Por que dormir de touca

(Foto: @thaiiina_/Instagram/Reprodução)

Um acessório simples pode garantir um verdadeiro sono da beleza. Estamos falando da touca de cetim. Você sabe para que serve? Preparamos um guia sobre o assunto para você, que lista benefícios, detalhes, dicas, como fazer e cuidados. Confira!

Para que serve touca de cetim?

É recomendada por especialistas em beleza devido à sua superfície escorregadia e por não absorver a umidade. Confira a lista de possíveis vantagens da touca de cetim:

Evita frizz e quebra dos fios: quando dormimos, ocorre a fricção dos cabelos nas fronhas comuns, normalmente de algodão. A touca de cetim é escorregadia, reduzindo bastante o problema. O resultado é menos frizz e quebra.

Adeus ao “bad hair”: você acorda com os fios desgrenhados? Perde todos os cuidados para definir os cachos que realizou no dia anterior? O acessório pode ajudar justamente pela redução de atrito.

Protege tranças: quem exibe tranças, box braids e dreads pode se beneficiar com a touca de cetim, que tende a preservar por mais tempo o resultado da técnica escolhida.

Mantém o liso: engana-se quem pensa que o produto serve apenas para cabelos cacheados e crespos. A superfície escorregadia deixa todos os tipos de fio mais alinhados, além de prolongar o efeito da escova ou chapinha.

Favorece hidratação do cabelo: o tecido também não absorve parte dos produtos de hidratação que aplicar nos fios, como acontece com o algodão, potencializando a ação deles.

Controle da oleosidade: como a touca de cetim não absorve a oleosidade natural, o couro cabeludo não se vê obrigado a produzir ainda mais óleo, mantendo a oleosidade equilibrada.

Protege do suor: em dias quentes, o suor na nuca e do rosto entra em contato com os cabelos soltos, prejudicando o alinhamento deles. Com o uso da touca, não há esse problema.

Força dos fios: a redução de frizz e quebra, a manutenção do alinhamento, o controle da oleosidade e a potencialização dos cremes de tratamento fazem com que os fios permaneçam mais fortes e bonitos.

Quando usar a touca de cetim?

Serve apenas para dormir. Portanto, faz parte do sono da beleza, em que se toma cuidados para que consiga acordar com aparência melhor. A redução do atrito por conta da estrutura do tecido faz com que os fios se mantenham alinhados, reduzindo chances de marcas, frizz e aspecto amassado.

Para que serve a touca de cetim difusora?

Uma touca de cetim diferenciada tem feito sucesso: a difusora. Ela apresenta design diferenciado, contando um cano feito no mesmo tecido e com abertura na ponta, onde o secador de cabelo é acoplado. Serve para acelerar o processo de secagem dos fios, porque cria uma redoma, sem que o calor escape. Também promete menos frizz e mais definição de cachos.

Outro ponto positivo é que o secador pode ficar apoiado em uma mesa ou cadeira, por exemplo, deixando as mãos livres para executar outras tarefas.

(Foto: @fronhadabeleza/Instagram/Reprodução)

Touca de cetim: como fazer?

Você vai precisar de:

  • Cetim (52 x 52 cm)
  • Fita de cetim
  • Elástico de 44 cm
  • Tesoura
  • Linha
  • Agulha

Modo de fazer:

  1. Dobre o tecido ao meio, formando um retângulo.
  2. Dobre novamente, formando um quadrado.
  3. Coloque a ponta da fita métrica no canto onde estão as dobraduras e marque 26 cm. Como se fosse um compasso, vá levantando a fita métrica e fazendo várias marcações. Una os pontos, formando 1/4 de círculo.
  4. Corte na marcação. Quando abrir o tecido, terá um círculo.
  5. Dobre uma fita de cetim ao meio e encaixe na borda do círculo. Costure a fita ao redor de toda a circunferência.
  6. No fim, você terá duas pontas da fita de cetim se encontrando. Com o auxílio de um alfinete, coloque o elástico dentro de uma das pontas da fita e passe-o em toda a circunferência, até sair na outra ponta.
  7. Dê um nó firme, unindo as duas pontas do elástico.
  8. Costure as pontas da fita de cetim para dar o acabamento.

Fonte: canal da Jo Nunes, no YouTube

Benefícios se estendem para a fronha de cetim

Você sabia que a escolha correta da roupa de cama pode transformar a noite num verdadeiro sono da beleza? A fronha de cetim ou seda traz benefícios tanto para os cabelos quanto para o rosto, justamente devido à sua superfície escorregadia e por não absorver a umidade. Sendo assim, favorece ação de hidratantes e outros cremes de tratamento, além de ajudar no controle da oleosidade, na prevenção de rugas do sono (sleep lines) e no controle do frizz.

Como lavar e conservar a touca ou fronha de cetim?

O cetim é um tecido frágil, que pode desfiar e rasgar facilmente. Para aumentar a durabilidade, cheque as informações da etiqueta.

Em caso de lavagem à mão, pegue um balde de água fria e dilua sabão neutro ou para roupas delicadas. Peça manchada ou muito suja deve ficar de molho por 30 minutos. Esfregue delicadamente e enxague com água fria. Quando há permissão para lavar à máquina, coloque a fronha ou touca dentro de um saco protetor.

Nunca torça, centrifugue ou use a secadora. Disponha o item molhado sobre uma toalha limpa e enrole-os juntos para eliminar o excesso de umidade. Depois, deixe secar à sombra sem utilizar prendedor, que pode marcar o tecido.

E aí, gostou de saber para que serve a touca de cetim? Preparamos mais conteúdos de beleza para você, como banho de brilho e hidratação profunda.

Os participantes do BBB 22 estão se destacando por cuidar do cabelo na hora de dormir. Para manter os fios saudáveis, os confinados estão dormindo com uma touca de cetim na cabeça.

O acessório protege os fios, naturais ou das laces, em problemas que podem aparecer nas madeixas, como: frizz, umidade, quebra. Além disso, a touca de cetim previne a perda da definição, nos dias seguintes a lavagem.

“São inúmeros benefícios. A touca de cetim não é tão agressiva como a fronha de algodão, e por isso evita o atrito com o tecido enquanto você dorme. Além disso, mantém a hidratação do fio, porque diminui o contato com a superfície de algodão, que resseca”, explica a tricologista Valine Alencar, em entrevista ao site Metrópoles.

Não é para todos os cabelos

Apesar dos inúmeros benefícios, o acessório não é indicado a qualquer tipo de cabelo. “Pessoas com o couro cabeludo oleoso não devem usar todos os dias”, recomenda Valine Alencar.

Foto: Reprodução/TV Globo

Quem acompanha o Big Brother Brasil 22, certamente, já reparou que alguns participantes do reality não abrem mão de cuidar do cabelo na hora de dormir. Quando se trata de manter os fios definidos e saudáveis, integrantes tanto do camarote quanto da pipoca têm um truque em comum: a touca de cetim.

Famoso entre as cacheadas como a Maria, o acessório que virou febre no programa traz benefícios, seja qual for o seu tipo de madeixa – dos fios lisos de Jade Picon até o black power de Luciano, passando pelas queridinhas laces de Brunna Gonçalves.

Fato é que a febre do BBB22 apenas reflete o sucesso do item fora da casa. O acessório protege os fios, naturais ou das laces, contra o frizz, a umidade, a quebra e previne a perda da definição, nos dias seguintes após a lavagem.

“São inúmeros benefícios. A touca de cetim não é tão agressiva como a fronha de algodão, e por isso evita o atrito com o tecido enquanto você dorme. Além disso, mantém a hidratação do fio, porque diminui o contato com a superfície de algodão, que resseca”, explica a tricologista Valine Alencar.

A especialista ainda adiciona à lista de benefícios a penteabilidade — ou seja, quando você usa a touca de cetim, há uma diminuição da formação de nós no cabelo mais fino ou descolorido.

Liso com forma e cachos definidos

Para as cacheadas, o temido “day after”, como é chamado o dia seguinte da lavagem, pode ser motivo de estresse. Para facilitar a vida, é aí que entra a touca de cetim. Ela mantém a finalização que você fez antes de dormir, por isso te poupa tempo no dia seguinte.

Com a touca, você mantém a forma dos cachos e evita que seja necessária uma nova finalização no dia seguinte, tendo que acordar supercedo para isso. No máximo, basta borrifar um pouco de água ou leave-in para dar uma revitalizada nos fios.

No cabelo liso, preserva o movimento e o deixa sempre alinhado. Dormir de touca também ajuda a fazer a escova, chapinha ou babyliss do dia anterior durar por mais tempo.

Não é para todos

Apesar da extensa lista de qualidades, a touca de cetim não é para todo mundo. A expert defende que existe apenas uma contraindicação: “Pessoas com o couro cabeludo oleoso não devem usar todos os dias”.

Como a touca pode abafar a raiz do cabelo, quem tem bastante oleosidade pode criar um ambiente propício para o crescimento de fungos e bactérias, além de aumentar a quantidade de sebo na região.

Ritual noturno

O passo a passo para aderir é simples: lembre-se sempre de pentear o cabelo e passar algum produto mais sequinho, como um primer, leave-in ou reparador de pontas. Na visão da tricologista, o óleo nutritivo não é muito recomendado porque uma eventual exposição ao sol, no dia seguinte, pode prejudicar a saúde dos fios.

Após pentear e aplicar o produto, enrole o cabelo em torno da cabeça e é só colocar a touca.

Última postagem

Tag