Como vencer o medo estudo bíblico

“No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo.” (I João 4:18)

A Bíblia diz que somos de Deus, mas o mundo jaz no maligno. “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo jaz no maligno.” (I João 5:19). Mesmo sendo filhos de Deus, não estamos no Céu, moramos neste Planeta chamado Terra. E, quanto à Terra, quanto ao mundo, a Bíblia diz que ele está sob o domínio do maligno. E viver em um mundo que está sob o domínio do maligno nos faz enfrentar algumas consequências, devido os dias maus. Por isso, somos ensinados, através da Palavra, a remir o tempo. “Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.” (Efésios 5:16)

Quando não temos a consciência de que somos cidadãos dos Céus, habitando em um Planeta governado por nosso maior inimigo, sofremos os dias maus sem saber remir o tempo, sem viver com a autoridade que nos foi conferida por Deus.

Com tudo isso, nossas emoções são muito atingidas e é nossa missão lutar para alcançar uma mente saudável, a mente de Cristo, à qual temos direito, uma mente ungida que pensa pelos padrões do Céu e não pelos padrões da Terra. Atingidos nas emoções, sofremos consequências sérias como o MEDO, assunto sobre o qual vamos estudar agora.

MEDO

Diante de tantas formas pelas quais podemos ser paralisados, e não irmos em busca dos nossos sonhos, não alcançando tudo que Deus tem para nós, encontramos o medo.

O medo tem o poder de nos paralisar no espírito – afastando-nos de Deus; na alma – fazendo com que pensemos que Deus não nos aceitará por nossos defeitos; no físico – quando as reações no nosso corpo nos impedem de agir.

A primeira vez que a Bíblia fala sobre medo é em Gênesis 3:9. “E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e tive medo, porque estava nu, e escondi-me.”

A primeira quebra de relacionamento entre o homem e Deus foi causada pelo medo. Adão havia pecado quando desobedeceu ao Senhor e deu ouvidos à mulher, isso é fato, mas foi o medo que fez com que ele se escondesse de Deus, tendo assim uma atitude de covardia e de fraqueza. No lugar de reconhecer o erro, Adão, antes, escondeu-se de Deus.

O QUE É O MEDO

A palavra medo vem do latim, metus, e significa perturbação, angústia diante de um fato, um risco, uma ameaça, seja de origem real ou imaginária. O medo é uma emoção que causa receio, apreensão, sensação desagradável.

Do ponto de vista bíblico, o verdadeiro amor lança fora todo o medo. Mas isso não significa que não teremos uma reação negativa a algo que nos cause pavor. Tanto que a ciência explica, do ponto de vista neurológico, que o medo é uma forma comum de organização do cérebro com a ativação da amígdala alojada no lóbulo temporal. Ou seja, nosso corpo é preparado para reagir com medo sobre situações que não nos são comuns.

Agora, deixar que esse medo vire pavor, é outra história. E a Psicologia explica que o medo é prejudicial quando se torna um estado afetivo e emocional que ultrapassa a necessidade do organismo de se adaptar ao meio. Afinal, o medo natural ao desconhecido é benéfico, mas quando passa a ser um estado de perturbação, que faz com que o indivíduo viva apreensivo e à espera de que algo ruim aconteça, isso é maléfico.

Considero que existe o medo benéfico, sim. Porque existem situações nas quais o medo nos coloca em estado de alerta e ficamos atentos ao que pode acontecer. Assim, evitamos muitos riscos de perigo. Nesse caso, o medo seria um estado de prudência. Sabemos que pessoas imprudentes, que dizem não ter medo, e que são corajosas, podem acabar expostas a situações perigosas que poderiam ser evitadas.

A CONSEQUÊNCIA DO MEDO

Pelo fato de o medo ser uma emoção nociva, tóxica (refiro-me ao medo paralisante), a consequência dele é terrível para o ser humano. Paralisados por uma sensação de “eu não vou conseguir”, “eu não posso”, muitos têm deixado de correr em busca dos seus sonhos.

O medo desencadeia no organismo a liberação de hormônios, como a adrenalina, e os batimentos cardíacos aceleram, ficamos ofegantes e paralisados. Afora outras sensações que o medo causa como contrações musculares, boca seca, esquecimento, empalidecimento, tremedeiras, etc.

Quando diante de fatos simples o medo é alarmante, então considera-se um transtorno patológico, uma fobia. Se isso acontece, a pessoa necessita de tratamento, de acompanhamento psicológico, porque não tem forças para vencer sozinha, não consegue sequer sair do lugar em que está para lutar contra o medo que a assola.

O tratamento é aconselhado porque, nesse caso, o medo já se tornou um tipo de fobia. Conversando com uma profissional, descobri que o tratamento é relativamente fácil, contudo, requer dedicação do paciente e disposição para receber ajuda terapêutica. Isso faz com que os resultados sejam, quase sempre, muito significativos.

As consequências do medo são diversas. Não há como enumerá-las. Mas é fato que na geração que vivemos, a humanidade vive assolada pelo medo. Medo de ser roubado, medo de doenças, medo de acidentes, medo de não saber como reagir diante das circunstâncias. Perdemos a noção de que o medo deveria apenas ser uma sensação que nos colocasse em estado de alerta para algo que pudesse representar perigo e fomos para outro extremo, o medo que virou transtorno, que virou fobia.

É comum observarmos como as pessoas, cada vez mais, dão uma atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor. Vivemos assustados com tudo e com todos. Parece que a humanidade deixou que o medo a conduzisse para um estado de pânico.

Continua...

Deus fala que não é bom ser dominado pelo medo. O medo é um sentimento natural mas pode nos paralisar e levar a decisões erradas. Quem confia em Deus não precisa ter medo do futuro.

O que é medo?

Medo é antecipar uma coisa ruim e ficar preocupado com ela. Uma pessoa pode ter medo de o que vai acontecer com ela ou com outra pessoa. O medo pode ser útil e bom quando:

  • Serve de aviso – o medo instintivo nos protege de situações perigosas, nos avisando do perigo e levando à ação. Quem tem medo de uma faca vindo na direção da cara vai se desviar do caminho.
  • Ajuda a evitar o mal – o medo das consequências negativas pode nos proteger de fazer muitas coisas erradas (Provérbios 8:13). Quem não tem medo da prisão nem do castigo de Deus não tem problema em matar outra pessoa.
  • Leva a Deus – às vezes, quando o medo é muito e a situação está fora de nosso controle, confiamos mais em Deus. O medo nos ajuda a lembrar que sem Deus estamos perdidos (Salmos 56:3-4).

O medo é ruim quando:

  • Paralisa – a vida não pode parar por causa do medo do futuro. Não sabemos o que vai acontecer e não adianta ficar preocupando com todas as coisas ruins que poderão acontecer.
  • Leva a más decisões – o medo pode distorcer a realidade. Quem tem medo pode tomar a decisão errada porque só está pensando no medo que sente, não em o que é melhor (1 Samuel 15:24).
  • Causa desespero – quando esquecemos de Deus, o medo destrói a esperança.

Veja também: como superar o medo da morte?

Como vencer o medo

Podemos vencer o medo confiando em Deus. É normal ter medo mas precisamos decidir não o deixar estragar nossas vidas. Deus promete cuidar de nós em todas as situações, Ele está no controle. Em Jesus temos esperança até nos momentos mais difíceis e assustadores. Dê seus problemas a Deus e rejeite o medo.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” - Filipenses 4:6-7

Aprenda como vencer o medo.

De fato, Deus quer te ver vencendo o medo.

Ele quer te ver vencendo o medo da morte, vencendo o medo da pobreza, vencendo o medo da falta de saúde. Ou seja, Deus quer que você tenha uma vida plena.

Porque Deus não nos deu um espírito de medo e timidez, mas um espírito de poder, de amor e de autodomínio.                                                          

2 Timóteo 1:7

Nos dias de hoje, o medo tem surgido como um inimigo da humanidade muito difícil de ser combatido. Decerto que esse inimigo não é novo, pois desde que o homem se entende por gente esse inimigo existe.

Nos dias de hoje, cada vez mais, tem surgido casos de pessoas vítimas do medo. Esse inimigo que paralisa, rouba e mata muitas pessoas em todo o mundo.

Hoje você vai aprender como vencer o medo usando a bíblia.

Independente de religião, através da bíblia você irá encontrar um meio eficaz de acabar com o medo. Esse inimigo tão cruel!

Os seis medos básicos.

De acordo com alguns mestres da psicologia existem 6 medos básicos que escravizam a humanidade.

São eles:

Medo da pobreza, medo de ficar velho, medo da crítica, medo de perder um amor, medo da doença e medo da morte.

Como vencer o medo da pobreza 

O medo da pobreza é um medo muito cruel. Por causa desse medo principalmente, milhares de pessoas cometeram suicídio devido as dívidas.

Olhem as penitenciárias. A grande maioria dos que estão lá e por causa de dinheiro. Igualmente são os divórcios, eles também são em sua maioria ocasionados por problemas financeiros. Ou seja, por traz de tudo isso existe o medo da pobreza.

Para vencer esse medo devemos confiar em Deus primeiramente. Porquanto, sem fé não podemos vencer nada.

Veja o que diz a bíblia.

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?               

Mateus 6:26

Esse versículo nos ensina que Deus sempre nos proverá o alimento. Ou seja, se Deus cuida das aves do céu quem dirá de nós humanos que somos seus filhos, feitos a sua imagem e semelhança?

Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?
Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?   

                             Lucas 11: 10-13

Esses outros versículos nos mostram que devemos acreditar fielmente em Deus, pois Ele é um pai justo e generoso.

Portanto, não devemos ter medo da pobreza.

Pobre é o Diabo. Nós somos ricos por que Deus é dono do ouro e da prata.

Tenha o hábito de falar com Deus. Conecte-se com Ele.

Certamente o encontrarás. Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.

Como vencer o medo de ficar velho 

Esse medo é muito comum e está ligado às nossas limitações, na verdade ninguém quer ficar limitado.

Queremos correr, brincar e estar dispostos sempre.

Entretanto, devemos tomar cuidado com esse medo, pois ele é aliado muito forte da depressão e da baixa estima.

Esse é um medo que paralisa muitos e acaba deixando muitas pessoas amargas.

Veja o que a bíblia diz:

O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e obtém-se mediante uma vida justa.                                                                                                                                                 

Provérbios 16:31

Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá.
Eu os fiz e eu os levarei; eu os sustentarei e eu os salvarei.                           

Isaías 46:4

Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes,      

Salmos 92:14

Como podemos ver, Os versículos acima nos encoraja a viver uma boa velhice.

Ao Certo que a velhice é uma fase que deve ser desfrutada.

Portanto, seja confiante e desfrute da melhor maneira quando a melhor idade chegar.

Como vencer o medo da crítica 

Esse medo é capaz de fazer paralisar até os mais fortes homens da história.

Muitos sonhos não foram realizados por esse medo. Insegurança e timidez são derivados desse tipo de medo.

Já pensou se os grandes homens não tivessem vencido esse medo?

Provavelmente muita coisa não iria existir, pois o medo da crítica ia fazer as boas ideias serem sufocadas e inegavelmente, ainda estaríamos na era das trevas.

Aprenda como vencer esse medo.

Veja o que diz a bíblia:

Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.                       

Josué 1:9

“Não tenha medo; você não sofrerá vergonha.
Não tema o constrangimento; você não será humilhada.
Você esquecerá a vergonha de sua juventude e não se lembrará mais da humilhação de sua viuvez.                                                                                                                   

Isaías 54:4

Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.                                                                                                                                                   

2 Timóteo 1:7

Esses versículos são encorajadores.

Você precisa acreditar neles. mas, a ideia é uma só. acredite e prossiga, não há espaço para timidez e vergonha.

Esqueça a crítica, pois o Criador está com você.

Como vencer o medo de perder o amor de alguém 

Esse medo já fez muitas tragédias.

Contudo, esse foi o medo que levou Caim a matar seu irmão Abel. 

O medo de perder a atenção de Deus foi motivo para o primeiro homicídio da história. Segundo a bíblia.

Esse medo faz mocinhos se tornarem monstros e igualmente, faz homens fortes se tornarem fracos.

Por volta dele está o Ciúmes e a Inveja.

As pessoas vítimas desse medo precisam rapidamente se apegar em Deus, pois não podemos prender o amor de ninguém.

Veja o que a bíblia diz:

No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.                                 

1 João 4:18

Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.                 

1 João 3:1

Quem ama não prende ninguém.

Antes de amar alguém devemos nos amar primeiro.

Se dissermos que amamos alguém e não nos amamos. Logo, somos mentirosos e o nosso amor não existe, pois ninguém pode dar o que não tem.

Primeiramente, ame-se e naturalmente atrairá o amor das outras pessoas.

Lembre-se você tem o amor de Deus e isso é tudo!

Como vencer o medo da doença 

A doença é algo que assola a humanidade.

Dores, inatividade, deformações e tantas coisas mais.

Certamente, ninguém quer passar por isso.

A grande maioria das pessoas tem muito medo de ficar doente.

Você atrai o que teme. 

A nossa mente precisa estar blindada para que esse medo não tome conta dos nossos pensamentos.

Veja o que a bíblia diz:

E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.                

Lucas 9:2

Jesus, sabendo isso, retirou-se dali, e acompanharam-no grandes multidões, e ele curou a todas.                                                                                                                  

Mateus 12:15

Eis que eu trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade.                                                                                                           

Jeremias 33:6

A muitas passagens bíblicas que falam de cura. O evangelho de Jesus e acompanhado de cura, principalmente.

Deus é aquele que fez o corpo humano. logo, ele também pode curar tudo e qualquer doença.

Tire a doença da sua mente. Viva uma vida sadia, escolha ser sadio. Afinal, você é filho de Deus.

Como vencer o medo da morte 

O sexto tipo de medo é o medo da morte. 

A morte e o principal medo da humanidade.

Todos nós estamos sujeitos a ela, inegavelmente. Isso faz parte de uma lei.

Esse medo tem causado pânico em muitos.

Porém, a morte é o começo e não o fim.

Não adianta ficar pensando na morte é preciso viver a vida e buscar tirar o maior proveito disso.

O medo da morte faz as pessoas ficarem presas, pois estão sempre achando que uma coisa ruim pode acontecer.

Ainda mais com os noticiários que alimentam mais esse medo.

Aprenda agora como vencer esse medo com alguns versículos bíblicos.

Veja o que diz a Bíblia:

Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?”                                                             

João 11:25-26

A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso.                                                                                                                           

Filipenses 3:20-21

Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.                       

 Salmos 23:4 

Saiba que Deus é vida. Vida em abundância.

Espero que você medite nessas afirmações bíblicas.

Certamente, esse é o remédio para você acabar de vez com o medo e ter uma vida de liberdade.

Seja livre!

O perfeito amor lança fora todo o medo.

1 João 4:18

Saiba mais: Baixe agora o meu E-book os Segredos do Subconsciente

Última postagem

Tag