Quanto custa um prato de joelho de porco?

O joelho de porco, também conhecido como eisbein, é um prato de origem alemã, muitas vezes servido acompanhado de chucrute e batatas assadas. Dependendo da região do país, o nome e o modo de preparo podem variar, mas o sabor sempre surpreende.

Esse é um corte de carne barato, mas que pode resultar em uma refeição muito suculenta. Além disso, é possível encontrar versões cruas ou defumadas para testar em casa. Para melhorar ainda mais, você pode escolher entre fazer o joelho assado, cozido, na pressão ou de outras maneiras.

Para que você fique por dentro de como preparar esse prato, que é mais comum no sul no Brasil, basta conferir a lista abaixo:

1. Joelho de porco com chucrute

Aqui, já no começo do vídeo, você aprende como escolher um belo joelho de porco para fazer em casa. A carne é furada, temperada e, depois, assada em uma grelha. Para que sua refeição fique ainda mais gostosa, você ainda confere como fazer um delicioso chucrute falso e batata sauté.

2. Joelho de porco assado no forno

Preparar um bom joelho de porco assado no forno pode ser mais simples do que você imagina! Aqui, a carne ainda é incrementada com cenoura, cebola e uma combinação de temperos bem caprichadinha. O tempo que a carne deve ficar assando é de aproximadamente 2 horas, o que não é muito demorado para esse tipo de prato.

3. Joelho de porco defumado

Essa é uma receita em que a carne já é comprada defumada, mas depois ela deve ir ao fogo em uma panela de pressão com uma boa quantidade de água. Depois de 15 minutos, o joelho deve ir ao forno. Além disso, a água do cozimento é usada para o preparo de algumas batatas, o que gera uma combinação perfeita para uma refeição saborosa.

4. Joelho de porco na panela de pressão

Para quem busca praticidade e não quer perder muito tempo na cozinha, essa receita em que a carne é feita na panela de pressão pode ser uma excelente escolha. Para testar essa opção em casa, só é preciso temperar o joelho e colocar na panela para cozinhar por aproximadamente 40 minutos depois que pegar pressão.

5. Joelho de porco no sous vide

Essa é uma receita em que a carne é preparada de um jeito diferente com o auxílio de um aparelho. A técnica sous vide consiste em cozinhar alimentos em sacolas plásticas fechadas à vácuo. Se você possui esse eletrodoméstico em casa, não deixe de conferir essa opção.

6. Joelho de porco pururuca

Quem curte carne de porco costuma ficar louco com a pururuca – aquela casquinha crocante cheia de sabor e gordura! Aqui, a carne é levada ao forno enrolada em papel alumínio por 3 horas. Depois disso, o papel deve ser aberto, a carne deve ficar em pé em uma forma com o auxílio de palitos e deve ficar assando até que fique crocante.

7. Joelho de porco na churrasqueira

Para quem é fã de um bom churrasco, conhecer essa receita pode ser uma boa pedida. Aqui, a carne é temperada, colocada em um espeto, enrolada em um papel alumínio e, depois, levada para grelhar. O tempo de espera não é dos mais curtos, mas o resultado final é incrível.

8. Joelho de porco grelhado na cerveja

Se você gosta de carnes que são preparadas com cerveja, essa pode ser a opção ideal para ser testada na sua casa. Além disso, temperos, azeite e bacon entram em cena para deixar o joelho suíno ainda mais gostoso! Tudo isso com um passo a passo que não é complicado de ser reproduzido.

9. Joelho de porco fácil

Essa é uma receita em que primeiramente a carne defumada deve ficar 15 minutos na panela de pressão. Depois disso, com muito cuidado, é preciso jogar óleo sobre ela, o que faz com que a casquinha fique extremamente crocante. O passo a passo é simples, mas o sabor é irresistível, por isso, vale a pena testar em casa.

10. Joelho de porco com feijão branco

Se você quer um prato um pouco mais incrementado, essa receita, que combina joelho suíno com feijão branco e bacon, pode ser uma excelente escolha. Essa não é uma das receitas mais rápidas, mas o resultado final é tão gostoso, que vale a pena testar em casa.

O joelho de porco é um prato clássico alemão, mas que pode ser preparado tranquilamente no conforto da sua cozinha. Se você quer uma refeição temática, ainda pode conferir deliciosas receitas de chucrute para testar!

  • Home
  • Quem Somos
  • Munique
  • Arredores
  • Destinos
  • Hotéis
  • Contato

Última atualização em 17 de abril de 2019 by

Papo gastronomia em Munique: que tal um joelho de porco?

Quando o assunto é “o que comer em Munique”, o que você imediatamente pensa?! Salsicha! Pão com linguiça! Chucrute! Há alguns posts atrás, escrevi sobre as principais comidas típicas e estas delícias apareceram em quase todos os pratos. Mas hoje vou falar de um outro bem típico, como fama de super gorduroso e por isso temido por muita gente: o famoso joelho de porco, em alemão, Schweinshaxe.

Pois bem… aqui há duas palavrinhas para tal… Eisbein e Haxe. No Brasil, quando você procurar receitas de joelho de porco ao modo alemão, certamente a palavra Eisbein estará presente na receita, porém aqui, nos cardápios, dificilmente você vai encontrá-la. Os pratos vem com o nome é Haxe. Perguntando aos queridos alemães, desde amigos até o açougueiro, a resposta maioritária que obtive foi: “é tudo a mesma coisa, só possui diferentes nomes”. Ouvi até um terceiro nome (pra vocês terem ideia rs), mas não vem ao caso rs. Mas aqui na Baviera, é Haxe o nome.

Eisbein ou Haxe: a parte do porco

Pronto, já sei como é joelho de porco em alemão para procurar em um cardápio. Parece bobagem, mas muitas pessoas não encontram no cardápio por não saber o nome, e ao tentar pedi-lo em inglês, usam ao pé da letra a tradução da palavra joelho e os atendentes não entendem o que quer ser pedido.

Mas e aí, aonde comer um bom de verdade em Munique? A maioria dos restaurantes típicos alemães oferecem este prato, mas aqui há um restaurante, cuja especialidade é preparar esta delícia: o Haxnbauer.

Este restaurante é considerado o melhor para esta especialidade em Munique. A carne é bem temperada, macia e ao mesmo tempo crocante. Você não sente a gordura, nem na aparência do prato, como acontece com muitos outros restaurantes, o que te faz nem querer provar.

No cardápio você acha também o joelho de vitelo (o bezerro, boi novinho, em alemão, Kalbshaxe), que é delicioso, além de todos os outros pratos típicos conhecidos. Todos bem servidos e deliciosos. Há a opção do cardápio em inglês, assim como para o atendimento também.

Entradinha bávara com Bretzel e queijinhos, o famoso joelho de porco e o famoso Wiener Schnitzel

Mas e o preço? Bem, o preço eu digo que é bom. A diferença para outros restaurantes, do joelho de porco por exemplo, é entre 2 a 4 euros, sendo que como falei, o prato é muito bem servido. O atendimento é muito bom e eles são flexíveis em fazer trocas dos acompanhamentos dos pratos, coisa não muito comum por aqui. Por exemplo, se prato do Schweinshaxe vem acompanhado com Sauerkraut (chucrute, a salada de repolho), você pode pedir gentilmente para trocar, por uma Kartoffelnsalat (salada de batata), que eles trocam. Eu nunca tive problemas com relação a isso por lá (na verdade nunca tive problema com nada e nem meus clientes que indiquei este local).

Onde fica? Bem no antigo centro histórico da cidade e da praça Marienplatz, e você vai sentir que está se aproximando dele pelo cheiro que ele deixa no quarteirão! (sem exagero…)

Endereço: Rua Sparkassenstraße 10 Acesso: Todas as linhas de trem (S-Bahn) e linhas de metro U3 e U6 (U-Bahn), estação Marienplatz ou linhas U4 e U5, estação Odeonsplatz. Telefone: 089 2166540 (é possível fazer reserva, por telefone, no local ou online) Funcionamento: diariamente, das 11h às 24h.

Dicas anotadas?! Agora é se deliciar por lá! 🙂

Foto destacada: www.kuffler.de

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian

Qual é o preço do joelho de porco?

Joelho de Porco Defumado – R$32,90 /Kg (Congelado)

Quanto pesa em média um joelho de porco?

Joelho de Porco Defumado Média de Peso 1.500 a 3kg.

Como chama joelho de porco na Alemanha?

Assim como chucrute e batata, quando se fala em comida alemã, logo se pensa no famoso e imponente joelho de porco – em alemão, Eisbein. Literalmente, Eisbein significa perna (Bein) de gelo (Eis), e há uma série de versões para explicar o nome.

Como comer Eisbein?

A carne vem acompanhada de chucrute (em alemão Sauerkraut), que é o repolho picadinho e curado, com sabor mais azedo. Além do chucrute, o Eisbein também vem acompanhado de batatas cozidas e/ou um purê de ervilhas (Erbspüree).

Toplist

Última postagem

Tag