Quem é o dono da tv brasil

Nova marca da TV Brasil (Foto: Divulgação/ TV Brasil)

Publicidade

Não foi possível carregar anúncio

O presidente da República, Jair Bolsonaro, incluiu a EBC, que tem entre suas empresas a TV Brasil, a maior emissora pública do país, no plano de privatizações. A inclusão ocorreu por meio de um decreto assinado nesta quarta-feira (20). Com isso, o governo pretende passar o controle de toda – ou parte da – estrutura da Empresa Brasileira de Comunicação para o setor privado.

O texto do decreto explica que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pode ser chamado para que realize estudos a fim de possibilitar “alternativas de parceria com a iniciativa privada e propor ganhos de eficiência e resultados para a empresa, com vistas a garantir a sua sustentabilidade econômico-financeira”.

Continua depois da publicidade

Não foi possível carregar anúncio

Além disso, a ordem do governo é de que seja criado um comitê interministerial para uma reunião a cada 15 dias, com um prazo de 180 dias, prorrogável por mais 180, para a conclusão dos trabalhos.

A EBC foi criada no Governo Lula, em 2007, com o intuito de expandir a comunicação pública aos brasileiros. A empresa comporta Agência Brasil e emissoras de rádio em todo o território nacional. A TV Brasil, por exemplo, é o centro maior de insatisfação, por não registrar altos números de audiência, apesar de um orçamento milionário.

Para saber mais sobre essa polêmica envolvendo a TV pública, assista ao vídeo abaixo.

Publicidade

Não foi possível carregar anúncio

Jair Bolsonaro, que assume a Presidência da República em 1º de janeiro de 2019, pretende extinguir ou privatizar a TV Brasil durante o seu governo. Ele acredita que não é vantajoso manter em sua gestão um órgão que "dá traço de audiência". A declaração foi dada ao jornalista Eduardo Ribeiro, da Record, durante entrevista concedida na noite desta segunda-feira (29).

A TV Brasil, jocosamente apelidada de TV do Lula, é o principal veículo da Empresa Brasil de Comunicação, a EBC. Ela foi criada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2007, com o objetivo de democratizar o acesso à informação. Foi a sucessora da TVE, que esteve no ar durante 32 anos. 

Tereza Cruvinel, ex-presidente da EBC e responsável pela implantação da emissora estatal, declarou em seu Twitter que o anúncio de extinção da TV Brasil "deforma o sistema público de comunicação" e que a decisão de Bolsonaro é um retrocesso. 

A rede de TV governamental, porém, nunca aconteceu. Nos últimos anos, só teve alguma relevância para o público com as notícias de greves e polêmicas. 

Em 2013, por exemplo, a emissora teve de recorrer à exibição de músicas em seu principal telejornal, o Repórter Brasil, porque cerca de 30% dos seus até então 2 mil funcionários estavam de braços cruzados.

No ano passado, o ator Pedro Cardoso abandonou ao vivo o programa Sem Censura e se juntou aos participantes de uma nova greve de funcionários. "Eu não participo de programas de empresas que estão em greve", discursou o eterno Agostinho da comédia A Grande Família (2001-2014).

Outro episódio em que a televisão pública conseguiu repercutir foi após a extinção do programa Arte do Artista, também no ano passado. A atração, que entrevistava personalidades das mais diversas áreas, foi cancelada sob o pretexto de ter sido atingida pela "crise financeira que vivia o país".

A justificativa, porém, não colou para a equipe da atração. Um produtor chegou a declarar que o apresentador Aderbal Freire-Filho chegava a colocar dinheiro do próprio bolso para manter o programa no ar.

No Ibope, foram poucos os feitos que a TV Brasil conseguiu até hoje. Um deles foi em novembro de 2013, quando conseguiu ganhar da Globo no Recife com a transmissão da semifinal de uma partida da Série C do Campeonato Brasileiro.

TV Brasil é a rede de televisão pública do Poder Executivo Brasileiro e pertence à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), conglomerado de mídia do Governo Federal. Foi inaugurada em 2 de dezembro de 2007, com a matriz em Brasília e filiais nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A programação, inicialmente, era composta por atrações da TV Nacional, pertencente à Radiobrás, a TVE Brasil, do Rio. O primeiro programa original foi o Repórter Brasil. Aos poucos, a grade foi se configurando e o sinal foi ampliado para várias cidades pelo país.

Em 2008, foi lançada a TV Brasil Internacional, com previsão inicial em países da África. Em teledramaturgia, já exibiu duas novelas africanas, Windeck (2014) e Jikulumessu (2017), e também trabalhas brasileiras da Record e, em 2022, da Band, com Os Imigrantes (1981).

Nos anos 2010, a emissora passou a investir em transmissões esportivas e grandes eventos. Em 2016, exibiu o Desfile das Campeãs do Carnaval, em parceria com a Globo, e os Jogos Paralímpicos de Verão, em conjunto com o SporTV e TV Cultura.

Quem é o dono do Canal Brasil?

Canal Brasil.

Qual é a maior empresa de TV do Brasil?

Líder em audiência, a Globo é a única emissora de TV na lista. Ocupa o sexto lugar, com valor de mercado de US$ 3.295 bilhões, o equivalente a R$ 17,4 bilhões.

Qual é a maior rede de televisão do mundo?

1° lugar - ABC A ABC é a maior emissora do mundo. Com sede nos Estados Unidos, a sigla do grupo American Broadcasting Company é referêcia não só para o público, mas também em mercado internacional quando o assunto é a produção audiovisual, sendo uma das empresas do grupo de entretenimento Walt Disney.

Quem são os donos da TV TEM?

História. A TV TEM foi fundada em 6 de maio de 2003 pelo empresário J. Hawilla, com a união da TV Aliança (Sorocaba), da TV Modelo (Bauru) e da TV Progresso (São José do Rio Preto), além da fundação da TV Itapetininga (Itapetininga).