Quem são os acionistas da Rede Globo?

Biografia de João Roberto Marinho

João Roberto Marinho, 64 anos, é empresário e um dos herdeiros de Roberto Marinho. A família controla, ainda hoje, o Grupo Globo, que surgiu em 1911 pelas mãos de Irineu Marinho, seu avô.

Nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), em setembro de 1953, João Roberto Marinho começou a trabalhar na empresa familiar em 1973. À época, foi ser repórter na editoria Geral do jornal O Globo.

Casado e pai de 3 filhos, preside, dentro do Grupo Globo, o Conselho Editorial e Conselho Institucional e é vice-presidente do Conselho de Administração. Em relatos disponíveis sobre João Roberto, ele é citado por pessoas que já trabalharam ao seu lado como um homem gentil e que sabe ouvir o que os outros têm a dizer.

Embora o Grupo Globo esteja à frente de diversas mídias – e é mais facilmente lembrado pela maior emissora de televisão do Brasil -, João Roberto Marinho já declarou, em entrevista ao Globo, em 2012, que a melhor mídia ainda é o papel.

Além do tino para ser um dos controladores do maior conglomerado de comunicação do Brasil, João Roberto Marinho também é um exímio cavaleiro amador. Tanto que, em 2010, foi campeão brasileiro na categoria por equipes.

Biografia de João Roberto Marinho

Elza Fiuza / Agência Brasil

Natural do Rio de Janeiro, João Roberto Marinho, atualmente com 64 anos, é filho de Roberto Marinho com Stella Goulart Marinho. Começou a trabalhar na empresa de mídia da família em 1973. Ele ingressou como repórter, na editoria Geral, do jornal O Globo. Ficou no posto por um tempo, até partir para a função de diagramador no Segundo Caderno, seção do jornal.

Voltou a ser repórter, mas agora ocupando um posto na editoria de Esportes – nessa área, chegou ao posto de subeditor. Depois, foi transferido, no mesmo cargo, para o caderno de Economia.

Com apenas cinco anos dentro da redação do Globo, João Roberto Marinho já tinha muito experiência.
Era hora de conhecer diferentes áreas. Ele passou então pelas áreas de produção do periódico – a experiência fez com que assumisse, já no ano seguinte, o cargo de diretor de produção.

Entre as funções, estava coordenar os diversos setores do tradicional veículo impresso. Bem-sucedido, assumiu, em 1982, a vice-presidência de O Globo. Em 1985, o empresário acumulou também a vice-presidente da Rede Globo de Televisão – permaneceu nessa vaga até 1997.

João Roberto Marinho foi eleito, em 1991, o diretor-geral da Fundação Roberto Marinho, braço do grupo sem fins lucrativos que investe em projetos educacionais e culturais. Ocupou a vaga até 1994.

Ao lado dos irmãos (Roberto Irineu e José Roberto) e do pai, deixou, em 1998, as funções executivos no grupo por um tempo. Juntos, formaram o Conselho de Gestão das Organizações Globo, voltado para questões estratégicas do grupo.

A lista dos bilionários brasileiros da Forbes 2021, apontou que o patrimônio isolado de João Marinho é de US$ 1,8 bilhões.

Atualmente, João Roberto Marinho é vice-presidente do Conselho de Administração, presidente do Conselho Editorial do Grupo Globo e presidente do Conselho Institucional. Ocupa também a vice-presidente da Associação Nacional de Jornais e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

Ler mais

Dessa forma, ele é agora composto por nove membros: João Roberto Marinho como presidente, Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho como vice-presidentes, e Paulo Marinho, Roberto Marinho Neto, Alberto Pecegueiro, Jorge Nóbrega, Rodrigo Xavier e Paula Bellizia como conselheiros.

Não houve mudanças no controle das empresas, nem na atuação do Conselho de Administração. Em julho, o Grupo Globo anunciara também a criação de novos comitês de assessoramento, passando a contar com o Conselho Editorial e com o Comitê Institucional, que têm João Roberto Marinho à frente; com o Comitê de Compliance, Proteção de Dados Pessoais, Auditoria e Riscos, sob a responsabilidade Jorge Nóbrega; com o Comitê de Pessoas, Cultura & ESG, a cargo de Alberto Pecegueiro; e com o Comitê Digital & Inovação, liderado por Roberto Marinho Neto.

“Demos mais um passo importante no permanente processo de aprimoramento do nosso modelo de governança. Pautado sempre pelos princípios e valores da Essência Globo, o Conselho de Administração, enriquecido agora pelos olhares diversos e as expertises complementares da Paula Bellizia e do Rodrigo Xavier, atua ativamente no direcionamento da estratégia e na aprovação dos planos de negócios das empresas do Grupo. Estamos muito satisfeitos de poder contar a partir de agora com a ampla e variada experiência de uma executiva como a Paula, que vai apoiar também o Comitê de Pessoas, Cultura e ESG”, explicou João Roberto Marinho, presidente do Grupo Globo e do Conselho de Administração.

Com sólida experiência em Negócios, Operações, Vendas e Marketing, Paula Bellizia liderou grandes negócios em empresas globais, como Google, Microsoft, Apple, Facebook, Telefonica e Whirlpool. Formada em Tecnologia de Processamento de Dados pela FATEC/UNESP, com pós-graduação e MBA em Marketing, respectivamente pela ESPM e FIA/Universidade de São Paulo, Paula esteve à frente de equipes grandes, diversificadas, multidisciplinares e multiculturais, com foco em transformação e resultados.

Hoje presidente da Global Payments Ebanx, fintech brasileira com atuação em mais de 20 países, foi vice-presidente de Marketing do Google para América Latina, presidente da Microsoft no Brasil, vice-presidente e COO da Microsoft para a América Latina e presidente da Apple no Brasil. Paula Bellizia atuou como conselheira independente em empresas de diversos setores, tais como educação, alimentação e varejo.

Ela integra ainda o conselho consultivo da ONG Gerando Falcões, tendo educação, impacto social, diversidade e inclusão como temas de grande interesse. Em 2017 e 2018, foi reconhecida como uma das principais CEOs do Brasil com o Prêmio Executivo de Valor, do jornal Valor Econômico.

Quem é o atual dono da Rede Globo?

Grupo GloboTV Globo / Proprietárionull

Quem são os investidores da Globo?

Globo Ventures Empresa de investimentos do Grupo Globo criada em 2019 para alavancar outras empresas focadas em empreendedorismo e novos negócios, como por exemplo: Alive, Arena, Bom Pra Crédito, Buser, EmCasa, Enjoei, Nomad, Órama, Stone entre outros.

O que está por trás da Rede Globo?

A TV Globo foi fundada em 1965, um ano após o golpe de estado de 1964, e se consolidou como maior rede de televisão do país durante a década de 1970. Neste período, o regime militar implementou uma política de modernização das telecomunicações. Em 1965 criou a Embratel, e o Brasil se associou à Intelsat.

Quem é o dono da emissora SBT?

Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) é uma rede de televisão comercial aberta brasileira fundada em 19 de agosto de 1981 pelo empresário e animador de televisão Silvio Santos. ... .
É a terceira rede de televisão mais vista do país e a 25ª maior emissora do mundo no ranking de 2012..

Toplist

Última postagem

Tag