To sangrando mesmo tomando anticoncepcional

Apresentar sangramento de escape tomando anticoncepcional é considerado normal. Este tipo de sangramento fora da menstruação é ainda mais comum em mulheres que estão iniciando o uso da pílula anticoncepcional ou naquelas que já utilizam o método contraceptivo há muito tempo. O episódio, também conhecido como spotting, merece uma atenção especial quando passa a acontecer com muita frequência e de forma prolongada. Neste caso, é válido procurar uma avaliação ginecológica para investigar outras possíveis causas para o sangramento vaginal.

Em conversa com o Só Delas, a ginecologista Carolina Ambrogini explica porque o sangramento de escape tomando anticoncepcional não costuma ser motivo para preocupação. Entenda!

O escape é um sangramento fora da menstruação

Reconhecer o sangramento de escape por causa do anticoncepcional é uma tarefa relativamente simples. "É um sangramento de cor amarronzada [semelhante à borra de café], em pequena quantidade, que acontece durante o uso de contraceptivos hormonais", descreve a doutora Carolina. Ainda de acordo com a profissional, o sangramento fora da menstruação só é considerado um escape quando está associado ao uso do anticoncepcional. Em outras circunstâncias, o episódio passa a configurar irregularidades do ciclo menstrual e merece uma investigação mais aprofundada. 

Sangramento de escape é comum em mulheres que usam o anticoncepcional há muito tempo 

Segundo a ginecologista, o escape provocado pela pílula anticoncepcional é mais frequente em dois momentos: no início do uso (durante o processo de adaptação do organismo feminino à nova combinação hormonal) e quando a mulher já utiliza o método contraceptivo há muito tempo (especialmente quando há o hábito de emendar as cartelas da pílula). Para entender este efeito, é necessário compreender como é a ação do anticoncepcional para impedir a gravidez.

O medicamento hormonal inibe a ovulação e dificulta a mobilidade do espermatozóide ao tornar o muco cervical mais espesso. Por consequência, o endométrio (tecido que reveste as paredes intrauterinas e é expelido todos os meses em forma de menstruação) se torna mais fino. Essa atrofia do tecido endometrial faz com que a membrana seja incapaz de cobrir todos os vasos sanguíneos da região, que acabam sendo expostos e gerando o sangramento de escape. "[O sangramento tomando anticoncepcional] é normal no início do uso ou após muito tempo de uso. Não significa que o método está fraco ou que o corpo se acostumou. Porém, cada caso precisa ser visto individualmente pelo(a) médico(a)", esclarece a especialista.

Esquecer de tomar a pílula anticoncepcional também pode provocar sangramento de escape

Mulheres que têm dificuldade em manter a administração correta da pílula anticoncepcional (sem esquecimentos e, de preferência, sempre no mesmo horário) também estão mais suscetíveis a experienciar o sangramento de escape. A boa notícia é que estabilizar essas oscilações hormonais, ou seja, regularizar o uso do anticoncepcional costuma ser o suficiente para controlar o problema. Lembrando que, neste caso, vale recorrer à camisinha (feminina ou masculina) para redobrar os cuidados e evitar uma gravidez indesejada.

Este artigo tem a contribuição da especialista:
Dra. Carolina Ambrogini - Ginecologista
CRM-SP: 102706

Matéria atualizada em: 07 de maio de 2020

Olá. Nunca inicie um anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada.
Qual a causa do sangramento uterino anormal? É somente devido ao anticoncepcional? As mulheres com miomas, pólipos, adenomiose e infecção podem ter mais escapes menstruais com certos anticoncepcionais. Para este diagnóstico, a avaliação clínica do seu médico e o ultrassom podem ser importantes.
Na ausência de alterações uterinas, o seu sangramento anormal pode ser devido a dose do anticoncepcional. Algumas mulheres precisam de uma dose hormonal maior para segurar a menstruação.
Existem diversas medicações que podem ser usadas para reduzir ou cessar a menstruação, como anti-inflamatórios, anti-fibrinolíticos, doxiciclina, anticoncepcionais, etc. Discuta com a sua médica a melhor medicação.
Converse com o seu médico.

  • Homepage
  • Serviços
  • Métodos Anticoncepcionais
  • Estou Tomando Anticoncepcional Contínuo E Estou Sangrando Há Mais De Uma Semana Tenho Endomentriose

1 respostas

Estou tomando anticoncepcional contínuo e estou sangrando há mais de uma semana tenho endomentriose e normal?

Tomando pílula de forma contínua, uma hora vai ocorrer sangramento
Faça uma pausa de 5a 7 dias, e reinicie
Isso é normal

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Nossos especialistas responderam a 1224 perguntas sobre Métodos anticoncepcionais

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

É normal ficar sangrar mesmo tomando anticoncepcional?

Sangramento de escape tomando anticoncepcional Sim, pode acontecer e é muito comum! Como dito acima, algumas mulheres iniciam o uso de AC e apresentam escapes ao longo do mês. Isso pode variar muito para cada pessoa, mas é o seu corpo se adaptando a esse novo medicamento.

Estou tendo sangramento mesmo tomando anticoncepcional posso estar grávida?

Se a paciente engravidar com o uso de anticoncepcional, provavelmente não irá menstruar, caso exista algum sangramento, será em pequena quantidade, provavelmente, sangramento que existe quando o óvulo aderi ao útero, esse fenômeno é chamado de nidação, algumas vezes confundida com menstruação.

Toplist

Última postagem

Tag