Quantidade de droga para exame Toxicológico

Se a data do seu próximo exame toxicológico já está próxima, muita atenção! Ao contrário de exames de saliva ou urina, o teste feito com pelos e cabelos detecta o uso de substâncias entre 90 a 180 dias antes da coleta.

Que tal conhecer um pouco mais sobre esse processo, a quantidade de droga ingerida que é detectada pelo exame e quanto tempo leva para as drogas e substâncias saírem do seu cabelo? Acompanhe algumas informações que separamos para você!

O Exame Toxicológico

Totalmente indolor e feito com a análise da queratina (com cabelo ou com um pelo maior de 3 cm), o Exame Toxicológico de Larga Janela é realizado uma exigência para motoristas de carteira nível C, D e E tanto no momento da mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em sua renovação e também de maneira periódica a cada 30 meses (dois anos e meio).

Vale lembrar que o exame também é necessário no momento da contratação como motorista profissional de uma empresa e também na ocasião do desligamento.

Quais drogas são detectadas no Exame Toxicológico?

O exame detecta drogas ilícitas e com efeitos psicoativos que podem ter consequências sérias para a saúde do condutor e influenciar em sua segurança e de outros durante a execução do trabalho, seja no transporte de carga ou de pessoas. Atualmente, doze tipos de drogas e seus derivados são pesquisadas no exame, entre eles:

– Anfetamina (Rebite);

– Cocaína e derivados, como o crack;

– Maconha e seus derivados, como skank e haxixe;

– Ecstasy, conhecido como “bala” (MDMA, MDA, MDE);

– Codeína;

– Metanfetaminas, como meth, ice e speed;

– Heroína;

– Morfina;

– Mazindol.

Medicamentos como antidepressivos, anabolizantes, esteróides entre outros não são identificados no exame toxicológico.

Quanto tempo demora para as drogas saírem do organismo?  

A velocidade com que as drogas são metabolizadas e agem no nosso organismo é determinada pela genética herdada dos nossos pais, assim cada pessoa terá um tempo diferente. Além da genética, o tempo de demora depende de outros fatores, como peso corporal, quantidade de droga consumida e frequência de uso.  

Depois que a droga é consumida, a corrente sanguínea, a oleosidade da pele e a transpiração depositam as substâncias no cabelo (queratina). Em, aproximadamente, 6 dias o cabelo consegue sair da raiz e surgir no couro cabeludo. Assim, esse novo fio, já vem incorporado com as substâncias ilícitas.

Conheça o tempo médio da presença das drogas mais comuns no cabelo:

– LSD: até 3 dias

– Álcool, anfetamina, barbitúricos, cocaína, maconha, heroína, ecstasy, metanfetamina e morfina: de 90 a 180 dias.

É possível burlar o exame ou acelerar a saída das drogas do organismo?

Em resumo: Não. Uma amostra de três centímetros de cabelo consegue detectar drogas consumidas nos últimos três meses (90 dias). Quando essa análise é feita com pelos do corpo ou, até mesmo, raspas da unha, detecta drogas consumidas nos últimos seis meses (180 dias).

Na internet é até possível encontrar alguns métodos que prometem adulterar o resultado do exame toxicológico, como cortar o cabelo e usar shampoo de limpeza profunda, porém, quando o laboratório identifica que a amostra de cabelo não é suficiente para a análise, é feita a coleta de pelos de outra parte do corpo ou de raspas de unha, que também contém a queratina.

A desintoxicação é outra dica também bastante compartilhada. As recomendações são para tentar se hidratar, manter uma dieta saudável, praticar exercícios e ter momentos de descanso. Apesar de importantes para o funcionamento normal do corpo, essas ações não fazem com que o exame resulte em negativo.

Por tudo isso, não usar drogas continua sendo a melhor opção para ter o resultado negativo do exame toxicológico e, ainda, ficar longe da dependência química que causa tantos problemas para a saúde e segurança do indivíduo dentro e fora da profissão.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre como é feito ou agendado o exame toxicológico, a quantidade de droga detectada e muito mais, venha conversar com nossa equipe! Via e-mail ou WhatsApp estamos sempre prontos para atender você.

O Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção identifica a presença de substâncias psicoativas que se depositam nos fios de cabelo ou pelos por um período mínimo de 90 dias, permitindo a avaliação de hábitos de consumo dessas substâncias pelo doador.

Com uma estrutura inovadora, atendimento exclusivo e resultados precisos o DB Toxicológico oferece as melhores soluções para a avaliação do consumo de drogas, além de atender as legislações em vigor.

Características do cabelo

O cabelo é desenvolvido no folículo piloso e está diretamente ligado a vasos e artérias capilares. Desta forma, cada folículo tem seu próprio suprimento de sangue. As substâncias ingeridas pelo indivíduo são absorvidas internamente pelos fios, pela corrente sanguínea, que nutre essas regiões.

O cabelo cresce em média 1 cm ao mês, o que equivale à janela de detecção do uso de drogas no período de 30 dias. Para que o exame contemple no mínimo 90 dias de sensibilidade, como a lei estabelece, necessita-se de, pelo menos, 4 cm de cabelo. Essa informação é relevante para a definição do local de coleta.

Caso o cabelo não tenha o comprimento necessário para abranger o tempo de detecção solicitado, a coleta deve ser direcionada para os pelos corporais. Estes, devido a sua fisiologia diferenciada, têm um crescimento mais lento e a quantidade necessária para a realização do exame seria o equivalente a uma bola de algodão com 2 cm de diâmetro.

Renovação da CNH e a legislação

A Lei Federal 13.103 que entrou em vigor em março de 2016, determina a obrigatoriedade na realização do Exame Toxicológico de Larga

Janela de Detecção para renovação da CNH nas categorias C, D e E, assim como na pré-admissão e no desligamento dos motoristas contratados de acordo com a CLT.

Finalidade do teste

RENOVAÇÃO DE CNH

MUDANÇA DE CATEGORIA

PRIMEIRA HABILITAÇÃO

EXAME ADMISSIONAL

EXAME DEMISSIONAL

CONCURSOS PÚBLICOS

OUTROS

Principais características do exame

- Detecta as drogas solicitadas na legislação, com janela de detecção para, em média, 90 dias de uso.

- Segue rigorosos critérios de identificação e garantia da manutenção da cadeia de custódia, proporcionando rastreabilidade total dos processos até a emissão do laudo com o resultado final para o motorista.

- O teste confirmatório quantitativo é realizado por cromatografia líquida ou Gasosa acoplado à Espectometria de Massas (LC/GC - MS), caso o resultado da triagem seja positivo.

- Não é necessário refrigeração ou transporte especial, já que as amostras não são perecíveis.

- Procedimento de coleta rápido e prático.

- As amostras passam por um criterioso processo de descontaminação antes da análise, para eliminar possíveis resíduos de drogas na parte externa do cabelo ou pelo.

Marketing Plan: maior visibilidade e rentabilidade

Os postos de coleta parceiros do DB Toxicológico recebem todo o apoio necessário para a promoção do exame. Por meio de um planejamento de marketing bem estruturado, foi desenvolvida uma campanha de divulgação utilizando diferentes veículos e meios de comunicação com o objetivo de impactar o público-alvo.

Todo o material da campanha (impresso ou online) será disponibilizado ao cliente sem nenhum custo adicional.

- Estudo de mercado
- Perfil de público-alvo
- Planejamento de marketing
- Material de divulgação

O DB Toxicológico conta com processos diretos e logística própria, que assegura o transporte das amostras coletadas em diversas cidades brasileiras, com agilidade, confiabilidade e segurança, via malhas aérea e terrestre.

Além disso, uma equipe de especialistas em testes toxicológicos ficará à disposição dos clientes para sanar eventuais dúvidas sobre o exame.

Acesse o site: dbtoxicologico.com.br e conheça o modelo de negócios que mais se adapta as suas necessidades.

O DB Toxicológico oferece as melhores condições comerciais.

Comprar Exame 

Referências

1. KINTZ, P. Value of hair analysis in postmortem toxicology. Forensic Science Internationa. 2004, 142, p. 127-134.
2. PRAGTS, F.; BALIKOVA, M. A. State of the art in hair analysis for detection of drug and alcohol abuse. Clinica Chimica Acta. ago.
2006, 370, p. 17-49.

Qual a quantidade de droga para aparecer no toxicológico?

Atualmente, a quantidade de drogas detectadas pelo o Exame Toxicológico são 12, entre elas: Cocaína e derivados; Maconha e derivados; Anfetaminas (diferenciamos o consumo terapêutico do abusivo);

Qual a quantidade de maconha que acusa no toxicológico?

Uma estimativa é que, um indivíduo que faz um consumo moderado de maconha, fique com a droga no corpo durante 7 a 13 dias. Já quem usa com mais frequência, fica, em média, 15 dias com a maconha no corpo. Aqueles com um consumo excessivo podem ter a droga detectada na urina mesmo depois de 30 dias.

Como limpar o organismo para fazer o exame toxicológico?

Hidrate-se: a água tem a função de auxiliar na limpeza do organismo e eliminar toxinas através da urina, suor e fezes. Tenha uma dieta saudável: opte por alimentos ricos em minerais e vitaminas. Se movimente: atividade física é uma ótima opção para ajudar no processo de eliminação de toxinas.

Quanto tempo a droga fica no pelo da perna?

O tempo de detecção do exame toxicológico é diferente do tempo que demora para sair o resultado do exame. Em média, são 48 horas para o resultado negativo após o recebimento da amostra em um laboratório autorizado. Para as empresas, o prazo é o mesmo: 48 horas para os resultados negativos.

Toplist

Última postagem

Tag