Que significa sonhar com a morte da própria mãe?

O sonho é algo que todos têm, por conta disso muitos tentam achar interpretações para essas experiências. Afinal, esses sonhos podem revelar coisas que nem fazemos ideia. Por isso, fizemos um post sobre o que pode significar sonhar com mãe já falecida. Confira!

  • A figura materna
    • Sonhar com mãe falecida chorando
    • Sonhar com mãe falecida triste
    • Sonhar com mãe já falecida sorrindo
    • Sonhar com mãe falecida conversando
    • Sonhar com mãe falecida viva
    • Sonhar que a mãe falecida está morrendo novamente
    • Sonhar que a mãe falecida está irritada com você
    • Sonhar com a mãe falecida está cozinhando ou cuidando da casa
    • Sonhar com a mãe falecida está vindo te buscar
    • Sonhar com a mãe já falecida doente
  • Para a psicanálise: o que é sonho?
  • Considerações finais

A figura materna

A figura materna é algo muito importante para todos nós, já que ela cuida dos seus filhos com muito amor e carinho. Mesmo depois de sua morte, é muito comum as pessoas sonharem com ela. O sonho em si pode indicar que coisas boas estão para chegar e o mais recomendado é deixar a sua vida fluir.

É importante dizermos que este artigo não vai abordar nenhum aspecto místico, metafísico ou religioso sobre sonhar com mãe falecida. Entendemos que os sonhos são formas que o inconsciente alertar algo que é importante em nossa psique. A convivência com a mãe é uma das mais importantes e marcantes para uma pessoa. Por isso, é de se esperar que este tipo de sonho aconteça de forma frequente, mesmo quando a mãe já é falecida.

Além disso, sonhar com mãe que já faleceu pode significar que você precisa valorizar a sua família, aqueles que ainda estão aqui. Contudo, é muito importante lembrar os detalhes do sonho para compreender outros possíveis significados. Então, vamos conferir os mais comuns.

O importante é tentar entender se há algo mal resolvido nestas lembranças. Não é possível voltar no tempo, mas é possível um novo olhar sobre eventos passados. É libertador não julgar o que a mãe tenha feito (ou deixado de fazer) em nossas vidas e aceitar que provavelmente ela fez o melhor dentro do que ela sabia fazer e estava ao seu alcance.

Sonhar com mãe falecida chorando

Se no sonho você vê sua mãe chorando, isso pode mostrar que há falhas e erros na sua vida. A pergunta que você deve se fazer é: você está levando a vida que gostaria ter? Por isso, visualizar a mãe falecida chorando indica a preocupação de sua mãe com seu destino.

Por outro lado, há a possibilidade de que você tenha sonhado isso devido ao sentimento de saudade. Além disso, a sua mãe pode estar inquieta em não poder lhe auxiliar.

É importante que o filho que sonha com mãe falecida entenda a ambivalência em seus sentimentos, sem se culpar pelos momentos em que foi ausente ou ofensivo com sua mãe. Obtenha aprendizado destes episódios para as relações que você mantém hoje, com outras pessoas.

Que significa sonhar com a morte da própria mãe?


Sonhar com mãe falecida triste

Ter esse tipo de sonho pode estar relacionado aos arrependimentos dela no que se refere à sua educação. Ou associada aos seus desvios na vida. Porém, fazer uma oração pode ser benéfico para ambos e perdoar todos os erros. Por fim, peça a ela para que confie em você e diga que não existe razão para ela se sentir triste.

Sonhar com mãe já falecida sorrindo

Antes de mais nada, precisamos esclarecer que o sorriso de uma mãe falecida é um excelente indicador. Pode trazer uma imagem de conforto. Mas isso não significa (a nosso ver) nada metafísico. Você pode ter suas crenças de que isso signifique que ela esteja em uma condição melhor depois da morte, mas isso não tem relação com a psicanálise e com o que a ciência sabe sobre os sonhos.

Sonhar com mãe falecida conversando

Agora se você sonhar com sua mãe e vocês estão conversando, isso pode indicar que ela está tentando dar-lhe bom ânimo para viver com tranquilidade. Afinal, o diálogo com a figura materna tende a ser muito poderoso e confortável. Além disso, é por meio dessa conversa que ela estará tentando lhe ajudar para que você ajuste seus pensamentos. O que, com toda a certeza, você irá entender de modo muito intuitivo.

Isso pode também indicar o que faltou: se você conservava pouco com sua mãe quando ela era viva, e sonha conversando muito com ela, é um indicativo de que você carregue alguma culpa por não interagir mais com a sua mãe. Tire isso como aprendizado na relação com seus familiares que estão vivos.

Sonhar com mãe falecida viva

Sonhar com a mãe falecida viva pode significar que você está se remoendo em alguma questão da sua infância não resolvida. Além disso, você tem algum objetivo concreto em mente e está se desligando e bloqueando essas feridas. Então, talvez seja importante que você mude alguns velhos hábitos e antigas maneiras de pensar.

Sonhar que a mãe falecida está morrendo novamente

Ter esse tipo de sonho pode ter relação com alguma coisa errada que você fez e sua consciência está te cobrando. Então, o ideal seria que você fizesse uma análise de suas últimas ações e, se possível, corrigir o que fez de errado. De modo geral, isso pode ter ligação com casos de brigas ou traições em que você esteve envolvido. Neste tipo de interpretação dos sonhos, há um certo aviso sobre o tema.

Sonhar que a mãe falecida está irritada com você

Se você sonhou que sua mãe está irritada com você, saiba que isso tem alguma ligação com seu estado emocional. Você pode estar cobrando demais sobre si mesmo ou na sua vida conjugal. Assim, a dica é que você reflita se tem algo de errado neste aspecto da sua vida. Além disso, outra interpretação deste sonho, pode estar relacionado com seus filhos, se você tiver.

Sonhar com a mãe falecida está cozinhando ou cuidando da casa

Esse sonho pode significar que alguma pessoa próxima a você está escondendo algo que você precisa saber. Além disso, sonhar com a mãe falecida está cozinhando é um sinal que você deve ajudar os amigos. Por fim, outra interpretação é que você, às vezes, brinca com as informações de seus amigos. Desse modo, você deve repensar sobre essas atitudes.

Sonhar com a mãe falecida está vindo te buscar

Embora pareça ser um sonho perturbador, ele pode ser interpretado como coisas boas, tanto saúde física, quanto mental. Não interprete no sentido quase literal, de que você pode morrer (na verdade, todos podemos morrer a qualquer momento). Este tipo de sonho só reforça o vínculo afetivo e as lembranças do papel marcante que teve sua mãe em sua vida.

Aproveite para pensar se há algum amigo ou familiar com quem você deixou de ter contato e que valha a pena retomar a convivência.

Sonhar com a mãe já falecida doente

Pode ser que você esteja negligenciando sua própria saúde, e isso esteja sendo projetado na figura de outra pessoa. Verifique se há algo que você possa fazer para cuidar mais de você mesmo: alimentação, atividade física, qualidade de vida e bom sono.

Para a psicanálise: o que é sonho?

Para a gente terminar o nosso post, você sabe o que é sonho para Psicanálise? Então, para essa área, desenvolvida por Freud na obra a Interpretação dos Sonhos, o sonho pode revelar traumas e desejos ou outros elementos que estão em nosso inconsciente. Não há um significado único para um sonho. As reflexões deste artigo mostram possibilidade de olhar para o problema. Mas um mesmo sonho pode sinalizar infinitas coisas, diferentes a cada pessoa.

Além disso, a Psicanálise aponta que o sonho é uma das maneiras de acessar essa parte da nossa mente. Essa é uma parte da mente em que não temos acesso facilmente.

Considerações finais

Nós esperamos que o nosso post tenha te ajudado a interpretar, caso você venha a sonhar com mãe já falecida. Para aumentar ainda mais o seu conhecimento sobre esse assunto, conheça o nosso curso online Psicanálise Clínica. Com as nossas aulas e os melhores professores da área, você poderá desenvolver seu conhecimento. O curso dura de 12 a 36 meses, envolvendo: teoria, supervisão, análise e monografia.

Aliás, ao final dos seus estudos, você poderá clinicar. Então, não perca essa oportunidade de entender mais sobre os significados de sonhos, como sonhar com mãe já falecida. Inscreva-se já e comece ainda hoje.

O que significa sonhar com a morte da própria mãe?

Sonhar com a morte de sua mãe simboliza que você está preocupado com a sua família e sua consciência está pesada por você não estar dando tanta atenção ao núcleo familiar. Você pode estar sentindo falta da sua mãe e esse sonho vem te alertar que você deve passar mais momentos com ela.

O que significa sonhar com a minha mãe?

Sonhar com a própria mãe significa amor, acolhimento ou avisos.

O que significa sonhar com a morte de um ente querido?

Na maioria dos casos, a mensagem é mais positiva do que parece. De acordo com o site Sonho Astral, sonhar com o falecimento de um parente pode indicar que você vai passar por mudanças significativas na sua vida, seja no âmbito profissional quanto no pessoal. Talvez essa seja uma das perdas mais doloridas.

O que significa sonhar que está chorando no sonho?

Sonhar que está chorando pode representar sua tristeza e dor por dentro, assim como suas emoções por fora. Pode ser que você esteja se sentindo triste ou que esteja chorando por alguma coisa. Também pode ser um sinal de que você precisa de ajuda e que precisa de uma fonte de apoio.