Seleção brasileira vôlei feminino jogadoras 2022

Competição começa nesta sexta-feira com 12 equipes na briga pelo título e final em jogo único

A Superliga Feminina de Vôlei começa nesta sexta-feira com nove das 14 jogadoras que defenderam o Brasil na conquista da medalha de prata no Mundial, finalizado no dia 15 de outubro. Com o maior número de representantes da seleção brasileira do técnico José Roberto Guimarães, o Gerdau Minas entra como favorito para conquistar o quarto título consecutivo.

A equipe mineira conta com as centrais Carol Gattaz e Júlia Kudiess, a ponteira Pri Daroit, a oposta Kisy e a líbero Nyeme. O Praia Clube, de Uberlândia, tem duas jogadoras que estiveram na competição na Holanda: a central Carol e a ponteira Tainara. Lorena (Sesi Vôlei Bauru) e Natinha(Osasco São Cristóvão Saúde) fecham o grupo da seleção que estará presente nesta edição da Superliga.

A competição tem 12 equipes, que se enfrentam em turno e returno na primeira fase, prevista para terminar em março de 2023. Os oito melhores times avançam às quartas de final para uma melhor de três jogos, mesmo formato da semifinal. A decisão será em jogo único, uma novidade para esta edição, com transmissão da TV Globo.

Além do quinteto da seleção, o favorito Minas conta com a dominicana Yonkaira Peña como destaque. Outro candidato ao título, o Praia Clube confia na holandesa Anne Buijs e nas irmãs Brayelin e Jineiry Martinez, da República Dominicana, para fazer uma boa campanha.

O Sesi Vôlei Bauru chega fortalecido pela conquista da Supercopa Feminina ao derrotar justamente o Minas na decisão. "É sempre muito bom conquistar um título. Sabemos que o time do Minas ainda vai evoluir muito, assim como a nossa equipe também vai crescer ao longo da temporada", afirmou o técnico Marcos Kwiek.

O jogo de abertura será entre Fluminense e Barueri, às 19h, no ginásio da Hebraica, no Rio. O Canal Vôlei Brasil transmite com exclusividade o confronto. Mais tarde, às 21h30, Sesc RJ Flamengo e Osasco São Cristóvão Saúde se enfrentam no ginásio do Tijuca Tênis Clube. O SporTV2 exibe ao vivo.

NOVIDADES

A CBV estabeleceu uma punição rígida para casos de atos discriminatórios de qualquer natureza (raça, gênero, orientação sexual, religião etc). Pela primeira vez na história da competição, o clube que não identificar os infratores e adotar as medidas cabíveis, será penalizado com a perda de um ponto. A medida vale para ações cometidas por atletas, dirigentes, treinadores, integrantes de comissões técnicas e torcedores.

O Fantasy game oficial da competição, o Cravada, é uma das novidades para esta temporada e dá aos fãs a chance de viver seu momento treinador, em um jogo dinâmico. Para participar, basta fazer um cadastro gratuito e personalizar nome, escudo e uniforme do time. Cada pessoa pote participar de até cinco ligas de "tiro curto".

Na plataforma de e-commerce desenvolvida pela parceria da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) com a Wev, que será lançada em breve, os torcedores poderão adquirir itens exclusivos dos clubes e com a marca da Superliga como bonés, camisetas e agasalhos.

"A Superliga deste ano tem muitas novidades e vai aproximar ainda mais fãs, jogadores e clubes. Para realizar uma competição como esta, com seus mais de 300 jogos, é preciso muito planejamento e dedicação. Reunimos todos os ingredientes para uma grande temporada, cheia de emoção, interação e voleibol de alto nível", afirmou Radamés Lattari, vice-presidente da CBV.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

A Seleção Brasileira vai em busca de título inédito do Campeonato Mundial de Voleibol Feminino. Para conquistar o troféu, José Roberto Guimarães mesclou juventude e experiência na convocação. Ao todo, são 14 atletas, sendo seis com currículo olímpico. Além disso, o Brasil possui promessas que já mostraram serviço, como a oposta Kisy.

+ Confira: Ranking dos melhores times da América do Sul

As convocadas para a grande competição são: Macris e Roberta (levantadoras); Kisy e Lorenne (opostas); Gabi, Rosamaria, Pri Daroit e Tainara (ponteiras); Carol, Carol Gattaz, Julia Kudiess e Lorena (centrais); Nyeme e Natinha (líberos).

Entre as atletas, Macris, Roberta, Rosamaria, Gabi, Carol e Carol Gattaz disputaram Jogos Olímpicos. As seis participaram da conquista da medalha de prata em Tóquio. Camisa 10 da seleção, Gabi é a única com duas olimpíadas no currículo. Ela também esteve presente na Rio 2016.

Já na Liga das Nações, na qual o Brasil também foi prata, 13 das 14 atletas estão na lista para o Campeonato Mundial. A única novidade é Carol Gattaz, veterana de 41 anos. Ela disputou os mundiais de 2006 e 2010.

Por falar em Liga das Nações, quem se destacou muito foi a oposta Kisy. Com apenas 22 anos e 1,91m, a jovem atleta foi a maior pontuadora da seleção na competição, com 190 pontos marcados.

O grande desfalque para a equipe de José Roberto Guimarães é Júlia Bergmann, que possui compromissos com a sua universidade nos Estados Unidos, a Georgia Tech. Com 21 anos e  impressionantes 1,96m, a ponteira também fez excelente trabalho na Liga das Nações e buscará titularidade nas próximas competições da seleção.

O Brasil está no Grupo D, ao lado de República Tcheca, China, Argentina, Colômbia e Japão. Em busca do título inédito, a seleção ficou no quase em três oportunidades: 1994, 2006 e 2010.

Neste sábado, às 15h30, com transmissão do SporTV 2, o Brasil estreia contra a República Tcheca. A abertura da competição ocorre amanhã, sexta-feira, com a partida entre Polônia e Croácia, às 13h.

+ AO VIVO E DE GRAÇA: LANCE! está transmitindo ao vivo e de graça jogos da Bundesliga. Confira todas as informações sobre o torneio e transmissão aqui.

Quais são as jogadoras da seleção brasileira feminina de vôlei 2022?

A seleção do campeonato mundial de 2022 ficou assim: Gabi (ponteira, Brasil), Sylla (ponteira, Itália), Carol (central, Brasil), Danesi (central, Itália), Pusic (líbero, Sérvia), Drca (levantadora, Sérvia) e Boskovic (oposta, Sérvia).

Quem é a namorada da Carol do Praia?

Na arquibancada, a namorada da brasileira e companheira da jogadora no Praia Clube, Anne Bujis comemorou a vitória da seleção brasileira.

Quem foi campeão da Liga Feminina de vôlei 2022?

A Sérvia conquistou o bicampeonato mundial de vôlei contra o Brasil, neste sábado. Assim, a seleção brasileira feminina e o técnico José Roberto Guimarães continuam sem conquistar o único título que falta ao país bicampeão olímpico. ... .

Qual é a melhor jogadora de vôlei do Brasil?

O Brasil teve duas jogadoras premiadas e presentes na seleção do Mundial Feminino de Vôlei: Carolana e Gabi..
Levantadora: Zivkovic (SER).
Oposta: Boskovic (SER).
Centrais: Carola (BRA) e Danesi (ITA).
Ponteiras: Gabi (BRA) e Sylla (ITA).
Líbero: Pusic (SER).
MVP: Boskovic (SER).