Quem mora em joão pessoa é o quê

Bairros: José Américo, Água Fria, Cidade dos Colibris (1 e 2 ), João Paulo II, Ernani Sátiro, Esplanada, Costa e Silva, Grotão, Geisel, Funcionários II, III e IV.

Comunidades: Jardim Nova Canaã, Colibris, Laranjeiras,Boa Vista, Citex, Nova República, Nova Trindade III, Lago Sul, Arame, 1º de Abril, Lava Jato, Maria de Nazaré, Presidente Médici, Gauchinha, Taipa, e Sesi.

Residenciais/Conjuntos Habitacionais: Conjunto da FAC I e II (José Américo), Conjunto dos Radialistas (Geisel), Condomínio Fraternidade (Funcionários IV), Jaqueiras I, II, III e IV (José Américo).

Loteamentos: Jardim Sepol (Ernani Sátiro), Santa Verônica (José Américo), Loteamento Mares do Sul (José Américo), Quadra Mares (José Américo), José Mariz I José Américo), Brasa Mar (José Américo), Loteamento Greenville (Grotão), Loteamento Morada Verde (Grotão).

Articulador:
Sammy Bezerra – 98730-9214

Quem mora em joão pessoa é o quê
Parque da Lagoa- Solon de Lucena- Crédito: Reprodução

Considerada a 3ª capital mais antiga do país, e a mais oriental do Brasil, João Pessoa-PB, comemora neste dia 5 de agosto, seus 436 anos.

João Pessoa, é conhecida como a cidade onde o sol nasce primeiro e assim seus habitantes recebem mais luz solar que qualquer outra região do país.

A cidade ganhou epítetos (elogios) como: “Porta do Sol”, “Cidade Mais Iluminada das Américas” e “Onde o sol nasce Primeiro”.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística– IBGE, 2020, a população de João Pessoa conta com mais de 800 mil habitantes, e sua economia, antes baseada na agricultura e na pecuária, tem se incrementado graças ao turismo.

Quem nasce no estado da Paraíba é chamado de paraibano. Já as pessoas naturais da capital João Pessoa também são chamadas de Pessoenses.

Desde 2015, o 5 de agosto é feriado estadual, sendo este dia a data magna do estado da Paraíba.

Como se trata de uma data religiosa, é realizada a tradicional missa e procissão em honra a Nossa Senhora das Neves, do Mosteiro de São Bento até a Catedral, que reúne uma multidão de fiéis.

Quem mora em joão pessoa é o quê
Tradicional procissão Nossa Senhora das Neves- Crédito: Reprodução

O aniversário de João Pessoa sempre foi celebrado com shows, musicais, diversos eventos, em vários espaços da cidade, com a presença do público nativo e turistas. Mas devido a pandemia da Covid-19, todas as programações vão acontecer no modo virtual, pelo segundo ano consecutivo.

Origem

Os holandeses buscavam controlar o lucrativo comércio de açúcar e como a cidade possuía 18 engenhos, foi ocupada por cerca de 20 anos.

Após a reconquista portuguesa, a cidade consagrou-se como Cidade da Parahyba até 1930, quando foi rebatizado em homenagem ao presidente do estado (governador) assassinado, João Pessoa.

Nascida de costas para o mar, ao contrário das demais capitais do país banhadas pelo oceano Atlântico, João Pessoa foi fundada no dia 5 de agosto de 1585, pelos colonizadores portugueses.

Chamada de “Cidade Real de Nossa Senhora das Neves”, suas primeiras edificações foram às margens do Rio Sanhauá, um afluente do Rio Paraíba, hoje conhecido como Porto do Capim, no bairro do Varadouro.

Quem mora em joão pessoa é o quê
Praça Antenor Navarro- Crédito: Reprodução

Em 1588, a cidade passou a chamar-se “Filipéia de Nossa Senhora das Neves”, em homenagem ao rei Filipe II, que, na época, acumulava os tronos da Espanha e de Portugal. Em 1634, a capital paraibana foi invadida pelos holandeses, que a batizaram de Fredrikstad (Cidade de Frederico), em homenagem ao príncipe de Orange, Frederico de Orange.

Depois do declínio da Nova Holanda e com a saída dos neerlandeses, a cidade adquiriu o nome de “Parahyba do Norte”, em 1654. Sua denominação atual, “João Pessoa”, é uma homenagem ao político paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 1930, na cidade do Recife, quando era presidente do estado e concorria como candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas.

Ocupação Urbana

Edificado seu casario histórico no Varadouro, João Pessoa, nos seus primórdios, dividiu-se entre cidade baixa e alta. A expansão urbana ocupou a antiga área rural.

A partir da segunda metade dos anos 1960, com a ocupação da orla marítima, a economia dos locais mais antigos da capital perdeu um pouco de sua importância de outrora. No que diz respeito à arquitetura, os bairros centrais comportam a maior parte das áreas que são objeto de tombamento pelos órgãos de proteção ao patrimônio.

A capital paraibana conta com um litoral de aproximadamente 24 quilômetros de extensão, divididos em nove praias de águas mornas e tranquilas. São elas: Bessa, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco, Seixas, Penha, Jacarapé, Praia do Sol e Barra de Gramame.

João Pessoa faz limite, ao norte, com Cabedelo, que possui atrativos turísticos como o pôr do sol do Jacaré, e ao sul com o Conde, que tem como destaque, as praias de Coqueirinho e Tambaba.

Quem mora em joão pessoa é o quê
Pôr do sol na praia do jacaré- Reprodução

Capital verde e com qualidade de vida

João Pessoa é uma das capitais brasileiras com melhor qualidade de vida e conhecida pelo verde e por seus espaços para o lazer.

Tanto na orla, quanto nos bairros, há áreas para caminhada e prática de esportes. Grande parte das praças da cidade conta com equipamentos de ginástica.

Além disso, os ciclistas têm à disposição, várias ciclovias e ciclofaixas.

Quem mora em joão pessoa é o quê

Atrativos

O município de João Pessoa se encontra no Nordeste do país, às margens do Oceano Atlântico, no litoral do Estado da Paraíba.

A cidade é rodeada por zonas naturais, parques, jardins, reservas de Mata Atlântica e um extenso litoral repleto de belíssimas praias protegidas por coqueiros.

É conhecida também pela boa infra-estrutura hoteleira, restaurantes e hospitalidade.

Considerada uma das cidades mais bonitas do Brasil, possui maravilhoso Centro Histórico, visitado durante todo o ano por milhares de turistas.

Quem mora em joão pessoa é o quê

Quem mora em joão pessoa é o quê

Centro Cultural São Francisco

Quem mora em joão pessoa é o quê

Praia de Coqueirinho

Quem mora em joão pessoa é o quê

Praia de Tambaba

Quem mora em joão pessoa é o quê

Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves

Quem mora em joão pessoa é o quê

Quem mora em joão pessoa é o quê

Pavilhão do Chá

Quem mora em joão pessoa é o quê

Farol do Cabo Branco

Quem mora em joão pessoa é o quê

Centro histórico de João Pessoa

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas

Quem mora em joão pessoa é o quê

Quem mora em João Pessoa e nordestino?

João Pessoa é a capital do estado da Paraíba, na Região Nordeste do Brasil. A cidade foi fundada em 5 de agosto de 1585, tendo início a partir do Forte do Castelo.

Quem nasce na Paraíba o que é?

Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil.

Por que João Pessoa é chamada de Jampa?

Jampa é plágio de “sampa”, muito utilizado para designar a cidade São Paulo, capital do Estado de São Paulo. A capital do Estado da Paraíba é campeã em mudança de seu nome.