Teclado e piano é a mesma coisa

Por serem instrumentos com características semelhantes, muitas pessoas confundem o piano com o teclado. Entretanto, ambos possuem suas singularidades, sendo cada um específico para estilos musicais diferentes, por exemplo. Para entender mais se o piano ou teclado é melhor para seus estudos, confira o post que preparamos para você!

Principais diferenças

Conhecer as principais diferenças entre ambos os instrumentos é a melhor forma de começar a entender qual o ideal para você, olha só:

  • O piano é um instrumento em que cada movimento de dedo sobre as teclas ativa um mecanismo nas cordas. Ou seja, tem funcionamento mecânico!
  • O teclado pode ser tocado de várias formas, onde cada tecla simula um som, de acordo com o efeito escolhido no próprio instrumento. Sendo assim, um equipamento eletrônico!

Além disso, também percebe-se diferença no peso das teclas: o teclado é mais leve, enquanto o piano exige mais agilidade dos dedos. Sem contar, é claro, a diferença de tamanho e de valor que os dois instrumentos têm!

Qual é mais fácil de aprender?

Falar de facilidade é relativo nesse caso. Se você quer rapidez na hora de aprender um instrumento, podemos indicar o teclado. Isso porque o instrumento possibilita que sejam usados um banco de vários timbres e sons, que auxiliam a completar a música ou melodia na hora de tocar.

A questão, porém, é que aprendendo o teclado de forma rápida você vai aprender mais a reproduzir sons e não a usufruir de todas as funcionalidades que podem ser exploradas. Até porque existem diversos tipos do instrumento. Por isso, é importante que você conheça os diferentes tipos de teclado e saiba qual o ideal para você!

Também existem modelos variados de piano, que se adaptam melhor ao estilo de cada músico. Neste, por se tratar do instrumento clássico e mecânico, criar variações e efeitos em notas exige mais habilidades motoras, e assim, estimula maior aprendizado do pianista.

Ou seja, apesar de exigir um pouco mais do aluno no início do processo e não ser o mais fácil de aprender, o piano traz uma carga de conhecimentos a respeito da funcionalidade do instrumento de teclas, que fazem valer a escolha. Basta saber se é o que você quer!

Para quem é indicado cada um?

O teclado, diferente do piano, é um instrumento portátil, trazendo mais praticidade aos músicos. Apesar de terem origem ligada, seria até mesmo injusto dizer que eles são a mesma coisa, pois cada um tem suas especificidades.

Na prática, o piano exige mais habilidades motoras dos músicos, pois além das duas mãos, é preciso ter controle dos pedais com os pés. O teclado, apesar de poder aprender o básico mais rapidamente, tem diversas funcionalidades que podem ser aprofundadas!

O piano é um instrumento com som e estrutura mais clássico, enquanto o teclado traz infinitos acompanhamentos eletrônicos. Através do conhecimento da história, características de cada um e tempo disponível para dedicar-se, é o aluno que vai escolher o que tem mais afinidade.

Conheça a história e origem do piano!Por fim, ficou claro que cada instrumento tem seu valor. Apesar de ter que levar em conta as questões estruturais e um ser mais fácil que o outro inicialmente, eles trarão ao aluno diferentes conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades distintas.

Portanto, nossa dica é: o mais indicado para você é aquele que você tem mais vontade de aprender. Afinal, o que é feito com dedicação e carinho dá melhores resultados!

Se você toca teclado/piano a algum tempo, com certeza já se viu diante deste questionamento. Mas afinal, qual a diferença entre o bendito piano e o danado do teclado?

E caso esteja inciando agora os seus estudos e se interessou pelo assunto, tenho quase certeza que essa foi uma das primeiras dúvidas que vieram a sua cabeça.

Pelos menos comigo foi assim.

Como sempre, tentarei ser bem didático com intuito de atender aos diversos públicos que, por ventura, se interessarem por este assunto.

Por isso, peço um pouco de paciência aos mais entendidos.

Começando pelo começo…

Partindo das semelhanças, ambos, com exceção para os mais exóticos, possuem o conhecido conjunto de teclas pretas e brancas agrupados em oitavas.

Daí em diante começam a surgir as diferenças. 

Primeiro trataremos sobre o som produzido

Deixando um pouco de lado os fatores históricos, o Piano surgiu, obviamente, primeiro que o Teclado.

Também obviamente, como naquela época não existia equipamentos eletrônicos, todo o som reproduzido era gerado através da batida dos martelinhos nas cordas

(isso mesmo, o piano tem pequenos martelos e um jogo de cordas).

Teclado e piano é a mesma coisa
Piano Por Dentro

Com o passar do tempo e a consequente evolução tecnológica, o famoso Sr. Piano foi compactado até se tornar o que conhecemos hoje como Teclado.

No entanto, essa mesma tecnologia não se restringiu apenas a compactação, aliás, isso é o de menos.

A grande transformação se deu exatamente sobre os sons produzidos. 

Tudo isto fez com que toda a estrutura de cordas e demais acionamentos mecânicos se reduzissem a circuitos elétricos muito portáteis e, principalmente, versáteis.

Mas o que isso tem haver com a diferença entre Piano e Teclado? 

Calma, estamos chegando lá…

Com essa diversificação de estruturas, proporcionada pela tecnologia, ambos os instrumentos apenas mantiveram a semelhança com relação as teclas.

Uma vez que, o teclado comparado ao piano, teve todo o interior, possibilidades sonoras e modo de uso modificados.

Com isso, já podemos definir como primeira diferença entre teclado e piano como sendo a gama de sons produzidos.

Tendo em vista que, o Piano reproduz apenas um único “tipo” de som e o Teclado vários e vários.

Daí você pergunta; e o Piano Digital que possui banco de sons com diversas opções?

Bom, pra não misturar a sequência didática, daqui a pouco eu falo sobre eles. 

Voltando a nossa primeira constatação, temos como primeira diferença, as opções de som.

Logo, o Piano, por reproduzir apenas um som por instrumento, passou a ser fabricado em diversas plataformas.

Com o intuito de se obter variações sonoras, onde as mais conhecidas são o Piano de Cauda e o Piano de Armário.

Teclado e piano é a mesma coisa
Piano de Cauda (Esq.) e Piano de Armário (Dir.)

Nossas primeiras definições para Piano e Teclado são

Em matéria de som, temos que o Piano é o instrumento de teclas que possui a capacidade de reprodução de apenas um único “tipo” de som.

Através de uma estrutura mecânica que gera batidas de um martelo de madeira em cordas, sendo uma pra cada tecla.

Já o Teclado é “todo” instrumento de teclas que depende de circuitos elétricos e eletrônicos para a reprodução do som.

Tendo a possibilidade de incorporar uma variedade teoricamente infinita.   

 Agora é aquele momento que você questiona: então se eu tocar “atirei o pau no gato” no Piano, sou Pianista e se o fizer no Teclado sou Tecladista?

Partindo dessa pergunta inteligente, vamos as diferença entre Teclado e Piano, no que diz respeito a execução das músicas.

Mas antes, devo destacar que, como quase tudo nessa vida, não existe uma definição única para as coisas criadas por nós, meros mortais.

E ainda que houvesse, não seria eu o responsável pela difícil tarefa de defini-las. 

Por isso, os conceitos aqui apresentadas visam contribuir para a formação de novas opiniões sobre o tema e um constante aprendizado.

Com isso em mente, voltemos ao assunto proposto. 

O Piano…

Em se tratando do estilo de execução, como o Piano surgiu numa época em que o seu uso se dava de maneira solitária (em restaurantes ou mesmo em casa).

As música executadas pelo Pianista precisavam conter solo (mão direita) e acompanhamento (mão esquerda).

Por isso, as músicas de piano, geralmente, exigem maior desenvoltura em ambas as mãos e maior expressividade, visto que, apenas o Piano que comandava a festa.

Teclado e piano é a mesma coisa
Foto por Josh Appel do Unsplash
Já o Teclado…

Tem o seu principal uso em bandas ou na companhia de cantores, ficando o tecladista, responsável, na maior parte do tempo, pelo acompanhamento distribuído em ambas as mãos.

Logo, partindo do uso, digamos, original, o Piano se destina a músicas com alto nível de técnica de execução e expressividade com ambas as mãos. 

Já o Tecladista precisa possuir maior capacidade de compreensão dos sons disponíveis em seu instrumento.

E do modo e momento adequados para serem utilizados.

Tendo como função principal a integração ao meio em que está inserido (banda instrumental, acompanhamento de voz, etc.)

Teclado e piano é a mesma coisa
Jordan Rudess – Tecladista do Dream Theater

Muitos não passaram da metade desse post e uma outra parcela bem significativa deve tá p@#$ de raiva e querendo me matar devido a um monte de coisa que desconsiderei. 

Como disse no início, o intuito aqui é tratar do assunto da forma mais clara possível, para que todos possam compreender.

No entanto, pra que não fique dúvidas, falarei sobre alguns dos principais casos que não foram tratados anteriormente.

Piano Digital, é Piano ou Teclado?

Se o nome dele é Piano, quem sou eu pra dizer diferente? Calma, brincadeira rs.

O Piano digital é uma solução tecnológica com uma mistura de requinte e sofisticação.

Pois, como poucos são os que tem condições de construir um galpão para abrigar diversos tipos de piano (armário, cauda),

Fez-se “necessário” a compactação dessas possibilidades em um único instrumento, de forma barata (comparada ao galpão).

Mas sem perder algumas das características principais que são o peso do mecanismo (teclas) e o design rústico. 

Por isso, eu diria que o Piano Digital é um teclado para Pianistas com necessidades específicas de uso, falta de espaço ou sem grana mesmo (esse último caso sou eu ‘rs’).

Se um Tecladista tocar sozinho ou fizer solos complexos em ambas as mãos, ele é um Pianista?

Vale destacar que, ser Pianista ou Tecladista por se só, não determina o grau de capacidade ou qualidade do músico.

Pois, ambos os instrumento possuem usos e aplicações bem diferentes na maioria das vezes, exigindo do músico diferentes níveis de técnicas. 

Dito isto, e considerando tudo o que já foi discutido neste post, eu arriscaria dizer que;

Um Tecladista é aquele que, através de um instrumento de teclas eletrônico, executa músicas de diversos níveis de complexidade acompanhado de uma banda ou voz.

Já o Pianista é aquele que executa em um Piano (digital ou acústico), músicas com alto nível técnico.

Que, originalmente, são criadas para serem executadas de forma individual (apresentação solo) ou em orquestras.

Como deve-se perceber durante o texto, não tem como traçar uma linha exata sobre a diferença entre piano e teclado.

Afinal, a  medida que novos instrumentos surgem, aumentam-se as possibilidades de criações de músicas e formas de executar o instrumento. 

Por isso, que sou apaixonado pela música e todas as vezes que assisto a um vídeo (desse abaixo) do Mestre Jordan Rudess, tenho mais certeza de que “só sei que nada sei…” 

Mas e você, o que acredita ser um Piano ou Teclado? Essa minha tentativa de explicar, lhe ajudou ou atrapalhou mais ainda?

Deixa a sua contribuição para esta nossa conversa. Será um prazer aprender com você!

Jordan Rudess – Um Tecladista Pianista impossível de conceituar.

Qual a diferença entre um piano e um teclado?

O piano é um instrumento acústico, seu som é produzido e amplificado fisicamente. Em comparação, os teclados são instrumentos eletrônicos com uma variedade de opções de volume e geralmente podem produzir sons como piano, trombetas, cordas, órgãos, sintetizadores e muito mais.

Quem sabe tocar teclado também sabe tocar piano?

Apesar de haver diferenças significativas entre os dois instrumentos, costumamos dizer que quem toca piano consegue se adaptar ao teclado; já o contrário, fica mais difícil. A discussão é bem grande sobre isso. Veja algumas diferenças e igualdades dos dois instrumentos.

Qual o melhor para começar a aprender piano ou teclado?

Na prática, o piano exige mais habilidades motoras dos músicos, pois além das duas mãos, é preciso ter controle dos pedais com os pés. O teclado, apesar de poder aprender o básico mais rapidamente, tem diversas funcionalidades que podem ser aprofundadas!

Qual é a diferença entre órgão piano e teclado?

O órgão não tem cordas. Quando uma tecla é acionada, ela libera a passagem de ar por um certo tubo, e cada um deles produz um timbre diferente. Dependendo do órgão, ele pode ter centenas de teclas e tubos. O piano possui cordas que vibram quando acionadas pelas teclas.