isolate). Extraído do soro de leite aquando do fabrico de queijo, este tipo de suplemento permite consumir muitas proteínas de forma muito fácil, numa bebida (16).

Perder gordura sem perder músculo

Para efetuar uma “secagem”, ou seja, uma perde de gordura sem perder músculo, é importante conservar um nível elevado de esforço na musculação. Concretamente, é preciso manter as cargas de trabalho no treino, reduzindo em simultâneo de forma significativa o seu aporte calórico (contar 20% de défice calórico).

Ora, como o défice calórico origina fadiga, esta manutenção constante do esforço físico pode revelar-se difícil. É por isso que inúmeros praticante de musculação consomem, nomeadamente, nestas fases, BCAA e creatina. Os primeiros são os “blocos” fundamentais de construção dos músculos cujo índice tem tendência para diminuir com o esforço e com a idade, ao passo que a segunda permite ao organismo fabricar mais rapidamente ATP – a energia necessária para fazer funcionar os músculos (17-18).

Quanto de calorias devemos perder por dia para emagrecer?

Para emagrecer, normalmente é recomendado reduzir entre 250 a 1000 calorias diariamente da dieta ao gasto calórico total.

Quantas calorias queimar para perder 1kg por dia?

Mas você já se perguntou quantas calorias equivalem a 1 quilo (kg) de gordura? A resposta é simples. Para perder 1 kg de gordura, você precisa eliminar ou deixar de consumir 7 mil calorias. Digamos que sua necessidade diária de calorias, ou seja, seu metabolismo basal, é de 2.200 calorias.

Quantas calorias por dia para emagrecer 5 kg?

Levando em consideração sua alimentação, você precisará perder 5000 calorias por dia se quiser perder cinco quilos em uma semana. Isso é muito.

Quantas calorias devo queimar por dia para perder 1kg por semana?

Assim, para eliminar um quilo por semana, é necessário atingir um déficit total de cerca de 3500 calorias por semana – ou 500 calorias por dia.