Como calcular denominador com raiz quadrada

A raiz quadrada de um número é a operação inversa da potenciação de números com expoente igual a 2. Assim, temos que:

√9 = 3, pois 3² = 9

√36 = 6, pois 6² = 36

Da mesma forma que calculamos a raiz quadrada de um número natural positivo, podemos determinar a raiz de um número fracionário. Para isso, basta calcularmos a raiz do numerador e do denominador. Alguns resultados são obtidos com a fatoração dos números, os quais são agrupados como potência de expoente igual a 2. Observe:
Como calcular denominador com raiz quadrada
144 = 2 * 2 * 2 * 2 * 3 * 3 81 = 3 * 3 * 3 * 3 196 = 2 * 2 * 7 * 7 400 = 2 * 2 * 2 * 2 * 5 * 5
36 = 2 * 2 * 3 * 3
225 = 3 * 3 * 5 * 5

64 = 2 * 2 * 2 * 2 * 2 * 2
25 = 5 * 5
As fatorações auxiliam na decomposição de um número, o que facilita o cálculo da raiz quadrada na obtenção de resultados satisfatórios.

Publicado por Marcos Noé Pedro da Silva

Em algumas situações envolvendo resolução de equações, as raízes podem aparecer no denominador, nesses casos, a raiz pode resultar em um número irracional, assim a divisão se torna um cálculo difícil e trabalhoso. Dessa forma, devemos racionalizar, multiplicando o numerador e o denominador pela raiz que se encontra no denominador da fração. Observe:

Como calcular denominador com raiz quadrada

A representação fracionária, sem a presença da raiz no denominador, dá uma melhor visão quanto à referência de um resultado aproximado. Caso não utilizássemos a racionalização, a divisão seria a seguinte:

Seria muito trabalhoso calcular essa divisão.

Algumas situações podem envolver soma de raízes no denominador, e para tal situação vamos utilizar alguns artifícios matemáticos. Suponhamos que a soma de raízes √3 + √2 apareça no denominador de uma fração. Para resolvermos tal situação multiplicamos o numerador e o denominador por √3 – √2, pois realizando tal procedimento estamos simplesmente fazendo referência à regra do produto notável, multiplicação da soma pela diferença. Observe:

Após a racionalização, a representação fracionária se torna mais simples e o denominador passa a ser representado por um número inteiro. Dessa maneira, qualquer continuidade nos cálculos será possível sem muita complexidade.

Racionalização de denominadores é a técnica utilizada quando uma fração tem um número irracional no denominador e se deseja encontrar uma segunda fração equivalente à primeira fração, mas que não tenha um número irracional em seu denominador. Para fazer isso, é necessário realizar operações matemáticas para reescrever a fração de forma que ela não tenha em seu denominador uma raiz não exata.

Leia também: Como resolver operações com frações?

Como fazer a racionalização de denominadores?

Começaremos pelo caso mais simples de racionalização de denominadores e seguiremos até o mais complexo, mas a técnica em si consiste em buscar uma fração equivalente multiplicando o numerador e o denominador por um número conveniente que permita eliminar a raiz do denominador da fração. Veja como fazer isso em diferentes situações a seguir.

Existem algumas frações que podem ser representadas com números irracionais nos denominadores. Veja alguns exemplos:

Quando o denominador da fração é irracional, utilizamos algumas técnicas para transformá-lo em um denominador racional, como a racionalização. Quando há uma raiz quadrada no denominador, podemos dividir em dois casos. O primeiro deles é quando a fração possui apenas uma raiz em seu radical.

Exemplo 1:

Para racionalizar esse denominador, vamos encontrar a fração equivalente a essa, mas que não tenha um denominador irracional. Para isso, vamos multiplicar o numerador e o denominador por um mesmo número — nesse caso, será exatamente o denominador da fração, ou seja, √3.

Na multiplicação de frações, multiplicamos reto. Sabemos que 1 · √3 = √3. Já no denominador, temos que √3 ·√3 = √9 = 3. Com isso, chegamos ao seguinte:

Logo, temos uma representação da fração cujo denominador não é um número irracional.

Exemplo 2:

O segundo caso é quando existe uma adição ou uma diferença entre uma raiz não exata.

Quando há no denominador uma diferença ou uma adição de termos, sendo um deles a raiz não exata, multiplicamos o numerador e o denominador pelo conjugado do denominador. Chamamos de conjugado de √2 – 1 o inverso do segundo número, isto é, √2 + 1.

Realizando a multiplicação no numerador, temos que:

3(√2 + 1) = 3√2 +3

Já o denominador é o produto notável conhecido como produto da soma pela diferença. O seu resultado sempre é o quadrado do primeiro termo menos o quadrado do segundo termo.

(√2 – 1)(√2 + 1) = √2² – 1²

(√2 – 1)(√2 + 1) = √4 – 1²

(√2 – 1)(√2 + 1) = 2 – 1

(√2 – 1)(√2 + 1) = 1

Então, racionalizando o denominador dessa fração, temos que:

Veja também: Três erros comuns na simplificação de fração algébrica

Agora veja alguns exemplos quando há no denominador uma raiz de índices maiores que 2.

Como o objetivo é eliminar o radical, vamos multiplicar o denominador, de forma que a raiz desse denominador possa ser cancelada.

Exemplo 1:

Nesse caso, para eliminar o expoente do radical, vamos multiplicar pela raiz cúbica de 2² no numerador e no denominador, para que apareça dentro do radical 2³ e, assim, seja possível cancelar a raiz cúbica.

Realizando a multiplicação, temos que:

Exemplo 2:

Utilizando o mesmo raciocínio, vamos multiplicar o denominador e o numerador por um número que faça com que a potência do denominador chegue até o índice, ou seja, vamos multiplicar por raiz quinta de 3 ao cubo para que seja possível cancelar o denominador.

Leia também: Como simplificar frações algébricas?

Exercícios resolvidos

Questão 1 – Racionalizando o denominador da fração a seguir, encontramos:

A) 1 + √3. B) 2(1 + √3). C) – 2(1+ √3). D) √3.

E) √3 –1.

Resolução

Alternativa C.

Questão 2 – (IFCE 2017 — adaptada) Aproximando os valores de √5 e √3 até a segunda casa decimal, obtemos 2,23 e 1,73, respectivamente. Aproximadamente, o valor da expressão numérica a seguir até a segunda casa decimal é:

A) 1,98. B) 0,96. C) 3,96. D) 0,48.

E) 0,25.

Resolução

Alternativa E.

Por Raul Rodrigues de Oliveira
Professor de Matemática