Como ter exito nos estudos

Não basta apenas entrar na faculdade. É preciso progredir nos estudos para que se possa explorar todas as possibilidades da graduação. Essa fase, que acaba por ser uma preparação para o mercado de trabalho, define muito da vida profissional dos estudantes. Por isso, dar o melhor não é apenas importante, mas crucial.

Um bom desempenho acadêmico, além de ajudar na motivação, também significa mais oportunidades. O acesso a bolsas de estudo e programas internacionais são exemplos disso.

A boa notícia é que, com dicas de estudos bastante simples, é possível ser bem sucedido(a) e arrasar no curso. Confira!

Construa e siga uma rotina de estudos

Um dos erros mais cometidos pelos universitários é abandonar a rotina constante de estudo que tinham durante o Ensino Médio. Como a faculdade oferece mais liberdade e não existem tantas provas periódicas, é comum que se deixe os períodos correrem “soltos” e que o conteúdo fique todo acumulado para às vésperas dos exames finais.

Como progredir os estudos com preparações de última hora? Impossível! O sucesso precisa de planejamento e não de improvisos. Pelo menos, não neste caso. Por isso, é fundamental ter uma constância e compromisso.

Para que a dinâmica funcione da melhor forma possível, um plano de estudos é a melhor opção. Invista em uma organização da sua rotina, separe os horários livres que tem e construa bloco de estudos, encaixando todas as disciplinas e conteúdos no tempo disponível.

O cronograma faz com que toda a matéria esteja em dia, reduz drasticamente a ansiedade comum em épocas de provas e impede que datas importantes sejam esquecidas. Vale ressaltar que a diferença nos resultados está no cumprimento diário do plano.

Mantenha a procrastinação longe

E já que estamos falando de organização e prazos, a procrastinação não deve entrar nesta conta se o objetivo é se dar bem na faculdade. Adiar o estudo, os trabalhos e tudo o mais que tiver que ser feito indica falta de compromisso, e o fato de se deixar levar por distrações.

Como já foi dito, isso geralmente tem relação com o fato da graduação dar muito mais autonomia aos estudantes. No entanto, esse espaço deve ser um espaço para todos desenvolverem a capacidade de serem mais responsáveis pelos próprios processos de aprendizado e evolução.

Fique de olho nas oportunidades que surgirem

O meio acadêmico não é apenas uma simples passagem para a vida profissional, mas sim uma parte importante do processo de construí-la. Além das aulas, os estudantes têm a possibilidade de participar de outras atividades que podem ajudar nesta etapa de exploração e habilidade. É possível adquirir ferramentas e habilidades muito valorizadas no mercado de trabalho.

Sabendo disso, é crucial ter atenção às oportunidades e nas portas que elas podem abrir. Vale para estágios, projetos de pesquisa, de extensão, voluntariado, mobilidade acadêmica e tudo mais que fizer sentido. Nesse momento, o que não vale é dormir no ponto!

Defina objetivos

Essa dica é extremamente estratégica e tem um peso grande na forma como se faz a graduação. Em um primeiro momento, todo mundo que entra na faculdade tem o mesmo objetivo comum: concluir o curso com sucesso. No entanto, até se atingir esse objetivo de longo prazo, você pode e deve estabelecer outros menores.

O estabelecimento de metas a curto e médio prazo ajudam a manter a motivação, o comprometimento e o foco. Elas podem estar, até mesmo, incluídas no seu plano de estudos. O resumo de um texto, a resolução de 30 questões sobre determinado assunto e a leitura de três capítulos de um livro são exemplos de metas para um dia ou uma semana.

Terminar o período com um aumento na nota e conseguir um estágio até o fim do período podem ser metas com um prazo um pouco mais alargado, mas que te relembram aonde você quer chegar.

Escreva os seus objetivos e revise-os periodicamente. Alguns, depois de um tempo, não farão mais sentido. Outros serão alterados e alguns mais acrescentados. E tudo bem, o problema não está em alterar a rota, mas sim em não saber onde é a linha de chegada.

Não desista diante das dificuldades

Ninguém disse que seria fácil. Entrar na graduação, depois de uma jornada intensa de estudo, parece um verdadeiro “e foram felizes para sempre” dos contos de fadas. Mas, a esta altura, você provavelmente já descobriu que não é bem assim que a história acaba. Na verdade, ela está apenas começando.

Ao longo dos anos de faculdade podem surgir inúmeros obstáculos. Desânimo, desesperança, dúvida, problemas financeiros que dificultem o pagamento das mensalidades, escassez de tempo e até mesmo disciplinas difíceis e que façam você se questionar sobre as suas capacidades.

Tudo isso vai fazendo com que a graduação se torne uma carga muito pesada e que surjam muitos questionamentos sobre o que é prioridade ou não. Em algum momento, acontece a todos os estudantes, em maior ou menor grau, e o mais importante é que você tenha em mente como a sua vida pode mudar com um diploma em mãos.

É possível trazer de volta a motivação, organizar os horários melhor e até conseguir a negociação das mensalidades da faculdade. Se você não desistir, encontrará sempre solução para as dificuldades e continuará progredindo nos estudos.

Com o Grupo Unis, referência em nível superior no sul de Minas, há apoio garantindo para você prosperar durante a faculdade. Juntando as dicas dadas com esse suporte, você pode ir muito longe!  

Como ter exito nos estudos
Como ter exito nos estudos
Para um aprendizado de qualidade, é preciso entender como o seu corpo e o seu cérebro funcionam. Para conseguir alcançar seu objetivo, você precisa vencer os pensamentos negativos e sentir prazer em estudar, respeitando seus limites.

Por isso, a equipe Pedagógica do SUPERA preparou algumas dicas para um aprendizado de sucesso. Confira:

  • Verifique qual é o seu estilo de aprendizagem predominante: estudando de acordo com o seu principal processo de aprendizagem, seu rendimento será melhor. Há questionários disponíveis na internet que poderão ajudá-lo a identificar estilo de aprendizado que predomina enquanto estuda: visual, auditivo ou cinestésico.
  • Inteligência versus vontade: o que faz a diferença entre ir bem ou mal nos estudos, entre alcançar o fracasso ou o sucesso na vida não é a inteligência e sim a vontade, ou seja, a dedicação e o esforço que colocamos naquilo que acreditamos e desejamos.
  • Dificuldade vem antes do conhecimento: muitas vezes, quando se está aprendendo um conteúdo novo, ficamos confusos e pensamos: “não estou entendendo nada. Isso é difícil demais para mim”. Entenda que a etapa da dificuldade é necessária e é sinal de que você está prestes a adquirir um novo conhecimento. Portanto, não desista. Insista que o conhecimento chegará e a dificuldade desaparecerá.
  • Mantenha sua autoestima elevada: tenha pensamentos positivos. O cérebro não arquiva a frase toda, apenas a palavra-chave, a mais forte. Por isso, os pensamentos deem ser sempre elaborados em frases positivas, nas quais a palavra mais forte deve ser o objetivo alcançado. Confie em você. Você é capaz!
  • Pense positivo antes de começar a estudar: se pensar que não é capaz, que é difícil, que não vai conseguir, por mais que estude você não vai chegar lá! Os pensamentos tendem a se tornar realidade: se achar que não vai conseguir, não conseguirá. Se pensar ao contrário, terá resultados positivos. De qualquer maneira, você sempre estará com a razão!
  • Removendo os bloqueios: para remover bloqueios e preparar sua mente para um bom desempenho nos estudos, evite pensamentos e associações prejudiciais. Abandone imediatamente as associações que a maioria das pessoas fazem, mesmo que isso seja verdadeiro para você, como estudar é chato, é difícil, aprender é besteira, etc. Se você tem dificuldade em algum conteúdo, mentalize que o conteúdo é gostoso, associando-o a alguma coisa da qual gosta muito. Isso vai ajudá-lo a romper os bloqueios mentais e melhorar seu desempenho. Estabeleça uma associação com algo de que goste muito e veja a diferença!
  • Concentre seus esforços no presente: livre-se de pensamentos negativos, como “e se eu tirar uma nota ruim”. Esses são problemas que ainda não existem, portanto, esqueça-os!
  • Fuja das desculpas: quando seus resultados não forem bons, não adianta procurar desculpas ou culpados. Não perca tempo tentando colocar a culpa na escola, no professor ou na matéria. Experimente um jeito diferente de estudar e lembre-se: os perdedores nunca chegam lá, mas são mestres da desculpa. Já os vencedores não se permitem desculpas, superam os obstáculos e chegam lá.

Concentração, raciocínio lógico e memória. Essas habilidades são necessárias para ter boas notas no boletim e, futuramente, conquistar a vaga dos sonhos em uma universidade.

2016
Como ter exito nos estudos

Uma solução saudável e recomendada pela neurociência é a ginástica cerebral. As atividades desenvolvidas promovem estímulos ao cérebro, que, por sua vez são responsáveis por fortalecer as conexões neuronais e potencializar as habilidades cognitivas, necessárias para um aprendizado de qualidade.

A ginástica cerebral é uma atividade para a vida toda. Na rede SUPERA, temos alunos estudantes, vestibulandos, concurseiros, profissionais (advogados, administradores, jornalistas, analistas, etc….), atletas e aposentados que estão há mais de 3 anos conosco, porque são testemunhos dos benefícios reais desta prática. Venha você também fazer parte desta rede dinâmica, ativa e inteligente do SUPERA!

Por Bárbara Rocha, Comunicação SUPERA