Quais são as principais características do relevo do clima predominante em Minas Gerais?

Geografia e meteorologia

30 de agosto de 2021

O clima da região Sudeste do Brasil é bastante variado devido às características físicas que são peculiares a essa localidade do País. O tipo climático predominante é o tropical, caracterizado pelo verão úmido e o inverno seco. No entanto, também se destacam os climas subtropical úmido, subtropical úmido com influência da monção, subtropical de altitude e semiárido.

Composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a região Sudeste apresenta, em vários aspectos, características bastante peculiares e diversas, como a topografia acidentada, a posição latitudinal, a influência do oceano no setor leste e da continentalidade nas demais áreas. 

Nesta matéria, falaremos sobre as principais características do clima na região Sudeste do Brasil. Confira!

Características gerais do clima na região Sudeste

A região Sudeste do Brasil apresenta certa variedade de climas em virtude de características como a topografia acidentada, sobretudo entre o Estado de São Paulo e a região da Serra da Mantiqueira, no centro-sul de Minas Gerais, a posição latitudinal, a influência do oceano no setor lestee nas demais regiões da continentalidade. 

O tipo climático predominante é o tropical, cujas principais características são o verão úmido e o inverno seco. Em regiões com esse clima, a amplitude térmica diária costuma ser superior à amplitude térmica anual da temperatura média. 

No entanto, a região Sudeste de maneira geral apresenta outros tipos de clima característicos. São eles: 

Clima subtropical úmido 

No sudeste do Estado de São Paulo, o clima predominante é o subtropical úmido, comum em regiões costeiras e caracterizado por temperaturas médias entre 0 e 18 °C nos meses mais frios e acima de 22 °C nas estações mais quentes. 

Clima subtropical úmido com influência da monção

No sul do Estado de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira, o clima predominante também é o subtropical úmido. No entanto, nesse caso, recebe a influência da monção, um fenômeno atmosférico caracterizado por períodos de chuvas intensas e outros de secas rigorosas ao longo do ano. 

Clima subtropical de altitude 

Marcado pelo inverno seco e pelo verão ameno, esse tipo de clima está presente no extremo sul de Minas Gerais. Nesse clima, a média de temperatura nos meses mais quentes do ano dificilmente ultrapassa os 22 °C. 

Semiárido

Já no extremo norte de Minas, o clima que predomina é o semiárido. Marcado pelo índice de chuvas abaixo da evapotranspiração, há secas frequentes nessa região. 

Município de Medina, no norte do Estado de Minas Gerais
(Fonte: Sofia Khlebinikov/Unsplash)

Lançamento da Ofitexto aborda o clima na região Sudeste

Lançado no último mês de agosto, o livro Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática, organizado por Iracema Cavalcanti e Nelson Jesuz Ferreira, conta com um capítulo que aborda detalhadamente as principais características do clima na região Sudeste do Brasil, além de questões relacionadas, como a crise hídrica de 2014 e as mudanças climáticas nessa região. 

Publicada originalmente em 2009 com o título Clima e tempo no Brasil, a obra foi reformulada conforme as pesquisas relacionadas ao clima no País realizadas na última década.

Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática é uma obra amplamente ilustrada e rica em detalhes sobre a variabilidade climática em cada uma das regiões do País. O livro está disponível para aquisição na livraria técnica Ofitexto. 

Quais são as principais características do relevo e do clima predominante no Estado de Minas Gerais?

Localizado na região de predomínio do Planalto Atlântico, podemos observar no Estado um relevo bastante acidentado, com a predominância de significativas elevações com relevos de "mares de morros ou ondulados" e altitudes que variam de 700 m à mais de 2000 m.

Quais são as principais características do relevo de Minas Gerais?

Relevo. As regiões mineiras estão situadas num planalto cuja altitude varia de 100 a 1500 metros, possuindo um território inteiramente planáltico, não apresentando planícies. Mais da metade do estado localiza-se no Planalto Atlântico, com relevos de "mares de morros ou ondulados" e altitude média de 700 m.

Toplist

Última postagem

Tag