Quantas colheres de Aptamil 2 para 150 mL?

Dúvida de muitas mamães, saber quantos ml de leite dar para o bebê em cada fase é uma preocupação comum. Sabemos que o aleitamento materno é o recomendado como fonte exclusiva de alimento até o 6° mês1. Mas por razões diversas, alguns recém-nascidos se alimentam de fórmulas para lactantes como complemento da mamada ou até como único alimento.

Saber quantos ml de leite dar para o bebê e o que é adequado para garantir um crescimento saudável gera uma certa insegurança nas mamães, estejam elas amamentando no peito ou não. É normal querer ter a certeza de que seus pequenos estão se alimentando corretamente e recebendo todos os nutrientes que o organismo precisa para suprir suas necessidades energéticas e de hidratação.

Existe uma quantidade exata?

Vale lembrar que não existe uma quantidade de leite exata que deve ser seguida à risca. Cada bebê tem necessidades diferentes, apesar de existir uma referência segura. Alguns fatores como a idade, peso do bebê e o seu estado de saúde em geral interferem diretamente em quantos ml de leite dar para o bebê para que tenha uma alimentação equilibrada. Não deixe de conversar com o pediatra sobre todas estas questões. Por mais que existam as recomendações como base2, somente o pediatra quem poderá recomendar quantos ml de leite dar o bebê. O pediatra considerará as necessidades e condições exclusivas do seu bebè e, assim, poderá prescrever o que for melhor para o seu desenvolvimento.

Quantos ml um bebê recém-nascido mama?

Considerando que o bebê se alimente exclusivamente do leite artificial na primeira semana de vida, um bebê recém-nascido mama em média 30 a 60 ml de leite a cada mamada, com um intervalo entre as mamadas de três a quatro horas. Lembrando que cada bebê tem suas necessidades individuais. Alguns podem querer mamar com intervalos menores, outros são mais dorminhocos. Pode ser até necessário acordá-los para que não passem muitas horas sem mamar. Portanto, a quantidade de leite dado para o bebê recém-nascido mamar pode variar sim, não se preocupe.

No rótulo de cada fórmula infantil já consta quais as medidas para o preparo do leite, que devem ser respeitadas à risca. Também constam as recomendações de quantos ml de leite dar para o bebê em cada uma das suas fases. Todas estas decisões você deve tomar seguindo as recomendações do pediatra. Ele avaliará o peso, a idade, e as necessidades nutricionais do seu bebê e fará uma prescrição mais segura.

A quantidade de leite que o bebê recém-nascido mama vai aumentando gradativamente, semana a semana, em uma média 30ml por semana. Sendo assim, o bebê chega ao 1° mês de vida mamando cerca de 90 a 120 ml de leite por mamada. Saber quantos ml de leite dar para o bebê quando ele só mama no peito é mais difícil. No entanto, estas referências valem para qualquer tipo de leite, seja materno ou artificial. Mas calma, você vai notar que com o passar das semanas seu bebê já consegue sugar com maior facilidade e conseguirá, ainda que com o mesmo tempo de mamada, ingerir uma quantidade maior do seu leite.

Tanto no aleitamento materno quanto com o uso da fórmula infantil, a quantidade de ml de leite que você deve dar para o bebê vai depender muito do tamanho da sua fome! A orientação é que durante esta fase, você dê o leite sempre que ele solicitar. Aos poucos você vai percebendo os sinais que realmente indiquem que ele esteja com fome e aí naturalmente vai criar uma rotina de intervalos das mamadas com maior disciplina.

Importante: O pediatra é quem deve determinar quantos ml de leite dar para o bebê, bem como a frequência de mamadas ideal para cada um. Se tiver dúvidas sobre o desenvolvimento do seu pequeno, converse com o médico e esclareça todos os pontos.

Quanto mama um bebê de um mês?

Passada a fase das primeiras semanas, o seu bebê já ganhou peso e você já pôde conhecer também o tamanho da sua fome, e vai notar claramente o quanto ela aumenta! Mas tudo isso é normal, não se preocupe. A partir do primeiro mês, é esperado que o bebê esteja mamando de 90 a 120ml de leite por mamada. Pode chegar a beber por dia uma média de 420 ml e 720 ml de leite. E não para por aí não! A quantidade de leite em cada mamada continua aumentando a cada semana, até que ele complete 6 meses.

A frequência das mamadas também pode variar. Uma quantidade média é em torno de 5 a 7 vezes por dia. Mas lembre-se: nenhuma destas médias são cálculos exatos. Entenda a necessidade do seu bebê e saiba que o que é melhor para ele pode não ser o que é ideal para outro bebê da mesma idade. Você pode notar quando tem que aumentar a quantidade da mamadeira a partir do momento que o bebê mamar todo o leite. É sempre bom que sobre um restinho para garantir que ele ficou satisfeito. Quando isso acontecer, é a hora de você aumentar os 30 ml e assim por diante.

Se você quer saber quantos ml de leite dar para o bebê de um mês, estas são as médias esperadas. Mas se o seu bebê mama mais ou menos do que isso, não é motivo de preocupação. Muitos bebês que mamam menos que 120 ml de leite ganham peso e recebem todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável. Isso depende de vários fatores clínicos individuais, e quem poderá avaliar cada caso é o pediatra.

Quantidade de leite para cada fase do bebê

Se o bebê mama apenas no peito, pode ser mais difícil mensurar quantos ml de leite ele está mamando. Mas você logo vai notar os sinais que indiquem que ele esteja com fome. Com o passar dos meses, ele vai ficar craque na sucção e com certeza precisará de menos tempo para ingerir um volume maior de leite. O ganho de peso e o seu desenvolvimento é acompanhado pelo pediatra, que poderá te indicar se tudo está correndo conforme o esperado.

Para os bebês que se alimentam com fórmula infantil, acompanhar quantos ml de leite estão ingerindo por dia é mais fácil por causa da mamadeira. Você já viu quantos ml de leite dar para o bebê recém-nascido e quanto mama em média um bebê de um mês. E a partir dos seis meses? Esta quantidade se mantém?

Quanto mama um bebê de 6 meses

Agora com 6 meses, outros alimentos serão introduzidos na dieta do bebê. Com isso, a tendência é que o volume do leite seja reduzido gradativamente. Com 1 ano, ele já conta com uma variedade ainda maior de novos alimentos incluídos em sua alimentação3. Assim, naturalmente a quantidade de leite que beberá por dia será menor.

Mesmo assim, diante da nova dieta, o leite ainda é importante para o seu desenvolvimento. Os bebês demoram mesmo para parar de mamar de vez. É normal que vá até uns 5 anos de idade (ou mais, não há uma regra).

Dica Importante: Para mamães que amamentam com leite materno, exclusivamente ou não, a Famivita tem uma vitamina que ajuda nessa fase. Repor todos os nutrientes é muito importante, por isso recomendamos a FamiGesta.

Veja Também: E Quando a Licença Acaba? Volta ao Trabalho Das Mamães
Foto: lmbuga from Galiza – Flickr

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:

Quantas colheres de Aptamil 2 para 150ml?

Reconstituição: 1 colher-medida rasa (5,3g de pó) para cada 30 ml de água morna previamente fervida obtendo a diluição de 15,8%.

Quantas colheres de fórmula para 150ml?

1 XÍCARA DE CHÁ LÍQUIDA – equivale a 150ml ou 20 colheres (sopa)

Quantas colheres de aptamil para 150 ml de água?

Tabela de Alimentação.

Quantas medidas de aptamil para 150 ml?

Bebês De 2 Meses De Vida, Utilizar Água Morna Previamente Fervida (150ml) Para 5 Colheres Medida De Aptamil 1.