A experiência de Oersted comprovou que

O pesquisador conhecido pelo nome de Hans Christian Oersted observou em 1819 como uma agulha magnética poderia ser desviada pelo efeito de uma corrente elétrica. A agulha magnética era uma composição de um ímã em forma de agulha. Este experimento era conhecido como Experimento de Oersted e revelou a existência de uma conexão entre eletricidade e magnetismo. Até agora, eles eram dois elementos diferentes, bem como gravitação e eletricidade.

Neste artigo, vamos dizer em que consiste o experimento de Oersted e quais são suas características e reflexos.

Origem da experiência de Oersted

Deve-se ter em mente que, naquela época, não existia tecnologia atual para realizar pesquisas e afirmações no método científico. Experimento de Oersted manifesto que havia uma conexão entre eletricidade e magnetismo. As leis que descrevem matematicamente as interações magnéticas com a eletricidade foram desenvolvidas por André Marie Ampère, encarregado de estudar as forças que existiam entre os cabos por onde circulavam as correntes elétricas.

Tudo se originou graças à analogia que existe entre magnetismo e eletricidade. É esta analogia que faz com que se busque a relação que existe entre eles e que possa explicar as características em comum. As primeiras tentativas de investigar uma possível relação entre as cargas elétricas dos ímãs não deram muitos resultados. O que eles mostraram é que, colocando objetos eletricamente carregados perto de ímãs, uma única força foi exercida entre eles. Esta força é de atração global como a que existe entre qualquer objeto carregado de eletricidade e um objeto neutro. Nesse caso, o objeto é o ímã.

O ímã e o objeto eletricamente carregado atraem, mas não podem ser orientados. Isso indica que nenhuma interação magnética ocorre entre eles. Nesse caso, se eles o orientariam. Oersted conduziu primeiro o experimento que mostrou a ajuda da relação entre eletricidade e magnetismo. Já no ano 1813 previu que pode haver uma relação entre os dois, mas foi no ano de 1820 quando ele a verificou.

Aconteceu enquanto ele preparava sua aula de física na Universidade de Copenhagen. Nesta aula, ele foi capaz de ver que se movesse uma bússola perto de um fio que carregava corrente elétrica, a agulha da bússola tendia a se orientar perpendicularmente à direção do fio.

A diferença fundamental que existe do experimento de Oersted com outras tentativas anteriores que tiveram resultados negativos é que o experimento do loop e da corrente as cargas que interagem com o ímã estão em movimento. Levando em consideração esse fato, o resultado do experimento de Oersted poderia ser conhecido, pois foi proposto que toda a corrente elétrica era capaz de formar um campo magnético. Ampere foi um cientista que usou o conceito da relação entre inundação e magnetismo para antecipar uma explicação para tudo isso. Graças à sua resolução, ele foi capaz de estabelecer uma explicação que deu a solução para o comportamento do magnetismo natural e foi capaz de formalizar todos os desenvolvimentos em termos matemáticos.

Contribuições do experimento Oersted

A descoberta de que toda corrente elétrica é capaz de produzir um campo magnético pode abrir muitos caminhos de pesquisa sobre magnetismo e sua relação com a eletricidade. Entre todas essas estradas abertas, houve desenvolvimentos bastante frutíferos que desenvolvemos nos seguintes pontos:

  • o determinação quantitativa do campo magnético que é produzido por diferentes tipos de correntes elétricas. Este ponto foi respondido devido à necessidade de produzir campos magnéticos com uma intensidade e um arranjo de suas linhas controláveis. Desta forma, foi possível aproveitar os benefícios dos ímãs naturais e foi possível criar outros ímãs artificiais com um funcionamento mais eficiente.
  • O uso das forças que existem entre as correntes elétricas e os ímãs. Graças ao conhecimento deste fenômeno, tem sido possível utilizar para a construção de motores elétricos diversos instrumentos que são utilizados para medir a intensidade de corrente e outras aplicações. Por exemplo, a balança eletrônica é usada em muitas áreas hoje. A balança eletrônica foi construída graças ao aproveitamento das forças existentes entre as correntes elétricas e os ímãs.
  • A explicação do magnetismo natural. Graças ao uso do experimento de Oersted, foi possível basear o conhecimento acumulado ao longo desse tempo na estrutura interna da matéria. O fato de qualquer corrente ser capaz de gerar um campo magnético em suas proximidades também foi destacado. A partir daqui, todos os comportamentos são conhecidos para tirar vantagem disso.
  • O efeito recíproco que poderia ser mostrado na experiência de Oersted serviu para o obtenção industrial de corrente elétrica e sua utilização pela maioria da população. Este uso é baseado na obtenção de corrente elétrica de um campo magnético.

Considerações Finais

Faremos uma pequena reflexão sobre o experimento de Oersted e quais são suas contribuições para o mundo da ciência. Sabemos que o fio é feito de cargas positivas e negativas. Ambas as tarefas são equilibradas uma com a outra para que a carga total é o ponto zero, visualizamos o cabo formado por duas longas filas paralelas. Se movermos o cabo como um todo, e ambos nas linhas de avanço, nada acontece. Porém, se a passagem de uma corrente elétrica for estabelecida, a linha avança e um campo é produzido que desvia a agulha magnética.

A partir disso, temos a reflexão de que o que produz o campo não é o movimento das cargas, mas o movimento relativo das cargas de um signo em relação ao outro. A explicação de por que a agulha se move é que a corrente do cabo de produção do campo magnético cujas linhas entram em uma extremidade e saem na outra. É assim que a agulha se move seguindo o campo magnético.

Espero que com essas informações você possa aprender mais sobre o experimento de Oersted e suas contribuições no mundo da ciência.

Lista de 10 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Campo Magnético com questões de Vestibulares.

Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: Magnetismo e Eletromagnetismo.
Trocar de TemaCinemática escalar da partícula Deslocamento EscalarEquação de Torricelli Lançamento horizontal e oblíquo Movimento Uniforme Movimento Uniforme Queda Livre Velocidade Média Carga Elétrica Campo Elétrico Corrente ElétricaGeradores f.e.m Lei de Coulumb Equilíbrio do ponto materialEquilíbrio dos Corpos Extensos Momento ou Toque de uma Força Noções de Física ModernTeoria da Relatividade Leis de Kepler Lei da GravitaçãoAceleração da gravidade Satélites Artificiais ou Geoestacionário Pressão Pressão Hidrostática Princípio de Arquimedes - Empuxo Teorema de Pascal Volume e Densidade Notação Científica e Ordem de Grandeza Vetores Campo Magnético Indução Eletromagnética Estática Gravitação Universal Impulso e Quantidade de Movimento Leis de Newton Trabalho e Energia Efeito DopplerMovimento Harmônico Simples Movimento Ondulatórios Ondas Sonoras Dioptro Plano Espelhos EsféricoEspelho plano Instrumentos ÓpticosLâminas de Faces Paralelas Lentes Esféricas Óptica da Visão Óptica Geométrica Prismas Óptico Reflexão da Luz Refração da Luz CalorimetriaDilatação dos Líquidos Dilatação LinearDilatação Superficial Dilatação Volumétrica Escalas Termométricas Estudo dos Gases Gases: Equação de Clapeyron Gases: Equação Geral Gases: Transformações Gráficas Gases: Propriedades Máquinas térmicas e Ciclo de Carnot Primeira Lei da TermodinâmicaTemperatura e Dilatação Energia Cinética Energia Potencial Gravit. e ElásticaForça Elástica Trabalho de uma Força Trocar de Disciplina Matemática História Geografia e Atualidades Sociologia e Filosofia Biologia Física Química Linguagens

1. (PUC-MG) Partindo-se um ímã ao meio, observa-se que

  1. damos origem a dois novos ímãs
  2. separamos o polo norte magnético do polo sul magnético
  3. obtermos ímãs monopolares
  4. os corpos não mais apresentam propriedades magnéticas
  5. nada pode-se afirmar sobre as partes

2. (Unifor) A experiência de Oersted comprovou que

  1. dividindo-se uma ímã ao meio, cada metade constitui um polo magnético
  2. um campo magnético é capaz de acelerar uma carga elétrica estacionária
  3. uma carga elétrica em movimento criar em torno de si uma campo elétrico
  4. uma carga elétrica sofre desvio quando se desloca num campo magnético, na mesma direção do campo
  5. dois fios paralelos com correntes em sentidos opostos se atraem

3. (Cescem-SP)Uma agulha magnética tende a

  1. mover-se segundo a perpendicular às linhas do campo magnético local
  2. orienta-se segundo a direção das linhas do campo magnético local
  3. efetuar uma rotação que tem por feito o campo magnético local
  4. formar ângulos de 45o com a direção do campo magnético local
  5. formar ângulos, não-nulos, de inclinação e de declinação com a direção do campo magnético local

04. (UDESC) Os fornos de micro-ondas usam um gerador do tipo magnetron para produzir micro-ondas em uma frequência de aproximadamente 2,45 GHz (2,45 x 109 Hz). Ondas eletromagnéticas desta frequência são fortemente absorvidas pelas moléculas de água, tornando-as particularmente úteis para aquecer e cozinhar alimentos. Em um experimento em laboratório, deseja-se mover elétrons em órbitas circulares com a frequência de 2,45 GHz, usando um campo magnético.

Assinale a alternativa que representa corretamente o valor do módulo do campo magnético necessário para que isso ocorra.

    2,70 x 1021 T
  1. 8,77 x 10-2 T
  2. 2,32 x 10-20 T
  3. 8,77 x 10-21 T
  4. 2,70 x 102 T

05. (EAM) Considerando as afirmativas abaixo, marque a opção correta.

  1. Oersted comprovou experimentalmente que corrente elétrica dá origem a campo elétrico.
  2. Se quebrarmos um ímã teremos dois imás, cada um com apenas um polo magnético.
  3. Em um imã e por fora dele, as linhas de campo magnético (ou de indução) têm orientação do polo magnético sul em direção ao polo magnético norte.
  4. O polo magnético norte da Terra encontra-se próximo ao polo geográfico norte da Terra e o polo magnético sul da Terra encontra-se próximo ao polo geográfico sul da Terra.
  5. Polos magnéticos de mesmo nome se repelem e polos magnéticos de nomes diferentes se atraem.

06. (EEAR) Entre as substâncias magnéticas, aquelas que ao serem colocadas próximas a um imã, cujo campo magnético é intenso, são repelidas por ambos os polos do imã, são classificadas como

  1. diamagnéticas.
  2. paramagnéticas.
  3. ferromagnéticas.
  4. imãs permanentes.

07. (UDESC) Considere as seguintes afirmativas:

I - A experiência de Hans Christian Oersted comprovou que um elétron é desviado, ao se deslocar em um campo magnético, na mesma direção do campo.

II - Ao partirmos um ímã ao meio, separamos o pólo Norte magnético do pólo Sul magnético, dando origem a dois novos ímãs monopolares.

III - Quando uma partícula carregada desloca-se paralelamente ao vetor campo magnético, a força magnética sobre ela é nula.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
  2. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
  3. Somente a afirmativa III é verdadeira.
  4. Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
  5. Todas as afirmativas são verdadeiras.

08. (UEMA) A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, pôde ser vista por milhões de pessoas pelos aparelhos de televisão que transmitiram sons e imagens por meio de novas tecnologias desenvolvidas com base nos conhecimentos de ondas e de campos magnéticos.

A expressão para calcular a intensidade de campo magnético é a razão entre o(a)

  1. intensidade de corrente pelo produto da força pelo comprimento.
  2. força pelo produto da carga pela velocidade.
  3. carga pelo produto da força pela velocidade.
  4. velocidade pelo produto da força pela carga.
  5. comprimento pelo produto da força pela intensidade de corrente.

09. (UEMG) Um astronauta, ao levar uma bússola para a Lua, verifica que a agulha magnética da bússola não se orienta numa direção preferencial, como ocorre na Terra. Considere as seguintes afirmações, a partir dessa observação:

1. A agulha magnética da bússola não cria campo magnético, quando está na Lua.

2. A Lua não apresenta um campo magnético.

Sobre tais afirmações, marque a alternativa CORRETA:

  1. Apenas a afirmação 1 é correta.
  2. Apenas a afirmação 2 é correta.
  3. As duas afirmações são corretas.
  4. As duas afirmações são falsas.

10. (UDESC) Uma corrente elétrica é induzida em um anel condutor que está no plano horizontal, e o sentido de circulação dos portadores de corrente é horário, quando vista de cima.

Com base nas informações, analise as proposições.

I. Um campo magnético constante aponta verticalmente para baixo.

II. Um campo magnético, cuja magnitude está aumentando, aponta verticalmente para cima.

III. Um campo magnético, cuja magnitude está aumentando, aponta verticalmente para baixo.

IV. Um campo magnético, cuja magnitude está diminuindo, aponta verticalmente para baixo.

V. Um campo magnético, cuja magnitude está diminuindo, aponta verticalmente para cima.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
  2. Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.
  3. Somente a afirmativa I é verdadeira.
  4. Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.
  5. Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

1.A 2.C 3.B 4.B 5.E
6.A 7.C 8.B 9.B 10.A