Segundo a Teoria sintética da evolução, formalmente estabelecida em 1947

De 1900 até cerca de 1920, os adeptos da genética mendeliana acreditavam que apenas as mutações eram responsáveis pela evolução e que a seleção natural não tinha importância nesse processo.

Depois disso vários cientistas começaram a conciliar as ideias sobre seleção natural com os fatos da Genética, o que culminou com a formulação da Teoria sintética da evolução, às vezes chamada também de Neodarwinismo.

Conforme Darwin já havia proposto, essa teoria considera a população como a unidade evolutiva. Uma população pode ser definida como um grupamento de indivíduos da mesma espécie que ocorrem em uma mesma área geográfica, em um mesmo intervalo de tempo.

Cada população apresenta determinado conjunto gênico, que pode ser alterado de acordo com fatores evolutivos. O conjunto gênico de uma população é o conjunto de todos os genes presentes nessa população. Assim, quanto maior for o conjunto gênico da população, maior será a variabilidade genética.

Os principais fatores evolutivos que atuam sobre o conjunto gênico da população podem ser reunidos em duas categorias:

  • fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética da populaçãomutação e permutação;
  • fatores que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecidamigração, deriva genética e seleção natural.

Sabe-se que uma população está evoluindo quando se verificam alterações na frequência de seus genes. Atualmente considera-se a evolução como o conceito central e unificador da Biologia, e uma frase marcante que enfatiza essa ideia foi escrita pelo cientista Dobzhansky: “Nada se faz em biologia a não ser à luz da evolução”.

Bases genéticas da evolução

A mutação cria novos genes, e a recombinação os mistura com os genes já existentes, originando os indivíduos geneticamente variados de uma população. A seleção natural, por sua vez, favorece os portadores de determinados conjuntos gênicos adaptativos, que tendem a sobreviver e se reproduzir em maior escala que outros. Em função da atuação desses e de outros fatores evolutivos, a composição gênica das populações se modifica ao longo do tempo.

Mutações

As mutações podem ser cromossômicas ou gênicas. As mutações cromossômicas podem ser alterações no número ou na forma dos cromossomos. As mutações gênicas originam-se de alterações na sequência de bases nitrogenadas de determinado gene durante a duplicação da molécula de DNA. Essa alteração pode ocorrer por perda, adição ou substituição de nucleotídeos, o que pode originar um gene capaz de codificar uma proteína diferente da que deveria ter sido codificada.

As mutações gênicas são consideradas as fontes primárias da variabilidade, pois aumentam o número de alelos disponíveis em um lócus, incrementando um conjunto gênico da população. Embora ocorram espontaneamente, podem ser provocados por agentes mutagênicos, como radiações e certas substâncias químicas (a droga ilegal LSD, por exemplo).

As mutações não ocorrem para adaptar o indivíduo ao ambiente. Elas ocorrem ao acaso e, por seleção natural, são mantidas quando adaptativas (seleção positiva) ou eliminadas em caso contrário (seleção negativa). Podem ocorrer em células somáticas ou em células germinativas; neste último caso as mutações são de fundamental importância para a evolução, pois são transmitidas aos descendentes.

Segundo a Teoria sintética da evolução, formalmente estabelecida em 1947

Para saber mais sobre mutação, clique aqui!

Segundo a Teoria sintética da evolução, formalmente estabelecida em 1947

Segundo a Teoria sintética da evolução, formalmente estabelecida em 1947

Como referenciar: "A teoria sintética da evolução" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2023. Consultado em 04/01/2023 às 20:20. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao19.php

O neodarwinismo ou teoria sintética da evolução é uma teoria baseada na teoria da evolução de Darwin e acrescida de conhecimentos científicos, principalmente, no campo da genética. No famoso livro A origem das espécies,Darwin explicou suas ideias de ancestralidade comum e seleção natural. Segundo o autor, os organismos descendem de ancestrais comuns e a seleção natural atua selecionando os indivíduos mais aptos a sobreviverem em determinado ambiente.

Apesar de suas ideias terem sido revolucionárias, Darwin não foi capaz de explicar como a variabilidade ocorre e como as características são transmitidas. No neodarwinismo, alguns conceitos, como o de mutação e recombinação gênica, foram acrescidos ao darwinismo e ajudaram a compreender melhor esses pontos, até então, não explicados.

Saiba mais: Tipos de seleção natural: direcional, estabilizadora e disruptiva

Tópicos deste artigo

  • 1 - Resumo sobre neodarwinismo
  • 2 - Darwinismo
    • Videoaula sobre teorias da evolução das espécies
  • 3 - Neodarwinismo

Resumo sobre neodarwinismo

  • Darwin propôs os conceitos de ancestralidade comum e de seleção natural.

  • Em sua teoria, Darwin não foi capaz de explicar alguns pontos importantes, por exemplo, como a variabilidade surge nos organismos.

  • O avanço científico em vários campos da biologia proporcionou a explicação de pontos importantes para a compreensão da evolução.

  • O neodarwinismo é uma teoria baseada no darwinismo e acrescida de conhecimentos científicos, em especial em genética.

  • Conceitos como os de mutação, recombinação gênica e deriva genética foram somados à teoria da evolução de Darwin.

Darwinismo

Para compreendermos melhor o que é neodarwinismo, primeiramente devemos compreender as ideias propostas por Darwin. Charles Darwin foi um importante naturalista que ficou conhecido por sua famosa teoria sobre a evolução das espécies. Em seu livro A origem das espécies, Darwin explicou suas ideais, as quais são fundamentadas em dois pontos principais: a ancestralidade comum e a seleção natural.

A ideia de ancestralidade comum afirma que todos os seres vivos descendem, como modificações, de ancestrais comuns. Isso significa, portanto, que nenhuma espécie é imutável e todas sofrem mudanças ao longo do tempo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com a teoria de Darwin, os indivíduos de uma espécie apresentam diferenças comportamentais, morfológicas e/ou fisiológicas, as quais permitem que alguns indivíduos apresentem maior chance de sobrevivência que outros. Os organismos mais aptos a sobrevivem (seleção natural) passam essas características aos seus descendentes. Com o tempo, essas características que tornam o organismo mais bem-sucedido vão se acumulando na população, podendo levar, eventualmente, ao surgimento de uma nova espécie.

As ideias de Darwin a respeito da evolução das espécies, apesar de terem trazido explicações importantes de como novas espécies surgem em nosso planeta, apresentavam lacunas que precisavam ser preenchidas. Darwin não sabia, por exemplo, como a variabilidade surgia em uma população e tampouco como as características eram passadas de uma geração para outra.

  • Videoaula sobre teorias da evolução das espécies

Neodarwinismo

O neodarwinismo ou teoria sintética da evolução pode ser definido resumidamente como uma interpretação do darwinismo com base nos conhecimentos obtidos com o avanço das pesquisas científicas, principalmente, a genética.

Durante a criação de sua teoria, Darwin não possuía conhecimentos a respeito, por exemplo, dos mecanismos que levam à variabilidade e de como as características eram passadas para os descendentes. À medida que novos conhecimentos sobre o tema foram obtidos, tornou-se possível explicar essas questões, e o neodarwinismo surgiu.

No neodarwinismo, considera-se, além da seleção natural, que outros fatores evolutivos atuam nas populações. Conceitos como os de mutação, recombinação gênica e deriva genética foram somados aos conhecimentos propostos por Darwin sobre a evolução dos organismos.

  • Mutação

A mutação é um conceito extremamente importante quando o assunto é evolução. Isso se deve ao fato de que a mutação se destaca como a fonte primária de variabilidade. As mutações são alterações no material genético do indivíduo que acontecem ao acaso, não ocorrendo, portanto, como forma de adaptar o indivíduo ao ambiente em que está.

Algumas mutações podem prejudicar o desenvolvimento do organismo, outras podem ser favoráveis a ele, enquanto outras podem não afetá-lo. A seleção natural atuará sobre esses organismos e garantirá a manutenção ou eliminação dessas mutações ao longo do tempo. Caso queira saber mais sobre o tema deste tópico, leia: O que é mutação?

  • Recombinação gênica

Segundo a Teoria sintética da evolução, formalmente estabelecida em 1947
A reprodução sexuada promove recombinação gênica.

A recombinação gênica é também um fator importante para o processo evolutivo, pois amplia a variabilidade. Vale salientar, no entanto, que a recombinação gênica, diferentemente da mutação, não cria variação de genes, ela apenas promove novas combinações de alelos já existentes. A recombinação gênica está presente na prófase I da meiose, quando ocorre o crossing-over (troca recíproca de material genético entre cromátides não irmãs), e na fusão de gametas (fecundação).

  • Deriva genética

A deriva genética, diferentemente dos outros dois conceitos apresentados, não aumenta a variabilidade genética, e sim a reduz. Trata-se de um mecanismo de evolução no qual se observa flutuações imprevistas nas frequências alélicas, devido ao acaso. Nesse caso, os genes passados para as próximas gerações não são, necessariamente, aqueles que conferem melhor sobrevivência do indivíduo no ambiente.

Uma grande catástrofe, por exemplo, pode levar à eliminação aleatória de indivíduos de uma população, selecionando genes ao acaso. O efeito gargalo e o efeito fundador são dois casos de deriva genética. O efeito gargalo ocorre quando fatores ambientais promovem uma redução drástica no tamanho da população, enquanto o efeito fundador acontece quando uma pequena população coloniza uma nova área.

  • Videoaula sobre variabilidade genética


Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Quais são os principais fatores da teoria sintética da evolução?

Segundo a Teoria Sintética da Evolução, proposta no século XX, dois fatores que contribuem para o surgimento da variabilidade genética das populações naturais são: a) mutação e recombinação genética.

O que é a teoria sintética da evolução adicionou a teoria da?

O neodarwinismo ou teoria sintética da evolução é uma teoria baseada na teoria da evolução de Darwin e acrescida de conhecimentos científicos, principalmente, no campo da genética. No famoso livro A origem das espécies, Darwin explicou suas ideias de ancestralidade comum e seleção natural.

Quais são os três processos da teoria sintética da evolução?

seleção natural, mutação, recombinação gênica.

O que é a teoria sintética da evolução Brainly?

Essa teoria considera que as mutações, combinações gênicas, e seleção natural são os fatores principais que culminam na evolução; sendo as combinações gênicas consequências da segregação independente dos cromossomos, e permutações que ocorrem durante a meiose.