São benefícios da boa gestão orçamentária?

O Orçamento Empresarial já foi considerado apenas mais um dos muitos controles que a empresa precisava realizar para manter o caixa positivo, mas felizmente este pensamento vem mudando e hoje cada vez mais empresas já compreendem o valor estratégico e benefícios da Gestão Orçamentária.

Quando bem trabalhado, o orçamento se torna uma ferramenta de gestão muito eficaz, contribuindo não só para que a empresa se mantenha sustentável, como também possa planejar seu futuro com mais qualidade, criando projeções mais realistas e planos detalhados de como atingir seus objetivos de negócios.

Por essa razão, a Gestão Orçamentária não deve ser vista apenas como mais uma rotina da área financeira e sim como um instrumento estratégico de gestão focado em resultados, sendo peça-chave para uma tomada de decisões mais precisas por todas as áreas da empresa.

Confira abaixo a lista de 5 motivos pelos quais sua empresa deveria investir mais tempo para aproveitar melhor os benefícios da Gestão Orçamentária:

Muito além do “Planejado x Realizado”

Muitas empresas ainda utilizam a Gestão Orçamentária unicamente como um instrumento de controle de despesas, comparando apenas os gastos planejados com os realizados, focando somente em manter o equilíbrio financeiro da empresa.

Contudo, a Gestão Orçamentária é muito mais do que isso, pois permite que a empresa olhe para o futuro e se prepare para fazer novos investimentos, abrir novos canais de atuação, diversificar linhas de produtos ou quaisquer outras ações visando aumentar a rentabilidade dos negócios e crescer de maneira planejada e estruturada.

Portanto, outro benefício da Gestão Orçamentária é que à medida que a empresa estabelece objetivos de curto, médio e longo prazo, definindo seu orçamento para cada período, pode ter uma visão muito mais holística do cenário geral, o que ajuda a reduzir gastos e investir o dinheiro acumulado em inovações e outras necessidades de mercado que certamente irão gerar muito mais valor a seus clientes e consequentemente, trazer mais lucros para a empresa.


Planejamento do ROI (Retorno sobre os Investimentos)

Um dos Indicadores de Desempenho mais importantes de uma empresa é o ROI (Retorno sobre os Investimentos), que revela qual o impacto de cada investimento nos resultados da empresa. O ROI pode ser medido isoladamente por investimento ou de maneira global, mostrando a eficiência operacional do negócio.

Logo, outro benefício da Gestão Orçamentária é que sua empresa pode avaliar de forma previa o ROI de um determinado investimento, decidindo se vale a pena ou não realiza-lo antes de desembolsar qualquer dinheiro. Assim, com a Gestão Orçamentária sua empresa pode projetar os valores do Investimento, Receitas e Despesas associadas e depois acompanhar se o Investimento está trazendo os retornos esperados e tomar as atitudes necessárias para corrigir os desvios, caso existam.


Aumento do engajamento com o Orçamento Colaborativo

Nós aqui do Treasy acreditamos que um dos maiores benefícios da Gestão Orçamentária é obtido com o uso do Orçamento Colaborativo, uma forma de realizar o planejamento e acompanhamento orçamentário de forma descentralizada, onde cada departamento da empresa fica responsável por definir o seu próprio orçamento.

O Orçamento Colaborativo é uma forma de fazer com que todas na empresa compreendam como cada uma de suas ações pode fazer diferença no resultado final da empresa. Assim, cada setor monta sua proposta de orçamento e a negocia com a diretoria, justificando as necessidades de cada valor.

Uma vez aprovado, cada setor é responsável pelo seu próprio orçamento, prestando contas regularmente aárea de Planejamento e Controladoria. Como forma de motivar o envolvimento das equipes, muitas empresas fazem a divisão de um percentual do que for economizado a cada setor, estimulando as pessoas a buscarem maneiras mais conscientes de desenvolver suas atividades.


Mais organização e tranquilidade para gestão

É de consenso geral que quando sua empresa possui suas finanças bem estruturadas, fica muito mais fácil tomar decisões. Isto fica ainda mais evidente quando a organização tem um bom planejamento para os próximos meses e até mesmo para os próximos anos.

Assim, sua empresa pode se planejar para investir em novos maquinários no momento mais adequado, se preparar para expandir os negócios de forma organizada ou ainda, se está em uma crise econômica como a atual, pode se planejar para reduzir os gastos e despesas supérfluas e sair da crise com mais tranquilidade.


Facilidade para tomada de decisões

Tomar decisões faz parte do dia-a-dia de todos nós. Desde as mais corriqueiras e com baixa importância até mesmo decisões muito mais complexas e com influências de longo prazo.

E no ambiente empresarial não é diferente. CEOs, diretores, gerentes e qualquer outra pessoa com responsabilidades relacionadas a seus cargos tem a difícil tarefa de tomar decisões rotineiramente. Algumas mais simples, de baixo impacto e reversíveis. Outras mais complexas e que podem causar a empresa sérias consequências (boas ou ruins), e que nem sempre podem ser desfeitas.

Com uma boa gestão Orçamentária, sua empresa consegue ter muito mais facilidade para tomar decisões como:

  • Viabilidade de Investimentos Operacionais
  • Definição do Preço de Venda dos produtos e serviços
  • Abertura ou descontinuidade de Canais de Distribuição e Venda
  • Contratação ou demissão de pessoal
  • Uso de Capital de Terceiros x Capital Próprio

E para saber mais sobre os itens acima, sugiro a leitura deste artigo: 5 tomadas de decisão que a Gestão Orçamentária facilita para sua empresa.

Quais são os benefícios de um orçamento?

6 benefícios de se ter um bom orçamento e planejamento de obra.
Análise de viabilidade econômico-financeira do empreendimento;.
Levantamento de materiais e de serviços;.
Levantamento do número de operários para cada etapa de serviços;.
Cronograma físico ou de execução da obra, bem como o cronograma financeiro;.

Qual a importância da gestão orçamentária?

A gestão orçamentária tem uma grande importância para o funcionamento do negócio, já que pode garantir a exatidão das informações financeiras, especialmente, em relação aos gastos e ganhos.

Quais são as vantagens do controle orçamentário?

Quais as vantagens?.
Integração de informações. ... .
Controle do fluxo de caixa. ... .
Relatórios e acompanhamento. ... .
Ordem de serviço. ... .
Segurança de dados. ... .
Identificação de oportunidades..

Quais são os benefícios que o processo orçamentário pode trazer para as empresas?

Ela permite também que a empresa olhe para o futuro e se prepare para fazer novos investimentos, abrir novos canais de atuação, diversificar linhas de produtos ou quaisquer outras ações visando aumentar a rentabilidade e crescer de maneira planejada e estruturada.