A cnh tem o mesmo valor da identidade

Respondemos as perguntas:

  • O que é CNH?
  • Qual o significado das letras na CNH?
  • Qual a diferença entre CNH e PPD?
  • O que é a CNH na identidade?
  • Qual o número da carteira de motorista?
  • Como conseguir o número da cnh pela internet?
  • O que é o número de espelho da CNH?
  • Onde fica o código da CNH? 

O que é CNH?

Você provavelmente já conhece a sigla CNH, não é? Ela se refere a Carteira Nacional de Habilitação, o documento obrigatório para conduzir um veículo no território nacional.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para poder ter uma CNH aqui no Brasil, os requisitos básicos são:

  • Saber ler e escrever;
  • Ter mais de 18 anos;
  • Possuir Carteira de Identidade ou outro documento equivalente;
  • Ser aprovado em todos os testes do processo de habilitação – que conta com exame físico, psicotécnico, prova teórica e prova prática

A CNH atual, contém fotografia, número de CPF, número de RG, entre outras informações pessoais do condutor. Por isso, também pode ser usada no Brasil como documento de identificação. 

A habilitação também possui um prazo de validade, com a Lei 14.071/20, que entrou em vigor no início de 2021, a validade dela passou a ser de 10 anos, para motoristas com idade entre 18 e 50. Para outras idades, esse período é um pouco menor, sendo 5 anos para motoristas entre 51 e 70 e apenas 3 anos para quem tem 71+.

Você pode consultar todos os detalhes das mudanças da CNH aqui. 

Além disso existem algumas regrinhas para manter sua CNH dentro da lei e continuar com o seu direito de dirigir. Dentre essas regras, as principais são: não ultrapassar o limite de pontos estipulados e não tomar multas auto suspensivas. Confira mais detalhes no vídeo:

E para consultar os pontos da sua CNH e ser avisado sempre que levar uma multa, você pode contar com o Gringo. Baixe o app para monitorar seus pontos e não correr o risco de ter sua CNH suspensa ou cassada!

Qual o significado das letras na CNH?

Mesmo que você ainda não tenha uma CNH, já deve ter notado que existe um código com letras para diferenciar as categorias da habilitação, certo? 

Se ainda não percebeu isso, relaxa que eu explico:

Essas letras servem para identificar qual a categoria da habilatação, ou seja, qual tipo de veículo aquele motorista está apto para dirigir. 

Isso porque cada categoria de habilitação possui um tipo de curso/formação de condutor diferente, que treina habilidades específicas para conduzir aquele veículo em particular. Por exemplo, dirigir um carro é bem diferente de dirigir uma moto, e mais diferente ainda de dirigir um caminhão ou ônibus. 

As categorias da CNH são:

  • A – Condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais que 50 de cilindrada;
  • B – Condutor de veículos de quatro rodas, com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para até oito passageiros, além do motorista – nessa categoria ainda é permitido acoplar reboques e semirreboques, desde que não ultrapasse o peso ou lotação máximos.
  • C – Nessa categoria, os motoristas podem dirigir todos os tipos de automóveis da categoria B, e também os veículos de carga, com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total, como caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga.
  • D – Com a carteira D, é possível dirigir veículos para o transporte de passageiros que acomodam mais de 8 passageiros. Aqui, entram os ônibus, micro-ônibus e vans além dos permitidos nas categorias B e C. 
  • E – O condutor com a CNH da categoria E pode conduzir todos os veículos inclusos nos tipos B, C e D, além de veículos com unidades acopladas que excedam 6 toneladas, como as carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados.

É muito comum encontrar condutores que possuem uma CNH com duas categorias, como AB ou BD, por exemplo. Isso significa que o motorista fez dois processos, para poder conduzir os veículos das duas categorias. 

Qual a diferença entre CNH e PPD?

Depois de fazer todo o processo para tirar a habilitação e ser aprovado, antes de receber a sua CNH, você receberá a PPD, que significa Permissão Para Dirigir. 

Ou seja, a PPD é uma carteira provisória com validade de um ano, que serve como um teste para os motoristas recém habilitados. Apenas depois de se sair bem nesse “teste” é que o motorista recebe a carteira de habilitação definitiva, caso contrário, precisa fazer todo o processo de novo.

Durante o período que estiver com a PPD, o condutor não pode:

  • Somar mais de 20 pontos;
  • Ter reincidência em uma infração média;
  • Cometer uma infração grave ou gravíssima.

Para explicar melhor essa questão de multas, tipos de infração e pontos na CNH, o Gringo Marcelo, gravou esse video aqui com todos os detalhes:

O que é a CNH na identidade?

O novo documento de Identidade, agora vem com alguns dados a mais do portador, entre eles o número da CNH. 

Mas não se engane, mesmo com o número da carteira no RG, ele não substitui o porte da habilitação! 

Uma maneira mais fácil para não se esquecer do documento, é através da CNH digital. Assim, mesmo sem estar com a carteira de habilitação física em mãos, você não corre o risco de levar uma multa ou ter seu carro apreendido. 

Qual o número da carteira de motorista?

Com tantos números na Carteira de motorista fica muito fácil se confundir e saber qual número serve para que. 

O número principal da CNH é encontrado como “Nº registro”, em vermelho, logo abaixo da foto do motorista. Esse número serve justamente para identificar o documento em si.

Porém, esse número não é o mais importante! Esse registro serve apenas para consultas, mas se você perder a sua habilitação e precisar emitir um novo documento, por exemplo, essa identificação vai mudar! 

O que muitas pessoas confundem é o Número da CNH com o RENACH (Registro Nacional de Condutores Habilitados). 

É no RENACH que fica atrelado todo o histórico do motorista, desde o processo de habilitação até a última multa que você tomou. As autoridades e órgãos responsáveis pelo trânsito costumam considerar este registro como o número mais importante da habilitação. 

Isso porque, no Renach há informações sobre infrações, vencimento da habilitação, pontuação, exames feitos para a retirada da CNH, endereço, mudanças de domicílio e muito mais. 

Diferente do número de registro, mesmo que você perca sua habilitação e precise tirar uma segunda via, ou até mesmo passe por um novo processo de habilitação, o Renach vai continuar o mesmo. 

Como conseguir o número da cnh pela internet?

Para conseguir o número da CNH pela internet é muito fácil! Tudo que você precisa é do número do CPF.

Em primeiro lugar a forma mais rápida é peloSuper Super App do Gringo. Além de ser muito simples navegar dentro do app, dá para ver TUDO que você precisa sobre carteira de motorista e mais um pouco. Vou te mostrar:

1. Baixe o app pela Play Store ou App Store; 

2. Faz o seu cadastro bem rapidinho, com apenas o CPF e placa do Carro – se você tiver;

3. Na primeira parte do app já dá para ver toda a situação da sua CNH, contando com pontos, multas e débitos em atraso;

4. E mais abaixo ainda dá pra consultar tudo relacionado ao seu carro e ainda pedir aquela ajudinha pelo “Chama o Gringo no Whats!”.

Essa consulta é muito importante também para saber quando fazer a renovação da CNH! Você não vai querer levar uma multa e correr o risco de ter o carro apreendido por estar com a CNH vencida, não é? 

Outra forma de consulta, é pelo site do Detran ou Denatran, mas infelizmente não são todos os Estados que possuem essa opção. Então vale entrar no site desses órgãos de trânsito da sua cidade e procurar pela opção de consulta da CNH.

O que é o número de espelho da CNH?

O Número do Espelho da CNH serve como mais um número de identificação nacional. Ele é formado por nove caracteres e mais um dígito verificador de segurança, autorizado e controlado pelo Órgão Máximo Executivo de Trânsito da União. 

O número do espelho é impresso tanto na frente como no verso da CNH. Não tem como confundir, ele é o único número que fica de lado:

Onde fica o código da CNH? 

O código de segurança da CNH é o novo QR Code que vem impresso nas CNHs desde 2017. Esse código digital serve para evitar fraudes e falsificações e ainda permite a emissão da CNH digital pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Para te ajudar a achar esse código escondido na CNH, a Gringa Juliana fez um vídeo rapidinho para não deixar dúvidas:

Para saber como usar esse código e o que fazer se a sua CNH ainda não possui esse código de segurança, clique aqui para entender todos os detalhes.

Gostou das dicas? Ficou alguma dúvida? comente aqui embaixo com a #ChamaoGringo que nós te respondemos!

E não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e no youtube para não perder nenhuma atualização.

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Pode usar CNH no lugar da identidade?

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Após sua validade, o documento pode ser utilizado como documento de identificação pessoal nos processos do Detran.

Qual a diferença entre RG e CNH?

A Carteira Nacional de Habilitação é o documento obrigatório para conduzir veículos em território brasileiro. A versão atual do documento possui informações pessoais como o número de CPF e número de RG. Por esse motivo, ela também pode ser usada no Brasil como documento de identificação.

Qual documento pode substituir RG?

O RG pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação; Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional (exceto Coren) ou Carteira de Trabalho.

Quem tem CNH precisa do novo RG?

Não! Um não é capaz de substituir o outro porque são documentos diferentes e com legislações distintas. Além disso, o novo RG não contém todas as informações presentes na Carteira Nacional de Habilitação.

Toplist

Última postagem

Tag