Strogonoff de carne de boi

Existe coisa melhor do que um strogonoff de carne, naquele almoço especial com a família? Essa versão do CyberCook é para não ter erro e resulta em uma deliciosa opção para agradar seus convidados! Experimente!

Strogonoff de carne de boi

46 min

6 porções

Valor nutricional

272,32 kcal

Receita enviada por SONIA MILAN

Em 14/07/2012

Ingredientes

1 colher (sopa) de margarina

1/2 kg de coxão-mole em tiras

1 tablete de caldo de carne

1 xícara (chá) de água fervente

2 colheres (sopa) de catchup

1 colher (chá) de molho inglês

1 colher (chá) de mostarda

100 gr de champignon em conserva cortado em lâminas

Como Fazer

  • 1. Em uma panela, derreta a margarina cremosa em fogo médio e doure a carne.

  • 2. Dissolva o cubo de caldo de carne na água e despeje na panela. Tampe a panela e cozinhe, mexendo de vez em quando, até a carne ficar macia.

  • 3. Acrescente o ketchup, o molho inglês, a mostarda e os cogumelos. Misture e cozinhe por mais 3 minutos. Retire do fogo, acrescente o creme de leite, misture e sirva em seguida.

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Recomendamos pra você

Comentários

Ninguém resiste a estrogonofe bem feitinho, com a carne macia, o molho cremoso e os cogumelos tenros. Para chegar a esse resultado dos sonhos, é só seguir a receita passo a passo. E antes de achar que ela rende demais, ela vem com ideia de reaproveitamento embutida!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeMais de 6 porções


Ingredientes

  • 1,5 kg de miolo de alcatra em bifes
  • 500 g de cogumelos-de-paris
  • 2 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 3 xícaras (chá) de creme de leite fresco (cerca de 750 ml)
  • 3 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 3 colheres (sopa) de ketchup caseiro
  • 3 colheres (sopa) de molho inglês
  • 3 colheres (sopa) de conhaque
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Corte os bifes em tiras (de 5 cm x 2 cm), transfira para uma tigela e mantenha em temperatura ambiente – a carne não pode estar gelada na hora de dourar. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. 
  2. Numa tábua, corte os cogumelos-de-paris em 3 fatias e reserve (se preferir, você pode usar champignon em conserva, mas o resultado não será o mesmo). Descasque e pique fino a cebola e o alho. 
  3. Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure as tiras de carne aos poucos – se colocar todas ao mesmo tempo, elas vão soltar o próprio líquido e cozinhar no vapor, em vez de dourar. Vire com a pinça para dourar por igual. 
  4. Transfira as tiras douradas para uma tigela. Doure o restante, sempre regando a panela com um pouco de azeite antes de cada leva. 
  5. Diminua o fogo da panela para baixo e regue com mais 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola e refogue até murchar por cerca de 3 minutos, raspando bem o fundo da panela – os queimadinhos da carne vão dar sabor ao preparo. Junte o alho e mexa por apenas 1 minuto para perfumar. 
  6. Acrescente o extrato de tomate, o ketchup e mexa bem. Volte a carne dourada à panela, adicione o molho inglês e o conhaque. Junte os cogumelos e misture delicadamente. 
  7. Regue com o creme de leite, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem e deixe cozinhar em fogo médio. Depois que começar a ferver, deixe cozinhar por mais 15 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar. Desligue o fogo e sirva a seguir.

Sobrou estrogonofe?

Veja aqui como transformar as sobras num delicioso molho de macarrão.

Strogonoff de carne de boi

Assista à receita em vídeo

Strogonoff de carne de boi