São objetivos da Sistematização da Assistência de enfermagem SAE exceto?

A aprovação começa com a preparação. A maneira mais rápida de atingir o sucesso é com a resolução de questões de concursos anteriores.

Questões de Sistematização da Assistencia de Enfermagem em Concursos de Enfermagem


Prefeitura de Nepomuceno - Enfermeiro - CONSULPLAN - 2013
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Enfermagem - Assunto Secundario: Enfermagem


Acerca das etapas do processo de enfermagem, é correto afirmar que o(a)

A implementação da assistência constitui a quarta etapa do processo de enfermagem e se caracteriza pela realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de planejamento de enfermagem.
B avaliação de enfermagem é o processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culminam com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem.
C planejamento de enfermagem é um processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que têm por finalidade a obtenção de informações da pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um
D diagnóstico de enfermagem é a determinação dos resultados que se espera alcançar, e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, i
E coleta de dados de enfermagem (ou histórico de enfermagem) é o processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, para determinar

Tribunal Regional do Trabalho / 5ª Região - Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Enfermagem - FCC - 2013
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Sistematização da Assistencia de Enfermagem - Assunto Secundario: Sistematização da Assistencia de Enfermagem


De acordo com a Resolução COFEN-358/2009, a execução do processo de enfermagem deve ser

A registrada formalmente, envolvendo, dentre outros, um resumo dos dados coletados sobre a pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença.
B anotada em impresso próprio, contendo a justificativa das ações de enfermagem não realizadas e com registro opcional das intervenções de enfermagem realizadas.
C anotada opcionalmente, contendo, dentre outros, os resultados alcançados como consequência das ações ou intervenções de enfermagem realizadas.
D transmitida verbalmente, quanto ao histórico e diagnóstico de enfermagem, e o registro em impresso próprio está restrita às intervenções de enfermagem realizadas.
E anotada, obrigatoriamente em meio eletrônico, a partir de 1 de junho de 2014.

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul - Analista Legislativo - Área Enfermagem - FCC - 2013
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Sistematização da Assistencia de Enfermagem - Assunto Secundario: Sistematização da Assistencia de Enfermagem


De acordo com a Resolução COFEN 358/2009 que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem, a execução do Processo de Enfermagem deve ser registrada formalmente, envolvendo, dentre outros,

A

o diagnóstico de enfermagem realizado pelo técnico de enfermagem, em um dado momento do processo saúde e doença.

B

o prognatismo da enfermagem acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade humana, em um dado momento do processo saúde e doença.

C

um resumo dos dados coletados sobre a pessoa, família ou coletividade humana, em um dado momento do processo saúde e doença.

D

a prescrição das ações ou intervenções de enfermagem realizadas pelo auxiliar de enfermagem, sob orientação do técnico de enfermagem e supervisão do enfermeiro.

E

as ações ou intervenções de enfermagem, sendo que o diagnóstico de enfermagem e os resultados coletados não são de registro obrigatório.

Tribunal Regional do Trabalho / 8ª Região - Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Enfermagem - CESPE - 2013
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Sistematização da Assistencia de Enfermagem - Assunto Secundario: Sistematização da Assistencia de Enfermagem


A propósito da sistematização da assistência de enfermagem e da execução do processo de enfermagem em ambientes públicos ou privados, assinale a opção correta.

A

Durante a realização do processo de enfermagem, cabe ao técnico de enfermagem assistir o enfermeiro em planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem.

B

O processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de enfermagem, mas não a documentação da prática profissional.

C

A execução do processo de enfermagem, que é privativa do enfermeiro, inclui a realização de ações ou intervenções determinadas na etapa de planejamento de enfermagem.

D

Em conformidade com a legislação vigente, o técnico de enfermagem e o auxiliar de enfermagem devem participar da execução do processo de enfermagem naquilo que lhes couber, independentemente da supervisão do enfermeiro.

E

O diagnóstico de enfermagem, que pode ser estabelecido por todos os membros da equipe multidisciplinar, é um processo de interpretação e agrupamento dos dados que culminam com a tomada de decisão em um dado momento do processo saúde e

Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia - Enfermeiro - Área Enfermagem do Trabalho - IBFC - 2013
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Sistematização da Assistencia de Enfermagem - Assunto Secundario: Sistematização da Assistencia de Enfermagem


A Resolução COFEN nº 272/2002, art. 2º afirma que a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE - deve ocorrer em toda instituição da saúde, pública e privada. A SAE permite ao enfermeiro aplicar seus conhecimentos técnico-científicos na prática assistencial, qualificando o cuidado e a organização das condições necessárias para que ele seja realizado. O Processo de Enfermagem (PE), considerado a base de sustentação da SAE, é constituído por fases ou etapas que envolvem:

A

Identificação de problemas de saúde do cliente, a instituição de um plano de cuidados, a implementação das ações planejadas e Educação Permanente.

B

Identificação de problemas de saúde do cliente, delineamento do diagnóstico de enfermagem, a instituição de um plano de cuidados, a implementação das ações planejadas e a avaliação.

C

Educação Permanente, a instituição de um plano de cuidados, a implementação das ações planejadas.

D

Avaliação; a instituição de um plano de cuidados, e Educação permanente.

Instituto Lauro de Souza Lima - Enfermeiro - IBFC - 2013
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Sistematização da Assistencia de Enfermagem - Assunto Secundario: Sistematização da Assistencia de Enfermagem


Considerando a Resolução do COFEN nº 358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), assinale a alternativa incorreta:

A

Ao enfermeiro, observadas as disposições da Lei nº 7.498/1986, incumbe a liderança na execução e avaliação do Processo de Enfermagem, de modo a alcançar os resultados de enfermagem esperados, cabendo-lhe, privativamente, o diagnóstico

B

A SAE organiza-se em cinco etapas: Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem), Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação e Avaliação de Enfermagem.

C

A SAE deve ser realizada, de modo deliberado e sistemático, sendo compulsória apenas em ambientes hospitalares, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.

D

O Técnico de Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem, em conformidade com o disposto na Lei nº 7.498/1986, participam da execução do SAE, naquilo que lhes couber, sob a supervisão e orientação do Enfermeiro.

Secretaria de Estado da Saúde - Enfermeiro - CESPE - 2013
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Sistematização da Assistencia de Enfermagem - Assunto Secundario: Sistematização da Assistencia de Enfermagem


A coleta de dados, ou histórico de enfermagem, é a primeira etapa da sistematização da assistência de enfermagem (SAE). Considerando que o raciocínio diagnóstico, associado à coleta de dados de enfermagem, envolve o reconhecimento da existência de indicadores, a geração mental de diagnósticos possíveis e a comparação de indicadores com diagnósticos possíveis, assinale a opção correta.

A

Os dados coletados, gerados por uma revisão dos sistemas biológicos e feitos para produzir diagnósticos médicos, são suficientes para originar os dados necessários aos diagnósticos de enfermagem.

B

As hipóteses diagnósticas são analisadas apenas ao final da coleta de dados, ou seja, na segunda etapa da SAE, denominada diagnósticos de enfermagem (DE).

C

Indivíduo, família, grupo ou comunidade estão envolvidos em todo o processo de coleta de dados e de elaboração de diagnóstico.

D

O uso de um guia formal de coleta para a geração dos dados é opcional.

E

Quando todas as hipóteses de diagnósticos são descartadas, o enfermeiro deve concluir que os cuidados ao paciente não são mais necessários.

Tribunal de Justiça - Enfermeiro - FUMARC - 2012
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Sistematização da Assistencia de Enfermagem - Assunto Secundario: Sistematização da Assistencia de Enfermagem


A Resolução COFEN-358/2009 dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Tendo como base esta resolução,.analise as afirmativas abaixo e marque a opção incorreta .

A

O processo de Enfermagem deve ser realizado de modo deliberado e sistemático em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem.

B

Os ambientes de que se trata o caput deste artigo referem-se a instituições prestadoras de serviço de internação hospitalar, prestadoras de saúde ambulatorial, escolas, domicílios, associações comunitárias, fábricas entre outros.

C

O processo de enfermagem, quando realizado fora das instituições prestadoras de serviço de internação hospitalar corresponde ao denominado Consulta de Enfermagem.

D

O processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, independentes e recorrentes.

Prefeitura de armação de Buzios - Enfermeiro PSF - FUNCAB - 2012
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Sistematização da Assistencia de Enfermagem - Assunto Secundario: Sistematização da Assistencia de Enfermagem


De acordo com a Resolução nº 272/2002 do COFEN, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE – nas Instituições de Saúde Brasileiras, ao Enfermeiro incumbe privativamente a consulta de enfermagem, que consiste nas seguintes etapas:

A

histórico (entrevista), exame físico, diagnóstico, prescrição e evolução de enfermagem.

B

pré e pós-consulta médica.

C

entrevista, exame mental, diagnóstico médico, prescrição e evolução do enfermeiro.

D

histórico pregresso, exame clínico, prescrição e evolução de enfermagem.

E

prover materiais, prescrever medicações e acompanhamento clínico.

Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba - Enfermeiro - PUC - PR - 2012
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Enfermagem Clínica - Assunto Secundario: Enfermagem Clínica


Paciente de 65 anos, vindo da unidade de dor torácica pós-infarto extenso, chega com queixa de dor no peito com melhora (escala de dor 6/10). Como sua dor apresentou melhora, incomoda-se com o fato de ter que realizar cateterismo. Seu exame físico apresenta: PA ? 150/100 mmHg, FC 100 bpm, FR ? 28 mrp e T 36,8ºC, com obesidade e melhora da dor (4/10). Fumante há 40 anos e hipertenso, nega etilismo e diabetes, está ansioso, dispnéico; ausculta cardíaca - bulhas rítmicas, hipofonéticas em foco mitral; ausculta pulmonar ? movimentos ventilatórios presente bilateral com diminuição em base em relação a direita e creptos médios. Abdômen globoso indolor a palpação; MMSS - pulso radial filiforme e rítmico; MMII apresenta varizes de MID com edema de declive ? e dermatite ocre. Com relação ao caso, identifique os diagnósticos de enfermagem por prioridade. Segundo NANDA (2005-2011):

A

Ventilação espontânea prejudicada, dor aguda, ansiedade, débito cardíaco diminuído.

B

Débito cardíaco diminuído, dor aguda, ansiedade, ventilação espontânea prejudicada.

C

Ansiedade, dor aguda, ventilação espontânea prejudicada, débito cardíaco diminuído.

D

Dor aguda, ansiedade, ventilação espontânea prejudicada, débito cardíaco diminuído.

E

Dor aguda, débito cardíaco diminuído, ventilação espontânea prejudicada, ansiedade.

Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba - Enfermeiro - PUC - PR - 2012
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Sistematização da Assistencia de Enfermagem - Assunto Secundario: Sistematização da Assistencia de Enfermagem


A Resolução COFEN n. 358, de 15 de outubro de 2009, dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e implementação do processo de enfermagem em ambientes públicos ou privados. Com base nessa resolução, marque com (V) as afirmativas que forem verdadeiras e com (F) as que forem falsas:

( ) O processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de enfermagem e a documentação da prática profissional.

( ) A Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza o trabalho profissional quanto ao método e instrumentos necessários, o que possibilita a operacionalização do processo de enfermagem.

( ) O processo de enfermagem deve estar baseado em um suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem, o planejamento das intervenções de enfermagem e que forneça a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados.

( ) Ao enfermeiro, incumbe a liderança na execução e avaliação do processo de enfermagem, cabendolhe privativamente, o diagnóstico de enfermagem, enquanto as demais etapas são realizadas em conjunto com os demais profissionais da equipe.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A

V – V – V – F

B

V – F – V – V

C

V – F – F – F

D

V – F – V – F

E

V – F – F – V

Prefeitura de Carangola - Enfermeiro - IDECAN - 2012
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Sistematização da Assistencia de Enfermagem - Assunto Secundario: Sistematização da Assistencia de Enfermagem


Sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Deverá ter seu plano assistencial alterado sempre que houver mudanças significativas com o paciente.

( ) Não é aplicável em ambulatórios.

( ) Não é aplicável em pronto-socorro.

( ) É composta por seis fases: plano assistencial, histórico, diagnóstico, prescrição, evolução, prognóstico de enfermagem.

A sequência correta está em

A

V, F, F, F

B

V, V, F, F

C

F, V, F, V

D

F, V, F, V

E

V, V, V, V

Quais objetivos da Sistematização da Assistência de enfermagem?

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um método de prestação de cuidados com o objetivo de reduzir as complicações durante o tratamento de forma a facilitar a adaptação e recuperação do paciente.

São objetivos da Sistematização da Assistência de enfermagem marque a alternativa errada?

São objetivos da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), EXCETO: a) Implementar as ações de enfermagem de forma sistematizada. b) Reduzir a incidência e a duração de estadia do paciente no hospital. c) Melhorar a comunicação e prevenir erros, omissões e repetições desnecessárias no atendimento do paciente.

O que é Sistematização da Assistência em enfermagem SAE?

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um método científico de trabalho que proporciona melhoria significativa da qualidade da Assistência prestada ao cliente através do planejamento individualizado das ações de Enfermagem elaboradas pelo profissional enfermeiro.

Qual a funcionalidade da SAE?

A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) pode ser compreendida como um instrumento para planejar, estruturar, otimizar e organizar o ambiente de trabalho, além de definir atribuições aos membros da equipe de enfermagem.