Quantas células filhas resultam da mitose e da meiose?

Nosso organismo está sempre realizando divisões celulares. Há dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose, e nós realizamos tanto uma quanto outra, mas em situações diferentes. Para o estudante, é importante saber distinguir cada uma delas: mitose ou meiose?, eis a divisão, digo, a questão...Vamos ver quando e como realizamos cada uma delas.

Divisão celular

  • Quantas células filhas resultam da mitose e da meiose?

Mitose

A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê (célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte. Quando ainda estamos sendo gerados, no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar o novo ser. A partir daí nunca mais paramos de realizar mitoses.

Esse processo é de suma importância para continuarmos a nos desenvolver, a crescer, a repor as células perdidas, como, por exemplo, ao sofrermos uma lesão na pele, ou perdermos células sanguíneas (hemácias) a cada 120 dias, etc.

A divisão da divisão

A mitose se inicia com uma célula diploide (2n), ou seja, com o número total de cromossomos da espécie que no nosso caso são 46. Em seguida há um período denominado intérfase, em que ocorre a duplicação do material genético, para depois começar a divisão propriamente dita.

O processo de divisão é contínuo, mas para entendermos melhor a mitose, costumamos subdividi-la em fases, que são:

  • prófase
  • metáfase
  • anáfase
  • telófase

Na prófase, há uma certa "desorganização", pois a cromatina (material genético) inicia sua espiralização, transformando-se em cromossomos (contendo duas cromátides-irmãs). Há o desaparecimento do nucléolo, o rompimento da carioteca (membrana nuclear) e os centríolos migram para os pólos da célula.

  • Quantas células filhas resultam da mitose e da meiose?

Da metáfase à telófase

Na metáfase ocorre a espiralização máxima e os cromossomos encontram-se no centro da célula (plano equatorial), presos às fibras do fuso. Na anáfase, por sua vez, as cromátides-irmãs migram para os pólos opostos das células devido ao encurtamento das fibras do fuso.

Finalmente, na telófase ocorre a formação de duas células - filhas idênticas à célula-mãe (que originou todo o processo). Termina aí a cariocinese (divisão do núcleo) e inicia a citocinese (distribuição equivalente do citoplasma). Nesta etapa, reaparecem a carioteca, os nucléolos e os cromossomos voltam a desespiralizar-se.

Células sexuais

Já a meiose ocorre com a finalidade específica de produzirmos as células sexuais ou gametas (espermatozóide e óvulo). No homem, os espermatozóides se produzem à medida que são utilizados. Durante a ejaculação, eliminam-se em média 300 milhões de células.

Por sua vez, os óvulos já estão formados nos ovários da mulher desde o seu nascimento. São cerca de 400 mil, mas, normalmente, amadurece somente um a cada mês, após a puberdade.

Segunda divisão

A meiose também é dividida em etapas. Além disto, essa divisão é dupla. Na primeira divisão, ocorrem a prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Na segunda, a prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.

A grosso modo, o que difere a meiose da mitose, além da formação de células com metade do número de cromossomos (n = 23), é que na prófase I acontecem subfases:

  • leptóteno
  • zigóteno
  • paquíteno
  • diplóteno
  • diacinese

Elas são importantes, pois favorece o "crossing-over", ou seja, a mistura do material genético, com a quebra e troca de pontas entre os cromossomos. Mas, por que esse fato é importante? Para favorecer a variabilidade genética, o que garante a nossa diversidade.

É importante também que a meiose seja reducional, pois durante a fecundação (união do óvulo com o espermatozóide) forma-se um novo ser com 46 cromossomos, 23 vindos do pai e 23 da mãe. Desse modo, fica garantida a perpetuação da espécie.

Fases da meiose

  • Quantas células filhas resultam da mitose e da meiose?

Leia também

  • Células: Conheça a história de sua descoberta e entenda sua estrutura
  • Microscopia: A descoberta da célula e a teoria celular
  • Membrana celular: A "pele" que envolve a célula
  • Funções celulares: Hemácias, neurônios, leucócitos, óvulos etc
  • Respiração celular: Glicólise, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa
  • Sistema imunitário: Células de defesa, anticorpos, vacinas e soros

A mitose é um tipo de divisão celular que origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos e as mesmas características.

Quantas células filhas resultam da mitose e da meiose?
Observe a mitose ocorrendo nos tecidos

A mitose é um processo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas com as mesmas características genéticas e o mesmo número de cromossomos. Esse processo, considerado uma divisão equitativa, promove o desenvolvimento do organismo, manutenção da homeostase, renovação dos tecidos e reprodução assexuada.

Antes do início da mitose, a célula é encontrada em um período chamado de interfase. Durante essa etapa, a célula tem seu DNA duplicado e ocorre a produção de proteínas. Após a interfase, inicia-se a divisão celular. Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Veja a seguir os principais eventos que ocorrem em cada fase.

Fases da Mitose

Quantas células filhas resultam da mitose e da meiose?

No final da mitose, obtêm-se duas células-filhas iguais em números de cromossomos

→ Prófase

- Primeira etapa da mitose;

- Durante essa fase, os cromossomos ficam visíveis em virtude de sua condensação;

- A membrana nuclear desorganiza-se;

- Os centríolos, que se duplicaram na interfase, migram para o polo da célula. Inicialmente aparecem fibras em torno dessas organelas que constituem o áster; depois, entre um centríolo e outro formam-se as fibras do fuso;

- O nucléolo desaparece e o seu material é distribuído pela célula.

→ Metáfase

- Nessa etapa, os cromossomos condensam-se em seu grau máximo. Em virtude dessa característica, essa fase é a melhor para a análise dos cromossomos;

- Cromossomos ligam-se às fibras do fuso e são alinhados na região mediana da célula, formando a placa metafásica ou placa equatorial.

→ Anáfase

- Ocorre o rompimento dos centrômeros e as cromátides migram para os polos da célula em virtude do encurtamento das fibras do fuso. Quando as cromátides migram juntas para o mesmo polo, ocorre um processo chamado de não disjunção cromossômica, fazendo com que uma célula fique com mais cromossomos que outra;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Essa fase finaliza-se quando os cromossomos filhos atingem os polos.

→ Telófase

- Fase final da mitose;

- Ocorre o desaparecimento das fibras do fuso;

- Os cromossomos descondensam-se;

- Ocorre o reaparecimento do nucléolo e do envoltório nuclear (cariocinese);

- No final dessa fase, observa-se a divisão do citoplasma (citocinese) e a distribuição das organelas entre as células-filhas. Nas células animais, a citocinese acontece por estrangulamento em razão do aparecimento de um anel de actina e miosina na região equatorial da célula. Por se iniciar na periferia da célula, essa citocinese é chamada de centrípeta.

Mitose em vegetais

A mitose em vegetais apresenta algumas diferenças quando comparada à mitose dos animais. A primeira diferença está no fato de que não existem centríolos nas células da planta e nem surgem os ásteres. As fibras do fuso, no entanto, também surgem nessas células.

Outra diferença importante está na citocinese. Esse processo, na célula vegetal, ocorre com a formação inicial do fragmoplasto, um conjunto de microtúbulos que orienta a deposição de bolsas liberadas pelo complexo golgiense. Essas bolsas são ricas em pectinas e fundem-se, formando a lamela média. Essa citocinese é centrífuga, pois se inicia no centro da célula.

Importante: Alguns autores consideram outra etapa na mitose, a prometáfase. Essa fase, situada entre a prófase e a metáfase, tem início com a destruição da membrana nuclear e termina com a formação da placa metafásica.

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Quantas células filhas temos na mitose e na meiose?

Na mitose, temos como resultado duas células-filha geneticamente idênticas. Na meiose, temos 4 células, cada uma com metade dos cromossomos da célula-mãe.

Quantas células filhas têm na meiose?

A meiose é um tipo de divisão celular que origina quatro células-filhas com metade do número de cromossomos. Nesse processo, verificamos duas divisões celulares consecutivas, as quais são denominadas de meiose I e meiose II. A seguir descreveremos os eventos que ocorrem na meiose I e na meiose II.

Quantas células filhas têm na mitose?

A mitose é um tipo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas, apresentando o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe. Na mitose, uma célula divide-se dando origem a duas células filhas com a mesma quantidade de cromossomos da célula que as originou.

Quantas células filhas surgem no final da meiose *?

Uma meiose cria quatro células filhas com metade do material genético da célula mãe.