Quantos elétrons devem ser retirados de um corpo para que ele adquira a carga elétrica?

O que é átomo Brainly?

átomos são os componentes básicos das moléculas e da matéria comum. São compostos por partículas subatómicas. As mais conhecidas são os prótons, os nêutrons e os elétrons. O átomo é a unidade fundamental da matéria, o que significa dizer que toda matéria é constituída de átomos.

Quantos elétrons precisam ser retirados de um corpo para que ele fique?

O último resultado mostra que, para que um corpo fique carregado com 1,0 C, é necessário que sejam removidos 6,25.

Quantos elétrons foram retirados de um corpo que está eletrizado com a carga elétrica de 8μc?

4) Quantos elétrons foram retirados de um corpo que está eletrizado com a carga elétrica de 8µC? Dado: e = 1,6.

Quantos elétrons devem ser retirados de um corpo para que ele adquira a carga elétrica de 9 6?

Verificado por especialistas. Devem ser retirados 6,0 x 10^13 elétrons. Esta questão está relacionada com carga elétrica.

Quantos elétrons em um Coulomb?

1 Coulomb é a carga elétrica de 6,25 . 1018 prótons (ou elétrons).

Qual é a carga do elétron?

A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo, sendo que a carga do próton é positiva e a do elétron, negativa.

Porque a carga do elétron e negativa?

* Eles possuem carga negativa porque, ao colocar um campo elétrico do lado de fora da ampola, os raios catódicos sofrem um desvio, sendo atraídos para a placa positiva. Desse modo, os raios catódicos foram denominados de elétrons e foram considerados a primeira partícula subatômica descoberta.

Qual o número de elétrons em uma carga de 1c?

n = 6,25 × 10^(18) elétrons.

O que é uma grandeza Quantizada?

Em Física Moderna uma grandeza é dita quantizada, ou discreta, quando não apresenta valores contínuos. Por exemplo, suponha que haja uma quantidade de água sendo aquecida em uma panela de alumínio. Quando o cronômetro está zerado, a água está a 15 graus Celsius.

O que significa algo ser Quantizado?

Significado de Quantizado adjetivo Em que a quantidade foi especificada; quantificado. ... Diz-se do sistema físico com quantização: que foi quantificado; com quanta. Etimologia (origem da palavra quantizado).

Luiz Felipe

Há mais de um mês

Q = n . e

Q ~> carga

n = números de elétrons

e = carga elementar = 1,6 x 10⁻¹⁹ C

1 = n . 1,6 x 10⁻¹⁹

n = 1 / 1,6 x 10⁻¹⁹

n = 0,625 .10¹⁹ elétrons ~>  6,25.10¹⁸ elétrons

Q = n . e

Q ~> carga

n = números de elétrons

e = carga elementar = 1,6 x 10⁻¹⁹ C

1 = n . 1,6 x 10⁻¹⁹

n = 1 / 1,6 x 10⁻¹⁹

n = 0,625 .10¹⁹ elétrons ~>  6,25.10¹⁸ elétrons

Essa pergunta já foi respondida!

22 Usuários buscaram por essas respostas para seus exercícios no mês passado e 59 estão buscando agora mesmo. Vamos finalizar seu dever de casa!

Essa Resposta do exercício é de nível Ensino médio (secundário) e pertence à matéria de Física.

Essa resposta recebeu 177 “Muito obrigado” de outros estudantes de lugares como Zabelê ou Rorainópolis.

Pergunta

Carga elétrica. Quantos elétrons devem ser retirados de um corpo para que sua carga final seja de 4C? Fórmula: Q = 4 n = ? e = 1,6 . 10-19C

Resposta

Boa noite!Dados;Q → 4c N → ?e(carga do eletro elementar)  → 1,6×10⁻¹⁹_______________Q=n·e4=n·1,6×10⁻¹⁹4/1,6×10⁻¹⁹=nn= 2,5×10⁻¹⁹ elétrons _______________Att;Guilherme Lima.

Estudantes também estão buscando por

  • Qual a diferença entre:Entender e compreender.Escutar e ouvir.Falar e dizer.
  • Por meio da Administração Cientíca, Taylor desenvolveu um estudo, uma teoria, que priorizava e
  • Uma bisnaga de xilocaína a 2%, de massa total 250 g, apresenta quantos gramas de solvente? a)

Se você tem mais exercícios para fazer, use a barra de busca para encontrar a resposta para seu dever de casa: 200 pessoas fizeram isso hoje e 104 na última hora.

Ajude seus amigos a fazer o dever de casa deles compartilhando a página Principais Respostas de Exercícios com eles, é completamente gratuito e fácil de usar!

Carga elétrica é uma propriedade da matéria, assim como a massa. A carga elétrica macroscópica de um corpo surge em razão da diferença entre o número de prótons e elétrons, nesse caso dizemos que o corpo encontra-se carregado ou eletrizado.

Por outro lado, quando a quantidade de elétrons e prótons for a mesma, dizemos que o corpo está neutro. Portanto, mesmo quando neutros, os corpos ainda apresentam cargas elétricas, entretanto, essas estão balanceadas.

A carga elétrica tem origem em partículas subatômicas: os prótons apresentam o menor valor de carga positiva, enquanto os elétrons apresentam o menor valor de carga negativa. Os nêutrons, por sua vez, são partículas eletricamente neutras.

Veja também: Conceitos básicos da Eletrostática

Tipos de carga elétrica

Existem dois tipos de carga elétrica, as positivas e as negativas. Ambas são definidas exclusivamente por sinais algébricos, por convenção atribui-se à carga do elétron o sinal negativo e à carga do próton o sinal positivo.

Esses sinais, entretanto, são meramente arbitrários. Por exemplo: não haveria qualquer problema se, em algum momento, a carga dos elétrons passasse a ser descrita com o sinal positivo e a carga dos prótons tornasse-se negativa. O importante é que essas duas cargas atraem-se quando seu sinal é diferente, do contrário, elas tendem a repelir-se.

Mapa Mental: Carga Elétrica

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

A unidade de medida de carga elétrica é o Coulomb (C), como uma forma de homenagem ao físico francês Charles Augustin de Coulomb (1736-1806), responsável pela determinação da lei matemática que descreve a força de atração e repulsão entre cargas. Entretanto, a grandeza Coulomb não está listada como uma das grandezas fundamentais do sistema internacional de unidades.

De fato, ela se trata de uma grandeza derivada do Ampére e é utilizada para medidas de corrente elétrica. O Coulomb de carga elétrica é equivalente à quantidade de carga que é transportada por uma corrente elétrica de 1 ampere, durante o intervalo de tempo de 1 segundo. Portanto, dizemos que 1,0 C é equivalente a 1,0 A.

Quantização

A carga elétrica é quantizada, isto é, o módulo de carga de um corpo é determinado por um múltiplo inteiro de uma quantidade de carga: a carga fundamental. A carga fundamental (e) é o menor valor de carga elétrica que existe na natureza, trata-se da carga que pode ser encontrada nos prótons e elétrons, seu módulo é de, aproximadamente, 1,6.10-19 C.

Como calcular

Com base no módulo da carga fundamental, é possível descobrir qual é a quantidade de elétrons em falta ou em excesso para que um corpo apresente certa carga elétrica, observe:

Q — carga elétrica total (C)

n — número de elétrons em falta ou em excesso

e — carga elétrica fundamental (1,6.10-19 C)

Usando a quantização das cargas elétricas, representada pela fórmula anterior, podemos calcular qual deve ser a quantidade de elétrons, em falta ou em excesso, necessária para produzir uma carga elétrica total de 1,0 C em um corpo:

O último resultado mostra que, para que um corpo fique carregado com 1,0 C, é necessário que sejam removidos 6,25.1018 elétrons de seus átomos. Logo, é fácil perceber que 1,0 C de carga elétrica trata-se de uma enorme quantidade dessa carga.

Devido às forças de atração e repulsão entre cargas elétricas, é natural que todos os corpos busquem o estado de eletrização de menor energia possível, ou seja, a maioria dos corpos que estão ao nosso redor está eletricamente neutra. Para que um corpo fique eletricamente carregado, é necessário que ele receba ou doe elétrons para as suas vizinhanças.

Além disso, não é possível eletrizar um corpo arrancando-lhe ou fornecendo-lhe prótons, uma vez que essas partículas são cerca de 1840 vezes mais massivas que os elétrons, além de encontrarem-se fortemente ligadas a outros prótons, no núcleo atômico. Portanto, para que um corpo receba ou doa elétrons, é necessário que ele sofra, pelo menos, algum dos três processos de eletrização: atrito, contato ou indução.

Veja também: O que é campo elétrico?

Como saber a carga elétrica de um átomo

Os átomos encontram-se geralmente neutros, e por isso a sua carga elétrica total é nula. No entanto, se os átomos forem ionizados, e tiverem seus elétrons arrancados, passarão a apresentar carga elétrica positiva, devido à sua carência de elétrons ou ao excesso de prótons.

Átomos carregados positivamente são chamados de cátions, enquanto os átomos que recebem elétrons, e tornam-se negativos, são chamados de ânions. Podemos determinar a carga elétrica do núcleo atômico ou da eletrosfera por meio do seu número atômico Z.

No exemplo a seguir, calculamos a carga elétrica de um núcleo de hélio (partícula α, Z = 2), que apresenta dois prótons e dois nêutrons:

Exercícios resolvidos

Questão 1) Durante um processo de eletrização, um corpo recebe uma quantidade de 2,0.1015 elétrons, tornando-se eletricamente carregado, com carga elétrica de:

a) 3,2.10-4 C

b) 1,6.10-18 C

c) 3,2.10-5 C

d) 0,32.10-5 C

e) 320.10-1 C

Gabarito: Letra A

Resolução:

Vamos usar a fórmula da quantização da carga elétrica, observe:

Após substituir os valores fornecidos pelo enunciado na fórmula, encontramos que a carga elétrica do corpo após a eletrização será de 3,2.10-4 C. Logo, a alternativa correta é a letra A.

Questão 2) Um corpo apresenta 1,2.103 elétrons a menos que prótons. Determine o sinal e o módulo da carga elétrica desse corpo.

a) Negativa, 0,92.10-13 C

b) Positiva, 1,92.10-13 C

c) Negativa, 1,92.10-16 C

d) Positiva, 1,92.10-16 C

e) Negativa, 1,6.10-14 C

Gabarito: Letra D

Resolução:

Para calcularmos a carga elétrica desse corpo, basta levarmos em conta a diferença entre o número de prótons e elétrons, observe:

Como explicado no enunciado, o corpo tem mais prótons que elétrons, por isso, sua carga será positiva.

Questão 3) Determine qual é a quantidade de elétrons que precisam ser retirados de um corpo para que sua carga elétrica seja de 6,4 C.

a) 4,0.1015 elétrons

b) 4,0.1019 elétrons

c) 2,5.1018 elétrons

d) 3,5.1021 elétrons

e) 1,6.1012 elétrons

Gabarito: Letra B

Resolução:

O exercício pede que encontremos o número de elétrons, logo, faremos o seguinte cálculo:

Com base na resolução do exercício, descobrimos que é necessário que se remova 4,0.1019 elétrons de um corpo, para que sua carga elétrica seja de 6,4 C.

Por  Me. Rafael Helerbrock

Quantos elétrons devem ser retirados de um corpo para que ele adquira carga elétrica de 1C?

1 Coulomb é a carga elétrica de 6,25 . 10^18 prótons. Logo, se quisermos que ele fique com carga igual 1C, devemos retirar 6,25 . 10^18 elétrons.

Quantos elétrons devem ser retirados de um corpo para que?

Resposta verificada por especialistas Devem ser retirados 1,875 x 10^19 elétrons. Esta questão está relacionada com carga elétrica.

Qual a quantidade de elétrons que precisam ser retirados de um corpo para que sua carga elétrica seja de 6

Com base na resolução do exercício, descobrimos que é necessário que se remova 4,0.1019 elétrons de um corpo, para que sua carga elétrica seja de 6,4 C.

Quantos elétrons devem ser retirados de um corpo para que adquira carga elétrica de 3 210 6c dado e 1 610 19c?

n = número de prótons ou elétrons. e = carga elétrica elementar, sempre vale 1,6.10^-19 C. n = 6.10^13 elétrons. Portanto, a quantidade de elétrons que deve ser retirada desse corpo é 6.10^13.