Quanto tempo dura os efeitos colaterais da pílula anticoncepcional?

A pílula do dia seguinte altera a menstruação? Quais os efeitos colaterais? Respondemos a essas e outras dúvidas comuns de quem usou o contraceptivo.

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência que age bloqueando a ovulação e prevenindo uma possível gravidez depois de uma relação sexual desprotegida. Trata-se de um método com alta dose hormonal e que não deve ser usado com frequência.

Apesar de conhecido, o medicamento ainda gera muitas dúvidas, e aqui buscamos esclarecer os principais pontos sobre o que acontece após o uso da pílula. Confira.

A pílula pode alterar a menstruação e causar sangramentos?

Sim, a pílula do dia seguinte pode causar alterações no ciclo menstrual, mas isso não é uma regra. Quando ela é usada próxima ao fim do ciclo (na segunda metade), o mais comum é a menstruação adiantar, em média, em uma semana. 

Caso a pílula seja usada no início do ciclo (primeira metade), pode ocorrer um sangramento persistente e escurecido, como uma borra de café, durante todo o mês. Esse efeito não é motivo para preocupação e tende a se resolver espontaneamente.

Se não houver nenhum sangramento e a menstruação atrasar, a recomendação é fazer um teste para descartar a possibilidade de gravidez. 

Quais efeitos colaterais a pílula do dia seguinte pode causar?

Os principais efeitos colaterais da pílula do dia seguinte são dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, cólicas menstruais, cansaço, tontura, irritabilidade e maior sensibilidade nas mamas. Esses sintomas também podem durar ao longo do mês em que o contraceptivo foi usado.

Sintomas emocionais podem ocorrer principalmente se o medicamento for usado de forma contínua – o que não é recomendado –, mas o mais comum são os sintomas físicos. Muitas vezes, as pessoas se sentem mais ansiosas pelo medo de uma possível gravidez indesejada, e não por causa da pílula em si. 

Veja também: Coisas que acontecem no corpo durante a menstruação: o que é normal?

Como saber se a pílula funcionou?

Não há como ter essa certeza imediatamente. A pílula deve ser tomada até 72 horas depois da relação desprotegida, mas quanto mais rápido ela for usada, melhor. Porém, como todo método contraceptivo, não existe 100% de eficácia. 

A recomendação é realizar um teste de gravidez em caso de atraso menstrual, da mesma forma que seria feito sem a utilização da pílula. 

O que pode “cortar” o efeito da pílula?

O principal problema é quando ocorre um episódio de vômito até 2 horas após a ingestão da pílula. Nesses casos, a medicação não é absorvida pelo organismo, e pode-se repetir a dose.

Outra situação é o uso de medicações que aceleram o funcionamento do fígado e podem levar a uma metabolização muito rápida da pílula, como efavirenz e rifampicina, e medicamentos anticonvulsivantes como carbamazepina e fenitoína. Quem usa esses remédios deve consultar o médico para avaliar a necessidade de ajuste da dose da pílula do dia seguinte ou mesmo recorrer ao DIU de cobre, que também pode ser usado como um método de emergência para evitar gravidez.

A pílula do dia seguinte previne gravidez pelo resto do mês?

Não! A pílula do dia seguinte não tem efeito cumulativo – ela serve para bloquear a ovulação após a relação desprotegida. Para continuar tendo relações de forma segura, é necessário utilizar outro método contraceptivo habitual, como a camisinha, por exemplo, que também protege contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

Se você precisa recorrer ao contraceptivo de emergência com frequência, é importante conversar com um médico sobre os métodos contraceptivos disponíveis, como DIU ou implante, que não precisam ser trocados por um longo período, e avaliar o que se adéqua melhor ao seu momento de vida. 

Posso engravidar mesmo tomando a pílula do dia seguinte?

Como mencionamos acima, nenhum método contraceptivo, de emergência ou não, tem zero índice de falha. Portanto, apesar de pequeno, o risco de gravidez ainda existe. 

Consultoria: Dra. Daniele Duarte, ginecologista e mastologista pela Universidade de São Paulo (USP); dra. Cecília Pereira, ginecologista e mastologista do Grupo Ifé Medicina.

Veja também: Pílula do dia seguinte em 5 perguntas | Patrícia de Rossi

Afinal, quais são os efeitos colaterais da pílula anticoncepcional?
A pílula anticoncepcional é o método contraceptivo mais utilizado pelas mulheres, pois é fácil de usar e possui elevada eficiência contra gestação indesejada.
Porém, a pílula anticoncepcional provoca alterações hormonais, que podem provocar o surgimento de alguns efeitos colaterais, como:

Dores de cabeça e/ou náuseas
Como dito anteriormente, a pílula causa grandes alterações hormonais, por isso alguns sintomas pré-menstruais, como dores de cabeça, dor abdominal e náuseas, são comuns nas primeiras semanas de utilização.
Se esses sintomas atrapalharem suas atividades diárias ou permanecerem por mais de 3 meses, procure o médico ginecologista pois pode ser necessário alterar o tipo de pílula.

Alteração do fluxo menstrual
É comum existir uma diminuição na quantidade e duração do sangramento durante a menstruação, assim como sangramentos de escape entre cada ciclo menstrual, especialmente em pílulas que possuem uma baixa dosagem e que tornam o revestimento do útero mais fino e frágil.

Aumento de peso
Sim, o aumento de peso pode surgir. Isso ocorre quando as alterações hormonais provocadas pela pílula levam ao aumento da vontade de comer. Além disso, algumas pílulas também podem causar retenção de líquido, aumentando o peso corporal.

Surgimento de espinhas
Embora a pílula anticoncepcional seja usada muitas vezes como tratamento para evitar o surgimento de acne, algumas mulheres podem apresentar aumento na quantidade de espinhas nos primeiros meses de utilização.

Alterações do humor
Essas alterações do humor costumam surgir com o uso prolongado da pílula concepcional com elevada dose hormonal, pois os altos níveis de estrogênio e progestina podem diminuir a produção de serotonina, causando riscos de depressão.

Quanto tempo o efeito colateral do anticoncepcional fica no corpo?

As pílulas anticoncepcionais afetam os níveis hormonais da mulher, levando a vários efeitos colaterais. Esses efeitos geralmente desaparecem em 2–3 meses, mas podem persistir.

Quais os sinais que a pílula está fazendo mal?

Quais são os sinais de que o anticoncepcional faz mal à sua saúde?.
Alterações no fluxo menstrual. ... .
Perda de libido. ... .
Redução na lubrificação vaginal. ... .
Inchaço e sensibilidade nas mamas. ... .
Anticoncepcional faz mal ao sistema cardiovascular. ... .
Diversos sintomas físicos. ... .
Aumento na quantidade de espinhas. ... .
Alterações no humor..

Como acabar com os efeitos colaterais do anticoncepcional?

Como minimizar os efeitos colaterais dos anticoncepcionais?.
Consultar o ginecologista para avaliar se é necessário trocar de pílula;.
Manter uma alimentação saudável e equilibrada;.
Praticar exercícios físicos regularmente;.
Procurar um dermatologista para tratar as acnes;.

Como saber se o corpo está rejeitando o anticoncepcional?

Não existem sinais ou sintomas que permitam determinar se o anticoncepcional está a fazer efeito ou não, a única forma de garantir que ele irá fazer efeito é tomá-lo corretamente, sem esquecimentos.