Que tipo de atividade de trabalho pode ser realizado no campo e na cidade?

As atividades no campo estão sendo muito procuradas durante a pandemia, mas você sabe o que oferecer?

O turismo no campo tem o poder de aproximar as famílias e de renovar os laços entre pais e filhos. Pois a agitação da vida moderna não afeta apenas os chefes de família, os filhos também sentem a pressão. Ainda mais agora em que muitos estão trabalhando home office.

Os pais são pressionados por melhores resultados no trabalho, e isso exige mais tempo de dedicação nas atividades profissionais. Enquanto os filhos são exigidos na escola, pois precisam de boas notas para passar de ano e garantirem o presente de Natal.

Em algumas famílias, tanto os pais quanto os filhos ainda ocupam o tempo livre com atividades complementares. Alguns pais podem estar em busca de mais qualificação, frequentando cursos. Os filhos se dedicando a esportes ou a cursos preparatórios como línguas, por exemplo.

Essa rotina cotidiana, apesar de necessária, acaba afastando os indivíduos do convívio familiar, mesmo confinados durante a quarentena. Os diálogos entre pais e filhos ficam mais raros e, quando acontecem, são para prestação de contas das obrigações.

O que pode ser feito para compensar isto e minimizar os efeitos negativos que a vida moderna exerce sobre as famílias? Aqui neste artigo você vai conhecer 5 atividades para serem realizadas em família durante o passeio no campo.

Porque esse tipo de turismo é importante?

Esse tipo de turismo tem como principal objetivo inserir as pessoas da cidade no modo de vida do campo. E esse contato direto com a natureza, com as tradições locais, somado a hospedagem em ambiente familiar, enriquece as relações.

Veja alguns dos principais benefícios para as famílias que vivem nas regiões metropolitanas:

  • Laços familiares são fortalecidos
  • Alivia o estresse e melhora a saúde
  • Aumenta a autoestima e melhora o humor
  • Ajuda no desenvolvimento das crianças
  • Fortalece a relação do casal
  • Promove a qualidade de vida

Por outro lado, para o anfitrião, o turismo no campo é uma excelente oportunidade de gerar renda nos períodos de entressafra ou nos fins de semana. Portanto, não é só o povo da cidade que se beneficia com esta atividade, também é vantajoso para quem trabalha nestes locais.

Mas você sabe o que as famílias gostam de fazer? Quais são as atividades que você pode incluir no seu negócio?

Confira a nossa lista com 5 sugestões de atividades no campo

  1. Passeios a cavalo

A maioria dos destinos de turismo rural oferece passeios a cavalo como atrativo, a maioria guiados, individuais ou em grupos. Normalmente a atividade é realizada em circuitos desenvolvidos exclusivamente para este fim, oferecendo muita segurança, principalmente para as crianças.

Os animais que participam desta atividade precisam ser cuidadosamente selecionados e preparados para conduzir os hóspedes. E a brincadeira, logicamente, deve ser orientada e monitorada por um instrutor qualificado. Você já ouviu falar da doma racional de cavalos?

  1. Atividades lúdicas com recreadores

Lúdico significa brincar. Não pode faltar na propriedade rural uma área kids e se possivel, um profissional recreador, aquele que desenvolve e orienta as brincadeiras para os pequenos. Pois é o recreador que vai promover a integração entre as famílias/hóspedes, com atividades divertidas, estimulantes e competitivas.

Um bom profissional é capaz de proporcionar à família momentos de muita alegria, tornando a experiência no campo inesquecível.

  1.  Arvorismo

Excelente para famílias aventureiras, que gosta de viver fortes emoções. Oferecer atividades como Arvorismo, um dia de Tarzan, transportando-se entre as copas das árvores por um percurso suspenso entre elas, com certeza vai ser um grande diferencial para seu atrativo turistico.

O Arvorismo pode ser praticado por qualquer pessoa, até porque as atividades são controladas por monitores preparados. Isso mesmo, já existe normativas que orientam como deve ser a condução desse tipo de atividade. Além disso, você estará amparado por uma série de orientações, como por exemplo, que equipamentos de segurança adotar e procedimentos para oferecer uma aventura segura às famílias.

  1.  Contemplação

As caminhadas de contemplação são leves, mais indicadas para as famílias que preferem atividades moderadas. Mas não se trata apenas de caminhar pela propriedade, envolve diversas atividades, como:

  • Trilhas e caminhadas na floresta
  • Banho nos rios e cachoeiras
  • Contemplações do cenário natural
  • Observação da fauna e da flora

Esta é uma atividade muito prazerosa e enriquecedora, tem o poder de eliminar todos aqueles pensamentos inoportunos que causam estresse. Além disso, as crianças verão ao vivo o que costumam aprender na escola.

Já pensou na possibilidade de oferecer trilha meditativa?

  1. Oficinas

Oficina é a oferta de algo prático, de curta duração, para exercitar habilidades. O campo é um excelente destino para as famílias que desejam aprender novas maneiras de conduzir a rotina.

Há ofertas de oficinas para todos os gostos familiares, desde consumo sustentável e artesanato até modos alternativos de viver a vida.

Veja algumas ideias:

  • Energias alternativas
  • Construção com bambu
  • Artesanato com palhas e madeira
  • Técnica de permacultura
  • Horta para lugares pequenos (varandas e sacadas)
  • Compostagem para apartamentos

Essas e outras atividades no campo proporcionam dias harmoniosos, revigorantes, e ainda retornará para o dia a dia na cidade com uma bagagem extra de novos conhecimentos e a sensação de rejuvenescimento.

Se pensarmos que as experiências necessitam dos sentidos para encantar, com esses tipos de atividades você vai se destacar no seu destino turistico.

Você tem uma propriedade no campo e está em busca de novos modelos para gerar renda e tornar seu negócio lucrativo?

Sou Luciane Quadro, turismóloga, especialista em marketing e consultora de negócios turísticos.

Me siga no Instagram

Quais são as atividades do campo e da cidade?

As principais atividades do campo são a agricultura e o extrativismo. Já as principais atividades realizadas na cidade são o comércio e a indústria.

Que tipo de trabalho é comum no campo e na cidade?

Resposta: geralmente na zona rural eles trabalham com a pecuária e com a agricultura,já na zona urbana as pessoas trabalham em empresas ou fábricas.

Quais atividades de trabalho pode ser realizada no campo?

Basicamente, é possível encontrar o seguinte:.
atividades agrícolas;.
pecuárias;.
extração e a exploração..
vegetal;.
exploração da apicultura;.
avicultura;.
suinocultura;.
piscicultura..

Quais são as atividades que interligam a cidade e o campo?

Campo e a cidade possuem funções e atividades diferentes, mas que se complementam. Cabe ao campo a produção dos alimentos e de matérias-primas utilizadas pela indústria. As cidades se urbanizam, e tem como função principal a atividade industrial e o setor de serviços.