Quais são os principais fatores que afetam os microrganismos do solo?

A produtividade de uma lavoura é dependente de vários fatores que compreendem o manejo e sustentabilidade do sistema de produção. A escolha do material genético, do sistema de rotação de culturas, do manejo fitossanitário, de água e da fertilidade do solo são imprescindíveis para alcançar altas produtividades e o potencial produtivo da cultivar, contudo, outras atributos do sistema produtivo também devem ser observados com atenção, como a macro e microfauna do solo.

Mas qual a importância da microbiologia do solo no meu sistema de produção?

Segundo CHAER et. al, (2014), os microrganismos do solo são responsáveis por uma série de atividades, desde a ciclagem de nutrientes até a decomposição de resíduos vegetais e formação de matéria orgânica no solo. Grande parte dos nutrientes encontrados no solo não estão na forma disponível à absorção pelas plantas, da mesma forma a matéria orgânica do solo, sendo assim, é preciso que ocorram processos de mineralização e solubilização de nutrientes para as formas absorvíveis pelas plantas.

Esses processos são realizados pelos microrganismos do solo, através de reações bioquímicas. Outra importante contribuição dos microrganismos no para o solo é na fixação biológica de Nitrogênio. O processo consiste na simbiose entre raízes de algumas plantas como a soja e bactérias fixadoras de nitrogênio (geralmente do gênero Rhizobium), transformando o nitrogênio atmosférico em nitrogênio absorvível pelas plantas. Os microrganismos do solo também desempenham papel fundamental na estruturação do solo e degradação de agrotóxicos aderidos á partículas de solo, além de servirem como fonte de carbono para o solo após sua morte.

Figura 1. Nodulação em raiz de uma planta de soja.

Nodulação da soja por meio da fixação biológica de nitrogênio – Foto: Fábio M. Mercante/Embrapa

Conforme ARAUJO & MONTEIRO (2007), os microrganismos do solo podem servir como bioindicadores da qualidade do solo, sendo que sua atividade é concentrada principalmente nas camadas superficiais do solo (0 a 30 cm de profundidade). Além disso, TÓTOLA & CHAER (2002), atribuem à rotação de culturas o incremento da biomassa microbiana, segundo os autores, a rotação de culturas pode aumentar quantitativamente os microrganismos do solo, sendo reflexo da diversidade de resíduos orgânicos oriundos das diferentes culturas empregadas no sistema de rotação de culturas.

A matéria orgânica do solo é a principal fonte de alimentação para os microrganismos do solo, seu incremento é necessário para manutenção da fertilidade e biologia e microbiologia do solo, além de interferir em sua CTC, agregação e estrutura.

Veja também: Matéria orgânica do solo – importância, manejo e construção

Como conservar a microbiologia do solo?

Para manter uma boa população microbiana no solo, é necessário fornecer condições adequadas à sobrevivência destes microrganismos. Cuidados com a temperatura do solo, água, oxigênio disponível, pH e resíduos orgânicos devem ser tomados.

O controle da temperatura do solo basicamente é afetado pelo fluxo de calor no solo, ou seja, quanto de energia é absorvida e perdida no sistema solo, sendo fortemente afetado pela umidade do solo, aeração e cobertura. De modo geral, o que se espera a nível de uma lavoura comercial é que se tenha cobertura do solo, utilizando palhada residual ou plantas de cobertura, dessa forma a temperatura do solo tende a se manter mais amena e propícia ao desenvolvimento dos microrganismos.

A água no solo é mais difícil de se controlar, de certa forma requer investimento em irrigação ou drenagem, contudo, em condições de lavoura, a umidade necessária para o desenvolvimento das plantas é suficiente para a sobrevivência e proliferação de microrganismos do solo. Atenção redobrada em ambientes de solos alagados, como solos de várzea por exemplo; estes solos por apresentarem grande umidade tendem a dispor de pouco oxigênio para a sobrevivência desses microrganismos, no caso do cultivo de culturas não adaptadas a esses ambientes, recomenda-se o manejo da drenagem das áreas favorecendo a aeração do solo e com isso o melhor desenvolvimento das plantas e microrganismos do solo.

Além da quantidade de resíduos vegetais, a qualidade desses resíduos também é importante para o sistema de produção e manutenção da vida no solo, implicando na fertilidade de solo e atividade microbiana. O ideal é trabalhar a rotação de culturas a fim de equilibrar a relação Carbono/Nitrogênio no solo, alternando entre o cultivo de gramíneas e leguminosas por exemplo. Outro fator importante é o pH do solo, pois grande parte das interações enzimáticas no solo que favorecem a sobrevivência dos microrganismos ocorrem na faixa de pH de 5,5 a 6,5.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin) 

Referências:

ARAUJO, A. S. F.; MONTEIRO, R. T. R. INDICADORES BIOLÓGICOS DE QUALIDADE DO SOLO. Biosci. J., Uberlândia, v. 23, n. 3, p. 66-75, 2007.

CHAER et. al,. CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DO SOLO. EMBRAPA Florestas, cap.9, p. 159-173, 2014.

TÓTOLA, M. R.; CHAER, G. M. MICRORGANISMOS E PROCESSOS MICROBIOLÓGICOS COMO INDICADORES DA QUALIDADE DOS SOLOS. Tópicos Cien. Solo, p. 195-276, 2002.

Redação: Maurício Siqueira dos Santos – Eng. Agrônomo.

Foto de capa: Fonte: IPNI.

Quais são os fatores que interferem na quantidade de microrganismos no solo?

A ocorrência e abundância de microrganismos em um ambiente são determinadas pela disponibilidade de nutrientes, bem como por vários fatores físico"químicos como pH, potencial redox, temperatura, textura e umidade do solo.

Quais os fatores que afetam os microrganismos e a fauna do solo?

Os principais fatores que afetam os organismos que formam a biologia do solo são:.
Umidade;.
Temperatura;.
Substratos e fontes de energia;.
Potencial redox;.
Profundidade e densidade vegetal;.
Impactos das atividades humanas..

Quais são os principais fatores que afetam o crescimento microbiano?

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica.

Quais são os principais microrganismos do solo?

A microbiologia do solo pode ser definida como o conjunto de organismos vivos presentes no solo, suas funções e como eles afetam as propriedades do solo. Os microrganismos do solo podem ser classificados como bactérias, actinomicetos, fungos, protozoários e vírus.

Toplist

Última postagem

Tag