Que seres apresentam maior grau de parentesco que pertencem à mesma classe ou a mesma ordem?

Índice

Introdução

Ao longo do desenvolvimento científico, a fim de facilitar seus estudos e experimentos, vários estudiosos buscaram classificar os seres vivos de acordo com suas características comuns. A partir das ideias evolutivas darwinianas, a comunidade científica adotou a classificação de acordo com o grau evolutivo das espécies. 

Pra que serve a classificação dos seres vivo?

Através da classificação dos seres vivos, é possível conhecer e analisar a biodiversidade do planeta, esquematizar os graus de parentesco evolutivo entre indivíduos e até estabelecer modelos matemáticos que demonstrem o momento da evolução em que o ambiente e seus organismos foram submetidos aos processos adaptativos.

O sistema de classificação dos seres vivos não obedece a critérios rigidamente formais, sendo um sistema que se rege por um conjunto de regras predominantemente unificadas, mas que, dada a grandeza da quantidade de seres vivos existentes no planeta, são adaptadas de acordo com o modelo de estudo e com o ramo da biologia em que essa classificação se fez necessária.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Classificação básica dos seres vivos

Outras formas de classificação, além da que permite classificar os seres vivos agrupando-os em espécies, podem ser utilizadas dependendo do estudo em que essa classificação seja necessária. Dessa forma, classificações mais básicas, que não obedecem necessariamente a padrões evolutivos, são empregadas principalmente para fins didáticos.

Os seres vivos podem ser classificados:

  • quanto à forma de obtenção de alimentos (autótrofos ou heterótrofos);
  • quanto à forma de produção de matéria orgânica (fotossintetizantes ou quimiossintetizantes)
  • quanto ao hábito alimentar (herbívoros ou carnívoros)

Classificação dos seres vivos nas relações ecológicas

Dentro de um ecossistema, os seres vivos estabelecem relações ecológicas de predação e/ou herbívora entre eles, de forma que estabelecem uma cadeia alimentar. Os seres vivos dentro de uma cadeia alimentar podem ser ainda classificados quanto ao seu nível trófico dentro dessa cadeia:

  • Produtores: na base da cadeia, são os organismos que autótrofos que produzem o seu próprio alimento;
  • Consumidores primários: indivíduos herbívoros que se alimentam dos produtores;
  • Consumidores secundários: indivíduos carnívoros que se alimentam dos produtores primários;
  • Consumidores terciários: indivíduos carnívoros que se alimentam dos produtores secundários;
  • Decompositores: seres que contribuem para a ciclagem de nutrientes dentro do ecossistema, se alimentando de restos e carcaças de outros indivíduos (produtores ou consumidores). Por exemplo, os fungos e bactérias.

História da classificação de seres vivos

O sistema mais antigo de classificação foi proposto por Aristóteles ainda na Idade Clássica e dividia os seres vivos em plantas e animais. Os animais eram subdivididos de acordo com o meio em que se moviam (água, ar ou terra). Esse primeiro modelo de classificação inspirou todos os demais sistemas de classificação, inclusive o atual.

Com a descoberta de novas terras, novas espécies de seres vivos eram encontradas e o sistema aristotélico acabava formando grupos extensos de organismos. Ao agrupar todas as plantas em um mesmo grupo, não eram considerados outros fatores de diferenciação, como a formação de flores, o modelo de caule, entre outras coisas.

Os avanços científicos, principalmente no campo da microscopia, permitiram a descoberta de organismos que não se classificavam no sistema proposto. Esses novos organismos ou eram adicionados em grupos que não apresentavam características similares, como os protozoários colocados nos grupos animais e os fungos adicionados no grupo das plantas.

No século XVIII, Carolus Linnaeus em sua obra "Systema Naturae" propôs uma forma hierárquica de classificação dos seres vivos. Nesse livro, ele estipula três reinos: mineral, vegetal e animal, e agrupa todos os seres vivos em cinco categorias: Classe, Ordem, Gênero, Espécie e Variedade.

Além disso, no sistema de classificação de Lineu, é estipulado que o nome de cada espécie deve ser curto, único em cada gênero, binominal e permanente.

Quais são os reinos da biologia

Apenas no século XIX que outros reinos foram adicionados no sistema de classificação. De acordo com a proposta do biólogo Ernst Haeckel, todos os organismos podem ser agrupados em cinco reinos: MoneraFungiProtista, Plantae e Animalia.

Em 1977, com os avanços científicos, foi possível, através de análises moleculares, estabelecer outras similaridades entre os organismos. Dessa forma, C. Woese propôs a formação de três domínios que ficariam acima da categoria de Reino: Domínio Bacteria, Archaea e Domínio Eukarya.

Atualmente, o sistema de classificação dos seres vivos é estudado na taxonomia que está dentro do ramo da Sistemática na Biologia.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Taxonomia e Sistemática: qual a ordem de classificação dos seres vivos?

A Sistemática é a área da Biologia que visa estudar a biodiversidade através de uma classificação chamada taxonomia.

Dentro da taxonomia, todos os organismos são classificados em categorias que recebem o nome de táxon. São nove táxons principais que compõem uma escala ascendente de organização, ou seja, os maiores táxons englobam os menores táxons.

O menor táxon classifica os seres vivos em Espécie. As espécies são agrupadas em Gêneros similares que são agrupados em Famílias que, por sua vez, são agrupadas em Ordem.

O taxon Ordem está incluído dentro do táxon Classe que está incluída no táxon Filo que compõem, por fim, o táxon Reino.

Atualmente, os reinos podem ser agrupados dentro do táxon Domínio ou Super Reino e este pode ainda ser incluído dentro do primeiro táxon que é chamado de Super Domínio, que divide os seres em Biota, aqueles que são considerados seres vivos, e Abiota, incorporando os vírus, organismos que por muitos estudiosos não são considerados seres vivos.

Algumas normas para escrita da espécie também são utilizadas como o nome ser em latim, composto onde o primeiro nome é escrito em letra maiúscula e representa o Gênero do organismo e o segundo escrito em letra minúscula é a Espécie. Esse nome deve ser em itálico ou sublinhado.

Exemplo: Ser Humano.

Super Domínio: Biota;

Domínio: Eukarya;

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Mammalia;

Ordem: Primatas;

Família: Hominidae;

Gênero: Homo;

Espécie:Homo sapiens;

Que seres apresentam maior grau de parentesco que pertencem à mesma classe ou a mesma ordem?
Categorias (táxons) do Sistema Taxonômico

Cladística: como analisar um cladograma?

A partir da década de 1960, outro sistema taxonômico vem ganhando preferência por parte dos cientistas. O sistema da taxonomia cladística visa agrupar os indivíduos, ainda dentro das categorias taxonômicas, mas levando a formação de um esquema chamado de árvore filogenética, que estabelece parentesco de ancestralidade entre as espécies analisadas. Dessa forma, cada táxon inclui todos os descendentes de uma forma ancestral primitiva.

A chamada “Árvore da Vida”, ou cladograma, é um diagrama de representação esquemática que utiliza o sistema taxonômico cladístico para mostrar as relações evolutivas entre seres vivos. Nesse esquema, podemos observar uma raizramosnós e terminais. Cada ponto no cladograma se refere a um tipo de relação evolutiva. 

Na imagem acima, temos um cladograma referente ao grupo dos cordados. Podemos dizer que os cefalocordados e os vertebrados são mais próximos evolutivamente pois tem um ponto em comum (um nó), onde provavelmente marca a presença de um ancestral comum aos dois grupos diretamente.

Dessa forma, para analisar a parentalidade evolutiva de algum grupo apresentado em um cladograma, deve-se sempre observar os nós, ramos e raiz apresentados para analisar o ancestral comum de cada grupo. 

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯

A Árvore da Vida

A Árvore da Vida é uma representação esquemática que utiliza o sistema taxonômico cladístico para mostrar as descendências evolutivas dos seres vivos.

Árvore da Vida. 

Plano de estudo gratuito para o Enem

O Enem é uma prova que cobra muitos conteúdos. Com organização fica muito mais fácil se preparar para o exame.  Se você está procurando por um material gratuito, vale a pena conhecer o Plano de Estudo Enem de Boa. Trata-se de um cronograma gratuito, com indicações diárias de textos, exercícios e vídeo-aulas. Clique aqui e baixe agora sua versão.

Exercício de fixação

VUNESP/2003

No ano de 1500, os portugueses já se referiam ao Brasil como a “Terra dos Papagaios”, incluindo nesta designação os papagaios, as araras e os periquitos. Estas aves pertencem a uma mesma família da ordem Psittaciformes. Dentre elas, pode-se citar:

Tabela de espécies de aves brasileiras.

O grupo de aves relacionadas compreende:

A 3 espécies e 3 gêneros.

B 9 espécies e 3 gêneros.

C 3 espécies de uma única família.

D 9 espécies de um mesmo gênero.

E 3 espécies de uma única ordem.

Que seres apresentam maior grau de parentesco os que pertencem à mesma classe ou a mesma ordem?

Os indivíduos da mesma ordem são bem mais próximos, isso porque a classe está mais próxima do reino, e quanto mais próximo do reino, mais distintos são os seres vivos do grupo. O maior grau de parentesco está nas espécies, indivíduos da mesma espécie podem reproduzir e gerar descendentes férteis.

Quem tem o maior grau de parentesco?

A ordem do maior ao menor grau de parentesco é: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.

O que define o grau de parentesco entre as espécies?

O grau de parentesco, se estabelece a partir da relação entre pais e filhos e essa relação é conhecida como parente de primeiro grau. Se pai e filho são de 1º grau, logo, entre o filho e seu avô a relação é de parente de segundo grau (porque existe um grau entre o pai e o avô).

Tem maior grau de semelhança entre si dois organismos que estão colocados dentro de uma das seguintes categorias?

4) Têm maior grau de semelhança entre si dois organismos que estão colocados em uma das seguintes categorias taxonômicas: D gênero.