Resumo do filme estrelas além do tempo brainly

  Uma das cenas mais bonitas, no meu ponto de vista, foi quando, após muito esforço de Katherine, um dos principais astronautas reconheceu a sua dedicação com o sublime gesto de entrar em um foguete após a confirmação de um cálculo matemático dela, demonstrando respeito por ela e por seu trabalho. Assim, vê-se que Katherine e suas duas amigas eram extremamente inteligentes e conseguiram marcar um território merecido em seu local de trabalho e com os seus colegas.

Na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, nossa dica é um filme que conta a história de três mulheres extremamente fortes, que enfrentaram o sexismo e o racismo para serem reconhecidas por sua competência na NASA, a Agência Espacial Americana.

Nos anos 60, o mundo vivia em plena Guerra Fria, quando União Soviética e Estados Unidos disputavam uma corrida espacial. Estrelas Além do Tempo conta a história real de Katherine Johnson (interpretada por Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), três brilhantes matemáticas negras que trabalharam na NASA.

O filme explora as pequenas histórias de todas elas: Katherine é tida como um prodígio da matemática desde pequena, Dorothy precisa se adaptar com a chegada de um computador da IBM e Mary sonha em se tornar engenheira.

A segregação racial na época era escrachada, principalmente na região Sul dos Estados Unidos, e o preconceito no filme é mostrado de forma clara e, às vezes, velado nos pequenos detalhes.

Além do racismo, as três amigas precisam enfrentar também o simples fato de serem mulheres. O filme mostra como o machismo está arraigado no ambiente científico e como elas precisam lidar com seus superiores brancos, que não valorizam seu trabalho, não acreditam em seu potencial e, muitas vezes, acham até mesmo que estão fazendo um favor em empregar aquelas mulheres.

O longa tem a missão de revelar estas figuras escondidas (o título original é Hidden Figures) e o faz muito bem, mostrando como essas mulheres enfrentaram todos os preconceitos, adversidades e conseguiram ser reconhecidas por seus feitos.

Indicado em três categorias do Oscar 2017, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz Coadjuvante para Octavia Spencer, que já levou uma estatueta nesta mesma categoria por seu papel em Histórias Cruzadas (outro filme sobre mulheres fortes que vale a pena ser visto), Estrelas Além do Tempo traz como protagonistas um trio de mulheres empoderadas e brilhantes, que desafiam o machismo e o racismo da época.

Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures, EUA, 2017). Dirigido por Theodore Melfi, com Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner, Kirsten Dunst, Aldis Hodge, Jim Parsons, Mahershala Ali.

Mulheres negras, em meio a segrega��o racial, que foram fundamentais para o avan�o tecnol�gico que permitiu a ida do primeiro americano ao espa�o

Facebook LinkedIn Twitter


Resumo do filme estrelas além do tempo brainly

A luta pelos direitos civis estava em plena marcha. Os anos 1960 nos Estados Unidos em ebuli��o pol�tica e social. O sul do pa�s, atrelado a pr�ticas discriminat�rias em virtude de seu passado escravagista, apesar da vit�ria nortista na Guerra de Secess�o e do surgimento de um sem n�mero de leis que tinham como prop�sito tornar igual a condi��o de negros e brancos na sociedade norte-americana, teimava em atuar no sentido do “iguais mas separados”.

Por conta disso, ainda que contassem com o apoio da legisla��o e das autoridades federais, a popula��o negra dos estados sulistas ia para escolas distintas daquelas utilizadas pelos brancos, andava na parte de tr�s dos �nibus, usava bebedouros e banheiros p�blicos destinados somente as pessoas com ascend�ncia africana e sofriam brutal persegui��o ao tentarem se incluir entre os votantes nos n�cleos eleitorais de suas cidades.

N�o bastasse tudo isso, eram ainda v�timas de persegui��es violentas por grupos de extremistas, como a KKK (Ku Klux Klan) e n�o tinham sua seguran�a e integridade f�sica e material garantida pelos agentes policiais locais, muitas vezes membros da Klan ou com opini�es contr�rias as leis vigentes no pa�s e a campanha intensa em prol da integra��o que ocorria em toda na��o.

Filmes como “Selma”, “Mississipi em Chamas”, “Assassinato no Mississipi” e “Malcolm X”, entre outras produ��es de enlevo, abordam os bastidores desta luta intensa pelos direitos da popula��o negra nos Estados Unidos. Poucos, no entanto, demonstram o que acontecia com as mulheres negras ou, ainda, com profissionais negras muito qualificadas dentro da esfera corporativa estatal ou privada.

Resumo do filme estrelas além do tempo brainly

“Estrelas al�m do tempo” nos coloca justamente neste patamar e apresenta, como 3 brilhantes mulheres fizeram hist�ria, nos bastidores da poderosa e celebrada ag�ncia espacial norte-americana, a NASA, em fatos at� bem pouco tempo desconhecidos para a grande maioria das pessoas. H�, evidentemente, nesta hist�ria trazida para as telas desde o preconceito expl�cito, passando por situa��es inexplic�veis entre pessoas aparentemente t�o inteligentes quanto engenheiros de ponta da NASA at�, principalmente, a supera��o das protagonistas, toda a sua capacidade e brilho profissional, questionados meramente pelo fato de que eram pessoas negras e, al�m de tudo, mulheres.

O filme aborda, portanto, dois tipos evidentes de discrimina��o que vigiam na �poca e que, infelizmente, ainda s�o correntes nos dias atuais, o preconceito em rela��o aos negros e as mulheres. Os dados atuais talvez sejam um pouco melhores em rela��o aos anos 1960 na regi�o sul dos Estados Unidos, no entanto, por l�, no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo, as mulheres sofrem viol�ncias inaceit�veis, s�o submetidas a sal�rios inferiores em rela��o aos homens e, caso sejam negras, as disparidades, como nos exemplos citados, aos quais podem ser adicionadas outras situa��es, s�o ainda maiores. Totalmente inaceit�veis ambas as condi��es.

Neste sentido, o filme de Theodore Melfi, tem grandes m�ritos pela bela hist�ria que traz para as telas, inspiradora para todos aqueles que lutam contra os evidentes preju�zos contabilizados diariamente pela discrimina��o racial, �tnica e de g�nero. Um libelo que precisa ser visto, apreciado, aplaudido e que deve legar aos espectadores uma postura cada vez mais contr�ria a qualquer tipo de intoler�ncia.

Resumo do filme estrelas além do tempo brainly

O filme

Estamos no in�cio dos anos 1960, em plena Guerra Fria, durante a chamada corrida espacial envolvendo russos e americanos. Este per�odo � igualmente intenso politicamente nos Estados Unidos em virtude da luta pelos Direitos Civis, liderada por nomes como Martin Luther King e Malcolm X, atrav�s da qual os negros norte-americanos pleiteiam a igualdade de direitos em rela��o a popula��o branca.

Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Mon�e) trabalham na NASA e est�o, portanto, muito envolvidas com a corrida espacial. S�o especialistas em c�lculos complexos, atuando como “computadores humanos”, numa �poca em que os equivalentes cibern�ticos ainda eram t�o grandes e dispendiosos, al�m de limitados e caros, que boa parte dos estudos matem�ticos necess�rios para se mandar foguetes para o espa�o passava pelos engenheiros e t�cnicos da ag�ncia espacial norte-americana.

Se n�o bastasse isso, s�o mulheres negras num contexto social bastante delicado, marcado por lutas sociais intensas e pela discrimina��o evidente, seja pelo fato de serem afrodescendentes ou por serem do sexo feminino. Convivem com a desconfian�a, s�o tratadas com descaso por superiores, submetidas a situa��es humilhantes como banheiros separados, tem pouca ou nenhuma possibilidade de ascens�o na hierarquia da NASA.

S�o mulheres negras que, no entanto, foram decisivas para as conquistas espaciais norte-americanas na composi��o de for�as e trabalho em prol do desenvolvimento que levou sat�lites e foguetes daquele pa�s para o espa�o, trazendo significativos avan�os cient�ficos para toda a humanidade.

“Estrelas al�m do tempo” nos coloca em contato com a hist�ria de cada uma delas, que ao mesmo tempo ocorrem e que lhes permitem a supera��o de situa��es e de contextos claros e evidentes de discrimina��o em rela��o as mulheres e a popula��o negra por elas representadas. Um filme emocionante, de gente como a gente, que buscou por meio dos estudos e do trabalho �rduo, chegar onde chegou e que, ainda assim, enfrentaram dificuldades que, infelizmente, por conta da intoler�ncia e da discrimina��o, continuam ainda hoje a existir no mundo.

Resumo do filme estrelas além do tempo brainly
Para refletir

1. Al�m da tem�tica focada nos direitos civis, o filme aborda tamb�m a Guerra Fria e a Corrida Espacial, eventos de vulto envolvendo a �poca as duas maiores pot�ncias mundiais, os EUA e a Uni�o Sovi�tica. Passados mais de 50 anos daquele momento hist�rico � sempre importante refletir sobre o que nos legou tal conflito no que tange a conquistas e derrotas. A corrida espacial, por exemplo, foi respons�vel por importantes avan�os tecnol�gicos que migraram da ind�stria aeroespacial para o dia a dia das pessoas. Que tal buscar estas contribui��es e discutir tal legado com seus alunos?

2. Para melhor entender os anos 1960 e a luta pelos direitos civis fa�a uma breve mostra de filmes relacionados ao tema, entre os quais os j� mencionados “Selma”, “Mississipi em Chamas”, “Assassinato no Mississipi”, “Malcolm X” e, � claro, “Estrelas al�m do tempo”. Compare as abordagens, proponha aos alunos que se coloquem no lugar dos personagens, pe�a a eles que criem relatos em papel, �udio e v�deo sobre a intoler�ncia, a viol�ncia racial, a persegui��o aos afrodescendentes, a desigualdade de g�nero... Tudo embasado, se poss�vel, em dados adicionados ao conte�do dos filmes, a leituras de materiais selecionados e a relatos de pessoas que viveram esta �poca ou que ainda hoje sofrem com a discrimina��o racial ou de g�nero.

3. A express�o “computador humano” usada no filme pode causar estranheza a todos aqueles que hoje lidam e convivem com a internet, computadores, tablets, smartphones e tecnologias afins. Que tal buscar mais refer�ncias a ideia dos computadores humanos e comparar, na medida do poss�vel, o c�rebro humano com a intelig�ncia artificial, compondo uma linha do tempo sobre o tema, criando um infogr�fico, por exemplo.

Veja o trailer:


Ficha T�cnica
  • T�tulo: ESTRELAS AL�M DO TEMPO
  • T�tulo original:�Hidden figures
  • Pa�s/Ano:�EUA, 2017
  • Dura��o:�126 minutos
  • G�nero:�Drama, Biografia
  • Dire��o:�Theodore Melfi
  • Roteiro:�Allison Schroeder
  • Elenco:�Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Mon�e, Kevin Costner, Jim Parsons, Kirsten Dunst, Mahershala Ali, Aldis Hodge.


Resumo do filme estrelas além do tempo brainly

Jo�o Lu�s de Almeida Machado

Consultor em Educa��o e Inova��o, Doutor e Mestre em Educa��o, historiador, pesquisador e escritor.

Ver artigos


Imprimir

Compartilhar

Facebook LinkedIn Twitter

Avalie esse artigo

1 2 3 4 5


Veja mais

Resumo do filme estrelas além do tempo brainly

Tecnologia na Educa��o

13,Dez/2022

Matem�tica na Educa��o Infantil: 5 dicas para utilizar a tecnologia nas aulas

Como ensinar matem�tica na Educa��o Infantil de maneira eficiente? Talvez n�o haja uma resposta exata para essa pergunta, mas � fato que a tecnologia pode ser...

Resumo do filme estrelas além do tempo brainly

Fam�lia e Escola

29,Nov/2022

A import�ncia do apoio familiar na vida escolar do aluno

A crian�a precisa do apoio familiar desde que nasce. No in�cio, � para que possa se alimentar, ter a sua sa�de garantida e receber todo o cuidado necess�rio.

Resumo do filme estrelas além do tempo brainly

Gest�o na Educa��o

22,Nov/2022

Passo a passo para fazer o melhor plano de aula para a Educa��o Infantil

Quem v� o trabalho do professor da Educa��o Infantil e n�o conhece a rotina, nem imagina o qu�o desafiador � o dia a dia. Al�m da rotina com as crian�as, que...

Resumo do filme estrelas além do tempo brainly

Gest�o na Educa��o

17,Nov/2022

Gest�o Escolar: como melhorar o clima organizacional e o ambiente educacional

Quantas vezes voc� foi em um com�rcio e encontrou uma pessoa despreparada, desmotivada, triste e que atendeu sem nenhuma vontade, demonstrando desgosto...

Qual o resumo do filme estrelas além do tempo?

O filme Estrelas Além do Tempo mostra uma história real. O papel fundamental de três mulheres negras na vitória dos Estados Unidos na corrida espacial travada contra a União Soviética. Inegavelmente, muitas mulheres realizaram feitos marcantes e tiveram trajetórias de vida incríveis, porém nunca foram reconhecidas.

Qual a mensagem que o filme transmite estrelas além do tempo?

A lição central da história é a quebra de barreiras contra o preconceito racial e o preconceito contra as mulheres.

O que podemos aprender com o filme estrelas além do tempo Brainly?

Resposta: Luta das mulheres, diversidade, racismo, corrida espacial e Guerra Fria são alguns dos temas abordados no longa que você pode trabalhar com a turma.

O que é verdade no filme estrelas além do tempo?

A obra retrata a história real de três cientistas afro-americanas que trabalharam no Langley Research Center (“Centro de Pesquisas Langley”) da NASA, localizado na cidade de Hampton, no estado da Virgínia: Katherine Johnson e Dorothy Vaughan, matemáticas, e Mary Jackson, matemática que viria a se tornar engenheira.