Quanto tempo o coronavírus fica no corpo depois de curado?

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Quanto tempo o coronavírus fica no corpo depois de curado?

Teste rápido para covid-19 com resultado negativo (Foto: Getty Images)

A covid-19 é uma doença complexa que se manifesta de forma diferente em cada um de nós. Alguns não sentirão nenhum sintoma (os assintomáticos), enquanto outros sofrerão de uma forma mais ou menos grave da doença, ou mesmo de uma longa covid-19. Os sintomas e sua duração podem variar.

Por quanto tempo ficaremos doentes a depender da forma como a infecção pelo novo coronavírus se desenvovler em cada organismo? Chefe do departamento de Medicina Interna do Hospital Paris Saint-Joseph (Paris Saint-Joseph Hospital Group), Jean-Jacques Mourad responde: 

As fases da cura da covid-19

“Consideramos que um paciente com uma forma leve de covid-19 fica curado uma semana após o aparecimento dos primeiros sintomas”, explica o professor Mourad. Esse período pode se estender de 10 a 15 dias para quem desenvolve uma forma moderada da infecção.

Via de regra, a febre desaparece após de 4 a 5 dias, e a tosse pode durar entre 5 e 15 dias, assim como dores de cabeça e dores de garganta.

A duração da fadiga também varia de paciente para paciente. Observamos "picos" de fadiga que duram em média dez dias. Um sintoma que pode persistir por meses após a recuperação por conta do enfraquecimento do corpo após a infecção. Isso é chamado de Síndrome da Fadiga Crônica.

No caso de manifestação de uma forma grave de covid-19, a pessoa sofre um agravamento súbito de 7 a dez dias após o aparecimento dos primeiros sintomas. Há, em particular, a manifestação de dispneia (dificuldade respiratória), que pode ou não requerer hospitalização. Esta forma dura entre três e seis semanas.

'Sem vacina, minha única filha, de 8 anos, morreu por covid-19 em dezembro'

Denis Malvy, especialista em doenças infecciosas do Hospital Universitário de Bordeaux, explicou, em março de 2020, que era necessário contar "pelo menos três ou quatro semanas de recuperação" para as formas mais graves. Os pacientes que sofrem com síndrome do desconforto respiratório agudo devem ser tratados com ventilação mecânica não invasiva. Caso enfrentem pioras em seus quadros, devem ser intubados e necessitar de um ventilador.

O período de convalescença pode ser muito longo: entre seis meses e um ano, em média. Mas, por se tratar de um vírus relativamente novo, ainda é difícil para os médicos fazer uma estimativa precisa desse tempo de duração.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um paciente é considerado curado "medicamente" se ele tiver dois testes com resultados negativos com 24 horas de intervalo após o término dos sintomas.

A covid-19 longa


Independentemente de ter desenvolvido formas leves ou graves da covid-19, há pacientes  que relatam sofrer de sintomas persistentes da doença após a recuperação. “Quando os sintomas duram semanas ou até meses, falamos de covid-19 longa”, explica o especialista. Tecnicamente, esses pacientes não têm mais o vírus no organismo, mas ainda sofrem com as sequelas da infecção.

Um estudo chinês publicado na revista especializada The Lancet em janeiro de 2021 e realizado em 1.733 pacientes internados por Covid-19 em Wuhan, demonstrou assim que 76% deles ainda apresentavam pelo menos um sintoma por mais de 6 meses. o aparecimento dos sintomas da doença.

Covid, Influenza ou Flurona: como identificar os primeiros sintomas em crianças

Anosmia e ageusia (nome que se dá à perda de olfato e paladar), que são encontradas em formas leves e moderadas, podem, por exemplo, persistir por meses. De acordo com um estudo, quase 5% dos pacientes que perderam o olfato durante a infecção por covid-19 não o recuperaram seis meses depois.

Por quanto tempo você é contagioso?


Uma pessoa doente pode ser contagiosa muito antes de aparecerem os primeiros sinais da doença, durante o que se chama de período de incubação. Isso corresponde ao tempo entre a contaminação e o aparecimento dos primeiros sintomas, que geralmente é de 3 a 5 dias.

“A maior parte da contágio ocorre antes do aparecimento dos primeiros sintomas, o que dificulta muito o exercício de isolamento”, explica Mourad. Quando as pessoas são isoladas  já a partir do aparecimento dos primeiros sintomas, a taxa de contágio cai pela metade.

A taxa de transmissão da covid-19 atingiria seu pico máximo de "entre 2 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos até 5 dias depois" declarou o Conselho Científico francês no seu parecer de 3 de setembro de 2020.

Sim, é possível ser reinfectada pelo coronavírus e ter covid-19 mais de uma vez

Mas um estudo britânico especifica que é especialmente durante os primeiros 5 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas que o contágio é mais forte. Nesta meta-análise de 79 estudos sobre a covid-19, publicada na revista The Lancet Microbe em novembro de 2020, os pesquisadores descobriram que a duração média do derramamento de RNA da covid-19 nas vias do trato respiratório superior foi de 17 dias.

"Mas nenhum estudo detectou vírus vivos além do 9º dia da doença, apesar de as cargas virais persistentemente altas", sublinham os pesquisadores. “A viabilidade do vírus é curta, com um pico precoce observado no momento do início dos sintomas até o 5º dia da doença”, concluem.

O estudo mostra que as práticas de isolamento devem começar no início dos primeiros sintomas, que podem incluir sintomas leves e atípicos. E confirma a inutilidade de um período de isolamento superior a sete dias completos após o início dos sintomas clínicos para os casos confirmados.

“Para além deste período de isolamento, o risco de transmissão é muito baixo, e o risco residual pode ser perfeitamente controlado pelo uso rigoroso de máscaras e pelo monitoramento rigoroso das medidas de higiene e distanciamento físico durante a semana seguinte ao levantamento da isolamento", sublinhou o Conselho Científico em setembro de 2020.

*Este texto foi publicado originalmente em Marie Claire França.

Quanto tempo a pessoa fica imunizada depois de pegar Covid?

A reinfecção pela COVID-19 está se tornando cada vez mais comum, e em alguns casos, uma janela de intervalo de poucos dias entre o primeiro e segundo caso pode ocorrer. No entanto, atualmente, a janela de imunidade pós COVID-19 mais aceita entre os pesquisadores é entre 3 meses a 5 anos.

Qual o tempo de transmissão da Omicron?

Quanto tempo duram os sintomas? Segundo um estudo do Instituto Japonês de Doenças Infecciosas, a carga viral da ômicron atinge seu pico de três a seis dias após a infecção.

Qual é o período de transmissão do corona vírus?

Transmissão. As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

Quanto tempo de quarentena para Omicron?

Clóvis Arns da Cunha, recomenda sete dias de afastamento em isolamento respiratório domiciliar para os pacientes com COVID-19 sintomáticos, desde que estejam sem febre nas últimas 24 horas e com melhora dos sintomas. Para os que se mantém sintomáticos no sétimo dia, manter o isolamento por 10 dias.