Como estudar em israel

Como estudar em israel

  • Overview
  • Processo de Admissão
  • Bolsas de Estudo
  • Depoimentos de Estudantes
  • Contato

Por muitos anos a Universidade de Tel Aviv (TAU) vem dando as boas vindas aos estudantes brasileiros que nos elegem para levar adiante sua formação acadêmica. Ao escolher a TAU, os estudantes não estão apenas optando por uma instituição de excelência acadêmica e renome internacional, mas também por um universo próprio que traz sob seus auspícios alunos de todos os cantos do mundo e celebra a diversidade e o debate.

Oferecemos mais de 40 programas internacionais 100% em inglês baseados na demanda e necessidade de cada estudante. Assim, esteja você buscando por um intercâmbio, por uma graduação ou pós-graduação completa, a TAU está aqui para dar-lhe as boas vindas e recebê-lo de braços abertos! Navegue pelo menu superior para verificar cada um dos nossos programas, sendo que:

FACEBOOK TAU BRASIL

Tendo dúvidas a respeito da Universidade de Tel Aviv, da vida em Israel ou do processo de inscrição, por favor não hesite em entrar em contato conosco.

André Chusyd, 

Representante da Universidade de Tel Aviv no Brasil

Aluno do MA in Resolução de Conflitos e Mediação de 2012-2013

+ 55 11 9 9917-1909 

A Associação de Amigos Brasileiros da Universidade de Tel-Aviv oferece bolsas para graduação em Israel. A Tel Aviv University oferece dois cursos em inglês:  Liberal Arts e Engenharia Elétrica e Eletrônica. As bolsas são exclusivas para brasileiros e cobrem até 100% do valor do curso de engenharia e 50% do valor da tuition dos cursos de Liberal Arts. O mais legal é que também há possibilidade de conseguir bolsa de estudos para os outros 50% com a própria universidade.

Bolsas para graduação no Exterior

Quem pode se inscrever para as bolsas para graduação em Israel

Para poder concorrer às bolsas para graduação em Israel  da Associação de Amigos Brasileiros da Universidade de Tel-Aviv, é necessário

  • Ser brasileiro (residente ou não no País) e ter a intenção de retornar ao Brasil após o término do programa.
  • Não ter realizado Aliá (imigração a Israel)
  • Ter sido aceito para os cursos de Graduação (em inglês ou hebraico) da Tel Aviv University (explicamos o processo abaixo)

>>> Bolsas para estudar em Israel

Como se inscrever nas bolsas para graduação em Israel

A candidatura para a bolsa e para o curso pode ser feita ao mesmo tempo. No entanto, somente alunos que receberem o aceite da Universidade de Tel Aviv serão considerados para as bolsas do fundo. Para fazer a inscrição na bolsa é necessário preencher o formulário do Brazil Scholarship Fund, comprovar renda familiar, enviar seu histórico escolar, apresentar duas cartas de recomendação e currículo. Os candidatos pré-selecionados vão passar por entrevista.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

O que as bolsas para estudar em Israel cobrem

As bolsas do Brazil Scholarship Fund cobrem até 100% do valor do curso para a graduação em em engenharia e até 50% do valor do custo total do programa de Liberal Arts. Gastos com alojamento, passagem e alimentação não estão cobertos. Em casos especiais, o comitê de seleção das bolsas para graduação em Israel poderá aprovar bolsas com maior ou menor porcentagem. No curso de Liberal Arts há uma fundação comum e depois os alunos podem escolher por se especializar em áreas como: Psicologia e Psicanálise, Estudos do Oriente Médio, Estudos Judaicos e Israelenses, Comunicação e Cultura Digital, Filosofia, e Literatura.

O Fundo não revela quantas bolsas estão disponíveis, mas eles afirmam que “o total de bolsas oferecidas anualmente irá depender da qualidade dos candidatos e do volume de recursos captados para o fundo. Não há limite de bolsas, espera-se atrair candidatos excepcionais e captar recursos suficientes para financiá-los”. O que é um ótimo sinal!

>>> Tudo sobre graduação nos EUA

Segundo Betina Hakim, Diretora Executiva da Associação de Amigos Brasileiros da Universidade de Tel-Aviv, bons candidatos têm muita chance de conseguirem os outros 50% de bolsa com a própria universidade. “Temos muitos candidatos brasileiros que conseguiram o resto da bolsa com a própria universidade seja pelo alto potencial apresentado ou pelo ótimo desempenho durante o curso”, explica.

Como se candidatar para o curso de graduação em Israel

Para fazer sua candidatura para os cursos de graduação na Universidade de Tel Aviv, passo necessário para poder concorrer às bolsas para graduação em Israel, você precisa fazer uma candidatura online. Os documentos exigidos são:

  • Comprovante de proficiência em inglês (IELTS 6.5 ou TOEFL: 582 para Exame Escrito, 223 para o Exame pelo computador, ou IBT de 89)
  • Histórico escolar
  • Cartas de recomendação
  • Cartas de motivação de acordo com o curso selecionado
  • Nota no SAT  ou ACT

>> Tudo sobre graduação em Portugal

Prazos para se inscrever nas bolsas para graduação em Israel

A associação que dá as bolsas para fazer graduação em Israel e a universidade  de Tel Aviv trabalham no sistema de rolling application, o que significa que as inscrições podem ser feitas durante todo ano. Para os cursos com início agora em outubro de 2019, no entanto, só possível se candidatar para o curso de Liberal Arts. Para este curso, dá para se inscrever até final de maio para começar as aulas em outubro de 2019. A recomendação, contudo, mesmo que você vá aplicar para os cursos que começam em outubro de 2020, é sempre iniciar com antecedência e aplicar o quanto antes para fazer todo o processo com tranquilidade e se organizar sem correria.

Mais sobre os cursos de graduação
Inscreva-se na Universidade
Saiba mais sobre a bolsa
Faça a inscrição para a bolsa

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Mesmo depois de quatro anos por aqui, muitas pessoas ainda me perguntam porque eu vim viver e estudar em Israel. Eu compreendo as dúvidas pois eu era completamente ignorante sobre a realidade do Oriente Médio e principalmente de Israel.


Evidentemente eu também me perguntaria o que leva uma menina de São João de Meriti, a cidade do Rio de Janeiro conhecida como o “formigueiro das Américas”, filha de pai pedreiro e mãe dona de casa, sem nenhuma conexão aparente com o Judaísmo ou com Israel, decidir empacotar tudo aos 17 anos, se despedir de todo mundo, se colocar num avião pela primeira vez na vida, destinado a uma terra desconhecida e uma jornada sem resultados previsíveis.

Atualmente, depois de ter adquirido fluência em 4 línguas estrangeiras, feito amigos do mundo todo, conhecido 2 ganhadores do prêmio Nobel e testemunhado o momento de êxtase científico e tecnológico em que se encontra a sociedade israelense, eu aconselho qualquer estudante que esteja em busca de um desafio recompensador a vir estudar em Israel.  

Por que e como decidi estudar em Israel

Eu vim a Israel pela primeira vez em 2014, com bolsa de 95% para um programa internacional equivalente ao Ensino Médio (IB) na Eastern Mediterranean International School. Essa é a primeira escola internacional do Oriente Médio, que reúne mais de 40 nacionalidades diferentes, para estudar ciência, humanidades e debater o futuro político, econômico e social do mundo (Mais informações em em: is.org).

Eu fui aluna da classe inaugural da escola. Isso significa que quando fui aceita não havia nenhuma informação disponível sobre os anos anteriores ou qualquer depoimento de alunos que pudesse me garantir que a experiência seria de fato compensadora. Além disso, nesse mesmo ano, havia um conflito entre Israel e o Hamas na faixa de Gaza acontecendo. Eu embarquei exatamente no dia em que foi declarado cessar fogo.

Eu e minha família pesquisamos profundamente sobre Israel e consultamos diversas fontes para avaliar a situação da segurança e os motivos que tornam o país extremamente atrativo para quem quer ter perspectivas ilimitadas para sua carreira acadêmica. Quando convencidos de que era uma boa decisão, eu lancei uma campanha de crowdfunding na internet e consegui o apoio de muita gente da minha escola (Colégio Pedro II) e de todo o Brasil para custear o resto da anuidade e as despesas de viagem. Eu consegui a quantia contada e vim pra Israel.

Como foi fazer o Ensino Médio em Israel

A experiência na escola foi indescritível. Foram dois anos de engajamento intelectual intenso.  Os alunos vivem, trabalham e estudam juntos o dia inteiro, dividem seu tempo entre um programa acadêmico muito rigoroso e atividades extra curriculares de impacto social, ou aperfeiçoando suas habilidades artísticas e talentos.

Eu não sabia nem inglês fluentemente quando cheguei. Dependia do Google Tradutor pra me comunicar. Depois de um mês já me sentia confiante e aos poucos fui ganhando fluência. Estudei Biologia e Química avançadas, Literatura Inglesa em uma turma de nível nativo, aprendi Espanhol, Francês e Hebraico, toquei na banda da escola, e ainda organizei um evento TEDx com a comunidade estudantil só para mencionar algumas das experiências mais marcantes dessa jornada.

Depois de graduada no EMIS, recebi uma bolsa da Associação de Amigos Brasileiros da Universidade de Tel Aviv, universidade posicionada entre as 100 melhores do mundo. Brasileiros podem concorrer à bolsa para estudar no BA in Liberal Arts da Universidade de Tel Aviv, ou nos múltiplos programas de mestrados oferecidos.

A universidade também merece um texto separado, mas para começar, vou citar que a infraestrutura e o nível de investimento e valorização da pesquisa são aspectos da cultura israelense que estão estampados em cada canto da Universidade de Tel Aviv.

Universidade de Tel Aviv

Eu estudo Psicologia e também faço alguns cursos do programa de Engenharia Elétrica, em Ciências da Computação e Matemática Aplicada, pois considero fundamental para o momento atual do conhecimento, que especialidades diferentes sejam integradas. Depois do curso de programação em Python que terminei esse semestre adquiri os fundamentos técnicos e teóricos para me tornar uma programadora independente, e estou começando a pesquisar aplicações computacionais para área de Psicologia e Linguística.

Apesar disso, eu sei que é difícil para um estudante brasileiro considerar com seriedade a opção de estudar em Israel. Por esse motivo eu pretendo escrever mais colunas esclarecendo dúvidas e mostrando por meio da minha experiência, que Israel é um país aberto, receptivo à mentes criativas e inovadoras de todo o mundo, principalmente porque aqui se reconhece e compreende a importância inestimável de se fomentar a educação e o progresso do conhecimento.  

Sobre a Autora

Como estudar em israel
Como estudar em israel
Yasmim Franceschi é natural do Rio de Janeiro e atualmente mora em Israel, onde possuí bolsa de estudos integral para estudar na Universidade de Tel Aviv. Ela acredita que a educação é a arma mais eficiente de empoderamento para a juventude. Yasmim superou dificuldades sociais e rejeitou quaisquer limitações impostas para sua jornada. Atualmente, a estudante pretende informar mais brasileiros sobre oportunidades de estudo fora do Brasil, principalmente em Israel, e estimular a juventude de origem pobre e desprivilegiada à nadar contra a correnteza para alcançar sua emanciapação pessoal e intelectual.